Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Desligar/ligar constantemente o motor: consumos e desgaste?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Desligar/ligar constantemente o motor: consumos e desgaste?

    O sistema start/stop tem vindo a vulgarizar-se e já são muitos os carros que vêm equipados com este sistema. No entanto, quando esta tecnologia começou a ser implementada, tive as minhas dúvidas relativamente à sua eficácia na redução de consumos e eventualmente no desgaste nos motores pelo facto de estar sempre a desligar/ligar o carro. Em relação aos consumos, lembro-me de ver há uns anos atrás (penso que ainda na década de 90) um programa na SIC sobre automóveis apresentado pelo saudoso José Megre e num dos episódios era sobre como realizar uma condução económica. O “teste” decorreu em cidade e para além dos conselhos de realizar uma condução defensiva, tentando prever o que iria acontecer, evitando travagens desnecessárias e acelerações bruscas, etc, dizia que só compensava desligar o motor do carro no trânsito quando se previsse que essa paragem durasse alguns minutos (4 a 5 min, penso eu), pois num semáforo, por exemplo, isso não compensaria, pois o motor necessitaria de mais combustível para o colocar em funcionamento. No entanto, apesar disto tudo, creio que isso hoje não acontece devido à evolução tecnológica dos motores actualmente. Penso que haja estudos actuais que sugerem o contrário, mas…
    Por outro lado, outra questão relacionada com o desligar/ligar o motor constantemente prende-se com uma conversa que há uns tempos atrás tive com um amigo meu que dizia que tinha tido conhecimento de uma tese de mestrado de um indivíduo que mostrava que o acto de colocar o motor em funcionamento criava um “desgaste” ao mesmo equivalente a +/- 200 km de funcionamento e que era por isso os motores dos carros dos taxistas duravam muitos milhares de kms em virtude de andarem todo o dia a trabalhar.
    Agora a minha questão é se isto fará sentido: gastará mais combustível andar constantemente a desligar/ligar o carro e o desgaste que daí advém ou serão mitos?

    #2
    Originalmente Colocado por pag Ver Post
    O sistema start/stop tem vindo a vulgarizar-se e já são muitos os carros que vêm equipados com este sistema. No entanto, quando esta tecnologia começou a ser implementada, tive as minhas dúvidas relativamente à sua eficácia na redução de consumos e eventualmente no desgaste nos motores pelo facto de estar sempre a desligar/ligar o carro. Em relação aos consumos, lembro-me de ver há uns anos atrás (penso que ainda na década de 90) um programa na SIC sobre automóveis apresentado pelo saudoso José Megre e num dos episódios era sobre como realizar uma condução económica. O “teste” decorreu em cidade e para além dos conselhos de realizar uma condução defensiva, tentando prever o que iria acontecer, evitando travagens desnecessárias e acelerações bruscas, etc, dizia que só compensava desligar o motor do carro no trânsito quando se previsse que essa paragem durasse alguns minutos (4 a 5 min, penso eu), pois num semáforo, por exemplo, isso não compensaria, pois o motor necessitaria de mais combustível para o colocar em funcionamento. No entanto, apesar disto tudo, creio que isso hoje não acontece devido à evolução tecnológica dos motores actualmente. Penso que haja estudos actuais que sugerem o contrário, mas…
    Por outro lado, outra questão relacionada com o desligar/ligar o motor constantemente prende-se com uma conversa que há uns tempos atrás tive com um amigo meu que dizia que tinha tido conhecimento de uma tese de mestrado de um indivíduo que mostrava que o acto de colocar o motor em funcionamento criava um “desgaste” ao mesmo equivalente a +/- 200 km de funcionamento e que era por isso os motores dos carros dos taxistas duravam muitos milhares de kms em virtude de andarem todo o dia a trabalhar.
    Agora a minha questão é se isto fará sentido: gastará mais combustível andar constantemente a desligar/ligar o carro e o desgaste que daí advém ou serão mitos?
    Não me parece que seja assim tão dramático. Até porque quem sofre mais com o ligar/desligar é o motor de arranque e a bateria. O motor não sofre nada praticamente. A não ser que fosse ligado/desligado sistematicamente em condições adversas (exemplo, ligar e desligar muitas vezes seguidas com o carro coberto de neve e com temperaturas negativas).

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
      Não me parece que seja assim tão dramático. Até porque quem sofre mais com o ligar/desligar é o motor de arranque e a bateria. O motor não sofre nada praticamente. A não ser que fosse ligado/desligado sistematicamente em condições adversas (exemplo, ligar e desligar muitas vezes seguidas com o carro coberto de neve e com temperaturas negativas).
      E mesmo nessa situação tinha que ser uma paragem de algum tempo, pois um motor já quente, a rondar os 90ºC, e com uma temperatura exterior de -5ºC, por exemplo, precisa de cerca de meia hora (contas de cabeça) para ficar à temperatura ambiente, pelo que não é assim tão de seguida.

      Quando faço vários trajectos curtos no mesmo dia faço por deixar o motor ligado quando dá, mas só e apenas pelo motor de arranque e não tanto pelo motor.

      Comentário


        #4
        Eu quero ver quanto tempo é que vão aguentar esses motores de arranque,nos carros que fazem muita cidade,ou muitos trajectos de pára arranca.
        Vai lá vai.

        Comentário


          #5
          Ao fim de ligar 75x o carro um gajo tem que ir fazer a revisão dos 15k km

          Eu evito desligar o motor se a paragem for inferior a 5min se o motor estiver frio, o meu CB n apresenta consumos com o carro parado, mas para quem apresenta aquilo dá o q 0.5L/h? Se for é 0.01€ de gasóleo por cada minuto ligado.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
            Ao fim de ligar 75x o carro um gajo tem que ir fazer a revisão dos 15k km

            Eu evito desligar o motor se a paragem for inferior a 5min se o motor estiver frio, o meu CB n apresenta consumos com o carro parado, mas para quem apresenta aquilo dá o q 0.5L/h? Se for é 0.01€ de gasóleo por cada minuto ligado.
            Um dos meus aparece 0,6 ou 0,7 L/H, o outro aparece sempre 0,8 L/H.
            Eu só não deixo sempre o carro ligado porque posso ter o azar de me pegarem nele e adeus. È preciso ter cuidado.

            Comentário


              #7
              Nos táxis 190D e Classe C os motores de arranque duram em média 250~300.000kms.

              Tenho ideia que li que os motores de arranque (pelo menos) do Golf Bluemotion é "reforçado" para poder suportar o acréscimo de vezes que é solicitado (start-stop)

              Comentário


                #8
                Não acham que o sistema start/stop, no caso de paragem nos semáforos, tem mais interesse e aplicabilidade em cidades (como Viseu) cujos semáforos têm a indicação dos segundos remanescentes para a transição para a côr seguinte ?
                Como decidir, numa paragem em semáforo, se se justifica parar o motor ? Aguarda-se uns segundos ? Quanto mais se aguarda, mais depressa passará a verde....

                Comentário


                  #9
                  O que sofre mais é a bateria e o motor de arranque sem duvida , é capaz de gastar mais devido a por outra vez em funcionamento o motor .

                  Outra coisa como sabemos em caso de turbinado , normalmente para se assegurar a vida util do turbo , devemos deixar ao relanti um pouco e depois desligar o motor , com isto pergunto se este sistema poderá por em causa a vida util do turbo , por exemplo puxarmos bem por ele e chegarmos ao semaforo o motor desliga e o turbo ainda com boa rotaçao ...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                    O que sofre mais é a bateria e o motor de arranque sem duvida , é capaz de gastar mais devido a por outra vez em funcionamento o motor .

                    Outra coisa como sabemos em caso de turbinado , normalmente para se assegurar a vida util do turbo , devemos deixar ao relanti um pouco e depois desligar o motor , com isto pergunto se este sistema poderá por em causa a vida util do turbo , por exemplo puxarmos bem por ele e chegarmos ao semaforo o motor desliga e o turbo ainda com boa rotaçao ...
                    Aí está outro aspecto que não me tinha lembrado, mas que é bastante pertinente.

                    Comentário


                      #11
                      O sistema Start and Stop do 1.6 TDI não entra sempre em funcionamento quando paro e ponho o carro em ponto morto, depende da temperatura do motor do que se andou a puxar pelo carro etc o sistema só entra em funcionamento quando tem condições para isso

                      Comentário


                        #12
                        Nos casos que conheço, incluindo o meu, tanto a bateria como o motor de arranque são diferentes dos utilizados na versão "normal". Quero acreditar que, sendo desenvolvidos para este efeito, não trarão problemas. Quanto aos restantes componentes, também só sob certas condições é que o sistema funciona, por exemplo, enquanto o motor não atinge a temperatura adequada não se dá a paragem. Existem outras situações em que isto acontece, mas ainda não consegui estabelecer uma relação que me permita perceber porque é que umas vezes desliga, outras não.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                          O que sofre mais é a bateria e o motor de arranque sem duvida , é capaz de gastar mais devido a por outra vez em funcionamento o motor .

                          Outra coisa como sabemos em caso de turbinado , normalmente para se assegurar a vida util do turbo , devemos deixar ao relanti um pouco e depois desligar o motor , com isto pergunto se este sistema poderá por em causa a vida util do turbo , por exemplo puxarmos bem por ele e chegarmos ao semaforo o motor desliga e o turbo ainda com boa rotaçao ...
                          Os veículos com sistema start/stop possuem uma bomba de óleo eléctrica que se mantém a trabalhar enquanto o motor está parado.

                          Comentário


                            #14
                            eu para mim, ainda está por provar esse sistema.. não acho que numa condução normal, compense minimamente... para mim só foi para as marcas conseguirem homologação de CO mais baixa e assim fugir a custos maiores.. e até se gabarem..
                            Acho que é mais desgaste desnecessário em componente, em revisões e afins..

                            no meu caso e na maioria das pessoas, isso deveria activar-se com razão ai 2-3 vezes semana, lolol

                            Comentário


                              #15
                              Eu apenas acho que este sistema é o auge da maniaca obsessao pela super economia , nem que seja á martelada tem de consumir menos

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                Eu apenas acho que este sistema é o auge da maniaca obsessao pela super economia , nem que seja á martelada tem de consumir menos
                                Concordo.
                                Deviam apostar mais na redução do peso, como está a procurar fazer a Mazda.

                                Assim ainda vai colocar mais peso e numa possivel avaria, lá se vai toda a economia que se teve.
                                Até as baterias devem ser bem mais caras!?

                                É isso e os pneus de baixo atrito que poem em risco a segurança, em especial à chuva.
                                Por isso estão a sair tantas evoluções dos chamados eco energy savers....
                                Editado pela última vez por Gugul; 30 June 2011, 15:54.

                                Comentário


                                  #17
                                  E a MAF como fica?

                                  O meu pai teve um carro de serviço que desligava e ligava imensas vezes e não tinha tempo de ter pena do turbo ou assim, por acaso nunca teve problemas em cento e poucos mil km's.
                                  Era um Accent 1.5CRDI

                                  Comentário


                                    #18
                                    É possível que para quem passa o dia ás voltas em cidade acabe por compensar... Se existe, tem que haver casos em que seja vantajoso. Eu estou convencido que não ando a poupar praticamente nada com este sistema, mas no meu caso o preço do carro era exactamente o mesmo com e sem start/stop, portanto não fiquei a perder.


                                    Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                    Até as baterias devem ser bem mais caras!?
                                    Eu tinha esse medo... mas por curiosidade andei a ver quanto teria que largar numa futura mudança e vi que os preços são semelhantes aos das "normais".

                                    Comentário


                                      #19
                                      O que eu acho é que o que se poupa em gasolina fica na oficina...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Espero bem que o start/stop não dê problemas :D .. e acredito que se tenha pensado nestes sistemas para que coabitem bem com o resto do carro...
                                        Uso porque já vinha de série no carro (honda crz), mas de facto, a ter de pagar mais para ter esse sistema, acho que relativamente à poupança de combustível, só compensa mesmo em casos em que se tenha a certeza que muito regularmente se vai estar em situações onde o trânsito obriga a estar parado algum tempo. Mas além de uma poupança marginal em casos mais extremos, o melhor é mesmo o silêncio absoluto a bordo.

                                        De resto, pelo menos no cr-z, nem sempre ele permite que isso seja accionado (quando o carro esta frio ou quando se quer accionar o start/stop com pouco tempo de intervalo, por exemplo).
                                        Neste carro, por ser muito natural/rápido accionar o start/stop, acaba por se abusar um pouco quando se pára nos semáforos, devido ao que o user JPR referiu, da inexistência de uma indicação do tempo remanescente para a mudança de cor, embora também já possa ir (e vá muitas vezes) com o motor desligado antes de lá chegar, já que este funciona desde que o carro vá a menos de 30km/h. Sem ser isso, só em situações de muito trânsito é que uso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Botabaixo Ver Post
                                          Nos táxis 190D e Classe C os motores de arranque duram em média 250~300.000kms.

                                          Tenho ideia que li que os motores de arranque (pelo menos) do Golf Bluemotion é "reforçado" para poder suportar o acréscimo de vezes que é solicitado (start-stop)
                                          Pois não há-de os motores de arranque dos fogareiros,aguentar muito,é ve-los nas praças de táxi a aplicar a técnica universal do empurra para chegar à frente,não é Bota?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já agora só mais uma dica , nesta questão , nos modernos carros com este sistema , não é o motor de arranque que faz pegar o motor é o alternador, o motor desliga-se quando se desengata o carro , que é o correto , e assim que se prime a embraiagem para engrenar a velocidade o motor começa a funcionar,quanto aos consumos , náo é preciso fazer contas , o motor ao ralanti gasta , parado consome ZERO , e não é ao pegar que ele vai consumir mais , o algodão não engana, eu sempre desde á muito que nos meus carritos principalmente a gasolina nos locais que sei que vou ficar ali plantado , é logo OFF , poupo gasolina poupo o motor que não está a sobreaqucer e a fazer disparar a ventoinha que consome corrente e de que maneira ,So para ex. tive um Punto 55 que comprei com Zero KM/S e vendi com 190 000KM/S , o motor de arranque fui eu que o tirei uma vez ai aos 120 000 + - e o reparei , ou seja nem escovas levou apenas limpeza e lubrificação porque fica preso com o pó do ferodo do disco de embraiagem acontece ás vezes . Amigos abraços e boas viagens.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rma Ver Post
                                              Espero bem que o start/stop não dê problemas :D .. e acredito que se tenha pensado nestes sistemas para que coabitem bem com o resto do carro...
                                              Uso porque já vinha de série no carro (honda crz), mas de facto, a ter de pagar mais para ter esse sistema, acho que relativamente à poupança de combustível, só compensa mesmo em casos em que se tenha a certeza que muito regularmente se vai estar em situações onde o trânsito obriga a estar parado algum tempo. Mas além de uma poupança marginal em casos mais extremos, o melhor é mesmo o silêncio absoluto a bordo.

                                              De resto, pelo menos no cr-z, nem sempre ele permite que isso seja accionado (quando o carro esta frio ou quando se quer accionar o start/stop com pouco tempo de intervalo, por exemplo).
                                              Neste carro, por ser muito natural/rápido accionar o start/stop, acaba por se abusar um pouco quando se pára nos semáforos, devido ao que o user JPR referiu, da inexistência de uma indicação do tempo remanescente para a mudança de cor, embora também já possa ir (e vá muitas vezes) com o motor desligado antes de lá chegar, já que este funciona desde que o carro vá a menos de 30km/h. Sem ser isso, só em situações de muito trânsito é que uso.

                                              Isso não é muito alto, 30km/h? No único carro que conduzo com start/stop acho que é aos 15km/h.

                                              De referir que a única vantagem que reparo é o silencio. No consumo não vejo diferenças.

                                              E costumo estar longe do consumo homologado em cidade, quando o costume noutros carros sem start/stop é estar ligeiramente inferior ao consumo homologado.

                                              Também o chato do start/stop é quando reduzes a velocidade num semáforo e este acende-se logo, tendo logo que ir à embraiagem.

                                              E no trânsito também costumo desligá-lo, pois torna-se irritante.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                Pois não há-de os motores de arranque dos fogareiros,aguentar muito,é ve-los nas praças de táxi a aplicar a técnica universal do empurra para chegar à frente,não é Bota?
                                                Por isso é os meus motores de arranque vão à vida, não utilizo essa "técnica universal"!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Um híbrido como o Prius liga e desliga o motor térmico incontáveis vezes nos percursos urbanos. Como existem imensos em praças de táxi por esse mundo fora, e estão reconhecidamente com uma fiabilidade elevada, eu diria que este problema do "liga-desliga" foi ultrapassado.
                                                  Se os "start-stop" estiverem bem projectados, farão o mesmo resultado com sucesso.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
                                                    Isso não é muito alto, 30km/h? No único carro que conduzo com start/stop acho que é aos 15km/h.

                                                    De referir que a única vantagem que reparo é o silencio. No consumo não vejo diferenças.

                                                    E costumo estar longe do consumo homologado em cidade, quando o costume noutros carros sem start/stop é estar ligeiramente inferior ao consumo homologado.

                                                    Também o chato do start/stop é quando reduzes a velocidade num semáforo e este acende-se logo, tendo logo que ir à embraiagem.

                                                    E no trânsito também costumo desligá-lo, pois torna-se irritante.
                                                    Não tenho nenhum botão para ligar ou desligar o start/stop, para desligar o motor basta teres o pé no travão, desengatares o carro e ires a menos de 30km/h (são mesmo 30km/h :P). Basta, por exemplo, não desengatares, para que nunca desligue o motor. No trânsito, quanto estou parado 1min ou mais, é muito útil, mas para andar no para arranca não. Em situações em que o tenho de usar muito, sou capaz de poupar uns 0,1lt/100km com isso (só se comparasse ligado vs desligado é que conseguia saber), não será significativo mas também evito o trânsito sempre que posso.
                                                    Nenhum carro que tive me fez os consumos anunciados pela marca, com start&stop ou não.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por sailor Ver Post
                                                      Já agora só mais uma dica , nesta questão , nos modernos carros com este sistema , não é o motor de arranque que faz pegar o motor é o alternador, o motor desliga-se quando se desengata o carro , que é o correto , e assim que se prime a embraiagem para engrenar a velocidade o motor começa a funcionar,quanto aos consumos , náo é preciso fazer contas , o motor ao ralanti gasta , parado consome ZERO , e não é ao pegar que ele vai consumir mais , o algodão não engana, eu sempre desde á muito que nos meus carritos principalmente a gasolina nos locais que sei que vou ficar ali plantado , é logo OFF , poupo gasolina poupo o motor que não está a sobreaqucer e a fazer disparar a ventoinha que consome corrente e de que maneira ,So para ex. tive um Punto 55 que comprei com Zero KM/S e vendi com 190 000KM/S , o motor de arranque fui eu que o tirei uma vez ai aos 120 000 + - e o reparei , ou seja nem escovas levou apenas limpeza e lubrificação porque fica preso com o pó do ferodo do disco de embraiagem acontece ás vezes . Amigos abraços e boas viagens.
                                                      Alternador ?? ou a distribuiçao ?? , a alternador só esta a dar carga á bateria ...

                                                      O motor ao relanti gasta sim sra mas se for a descer e engatado , a injeçao de gasolina para , logo consumo 0 .

                                                      No caso dos motores de arranque os defeitos na maioria sao no bendix com falta de lubrificaçao , tive um orion com acima de 250 mil e apenas levou escovas e limpeza .

                                                      abcs

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por telmo744 Ver Post
                                                        Um híbrido como o Prius liga e desliga o motor térmico incontáveis vezes nos percursos urbanos. Como existem imensos em praças de táxi por esse mundo fora, e estão reconhecidamente com uma fiabilidade elevada, eu diria que este problema do "liga-desliga" foi ultrapassado.
                                                        Se os "start-stop" estiverem bem projectados, farão o mesmo resultado com sucesso.
                                                        Mas atenção porque o caso do Prius é especial. O Prius não tem um motor de arranque, o motor térmico do Prius é posto a funcionar pelo mesmo motor eléctrico que faz mover as rodas.

                                                        O Prius usa uma caixa de velocidades chamada planetária, que recebe movimento do motor eléctrico e do motor térmico em separado e transmite esse movimento às rodas do carro. Só que essa mesma caixa, além de permitir relações infinitas (CVT), permite também que o movimento gerado pelo motor eléctrico seja enviado ao mesmo tempo para as rodas e para o motor térmico, ou só para o motor térmico, servindo assim de motor de arranque.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por betel Ver Post
                                                          Mas atenção porque o caso do Prius é especial. O Prius não tem um motor de arranque, o motor térmico do Prius é posto a funcionar pelo mesmo motor eléctrico que faz mover as rodas.

                                                          O Prius usa uma caixa de velocidades chamada planetária, que recebe movimento do motor eléctrico e do motor térmico em separado e transmite esse movimento às rodas do carro. Só que essa mesma caixa, além de permitir relações infinitas (CVT), permite também que o movimento gerado pelo motor eléctrico seja enviado ao mesmo tempo para as rodas e para o motor térmico, ou só para o motor térmico, servindo assim de motor de arranque.
                                                          Correcta explicação ;)

                                                          Em resposta à questão do tópico "ligar/desligar: consumos e desgaste", fica a indicação também da quantidade de vezes que um Prius 3G liga o térmico...em regime urbano, algo como 1 vez por minuto, e 66% do tempo está desligado...

                                                          http://www.ipd.anl.gov/anlpubs/2010/06/67317.pdf

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A correia de distribuição é das coisas que mais sofre com o ligar e desligar do carro. Pode muito bem partir num destes dois momentos, pois é quando faz mais força.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X