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Fuga de líquido de refrigeração

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    Fuga de líquido de refrigeração

    Boa tarde pessoal. O meu Fiat Linea (2008), com 80.000km está a perder água do líquido de refrigeração, mas infelizmente não consigo detectar a sua origem, já que não se encontram fugas. No espaço de 1 noite perdeu 1/4 do líquido. Ele não aquece, mantêm uma temperatura normal. Será bomba de água ou algo mais grave, tipo junta da cabeça? Cumprimentos.

    #2
    Secção errada, estas duvidas é nas Boxes...

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      #3
      Originalmente Colocado por Sonny1109 Ver Post
      Boa tarde pessoal. O meu Fiat Linea (2008), com 80.000km está a perder água do líquido de refrigeração, mas infelizmente não consigo detectar a sua origem, já que não se encontram fugas. No espaço de 1 noite perdeu 1/4 do líquido. Ele não aquece, mantêm uma temperatura normal. Será bomba de água ou algo mais grave, tipo junta da cabeça? Cumprimentos.
      Infelizmente, só estando aí é que podia dizer qual a origem. Caso seja a junta, normalmente, mistura-se com o óleo. Como está o óleo?
      A bomba de água já foi mudada? Qual é o motor? (aposto que é o 1.3mjet mas não faz mal perguntar)

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        #4
        tambem tive uma grande fuga a semana passada. Não caia agua no chão porque ela ficava numa secção do chassis que fazia uma especia de reservatorio e evaporava. Mas la descobrimos a prova do crime (anticongelante em estado solido) num tubo cuja braçadeira cedeu.

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          #5
          mete o carro a trabalhar e mete agua, depois ve se nao sai agua pelo radiador

          cumps

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            #6
            Tenta identificar o problema:

            -Vê se tem água no óleo ou óleo na água.

            -Fica molhado debaixo do carro se ele estiver parado?

            -Demora muito a aquecer?

            -Foi feita alguma mudança recente do líquido de refrigeração?

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              #7
              A melhor forma de detectares se há uma fuga é depois de andares com o carro abrires o capot e com a ajuda de uma luz tentares ver se perde água por algum lado. Eu tive um problema assim no meu carro. Cheguei um dia de manhã e quando ligo o carro aparece a mensagem a dizer que o nível do liquido de refrigeração estava baixo. Abri o capot e o deposito tinha perdido praí 3/4 da água. Atestei o liquido até ao maximo e fui dar uma volta com o carro para ganhar pressão nos tubos. Só assim consegui detectar que era um tubo que perdia água quando havia pressão no sistema de refrugeração.

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                #8
                Junta da colaça / culaça / colassa / culassa ?

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                  #9
                  1/4 num noite é muito para não ser visível a olho, na minha opinião. Já tive carro com a junta da cabeça queimada, com a cabeça rachada e não perdia isso numa semana...

                  Se não há mistura com óleo, eventual bomba de água, um tubo, cabeça, etc.

                  Comentário


                    #10
                    perde durante a noite? carro desligado? o interior não está molhado?

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                      #11
                      Se ele perde líquido parado, é porque deve ser a bomba. Em andamento perde muito pouco.

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                        #12
                        Se bem percebi o carro perde líquido com o motor desligado. Assim sendo, deverá ser um tubo, radiador, radiador da sofagem, bomba de água, relas... Não deverá ser junta da cabeça nem nada assim tão grave.

                        Ps: atenção que, quando a junta da cabeça queima, nem sempre existe mistura de óleo com àgua ou de àgua com óleo... Dependendo de onde queima, pode sair água pelo escape ou enviar compressão para o sistema de refrigeração.

                        Boa sorte na resolução
                        Editado pela última vez por Veritati; 24 July 2011, 11:44.

                        Comentário


                          #13
                          Desde já o meu obrigado pelas vossas respostas. Passo então a esclarecer. Fiz a revisão no passado sábado (mudança de óleo e filtros), tendo levado igualmente anticongelante novo, e no espaço de dois dias passou do nível máximo ao nível mínimo, isto tendo andado cerca de 10 mn, se tanto, com o carro. Ao colocar o carro a trabalhar, não se nota nenhum líquido a verter para o chão e nunca chega a aquecer, anda sempre dentro da temperatura normal (ponteiro ao meio), sendo que ele dispara a ventoinha (um pouco tarde, mas dispara. O motor é o 1.3 Multijet, 90cv, sendo que a bomba de água ainda não foi mudada. Amanhã vou tentar ir fazer um teste de pressão ao circuito da água. Se for o radiador da sofagem, que sinais devo procurar? Alcatifas molhadas? Cumprimentos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Sonny1109 Ver Post
                            Desde já o meu obrigado pelas vossas respostas. Passo então a esclarecer. Fiz a revisão no passado sábado (mudança de óleo e filtros), tendo levado igualmente anticongelante novo, e no espaço de dois dias passou do nível máximo ao nível mínimo, isto tendo andado cerca de 10 mn, se tanto, com o carro. Ao colocar o carro a trabalhar, não se nota nenhum líquido a verter para o chão e nunca chega a aquecer, anda sempre dentro da temperatura normal (ponteiro ao meio), sendo que ele dispara a ventoinha (um pouco tarde, mas dispara. O motor é o 1.3 Multijet, 90cv, sendo que a bomba de água ainda não foi mudada. Amanhã vou tentar ir fazer um teste de pressão ao circuito da água. Se for o radiador da sofagem, que sinais devo procurar? Alcatifas molhadas? Cumprimentos.
                            Radiador da sofagem de um carro "novo" já roto? Já não se fazem carros como antigamente.
                            Não encontro informações de quando deve ser mudada a bomba de água, só o preço da peça, 47€.

                            Comentário


                              #15
                              Uma sugestão...

                              Pelo que percebi o carro não gastava àgua antes da mudança de líquido de refrigeração. Pode ser que seja o sítio por onde retiraram a água antiga que ficou mal colocado/ apertado. Às vezes acontece que quando se volta a pôr o termostato (é um dos sítios por onde se costuma retirar o líquido), se coloque mal (há quem se esqueça mesmo de pôr) a junta. Sem essa junta (ou se estiver mal colocada), os carros esvaiem-se em água.

                              No entato, se vais fazer um teste de pressão ao sistema, ficas rapidamente a saber a origem do problema.

                              Boa sorte

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