Boa tarde pessoal. O meu Fiat Linea (2008), com 80.000km está a perder água do líquido de refrigeração, mas infelizmente não consigo detectar a sua origem, já que não se encontram fugas. No espaço de 1 noite perdeu 1/4 do líquido. Ele não aquece, mantêm uma temperatura normal. Será bomba de água ou algo mais grave, tipo junta da cabeça? Cumprimentos.
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Fuga de líquido de refrigeração
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Originalmente Colocado por Sonny1109 Ver PostBoa tarde pessoal. O meu Fiat Linea (2008), com 80.000km está a perder água do líquido de refrigeração, mas infelizmente não consigo detectar a sua origem, já que não se encontram fugas. No espaço de 1 noite perdeu 1/4 do líquido. Ele não aquece, mantêm uma temperatura normal. Será bomba de água ou algo mais grave, tipo junta da cabeça? Cumprimentos.
A bomba de água já foi mudada? Qual é o motor? (aposto que é o 1.3mjet mas não faz mal perguntar)
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A melhor forma de detectares se há uma fuga é depois de andares com o carro abrires o capot e com a ajuda de uma luz tentares ver se perde água por algum lado. Eu tive um problema assim no meu carro. Cheguei um dia de manhã e quando ligo o carro aparece a mensagem a dizer que o nível do liquido de refrigeração estava baixo. Abri o capot e o deposito tinha perdido praí 3/4 da água. Atestei o liquido até ao maximo e fui dar uma volta com o carro para ganhar pressão nos tubos. Só assim consegui detectar que era um tubo que perdia água quando havia pressão no sistema de refrugeração.
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Se bem percebi o carro perde líquido com o motor desligado. Assim sendo, deverá ser um tubo, radiador, radiador da sofagem, bomba de água, relas... Não deverá ser junta da cabeça nem nada assim tão grave.
Ps: atenção que, quando a junta da cabeça queima, nem sempre existe mistura de óleo com àgua ou de àgua com óleo... Dependendo de onde queima, pode sair água pelo escape ou enviar compressão para o sistema de refrigeração.
Boa sorte na resoluçãoEditado pela última vez por Veritati; 24 July 2011, 11:44.
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Desde já o meu obrigado pelas vossas respostas. Passo então a esclarecer. Fiz a revisão no passado sábado (mudança de óleo e filtros), tendo levado igualmente anticongelante novo, e no espaço de dois dias passou do nível máximo ao nível mínimo, isto tendo andado cerca de 10 mn, se tanto, com o carro. Ao colocar o carro a trabalhar, não se nota nenhum líquido a verter para o chão e nunca chega a aquecer, anda sempre dentro da temperatura normal (ponteiro ao meio), sendo que ele dispara a ventoinha (um pouco tarde, mas dispara. O motor é o 1.3 Multijet, 90cv, sendo que a bomba de água ainda não foi mudada. Amanhã vou tentar ir fazer um teste de pressão ao circuito da água. Se for o radiador da sofagem, que sinais devo procurar? Alcatifas molhadas? Cumprimentos.
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Originalmente Colocado por Sonny1109 Ver PostDesde já o meu obrigado pelas vossas respostas. Passo então a esclarecer. Fiz a revisão no passado sábado (mudança de óleo e filtros), tendo levado igualmente anticongelante novo, e no espaço de dois dias passou do nível máximo ao nível mínimo, isto tendo andado cerca de 10 mn, se tanto, com o carro. Ao colocar o carro a trabalhar, não se nota nenhum líquido a verter para o chão e nunca chega a aquecer, anda sempre dentro da temperatura normal (ponteiro ao meio), sendo que ele dispara a ventoinha (um pouco tarde, mas dispara. O motor é o 1.3 Multijet, 90cv, sendo que a bomba de água ainda não foi mudada. Amanhã vou tentar ir fazer um teste de pressão ao circuito da água. Se for o radiador da sofagem, que sinais devo procurar? Alcatifas molhadas? Cumprimentos.
Não encontro informações de quando deve ser mudada a bomba de água, só o preço da peça, 47€.
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Uma sugestão...
Pelo que percebi o carro não gastava àgua antes da mudança de líquido de refrigeração. Pode ser que seja o sítio por onde retiraram a água antiga que ficou mal colocado/ apertado. Às vezes acontece que quando se volta a pôr o termostato (é um dos sítios por onde se costuma retirar o líquido), se coloque mal (há quem se esqueça mesmo de pôr) a junta. Sem essa junta (ou se estiver mal colocada), os carros esvaiem-se em água.
No entato, se vais fazer um teste de pressão ao sistema, ficas rapidamente a saber a origem do problema.
Boa sorte
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