Olá, boa tarde a todos.
Venho aqui relatar o que aconteceu este fim de semana com um carro novo (1 mês - 1200 km), que fiquei sem saber o que fazer e que pensar. O carro é um Golf, com o motor 1.6 tdi de 105 cv.
O carro tinha saído de Lisboa e antes das portagens de Vila Franca na A1, acende-se uma luz e aparece no CB a mensagem "avaria motor - oficina". Ao mesmo tempo, sente-se um solavanco, e o carro começa a fazer um barulho metálico horrível, como se tivesse bocados de metal dentro do motor á solta.
Encostou-se logo o carro mal houve hipótese na berma, e pelo escape estava a sair uma quantidade de fumo como nunca antes tinha visto. Fazia mesmo uma nuvem estilo "cortina de fumo".
Agora o mais estranho acontece quando se parou o carro e se carregou na embraiagem: o carro estava acelerado a fundo e não desligava nem por nada. Depois de alguma hesitação e tentativas lá se conseguimos deixar o carro ir abaixo e o fumo la se dissipou.
Pelo que pude depois perceber, deve ter havido um problema no turbo ou noutro sitio, que causou a entrada de óleo para o motor, causando deste modo a auto-detonação e a impossibilidade de se desligar o carro.
Agora o que me causa mais confusão é isto ter acontecido em andamento, numa zona em que o carro não vinha em esforço (descida), e com o motor á temperatura normal de funcionamento.
O carro foi sempre bem tratado ( não puxar a frio e a rodagem tem sido com cautelas - mesmo se se diz que esta já não é necessária), por isso ainda acho mais estranho este tipo de acontecimento.
Mas fiquei com dúvidas sobre: 1º O que poderá ter causado isto?
3º E qual é a gravidade da reparação necessária?
3º Que consequências poderá ter isto a curto e longo prazo)
Obrigado
Venho aqui relatar o que aconteceu este fim de semana com um carro novo (1 mês - 1200 km), que fiquei sem saber o que fazer e que pensar. O carro é um Golf, com o motor 1.6 tdi de 105 cv.
O carro tinha saído de Lisboa e antes das portagens de Vila Franca na A1, acende-se uma luz e aparece no CB a mensagem "avaria motor - oficina". Ao mesmo tempo, sente-se um solavanco, e o carro começa a fazer um barulho metálico horrível, como se tivesse bocados de metal dentro do motor á solta.
Encostou-se logo o carro mal houve hipótese na berma, e pelo escape estava a sair uma quantidade de fumo como nunca antes tinha visto. Fazia mesmo uma nuvem estilo "cortina de fumo".
Agora o mais estranho acontece quando se parou o carro e se carregou na embraiagem: o carro estava acelerado a fundo e não desligava nem por nada. Depois de alguma hesitação e tentativas lá se conseguimos deixar o carro ir abaixo e o fumo la se dissipou.
Pelo que pude depois perceber, deve ter havido um problema no turbo ou noutro sitio, que causou a entrada de óleo para o motor, causando deste modo a auto-detonação e a impossibilidade de se desligar o carro.
Agora o que me causa mais confusão é isto ter acontecido em andamento, numa zona em que o carro não vinha em esforço (descida), e com o motor á temperatura normal de funcionamento.
O carro foi sempre bem tratado ( não puxar a frio e a rodagem tem sido com cautelas - mesmo se se diz que esta já não é necessária), por isso ainda acho mais estranho este tipo de acontecimento.
Mas fiquei com dúvidas sobre: 1º O que poderá ter causado isto?
3º E qual é a gravidade da reparação necessária?
3º Que consequências poderá ter isto a curto e longo prazo)
Obrigado
Comentário