Hoje em dia é um dilema, saber onde alinhar a direcção de uma viatura. Principalmente quando se tem alguem de confiança e a casa fecha. Eu ia regularmente a Algés á Rua D. João de Castro. Aí havia um tecnico que era uma maquina. Saíamos de lá com a direcção impecavel, dava gosto. Alguem sabe onde ele agora trabalha?
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Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver PostO meu comentário pode ser absurdo, mas... actualmente não é praticamente a maquina que faz tudo?!
Ao longo da vida de um automóvel, os seus parâmetros (câmber e abertura de rodas) ideais de alinhamento vão divergindo relativamente aos da máquina, seja por alguma batida, seja pelo desgaste de vários componentes.
É possível alinhares um carro pelos parâmetros da máquina e assim que sais com ele vês que está a "puxar" para um lado. Tens que voltar à máquina e dares a afinação que te parece correcta. É aqui que se distingue os bons dos maus alinhadores.
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Em 1º lugar, a maioria das máquinas anda descalibrada; as máquinas têm de fazer upgrades frequentemente para se manterem afinadas (isto é, a marcar efectivamente os dados reais). Os upgrades são caros e as casas de pneus levam as máquinas até à "última".
Em 2º lugar, há alinhadores bons e outros muito maus. A maioria é má. Desde não centrarem o volante como deve ser até porem os valores preconizados de um lado e depois do outro. Não é assim: devem ir afinando com muita precisão alternadamente entre uma roda e outra do mesmo eixo.
Assim, um bom alinhamento depende de:
- Base (carro com poucas folgas, equilibrado de amortecedores e com medidas correctas);
- Máquina recentemente actualizada;
- Técnico com bom olho para centrar volante;
- Técnico que vá afinando aos poucos alternadamente as rodas até todas irem convergindo até aos valores de referência.
Se alguma destas premissas falhar, o alinhamento falha. Acontece em mais de 90% das sitiuações!Editado pela última vez por MJAG; 29 July 2011, 12:30.
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Originalmente Colocado por MJAG Ver PostEm 1º lugar, a maioria das máquinas anda descalibrada; as máquinas têm de fazer upgrades frequentemente para se manterem afinadas (isto é, a marcar efectivamente os dados reais). Os upgrades são caros e as casas de pneus levam as máquinas até à "última".
Em 2º lugar, há alinhadores bons e outros muito maus. A maioria é má. Desde não centrarem o volante como deve ser até porem os valores a 0º de um lado e depois porem a 0º do outro. Não é assim: devem ir afinando com muita precisão alternadamente entre uma roda e outra do mesmo eixo.
Assim, um bom alinhamento depende de:
- Base (carro com poucas folgas, equilibrado de amortecedores e com medidas correctas);
- Máquina recentemente actualizada;
- Técnico com bom olho para centrar volante;
- Técnico que vá afinando aos poucos alternadamente as rodas até todas irem convergindo até ao 0º.
Se alguma destas premissas falhar, o alinhamento falha. Acontece em mais de 90% das sitiuações!
Nem todos os carros alinham a convergência a 0º...
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Assim sendo caros amigos, até termos noticias do tecnico que trabalhava na autocenter em Algés na rua D. João de Castro. Peço sugestões onde realmente podemos fazer um alinhamento de direcção. Daquelas que saímos com o volante bem direito e a 100km/h na auto-estrada tiramos as mãos e carro mantem-se impecavel.
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Originalmente Colocado por vicbrx Ver PostAssim sendo caros amigos, até termos noticias do tecnico que trabalhava na autocenter em Algés na rua D. João de Castro. Peço sugestões onde realmente podemos fazer um alinhamento de direcção. Daquelas que saímos com o volante bem direito e a 100km/h na auto-estrada tiramos as mãos e carro mantem-se impecavel.
Se descobrires uma boa casa/bom alinhador, diz qualquer coisa; irei daqui do Algarve até onde for preciso caso valha a pena. Felizmente, a minha V50 com 73 000 km nunca precisou de ser alinhada e mantém-se a 100 %, mesmo depois de trocar de pneus. Na Feuvert aconselharam-me alinhar e eu disse que não queria; ora, lá está, não foi mesmo preciso.
Abraço e boa sorte
(a maioria dos condutores não se apercebe de uma direcção desalinhada, mas eu sou muito sensível a este aspecto e, pelos vistos, tu também. Quem me dera não ser assim!!)
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Estava a ver o DB do user eblase e deparei-me com a seguinte folha de alinhamento:
Gostava que me explicassem algumas coisas para perceber alguma coisa qd for alinhar o meu.
O cáster ficou pior do que estava, certo?
O camber está todo mal, qual a razão de meterem assim? Para dar 0 na convergência?
A convergência está bem a 0?
Costumo ir à Pneuvita do cacem, o que acham do trabalho deles? Há melhor na zona?Editado pela última vez por Pugas; 24 August 2011, 00:28.
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Também entendo bem o que é isso.
Troquei de jantes e pneus e fui alinhar.
O volante anda ligeiramente caido para a esquerda para ir a direito. E se largo o volante ou o meto centrado mesmo começa a ir para a direita. Ainda é grande o desvio... Nem me fui chatear.
Agora hei-de ir ao pé de casa porque já me aconselharam a fazê-lo.
Vou pagar novamente mas sempre é mais perto do que ao sitio onde fui aqui em Lisboa.
Abraços
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Devido a um outro tópico que aqui encontrei no fórum há uns tempos fui experimentar a Pneu Nunes em Queluz por sugestão de alguns membros.
Foram atenciosos e o carro saiu de lá bem alinhado. Assisti ao trabalho e mostraram mais atenção aos pormenores que na Norauto de Alfragide onde alinhava anteriormente.
Recomendo
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À cerca de dois anos mandei alinhar a direcção em Moscavide, na Rua João Pinto Ribeiro. Foi mais por um descargo de consciencia porque o carro estava bom mas a direcção não era alinhada à cerca de 20000Km. Vou à inspecção e é averbado ripagem (desvio de 8KM). Vou lá explico o que se tinha passado, dizem-me que está tudo bem e que o carro está alinhado por valores da marca. No ano a seguir antes de ir há inspecção fui À auto Pneus de Santa Marta (na rua de Santa Marta) levaram-me o carro à máquina e mudaram.me os valores. Fui à inspecção (com o coração nas mãos) e o carro passou. Alinhar a direcção é uma coisa simples mas pelo que tenho lido há uma grande incompatibilidade entre as máquinas das oficinas e dos centros de inspecção
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Originalmente Colocado por SAM Ver PostÀ cerca de dois anos mandei alinhar a direcção em Moscavide, na Rua João Pinto Ribeiro. Foi mais por um descargo de consciencia porque o carro estava bom mas a direcção não era alinhada à cerca de 20000Km. Vou à inspecção e é averbado ripagem (desvio de 8KM). Vou lá explico o que se tinha passado, dizem-me que está tudo bem e que o carro está alinhado por valores da marca. No ano a seguir antes de ir há inspecção fui À auto Pneus de Santa Marta (na rua de Santa Marta) levaram-me o carro à máquina e mudaram.me os valores. Fui à inspecção (com o coração nas mãos) e o carro passou. Alinhar a direcção é uma coisa simples mas pelo que tenho lido há uma grande incompatibilidade entre as máquinas das oficinas e dos centros de inspecção
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Originalmente Colocado por SAM Ver PostÀ cerca de dois anos mandei alinhar a direcção em Moscavide, na Rua João Pinto Ribeiro. Foi mais por um descargo de consciencia porque o carro estava bom mas a direcção não era alinhada à cerca de 20000Km. Vou à inspecção e é averbado ripagem (desvio de 8KM). Vou lá explico o que se tinha passado, dizem-me que está tudo bem e que o carro está alinhado por valores da marca. No ano a seguir antes de ir há inspecção fui À auto Pneus de Santa Marta (na rua de Santa Marta) levaram-me o carro à máquina e mudaram.me os valores. Fui à inspecção (com o coração nas mãos) e o carro passou. Alinhar a direcção é uma coisa simples mas pelo que tenho lido há uma grande incompatibilidade entre as máquinas das oficinas e dos centros de inspecção
E fui lá apenas porque o meu cota me aconselhou a ir.
Esperei mais de uma hora para tudo e depois sai mal alinhado... Como disse não me fui chatear e hei-de ir a uma casa perto de minha casa...
Abraços
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Originalmente Colocado por SAM Ver PostÀ cerca de dois anos mandei alinhar a direcção em Moscavide, na Rua João Pinto Ribeiro. Foi mais por um descargo de consciencia porque o carro estava bom mas a direcção não era alinhada à cerca de 20000Km. Vou à inspecção e é averbado ripagem (desvio de 8KM). Vou lá explico o que se tinha passado, dizem-me que está tudo bem e que o carro está alinhado por valores da marca. No ano a seguir antes de ir há inspecção fui À auto Pneus de Santa Marta (na rua de Santa Marta) levaram-me o carro à máquina e mudaram.me os valores. Fui à inspecção (com o coração nas mãos) e o carro passou. Alinhar a direcção é uma coisa simples mas pelo que tenho lido há uma grande incompatibilidade entre as máquinas das oficinas e dos centros de inspecção
Levei o carro `oficina onde fazem as revisões e mandaram o carro à oficina de "pneus habitual" (Eduardo e Pedro) e o carro veio com os 2 principais parâmetros certos. Mas o relatório do alinhamento ainda mostrou outra coisa, é que a direcção já "estava toda aberta", que os valores de convergência já estavam todos desregulados..., ao fim de uma semana...!!!, posto isto, a tal casa de pneus em Moscavide, nunca mais me apanham lá.
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boas o relatorio está bom nesse carro só consegues afinar a convergencia.
quanto aos alinhamentos mal feitos,influencia o desgaste dos pneus,e a pressão dos mesmos,para não falar em folgas que raramente são verificadas querem é faturar :-)
quanto ao volante torto vão voces lá e centrem-no a ver se acertam.
só com o veiculo em andamento é que se consegue perceber onde é o centro do volante parado não é facil...
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Já mandei alinhar a direcção do meu carro numa casa de pneus com algum nome até, paguei 15€, e ficou praticamente igual. E é um simples Clio.
Por outro lado, quando troquei os pneus noutra casa foi feito também o alinhamento e saiu perfeito. Volante praticamente certo, direcção sempre direita, e sem vibrações a altas velocidades.
Resumindo: o equipamento da oficina até pode ser topo de gama, mas é sempre necessário saber como utilizá-lo e como o aplicar a afinação no veículo.
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Para quem for da zona, em S.joão da talha há a auto pneus que tem um senhor competente.
Localização 38.820592,-9.098338 - Google Maps
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Originalmente Colocado por capitaorobi Ver Postpois um alinhamento com pneus novos é outra coisa,agora experimenta trocar os pneus de trás para a frente provavelmente vai alterar a direção se já estiverem gastos...
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