Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Seat Ibiza 1.9 problemas motor

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Seat Ibiza 1.9 problemas motor

    Boas pessoal.

    Tenho um Seat Ibiza 1.9, desde à 1 mês, ele esteve no ferro velho durante 1 ano. Ele está porreirito, mas já percebi que tem uns problemas no motor e não só.

    - Demora a ligar
    - Sai muito vapor pelo escape
    - Sinto uns solavancos ligeiros de vez em quando, como se o motor fosse parar
    - Sinto a performance dele em baixo
    - Água da refrigeração está castanha

    Disseram me que seria da junta da cabeça do motor. Sabem mais ou menos quanto fica? Disseram me 400 euros mas 400 euros agora não me dava jeito.

    Já agora, existe algum site ou livro para aprender um pouco de mecânica?

    Obrigado.

    #2
    Livros ha muitos, mas o meu conselho é ires "passeando" por fóruns, nomeadamente pelo forumautohoje e esclareceres as tuas dúvidas e ir lendo e aprendendo.

    Quanto ao teu problema a água castanha é ferrugem, o carro esteve parado e certamente nunca mudou o líquido de refrigeração. Isso é fácil de trocar. Com o motor frio, tiras o parafuso do radiador e tiras o líquido velho todo, depois é sé meter a mangueira da água no depósito da água e deixar circular. Depois no fim deitar um líquido de refrigeração.

    Quanto aos problemas de soluçar, foi feita alguma revisão ao carro? Trocaram o filtro de ar, de óleo e de gasóleo?
    Com todo esse tempo parado é preciso alguma manutenção.

    Quanto a junta, devem ser mais ou menos esses valores. Mas tira a vareta do óleo, e vê como o óleo está, se estiver acastanhado pode mesmo ser a junta, se estiver preto e no nível certo, esquece esse problema.
    Editado pela última vez por Maraki; 19 August 2011, 11:18.

    Comentário


      #3
      Então vais buscar um carro ao felho velho, o que estavas à espera?

      Agora o que aparecer tens de reparar ou então voltas a mandá-lo para o mesmo sitio.

      Comentário


        #4
        O carro era de um amigo meu e veio a custo zero para desenrascar. Eu gosto do carro e tem me safado bem.

        O oléo vem preto e está no nivel certo. Tenho é outro problema, acho. As mangueiras onde passam o liquido de refrigeração fazem imensa pressão. É normal?

        Comentário


          #5
          Sim é normal, é sinal que o líquido está a passar. Mas uma pergunta, o carro aquece bem até aos 90º e o ponteiro fica lá?

          Comentário


            #6
            Pelo que sei ele aquecia mais que 90 mas foi substituido o radiador e ate agora não passa das 90 graus. Há alguma coisa que eu possa fazer no carro? Percebo pouco, mas aprendo rápido.

            E já agora, obrigado pelas respostas.

            Comentário


              #7
              Mas mesmo em descidas e sem acelerar ele mantém nos 90º ou desce para o frio?

              Comentário


                #8
                Fica sempre nos 90, ao fim de alguns minutos.

                Comentário


                  #9
                  Pronto, então o termostato está bom! Essa rigidez que notas nos tubos é depois de ele estar quente ou estando parado e frio os tubos também estão rijos?

                  Comentário


                    #10
                    Acho que mesmo estando frio, ele faz pressão, e se abrir o boião (esqueci me do nome) onde coloco a água para a refrigeração a água espirra. É normal?

                    Comentário


                      #11
                      Se o motor estiver quente é normal espirrar, mas frio não. Mas como dizes que a água está castanha, parece-me que o sistema de refrigeração tem ferrugem, o que cria uma pressão adicional, há um tubo grande a beira do motor, em que se o apertares a água do vaso de expansão se mexe. Experimenta fazer isso e vê se esse tubo está mole ou se parece que tem pedrinhas lá dentro.

                      Comentário


                        #12
                        Vou fazer isso. Um amigo meu que percebe mais ou menos fez isso e disse que tava bom. Então, para já é só desapertar o parafuso da radiador e trocar o liquido?

                        Comentário


                          #13
                          Se o óleo apresenta estar bom e a nível e o carro não aquece não me parece que a junta esteja estalada. Convém trocar o líquido de refrigeração. FAZ ISSO COM O MOTOR FRIO, senão é que podes mesmo estalar a junta.
                          Se o teu amigo percebe pede-lhe ajuda. Desapertas o parafuso do radiador e drenas o líquido todo, metes a mangueira no vaso de expansão para a água circular e limpar tudo (isto com o parafuso aberto). Fechas o parafuso e metes líquido de refrigeração (aqueles cor de rosa), e convém depois quando andares com o carro acrescentar mais, porque como tiraste o velho todo fora, o novo vai entrar nos tubos e assim e vai baixar o nível.

                          Quanto às falhas de aceleração e fumos, troca o filtro de ar. É barato (mais ou menos 10€) e é fácil de trocar. Pode não resolver nada, mas tentar não custa.

                          Quanto ao ligar mal, presumo que só seja a frio, portanto é a bateria a dar o berro.
                          Editado pela última vez por Maraki; 19 August 2011, 11:58.

                          Comentário


                            #14
                            Depois de todos os bons conselhos que te deram, resta verificar e/ou trocar as velas, pois, como referiste, o carro custa a pegar.

                            Comentário


                              #15
                              Isso parece-me que tem a junta queimada. Vai verificar isso o quanto antes. Muita pressão no vaso de expansão, água castanha, vapor pelo tubo de escape, dificuldade em pegar....hum...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                Isso parece-me que tem a junta queimada. Vai verificar isso o quanto antes. Muita pressão no vaso de expansão, água castanha, vapor pelo tubo de escape, dificuldade em pegar....hum...
                                concordo plenamente

                                Comentário


                                  #17
                                  Mas tem o óleo a nível normal e não aquece...

                                  Comentário


                                    #18
                                    de que ano é o carro e qual o motor ?


                                    esse carro logo após de ter saido do ferro velho devia ter levado uma revisão geral...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                      Mas tem o óleo a nível normal e não aquece...
                                      o meu tambem não, e tinha mesmo a junta queimada, os sintomas eram uma pressao excessiva no vaso de expansao

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pois já me disseram também que podia ser a junta queimada. Eu vou fazer os passos que me deram acima, senão for, lá vou ter eu de desembolsar 400 euros :\. O carro anda mais ou menos bem, mas com $ só de part time, é complicado arranja lo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Penso que esse radiador não tem bujão para tirar a água. Pelo menos tenho ideia que o meu não tem e é igual a esse. Esse motor ja tem balança de relantim a frio e a quente, na bomba injectora. Vê os tubos da bomba injectora, se tem bolhas de ar com o carro a trabalhar. Qual a rotação ao relantim, com o motor frio, e em quente? O melhor mesmo é trocar os filtros todos, e óleos. Se esteve parado um ano, o melhor a fazer é uma revisão em condições. Experimenta com o carro frio, a acabar de ligar, acelerar uma ou duas vezes a fundo, e desliga o motor, e verifica se a tubagem do radiador está com pressão ou não. Outra coisa que deves ver, é como está o ponto da bomba injectora, e especialmente o estado do escatel da cambota, não é raro, o escatel ceder, e a polie da cambota ficar solta e o motor ficar descomandado, e os sintomas podem ser esses que descreves, mas a partida, se estava bom a um ano atrás, não deve ser isso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Há um ano atrás a junta foi mudada, esta é "nova".

                                            - Balança de Relantim
                                            - Bomba injectora
                                            - Tubagem do radiador
                                            - Escatel da combota
                                            - Polie da combota

                                            Primeiro vou ter de saber o que é isso tudo x).

                                            Bem, ele quando liga, fica sempre com o ponteiro nas 10 mil rotações, e pelo que sei isso é bom sinal.

                                            Obrigado pelas respostas e gratias gonçaloibiza.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DeanW Ver Post
                                              Há um ano atrás a junta foi mudada, esta é "nova".

                                              - Balança de Relantim
                                              - Bomba injectora
                                              - Tubagem do radiador
                                              - Escatel da combota
                                              - Polie da combota

                                              Primeiro vou ter de saber o que é isso tudo x).

                                              Bem, ele quando liga, fica sempre com o ponteiro nas 10 mil rotações, e pelo que sei isso é bom sinal.

                                              Obrigado pelas respostas e gratias gonçaloibiza.
                                              De nada. A junta pode ter sido mudada, mas ter sido mal reparada. A junta também apodrece se o motor estiver parado muitos anos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Atenção que uma junta de cabela queimada não tem sempre os mesmos sintomas. Consoante o local onde queima, pode traduzir-se em juntar água com óleo, óleo com água, expelir compressão e/ ou água para o sistema de escape ou deixar escapar compressão para o sistema de refrigeração (penso que não me esqueci de nunhuma). Pela tua descrição deves de ter este problema (já o tive num Seat Ibiza e tinha o mesmo sintoma).

                                                No entanto, pode também ser um problema com a tampa do radiador (o que infelizemente não me parece)...

                                                A melhor forma (ou mais fácil) que conheço de trocar a água nestes motores é retirando o tubo do termostato.

                                                Não te querendo desanimar, se o carro estava no ferro-velho por alguma razão seria...

                                                Boa sorte na resolução.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tava no ferro velho porque era o carro de solteiro do dono, ele agora tem outro e já está junto, e como era comercial arranjou lugar para ele ficar. Vou ver disso estes dois dias que tenho de folga. Obrigado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Oi boa tarde. Ja o meu problema e estranho.tb tenho um seat ibiza mas a gasolina. Se o tempo estiver humido ou seco nao ha problema. Agora se o piso estiver molhado ou for a uma lavagem automatica com labagem de cassis ja nao pega mais. Ja troquei os cabos a distribuição e nada. Alguem ja passou pelo mesmo que possa dar a dica do que seja? Abraco a todos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Vê o distribuidor ou os cabos. Deve ser daí pelo que descreves.

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X