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Motor Kia Sportage 2.0 TD foi à vida

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    Motor Kia Sportage 2.0 TD foi à vida

    Uma colega minha com este carro viu o motor ir com as couves.
    Alguém sabe qual a origem do motor, ou em que outros modelos foi montado, porque encontrar um motor do Kia na sucata está dificil. É do ano 2000.

    #2
    Motor Mazda

    Kia Sportage - Wikipedia, the free encyclopedia

    Quantos km's tinha? Vi vários modelos chegarem aos 300k km sem problemas de motor

    Tens o F

    FE-DOHC
    Main article: Mazda FE-DOHC engine
    The FE-DOHC is the 16 valve DOHC variant of the FE. Commonly called the FE3 because of its head castings, it was used in some 626s from Europe, New Zealand and Japan; but not the U.S. or Australia. After the GD platform stopped production in 1992, FE-DOHCs continued production until the end of the GV wagon in 1997. The FE-DOHC was also produced under license by Kia for the 1995+ Kia Sportage.
    The FE-DOHC shares the same dimensions as the original FE-SOHC, including the square 86mm bore x stroke and it has an ideal 1.74 rod/stroke ratio. The FE-DOHC is usually identified by a gold coloured cam cover, however not always. There were at least five different FE-DOHC engines available with various compression ratio, camshaft and ECU tuning combinations however none were fitted with a turbocharger from the factory.
    Applications:
    e o RF

    A diesel variation of the 1,998 cc FE which shares its 86 mm bore and stroke. It was also available with a pressure wave supercharger called Comprex.Produces 66 Hp
    Applications:
    • 61 PS (45 kW) at 4,000 rpm, 12.3 kg·m (121 N·m; 89 lb·ft) at 2,750 rpm (DIN, naturally aspirated EU version)[1]
    • 82 PS (60 kW) at 4,000 rpm, 18.5 kg·m (181 N·m; 134 lb·ft) at 2,000 rpm (JIS Netto, JDM Comprex version)[1]
    Editado pela última vez por Ruie34; 30 August 2011, 15:54.

    Comentário


      #3
      Como já referido, o motor é Mazda.

      sendo que a potência no Kia é de 83cv.

      No entanto e para o encontrar nesse nível de potência será dificil.

      Isto porque nenhum Mazda tinha essa potência.

      Poderá é encontrar:

      - o 2.0 DiDT de 90cv do Mazda 323F (comercializado entre 1999 e 2001), mas muito dificil de encontrar cá, ou ainda,

      - o 2.0 DiDT de 100cv do Mazda 626E (comercializado entre 1999 e 2002)

      - 0 2.0 DiDT de 110cv do Mazda 626E (comercializado já em fim de vida, 2002).

      Como pode ver se o do Mazda 3 e 6 dá para lá aplicar, visto que o 2.0 usado nestes modelos é uma evolução do motor referido.

      Mas visto que outros modelos são contemporâneos (Mazda 323 e 626), talvez seja mais "plug & play", do que o motor que sofreu a evolução.

      Comentário


        #4
        Sei que não vou ajudar em nada mas.... Afinal os Kia também partem motores? não são o supra sumo da fiabilidade?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
          Sei que não vou ajudar em nada mas.... Afinal os Kia também partem motores? não são o supra sumo da fiabilidade?
          Os Kia's dessas gerações eram excelentes amigos dos mecânicos, nomeadamente os Sportage e as Carnival.

          Para quem viu vários a chegar aos 300k, conheço de perto que os visse todos os dias com 1/4 dessa quilometragem e "no sitio do costume".

          Comentário


            #6
            Também tive um sportage, mas o motor 2.0 D, e arranjar motor pra aquilo foi fdd, mas acabei por vender e la o homem que era mecânico arranjou aquilo.

            Comentário


              #7
              Ai vêm os fanboys, não perdem uma!

              Comentário


                #8
                nto Poderás nao saber mas só quem tem um ca em casa sabe o 626 o motor teve sempre 110, o de ca de casa diz 100 no livrete e ja foi ao banco e mediu 110, isto todo foi me dito de um mecanico da marca

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por joaocruz95 Ver Post
                  nto Poderás nao saber mas só quem tem um ca em casa sabe o 626 o motor teve sempre 110, o de ca de casa diz 100 no livrete e ja foi ao banco e mediu 110, isto todo foi me dito de um mecanico da marca

                  Poderá ser assim, no entanto e como bem sabes, foi vendido com 100cv.

                  Depois é que passou a ser vendido com 110cv.

                  Claro que poderá ser marketing (não duvido), mas para efeitos de fiscalidade é isso que interessa, o que a marca homologou.

                  Comentário


                    #10
                    O motor desse Kia será o mesmo que equipa o meu Grand Vitara (aliás partilhavam vários componentes).
                    O que é que aconteceu exactamente?

                    Podes procurar o de um Gv, creio que a diferença é na cabeça do motor e mais umas coisas, o bloco é o mesmo, mas também não é propriamente um modelo banal, apesar de se verem muitos na estrada.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                      Os Kia's dessas gerações eram excelentes amigos dos mecânicos, nomeadamente os Sportage e as Carnival.

                      Para quem viu vários a chegar aos 300k, conheço de perto que os visse todos os dias com 1/4 dessa quilometragem e "no sitio do costume".
                      Mas como motor arrumado?

                      A qualidade de construção era manifestamente fraca, as transmissões davam problemas, assim como a parte eléctrica. Agora de motor, vi alguns serem mesmo maltratados a sério, seja em TT, seja em AE a fazerem centenas de km's à redline e nunca vi partir nenhum.

                      Comentário


                        #12
                        Obrigado a todos, as informações postadas já deverão ser uma excelente ajuda.
                        O carro tem 170.000 kms, e pelos vistos ía na AE quando de repente se ouve um barulho e pouco depois reparou que a temperatura estava no máximo.
                        Encostou à berma, abriu o capô e viu sair fumo branco...
                        O diagnóstico em principio é junta da colaça. O barulho inicial deve ter sido a tampa do depósito a saltar. Ela não sabe à quanto tempo a temperatura já estava alta, nem se conseguiu determinar a origem de ter perdido água, ou se a junta deu o berro simplesmente.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                          Obrigado a todos, as informações postadas já deverão ser uma excelente ajuda.
                          O carro tem 170.000 kms, e pelos vistos ía na AE quando de repente se ouve um barulho e pouco depois reparou que a temperatura estava no máximo.
                          Encostou à berma, abriu o capô e viu sair fumo branco...
                          O diagnóstico em principio é junta da colaça. O barulho inicial deve ter sido a tampa do depósito a saltar. Ela não sabe à quanto tempo a temperatura já estava alta, nem se conseguiu determinar a origem de ter perdido água, ou se a junta deu o berro simplesmente.
                          Mas empenou o bloco, danificou outros componentes?

                          Se for só junta da cabeça ainda vai uma grande distância para um motor novo

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                            Mas empenou o bloco, danificou outros componentes?

                            Se for só junta da cabeça ainda vai uma grande distância para um motor novo
                            Ainda não se sabe porque ainda não foi aberto. Mas mesmo sendo só junta da colaça, os orçamentos que tem são de 700 e tal euros e mil e tal euros.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                              Ainda não se sabe porque ainda não foi aberto. Mas mesmo sendo só junta da colaça, os orçamentos que tem são de 700 e tal euros e mil e tal euros.
                              Se o motor não tiver outro problema além desse, eu faria a reparação.

                              Um motor da sucata é sempre uma incógnita, e com esse ela já sabe com o que conta.

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                                #16
                                Se tiver a cabeça estalada, que é provável pelo que dizes, uma nova de marca branca para o meu, com todos os compenetes, ficou perto dos 1000€.
                                Como disse não sei se a do Kia é igual ou não, mas o melhor é abrir para ver a extensão dos danos e depois tomar uma decisão. Se o bloco, cilindros etc. tiverem ok, não deve ser necessário um motor "novo".

                                Comentário

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