Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mudar óleo pela primeira vez

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mudar óleo pela primeira vez

    fffrr4
    Editado pela última vez por pedro19; 15 February 2016, 10:05.

    #2
    eblase chamado às Boxes.

    Comentário


      #3
      olha se isso for tudo como no meu clio. primeiro a chave para o bujon segundo a rapaziada aqui do forum numa norauto ou numa loja de peças encontras, a chave se for igual à do meu clio é uma quadrada se nao estou em erro com 8mm. a anilha quando comprares o filtro pede que eles sabem dizendo para o carro que é. quando to resto é tudo comprar e simples.

      Comentário


        #4
        As preguiças sempre ouvi dizer que se tem que ter cuidado com o que se compra. Não sei avaliar a qualidade dessas, mas compres as que comprares, e a menos que tenhas feedback relativamente a elas (boas, más, etc) mete pneus de lado ou troncos para o caso de lhes dar preguiça a mais

        Comentário


          #5
          Isso não te vai compensar, ainda por cima tendo de comprar esse material todo e não percebendo nada do que se está a fazer.

          Eu não sei onde tens mudado o óleo mas numa oficina normal por 40eur deves mudar óleo e filtro, se calhar nem tanto. Fazer em casa vai dar mais trabalho, mais perigoso, podes fazer algo errado e provavelmente vais gastar mais dinheiro.

          Há certas coisas que não compensa andar a fazer em casa.

          Comentário


            #6
            Qualquer oficina te faz a muda do óleo por preços muito interessantes, não é necessário ir á marca pagar um balúrdio, especialmente para esse carro.
            Se fosse um carro com filtro de partículas é que já era mais preocupante pois nem todos sabem que tipo de óleo deve ser utilizado nesses motores,
            oficinas inclusive.

            Comentário


              #7
              Pessoal por quanto fica a chave para desapertar o bujon do carter ?

              Comentário


                #8
                Eu faço as mudas aos meus carros e não sou mecânico, e até hoje andam cheios de saúde, pois sei o que lhe meto lá dentro.

                O dinheiro que gasto acaba por ser mais ao menos igual ao que gastaria numa dessas casas de mecânica generalistas como por exemplo feuvert ou roady, a diferença é que coloco um óleo melhor, e troco os filtros todos, coisa que muitas vezes eles descuram.

                -O parafuso do bujon tiro com uma chave de boca, tem lá uma medida que dá.

                -A anilha do bujon pode comprar-se em qualquer casa de peças, mas também se estiver boa é escusado estar a mudar a cada troca de óleo.

                -As preguiças eu uso 2 troncos de madeira de nogueira, são um espectáculo.

                -Para retirar o filtro eu uso uma chave inglesa que tem uma abertura grande e consegue abranger o copo.

                Aconselho também a cada troca verificares o filtro do ar, e caso esteja muito escuro e com lixo convém trocar também, é barato (cerca de 8€).
                Não limpes a caixa do filtro do ar com compressor (que é o que muitos mecânicos fazem porque não sabem mais), usa um pano húmido para limpar.

                Qualquer dúvida pergunta aí.

                Comentário


                  #9
                  Sem ser o material que queres trocar o resto depende de carro para carro, no meu n preciso de chave de filtro nem de chave para o bujão, as anilhas custam 0.20€ cada na marca, basicamente a única coisa essencial são as preguiças, o filtro de óleo até o tiras de lá espetando uma chave de fendas e o que vais meter novo só das um aperto à mão.

                  Preguiças no LIDL aparecem a 10€, chaves até nos jumbos e continente.


                  PS - Conheço quem consiga se meter de baixo do carro sem o levantar, a troca de óleo é feita em 10min sem macacos nem outros animais.

                  Comentário


                    #10
                    se o teu carro for como o meu, que tem de se tirar uma blindagem, mais vale pagares e fazeres isso numa oficina. não é por duas mudanças de óleo por ano que vais ficar mais pobre. a primeira vez que mudei o óleo neste carro, andei a pesquisar os preços de óleo e numa promoção conseguia comprar 4 litros por 25€, o meu mecânico fez-me a mudança do mesmo e do filtro por 30€

                    Comentário


                      #11
                      Mudar o óleo é uma coisa fácil e acessível para quem tiver dois dedos de jeito e não tiver medo de sujar as mãos, e sempre se poupa 10,00€ de mão de obra que se pode ir jantar fora ou ao cinema

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                        se o teu carro for como o meu, que tem de se tirar uma blindagem, mais vale pagares e fazeres isso numa oficina. não é por duas mudanças de óleo por ano que vais ficar mais pobre. a primeira vez que mudei o óleo neste carro, andei a pesquisar os preços de óleo e numa promoção conseguia comprar 4 litros por 25€, o meu mecânico fez-me a mudança do mesmo e do filtro por 30€
                        E retirar a blindagem é difícil? São meia dúzia de parafusos, é só tirar fora, e nas cavas onde é mais difícil, virar a direcção para facilitar.

                        O problema é mesmo conhecer algum mecânico de confiança. Eu tinha 1 ou 2 de confiança, onde levava sempre os carros. Depois comecei a aprender mais um bocado sobre mecânica e comecei a estar atento aos pormenores, e vim a descobrir que muitas vezes o filtro do ar é limpo em vez de substituído e o cliente paga um novo, o filtro do habitáculo idem, o óleo leva o que estiver à mão em vez do indicado pela marca (mas o cliente paga o indicado), os vedantes do filtro do óleo muitas vezes nem são substituídos, o sistema de refrigeração leva água da torneira, etc etc etc. Já para não falar da escáfia que muitos mecânicos dão no carro para os experimentar (é 1ªs e 2ªs a frio). Portanto eu agora só confio em mim, e por acaso tenho-me dado bem, pois as avarias desde que tenho sido eu a fazer a manutenção têm sido muito poucas.

                        Nem é a questão de poupar 10 ou 20€, até porque tenho o trabalho, mas isso até gosto de o fazer e não me importo de me sujar, mas sei que a coisa é bem feita, que leva o óleo certo, que leva os litros certos, que os vedantes são novos, que os filtros são substituídos, etc.

                        Mas se têm um mecânico de confiança que seja sério (claro que os há, nem toda a gente é vigarista) e se a poupança não justificar o trabalho, então o melhor é continuarem a levar lá o carro.

                        Comentário


                          #13
                          É verdade, muitas vezes penso como é que pessoas deixam o carro dois dias ali no mecanico da esquina e só dizem "faça-me a revisão" quando no fim já só passam para pagar, e muitas vezes, os próprios clientes não mostram interesse nas explicações dos mecanicos relativamente ao que fizeram e substituiram, querem é pagar e ir embora, e desejam que o carro não avarie durante o próximo ano.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
                            Sem ser o material que queres trocar o resto depende de carro para carro, no meu n preciso de chave de filtro nem de chave para o bujão, as anilhas custam 0.20€ cada na marca, basicamente a única coisa essencial são as preguiças, o filtro de óleo até o tiras de lá espetando uma chave de fendas e o que vais meter novo só das um aperto à mão.

                            Preguiças no LIDL aparecem a 10€, chaves até nos jumbos e continente.


                            PS - Conheço quem consiga se meter de baixo do carro sem o levantar, a troca de óleo é feita em 10min sem macacos nem outros animais.
                            Caso o meu filtro de óleo nao estivesse na posiçao em que está, eu também conseguia.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                              Isso não te vai compensar, ainda por cima tendo de comprar esse material todo e não percebendo nada do que se está a fazer.

                              Eu não sei onde tens mudado o óleo mas numa oficina normal por 40eur deves mudar óleo e filtro, se calhar nem tanto. Fazer em casa vai dar mais trabalho, mais perigoso, podes fazer algo errado e provavelmente vais gastar mais dinheiro.

                              Há certas coisas que não compensa andar a fazer em casa.
                              Tendo em conta que só de óleo o carro leva 5,5 litros e eu quero ficar com pelo menos mais 2,5 para atestos; e que quero escolher eu o meu próprio óleo a dedo, duvido que existam sítios que façam tudo por 40 euros. Normalmente só o óleo custa mais que isto (tenho que comprar sempre, pelo menos 8 litros).

                              Além disso sei que é tudo feito com cuidado e com tempo!

                              Quanto à segurança, conto ter tudo preparado. Macacos, preguiças, e provavelmente dois tijolos just in case.
                              Editado pela última vez por pedro19; 26 September 2011, 16:48.

                              Comentário


                                #16
                                Tenho dúvidas que os tijolos aguentem um carro lá em cima, quanto mais um carro que cai (vai com balanço) em cima deles. Aconselho-te a não usar isso.

                                Comentário


                                  #17
                                  eu já mudei diversas vezes o óleo e filtro e a poupança e o facto de sabermos o que o carro levou acaba por compensar.
                                  eu normalmente utilizo um macaco hidraulico com um tijolo ou um tronco a apoiar para caso de alguma coisa correr mal,em relação ao filtro de óleo,antes de apertar o novo deves passar com o dedo um pouco de óleo na borracha e depois apertar á mão,alguns dizem que o aperto á mão é suficiente mas eu normalmente aperto depois 1/4 de volta com a chave.
                                  outra coisa que faço é depois de desapertar o bujon e sair o oleo baixo o macaco hidraulico para o carro ficar mais na horizontal e não ficar nenhum óleo velho no carter,além disso(mas isso é pancada minha) meto 1/4 de litro de óleo no motor com o bujon do carter aberto para limpar alguma impureza que reste.
                                  outra coisa importante é mudar a anilha,que pode ser de cobre ou de plastico pois já têm calo e se for reutilizada pode começar a verter.isto para o caso do carter ter anilha pois alguns utilizam parafusos conicos,por ex a fiat e não têm a dita anilha.
                                  depois a encher tem cuidado em não meter oleo a mais,quando tiver quase ao nivel espera uns minutos para ver pois o óleo demora um pouco a chegar ao carter.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Um pequeno off-topic: O termo correcto não é "bujão"?

                                    Vejo tantas vezes escrito "bujon"...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                      Tenho dúvidas que os tijolos aguentem um carro lá em cima, quanto mais um carro que cai (vai com balanço) em cima deles. Aconselho-te a não usar isso.
                                      Era mais por segurança, como terceiro método, além dos macacos e preguiças. De qualquer forma os tijolos são de cimento (acho que se chamam blocos... nao percebo muito de construção), por isso acho que são bastante resistentes.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
                                        Um pequeno off-topic: O termo correcto não é "bujão"?

                                        Vejo tantas vezes escrito "bujon"...
                                        Eu também estava como tu, mas como por cá no Porto bujão tem outro significado, acabei por ir com a corrente...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Então? Alguém tem ideias sobre a chave do bujão e a anilha?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ainda hoje comprei uma chave tipo esta na Norauto por 7€, tem as medidas 10 até 15 quadrada e 14 e 17 sextavada.

                                            VENDO CHAVE DE BUJÃO DE OLEO - Cascais - Garage Sale

                                            Ao longo do tempo tenho comprado macaco hidraulico ( grátis com o cartão de pontos Norauto ) preguiças, chave de filtros, fiz umas rampas em ferro, conjunto de chaves de roquete, e o normal chaves de fendas e bocas, aparelho de medidas, etc... é do meu trabalho.
                                            Quem diz que não compensa fazer as coisas em casa ou não sabe fazer ou não tem espaço, pois só em duas revisões simples de óleo e filtros poupa-se o suficiente para comprar o material necessário.

                                            Para o bujão quando necessário uso teflon, veda tudo.
                                            http://bathroom-kitchen-faucets.com/...eflon_tape.jpg
                                            Editado pela última vez por JorgeVieira; 26 September 2011, 19:12.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                              Então? Alguém tem ideias sobre a chave do bujão e a anilha?
                                              Tapn del cambio de aceite para RENAULT Laguna Phase 1 (B56) 1.8 i 95cv a precio de descuento en Oscaro

                                              Para mudares o óleo o melhor mesmo é usar rampas, podes comprar ou mandar fazer em madeira maciça ou em aço, é a maneira mais simples.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Estou a ver que aqui o pessoal não se desenm*rda

                                                Gastar dinheiro em preguiças, rampas e mais não sei quê

                                                Eu uso resmas de papel, ouviram bem resmas destas



                                                Obviamente que convém que o carro esteja num sitio nivelado

                                                Já fiz doutra forma com um amigo que não tem garagem e queria mudar óleo, foi só enfiar o carro em cima do passeio, com as rodas da frente e às 4 da tarde a mudar o óleo no bairro do Viso no meio da rua
                                                Editado pela última vez por BigDaddy; 27 September 2011, 01:39.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por After Ver Post
                                                  Tapn del cambio de aceite para RENAULT Laguna Phase 1 (B56) 1.8 i 95cv a precio de descuento en Oscaro

                                                  Para mudares o óleo o melhor mesmo é usar rampas, podes comprar ou mandar fazer em madeira maciça ou em aço, é a maneira mais simples.

                                                  Obrigado pelo link!

                                                  Entao isto significa que preciso de uma chave quadrade de 8mm, certo? Estou a interpretar bem?
                                                  Ancho de llave : 8 x 8
                                                  Longitud [mm] : 15,5
                                                  Medida de rosca : M 16 x 1,50 x 12

                                                  Sim, as rampas realmente são práticas! Quanto custam? E onde se compram?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por BigDaddy Ver Post
                                                    Estou a ver que aqui o pessoal não se desenm*rda

                                                    Gastar dinheiro em preguiças, rampas e mais não sei quê

                                                    Eu uso resmas de papel, ouviram bem resmas destas



                                                    Obviamente que convém que o carro esteja num sitio nivelado

                                                    Já fiz doutra forma com um amigo que não tem garagem e queria mudar óleo, foi só enfiar o carro em cima do passeio, com as rodas da frente e às 4 da tarde a mudar o óleo no bairro do Viso no meio da rua

                                                    Resmas.... de Papel?
                                                    Uma por roda?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por BigDaddy Ver Post
                                                      Estou a ver que aqui o pessoal não se desenm*rda

                                                      Gastar dinheiro em preguiças, rampas e mais não sei quê

                                                      Eu uso resmas de papel, ouviram bem resmas destas



                                                      Obviamente que convém que o carro esteja num sitio nivelado

                                                      Já fiz doutra forma com um amigo que não tem garagem e queria mudar óleo, foi só enfiar o carro em cima do passeio, com as rodas da frente e às 4 da tarde a mudar o óleo no bairro do Viso no meio da rua

                                                      isso é que é trabalhar em segurança

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                                        Resmas.... de Papel?
                                                        Uma por roda?
                                                        Depende da altura do carro

                                                        Mas por norma são duas por roda e depois ainda dá para as utilizar

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Mudei este fds o do velhinho Corsa:

                                                          Um amigo tem um espaço que criou tipo fosso) e deixa-me utilizar (logo, trabalho de pé e nada de preguiças e afins). O filtro de óleo tem acesso fácil (coisa que não acontece em muitos carros), mas estava apertadíssimo (não fui eu a mudá-lo anteriormente). Tive que usar mesmo uma chave de fendas. Tirar o bujão é simples e a anilha se não abusares dá para usar de novo. Como tenho uma chave dinamométrica dou o aperto certo.

                                                          Lembro que há outras coisas que não se fazem regularmente, mas que não podem ser esquecidas: mudar o óleo dos travões (mais trabalhoso e que nunca fiz) e o líquido refrigerante (mais simples). Pastilhas é algo fácil nas dianteiras, mas mais complicados atrás (precisas de uma chave própria) ou se tiver tambores...

                                                          Quando mudares o óleo e respectivo filtro não te esqueças de colocar um bocadinho menos que a quantidade prevista. Depois colocas o motor a trabalhar um cadito, deixas arrefecer e reatestas, se necessário. Já agora, convém fazer as mudas com o óleo quente e ir deixá-lo a um local apropriado que é altamente poluente.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não se esqueçam é depois de levar o óleo a um Ecocentro ou então, verem se alguma oficina fica com o óleo usado e filtros.

                                                            Também faço as revisões em casa, visto que tenho na família quem tenha fosso, o que ajuda em muito e até gosto de sujar as mãos.


                                                            Quanto a chave de filtro de óleo, aconselho as de "cadeado" em detrimento das outras.

                                                            Aqui ficam exemplos:

                                                            As de cadeado





                                                            Já tive uma destar e acaba por nem sempre conseguir agarrar o filtro como deve ser, então tendo pouco espaço, mais dificil se tornava de tirar o filtro.

                                                            Editado pela última vez por nto; 27 September 2011, 10:11.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X