Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Válvula das luzes stop trava o carro (Panda 2004 Multijet)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Válvula das luzes stop trava o carro (Panda 2004 Multijet)

    Greetings!

    Depois uma epopeia a tentar descobrir porquê o meu fiat panda de 2004 travava sozinho, quando se ia a mais de 120km. Aparece finalmente a peça responsável.

    Foram trocados tubos de travão, válvula de vácuo, Oléo de travões, tubo de vácuo.
    O carro ficou porreiro.

    Descobri, melhor a policia descobriu, ao mandar-me parar na autoestrada, que as luzes de stop andavam sempre acesas.

    Mandou-se vir a peça (válvula das luzes de stop). Parece um interruptor de pressão, tudo em plástico que liga numa ficha de 4 fios, por debaixo do volante do carro. E de algum modo interage com o pedal de travão, cujos castilhos foram também trocados.

    A maior piada e agora mistério, com a peça nova o carro desatou a travar novamente sozinho a 120km/h, principalmente em descidas.

    Fui logo ao mecânico e ele tirou a peça fora.
    Analisou o circuito de travagem e nada a apontar.

    Sem a peça (válvula de plástico que faz as luzes de stop acenderem) o carro fica a funcionar perfeitamente.

    E assim está agora. Não se encostem muito quando virem um panda multijet preto.

    O que acham que se passa? Como pode aquela peça de plastico com 4 ligações eléctricas por o carro a travar sozinho?
    É como andar com o travão de mão puxado para cima quando se chega aos 100/120km.


    Cumprimentos

    #2
    e trocares a peça?e ires ao ferro velho de sacavem não?se quiseres uns contactos,diz.

    Comentário


      #3
      Essa valvula tem de ter um afinador para se poder afastar ou aproximar do pedal de certeza , essa avaria é má afinação

      Comentário


        #4
        não estou a ver como é que a valvula de stop têm poder de travar o carro,quando muito avariou e acende as luzes de stop por esse facto,alías isso é frequente na fiat.

        Comentário


          #5
          O ferro já deu a resposta ;) olha e tiveste sorte que o panda andava, os 147 jtd se tiveres isso avariado com as luzes acesas o sinal do acelerador é desligado e o carro fica sempre ao ralenti e o acelerador não funciona :S

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ferr0 Ver Post
            Essa valvula tem de ter um afinador para se poder afastar ou aproximar do pedal de certeza , essa avaria é má afinação
            Greetings!

            O mecânico também esperava essa afinação. Mas neste Panda não há afinação possivel na válvula.
            A válvula antiga foi trocada porque os stops andavam sempre ligados.
            Com a válvula nova é que o carro desatou a travar sozinho novamente aos 120km/h.

            Agora ando sem a válvula montada e o carro porta-se impecável.
            Mas nada de luzes stops.

            É mesmo muito estranho esta situação.
            Já me disseram que a válvula têm 4 ligações eléctricas porque comunica algo à centralina, para talvez desligar o envio de combustivel quando se está a travar.

            A sensação no carro, era de quando se chegava aos 120km e principalmente a descer, como andar com o travão de mão puxado, mas com grande travagem nas rodas da frente.

            Este carro não tem ESP (programa de controlo de estabilidade). Era uma opção à parte.
            Mas segundo o mecânico aquela válvula deveria ser para um carro que o tivesse.

            O carro é de 2004 e em 2005 é que os Pandas passaram a vir todos com ESP de fábrica.

            A válvula para Pandas sem ESP tem duas ligações eléctricas, mas no meu carro a ficha é de 4 ligações, por isso a válvula parece a correcta.

            É um problema do caraças.
            O carro já tem 121.000km e não acho que seria agora que ia começar a queixar-se de uma peça 'trocada' na fábrica.

            Comprei o carro há uns 5 meses.

            Cumprimentos.
            Editado pela última vez por pgainf; 06 October 2011, 00:03.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
              Greetings!

              O mecânico também esperava essa afinação. Mas neste Panda não há afinação possivel na válvula.
              A válvula antiga foi trocada porque os stops andavam sempre ligados.
              Com a válvula nova é que o carro desatou a travar sozinho novamente aos 120km/h.

              Agora ando sem a válvula montada e o carro porta-se impecável.
              Mas nada de luzes stops.

              É mesmo muito estranho esta situação.
              Já me disseram que a válvula têm 4 ligações eléctricas porque comunica algo à centralina, para talvez desligar o envio de combustivel quando se está a travar.

              A sensação no carro, era de quando se chegava aos 120km e principalmente a descer, como andar com o travão de mão puxado, mas com grande travagem nas rodas da frente.

              Este carro não tem ESP (programa de controlo de estabilidade). Era uma opção à parte.
              Mas segundo o mecânico aquela válvula deveria ser para um carro que o tivesse.

              O carro é de 2004 e em 2005 é que os Pandas passaram a vir todos com ESP de fábrica.

              A válvula para Pandas sem ESP tem duas ligações eléctricas, mas no meu carro a ficha é de 4 ligações, por isso a válvula parece a correcta.

              É um problema do caraças.
              O carro já tem 121.000km e não acho que seria agora que ia começar a queixar-se de uma peça 'trocada' na fábrica.

              Comprei o carro há uns 5 meses.

              Cumprimentos.
              Claro que isso tem uma ligação à centralina para corte de combustivel , mas ou falas com um mecanico ou com um artista que te resolva isso , garanto-te que se fosse meu andava lá no sitio e só acendia os stop's quando carregasse no pedal

              Comentário


                #8
                Espero que tenhas noção do quão perigoso é andar sem luzes de stop.

                Boa sorte na resolução da avaria.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                  não estou a ver como é que a valvula de stop têm poder de travar o carro,quando muito avariou e acende as luzes de stop por esse facto,alías isso é frequente na fiat.
                  Essa peça deve fechar o circuito do hillholder ou travão de encosta, alguns dos puntos antigos e Gpuntos novos incluindo os pandas em algumas versões têm esse sistema como extra.
                  Se for o caso essa peça não activa apenas as luzes como nos veiculos normais, deve enviar alguma informação a um sensor de inclinação ou algo assim.
                  Dai que até pode nem ser essa peça mas sim o outro sensor.

                  Eu desligava o hillholder ou lá como se chama esse sistema, e ligava o interruptor de travagem.

                  O teu mecanico já pensou em meter a valvula (sensor) de apenas duas ligações em vez de insistir meter o sensor de quatro.?
                  É que se sem sensor trabalha como devia, excepto ficares sem luzes de stop, com o sensor de duas ligações talvez fiques com os stop a funcionar.

                  O melhor que podias fazer era deslocares o carro á Fiat e eles arranjavam uma solução.
                  Editado pela última vez por Mannipulo; 08 October 2011, 08:36.

                  Comentário


                    #10
                    Ilustrando isto:





                    O primeiro não tem afinação e o segundo já tem afinação(ver a rosca). Se realmente o sensor não é o correcto, é trocar pelo certo. Agora acho curioso o carro ter a ficha de 4.. Isso é uma coisa simples de mudar.

                    Comentário


                      #11
                      Fantástico!

                      A peça é exactamente a primeira ilustrada (branca/preta).

                      O mecânico está à espera que lhe digam alguma coisa da Fiat.
                      Em 30 anos de mecânica ele disse que nunca viu uma situação destas.
                      E ele trabalhou na Alfa Romeo antes de abrir oficina própria.

                      Obrigado pelos conselhos!

                      Comentário


                        #12
                        Greetings!

                        Há dias segui durante 5 minutos um Fiat Panda, 3 meses mais velho que o meu (2004).
                        Também sem stops.

                        Parece que o problema poderá não ser tão isolado quando isso.

                        Cumprimentos

                        Comentário


                          #13
                          ultimamente já vi uns 3 carros na mesma situação, andam em velocidade estabilizada e em aceleração com as três luzes de travão acessas....

                          Comentário


                            #14
                            Boas! Não será o "tirante" que vai do servo freio á bomba principal de travões a provocar a dita travagem? Esses tirantes costumam ter afinação em alguns casos...


                            Cumps

                            Comentário


                              #15
                              Greetings!

                              Poderia ser mas o carro sem a válvula das luzes stops (nova) porta-se impecável.

                              Já fiz 700km sem a válvula.

                              Estou à espera que o mecânico me ligue.
                              Talvez ele consiga arrancar os pinos que ligam à centralina e resolver a situação.
                              Ou talvez o conhecimento dele na Fiat tenha mais ideias.
                              Já tinha dito para mudar os casquilhos do pedal do travão e a válvula de vácuo porque segundo a Fiat tinham defeito de fabrico, por não aguentarem muitos anos.
                              E isso já foi feito.

                              Descobriu-se o problema com as luzes stop ao acaso.

                              Cumprimentos

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X