Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Valores de alinhamento para carrinha MB W210 avantgarde do ano 2000 * E220cdi

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Valores de alinhamento para carrinha MB W210 avantgarde do ano 2000 * E220cdi

    Fui ha bocado buscar a minha mercedes ao mecanico, leveu tudo no eixo da frente no que toca a borrachas e cinoblocos e casquilhos

    Vou amanhã de manhã meter pneus e ainda n sei o que vou meter ..

    Tambem tenho que alinhar, recomendaram-me uma casa em alcanena, onde pelos vistos são muito competentes e sérios.

    Quais os valores de alinhamento da minha carrinha ?

    É uma mercedes classe E 210, carrinha, AVANTGARDE, 220cdi, ano 2000...

    Tenho medo que se enganem e não alinhem tendo em atenção que é avantgarde ...

    Tenho trauma com esta carrinha a comer-me os pneus por dentro , e gostava que ficasse mm bem alinhadinha ...

    Deve-se respeitar os valores do fabricante? já ouvi dizer que os valores "default" comem muito os pneus ... isto é verdade ?

    Obrigado !

    #2
    Os valores originais nesse modelo (como em outros da Mercedes) no ripómetro das ipo dá como se tivesses as rodas ligeiramente "fechadas à frente"

    Comentário


      #3
      Isso é uma treta, todos os anos implicam ... seja como for quero um alinhamento correcto para este carro, depois entendo-me com os gajos da IPO, eles sabem mto bem disso que tas a dizer

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
        Isso é uma treta, todos os anos implicam ... seja como for quero um alinhamento correcto para este carro, depois entendo-me com os gajos da IPO, eles sabem mto bem disso que tas a dizer
        Os meus carros só vão à Vasilpneus.

        Eles têm bastante experiência com MB's

        Comentário


          #5
          Boas!

          Ja mudei tudo o que é casquilhos, conoblocos, triangulos, borrachas, etc.
          Enfim, a suspensao dianteira ficou como nova

          Entretanto fui alinhar à tal casa de alcanena e fiquei convertido, nem me imagino a ir a mais algum lado.
          Gostei do profissionalismo e dedicação.

          Fazendo o historial:

          Antes fugia muito para a esquerda e o volante estava descentrado.

          No dia em que fui alinhar nao tinham pneus "de marca" em 215/55 R16, pelo que alinhei nesse dia e os pneus ficaram reservados para o sabado seguinte.

          Alinharam e fomos dar uma volta. Continuava a fugir um bocadinho para a esquerda .
          Entretando o simples trocar da roda esquerda com a direita (eixo frontal), corrigiu e ficou PERFEITO (os pneus sao simetricos,por isso deu para trocar)

          Entretanto fui montar os pneus novos, sendo que os novos foram para o eixo traseiro, e os que andavam no eixo traseiro foram para o eixo da frente.

          Entretanto noto que o carro continua alinhado, não foge de uma forma evidente, mas parece que o volante ja n tá tao centrado, isto só por ter mudado os pneus ...

          Se calhar ainda vou la voltar ...

          Gostaria que compartilhassem as vossas experiencias similares

          Comentário


            #6
            A minha carrinha levou ha uns meses tudo novo na suspensão

            FUi a uma casa conceituada em alinhamentos de mercedes, na qual foi gerado o seguinte relatorio final de alinhamento :



            Na semana passado chego à inspecção, e chuma, desvio de 10% no ripometro que eles lá têm !!!

            Mas que raio de treta ..,. é todos os anos a mesma coisa!

            A minha é uma MB E 220 CDi do ano 2000, Avantgarde.

            Ha por ai mais gente a queixar-se do mesmo actualmente , com veiculos similares ?

            Comentário


              #7
              Há 10 anos que vou à IPO(vários centros) com o meu MB Classe C,já fiz alguns alinhamentos por vários motivos,(várias oficinas)e até hoje nunca tive problemas.

              Comentário


                #8
                Esse alinhamento foi muito mal feito, há valores que estão quase no limite e outros que estão mesmo fora do limite, eu mudava de oficina...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                  Há 10 anos que vou à IPO(vários centros) com o meu MB Classe C,já fiz alguns alinhamentos por vários motivos,(várias oficinas)e até hoje nunca tive problemas.

                  Õ seu é avantgarde ? Penso que esta imbirrancia é mais com a suspensao rebaixada dos avantgardes

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                    Õ seu é avantgarde ? Penso que esta imbirrancia é mais com a suspensao rebaixada dos avantgardes
                    O meu é Sport,e se calhar (não sei ao certo) terá a suspensão ainda mais rebaixada que o avantgard.Se tem problemas na IPO,quando for alinhar a direcção,peça para fazer o alinhamento que a inspecção exige e acaba-se com a macacada.

                    Comentário


                      #11
                      Não sabia que verificavam isso na inspecção. O ano passado fui com o carro á inspecção a fugir para a direita, notava-se bem e passou sem nenhuma anotação. Como entretanto mudou os pneus, nota-se muito o efeito do alinhamento (para melhor), mas de qualquer das formas vou levar o relatório do alinhamento para o caso de dizerem alguma coisa mostrar o papel.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por acca Ver Post
                        Não sabia que verificavam isso na inspecção. O ano passado fui com o carro á inspecção a fugir para a direita, notava-se bem e passou sem nenhuma anotação. Como entretanto mudou os pneus, nota-se muito o efeito do alinhamento (para melhor), mas de qualquer das formas vou levar o relatório do alinhamento para o caso de dizerem alguma coisa mostrar o papel.
                        Não te adianta de nada

                        Tem de estar de acordo e mais nada.

                        No local onde alinho testam o carro na estrada e de seguida vai ao ripometro (se for para a IPO). Se passar nos dois testes não precisa de voltar, senão leva o alinhamento para a IPO e depois voltas lá e alinham para a estrada sem mais encargos para o cliente...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por acca Ver Post
                          Não sabia que verificavam isso na inspecção. O ano passado fui com o carro á inspecção a fugir para a direita, notava-se bem e passou sem nenhuma anotação. Como entretanto mudou os pneus, nota-se muito o efeito do alinhamento (para melhor), mas de qualquer das formas vou levar o relatório do alinhamento para o caso de dizerem alguma coisa mostrar o papel.
                          Os centros de inspecção estão-se borrifando para qualquer relatório ou prova que não esteja de acordo com as leituras dos seus equipamentos.A única coisa que podes fazer,caso te chumbem,e não estejas de acordo com alguma coisa,é procurares outro centro de inspecção,e pagares novamente ,claro.

                          Comentário


                            #14
                            Ha muita gente que faz isso, mete o alinhamento a jeito de passar na inspecção e depois o definitivo. É um jogo do gato e rato muito estupido.

                            Nos modelos mais recentes da mercedes ( a minha é do ano 2000) isto tambem acontece ?

                            Para alem de que as maquinas dos IPO´s nao sao precisas. A titulo de exemplo, aquele onde costumo ir tem 2 linhas, e numa linha a minha carrinha acusou 4% e na outra 10% ...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                              Para alem de que as maquinas dos IPO´s nao sao precisas. A titulo de exemplo, aquele onde costumo ir tem 2 linhas, e numa linha a minha carrinha acusou 4% e na outra 10% ...
                              caro utilizador...
                              os IPO's são obrigados por lei a ter todos os equipamentos certificados pelo IPAC.
                              que eu saiba ....nenhuma ou quase nenhuma casa de alinhamentos tem as maquinas certificadas uma entidade reguladora reconhecida.

                              o Ripometro mede o paralelismo entre as rodas e fá-lo na unidade de medida que é o metro por quilometro e nunca percentagens!

                              nenhum carro mede desvio de 4 metros e imediatamente de seguida mede 10 metros noutra linha ao lado!
                              isso só acontece se o teste for mal feito.
                              existem maus profissionais em todo lado.

                              são raras as casas que alinham MB que têm ou usam os inclinometros e barras de convergencia correctas para cada modelo e variante especifica.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                                caro utilizador...
                                os IPO's são obrigados por lei a ter todos os equipamentos certificados pelo IPAC.
                                que eu saiba ....nenhuma ou quase nenhuma casa de alinhamentos tem as maquinas certificadas uma entidade reguladora reconhecida.

                                o Ripometro mede o paralelismo entre as rodas e fá-lo na unidade de medida que é o metro por quilometro e nunca percentagens!

                                nenhum carro mede desvio de 4 metros e imediatamente de seguida mede 10 metros noutra linha ao lado!
                                isso só acontece se o teste for mal feito.
                                existem maus profissionais em todo lado.

                                são raras as casas que alinham MB que têm ou usam os inclinometros e barras de convergencia correctas para cada modelo e variante especifica.
                                Boas !

                                Nunca encontrei uma casa em que tenha sentido que quem estivesse a alinhar realmente percebesse do assunto ...

                                No caso da minha carrinha, por ex, uma W210 E220CDI Avantgarde, há apenas um "alinhamento correcto" , ou pode ser alinhada para um modo mais desportivo em curva VS comer menos os pneus .
                                É que esta carrinha sempre tendeu a comer muito os pneus por dentro, especialmente no eixo traseiro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Aproveito o tópico pata fazer uma pergunta:

                                  Nas férias vou trocar os pneus de trás pelos da frente (e já devia ter ido porque vai quase com 18.000 km)
                                  Queria aproveitar e alinhar a direcção, porque a Octavia desde nova foge um bocadinho para a direita (o que faz com que o volante fique ligeiramente descentrado)

                                  Duas semanas depois de comprar a carrinha fui à Skoda porque o desvio era sensível. Ficou melhor, mas não eliminou totalmente o desalinhamento.
                                  Em conversa com um empregado, disse-me ele que nestes carros - talvez por terem Esp, digo eu... - quando se alinha a direcção é necessário ligar o "computador à centralina".

                                  Há 2 meses tive um furo e quando fui arranjar o pneu à casa onde costumo ir - e que me inspira confiança - falei com o dono e perguntei-lhe isso. Ele não me soube dizer... Falando que talvez fosse para definir o "ponto zero". Mas julgo que nunca o fez...

                                  Já nem sei o que fazer... se é melhor ficar quieto e não fazer nada (para evitar que me desregulem algum parâmetro) ou se isso de "ligar o carro à máquina" é mais uma fábula de mecânicos, e necessária apenas quando o trem dianteiro é totalmente desmontado...

                                  O que dizem ?
                                  Editado pela última vez por JPR; 24 July 2012, 01:23.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                                    .........................Duas semanas depois de comprar a carrinha fui à Skoda porque o desvio era sensível. Ficou melhor, mas não eliminou totalmente o desalinhamento...............
                                    Em conversa com um empregado, disse-me ele que nestes carros - talvez por terem Esp, digo eu... - quando se alinha a direcção é necessário ligar o "computador à centralina".

                                    ................ou se isso de "ligar o carro à máquina" é mais uma fábula de mecânicos, .............O que dizem ?
                                    Não sendo muito entendido nisto penso que isto são os novos mecânicos de hoje em dia (ou deve-se chamar "substituidores de peças" a esses mecânicos, e não ponho todos no mesmo saco porque ainda há bons mecânicos não é fácil é encontrá-los e quando se encontram têm sempre a oficina cheia ), quando não fica um serviço bem feito (como disse anteriormente "Duas semanas depois de comprar a carrinha fui à Skoda porque o desvio era sensível. Ficou melhor, mas não eliminou totalmente o desalinhamento") a culpa não é do trabalho efectuado é do ...... acho que será mais por a€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€eios que outra coisa, ligar á máquina sempre dá mais uns de ganho á oficina e não sei se será o caso ou não porque nem conheço a oficina em questão.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O alinhamento deve ser uma área um bocado específica, para além das máquinas necessárias.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                                        O alinhamento deve ser uma área um bocado específica, para além das máquinas necessárias.
                                        Tenho formação feita na Cometil (para quem conhece, é um dos fornecedores de elevadores de alinhamento, máquinas de montar pneus, etc...) e alinhar direcções como deve ser, não é pêra doce. Quando é para ir a inspecção B então mais vale deixar o carro de manhã e levanta-lo ao fim do dia, pois as tolerâncias são mínimas... Carros de tracção traseira então, é do piorio... Mas convenhamos, a maior parte das casas que montam pneus e alinham carros não têm todas as ferramentas necessárias para o fazer minimamente... A barra para as rodas nos MB, o ajustador (ou lá como aquilo se chama) de câmber para sistemas McPherson... Ah pois é.... É material que custa €, e fazer esse tipo de trabalho não leva 15 min... Nem custa 25€.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pois, por isso não fiquei chateado quando na Skoda não conseguiram eliminar totalmente o desalinhamento.

                                          Resta é a minha dúvida quanto à centralina...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
                                            Tenho formação feita na Cometil (para quem conhece, é um dos fornecedores de elevadores de alinhamento, máquinas de montar pneus, etc...) e alinhar direcções como deve ser, não é pêra doce. Quando é para ir a inspecção B então mais vale deixar o carro de manhã e levanta-lo ao fim do dia, pois as tolerâncias são mínimas... Carros de tracção traseira então, é do piorio... Mas convenhamos, a maior parte das casas que montam pneus e alinham carros não têm todas as ferramentas necessárias para o fazer minimamente... A barra para as rodas nos MB, o ajustador (ou lá como aquilo se chama) de câmber para sistemas McPherson... Ah pois é.... É material que custa €, e fazer esse tipo de trabalho não leva 15 min... Nem custa 25€.
                                            Então e achas que é possivel alinhar uma carrinha como a minha MB Classe E 220 CDi Avantgarde do ano 2000 , por forma a que ela não coma os pneus por dentro, e simultaniamente passe nas inspecções ?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                              Então e achas que é possivel alinhar uma carrinha como a minha MB Classe E 220 CDi Avantgarde do ano 2000 , por forma a que ela não coma os pneus por dentro, e simultaniamente passe nas inspecções ?
                                              Óbvio. Tenhas tu os € e a oficina o equipamento. Atenção, ela vai sempre "comer" um bocado mais de pneu por dentro que por fora, devido à geometria da suspensão, mas tal só se deve tornar óbvio quando o desgaste do pneu chega aí aos 85-90%...

                                              JPR: A Skoda tem que ser ligada à "máquina" para fazer o "reset" ao sensor de posição da coluna de direcção.

                                              Comentário


                                                #24
                                                boas já que estão a falar de uma coisa que percebo vou tentar ajudar.
                                                1º esse relatorio de alinhamento do mercedes penso que podia ter ficado melhor,mas atrás dá muito trabalho enquanto que á frente alinham apenas convergencia.para ficar a 100% é preciso perder muito tempo e utilizar ferramentas especificas como já foi mencionado.
                                                2º para comer menos pneu por dentro não é dificil mas temos de ignorar os valores de fabrica o que pode prejudicar a segurança em curva.
                                                3º para um alinhamento bem feito é preciso ligar á maquina mas nem todos os carros dão.isso faz-se para ter a certeza que o volante está bem centrado podendo vir a interferir com o funcionamento do abs e do esp.
                                                4º há muito carros que não alinham a convergencia a zeros como os mercedes por ex que para ir á inspeção têm de ser postos a zero e depois voltar a alinhar.
                                                espero ter ajudado

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
                                                  JPR: A Skoda tem que ser ligada à "máquina" para fazer o "reset" ao sensor de posição da coluna de direcção.
                                                  Obrigado pelo esclarecimento, fadjadjas.
                                                  Esse reset... é algo simples e que a maior parte das casas de pneus efectua, ou algo mais específico e que exige um cabo VAG e/ou conhecimento para entrar nos menus, etc ?~

                                                  Um abraço

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    não é preciso fazer reset nenhum! convem ligarem para centrarem bem o volante.
                                                    é utilizada uma maquina de diagnostico portatil normalmente da bosch escolher no menu suspensão/direção ou valores reais,penso que a skoda não dá...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Sempre ouvir falar que há carros - principalmente os mercedes - que têm que ser desalinhados para ir à inspecção.

                                                      Tenho a minha carrinha MB Classe E do ano 2000, (220 cdi avantgarde) desde que a comprei em 2004 , e de uma forma ou outra

                                                      sempre consegui fintar a inspecção anual, sendo que em muitos anos passou "por favor" com a anotação da direcção desalinhada.

                                                      Este ano não consegui mesmo. Imbirraram para caraças, uma vez que a carrinha já trazia a anotação desde o ano passado.

                                                      Recorde-se que mudei ha uns meses tudo e mais alguma coisa na suspensão, rotulas, casquilhos, etc.
                                                      Mandei afinar numa casa que me recomendaram "especialista" em mercedes, e tem estado porreiro na optica do utilizador.
                                                      Ah, e sobretudo os pneus parecem estar a gastar de uma forma uniforme.

                                                      Uso os 215/55 R16 , e nos ultimos anos tenho tido casos de pneus que até metem pena, comidos por dento até começar a mostrar

                                                      a tela, quando o resto do pneu ainda aparenta nem meio desgaste. (sempre michelin pilot primacy).




                                                      Hoje perdi tempo para caraças com esta palhaçada. Mais de meio de trabalho !
                                                      Resolvi as pintelhiçes com que me tinham chumbado o carro conjuntamente com o desalinhamento, e confesso que nem mexi no

                                                      alinhamento, na esperança que eles desistissem e la passassem a carroça.

                                                      Porque isto é uma hipocrisia. Os coitados dos inspectores sabem bem que isto é assim, sabem bem que os ripometros não medem

                                                      correctamente os alinhamentos, apenas um dos muitos parametros de alinhamento que os carros modernos hoje em dia possuem .
                                                      Ja para nem falar dos amortecedores, pelos vistos so conseguem medir se houver desequilibri entre os amortecedores, pois se

                                                      estiverem ambos lixados, é aprovado .
                                                      Mais ainda: se um carro passar nos ripometros das 2 linhas habitualmente existentes nos ipo´s, vão dar valores diferentes ..

                                                      é a escolha do freguês, num ano pedi para fazerem a experiencia, e numa linha a minha carrinha dava 10metros / km, e na outra

                                                      tinha menos de 5 !

                                                      Esta não é a minha especialdiade, por isso é possivel que esteja a dizer muitas asneiras. Eu sou informatico

                                                      E não percebo como pode haver tanta subjectividade à volta disto dos alinhamentos das direcções.

                                                      A minha carrinha é do ano 2000. Ora, no ano 2000 o ultimo grito tecnologico era o windows millenim , pois o xp so saiu no

                                                      final de 2001!
                                                      Será que em 12 anos, nos centros de inspecção ainda não tiveram tempo para perceber que estas carrinhas (e outras parecidas)

                                                      têm especificidades que não podem ser lidas no ripometro ?
                                                      Aposto que ainda usam o windows millenim ou o 98



                                                      O coitado do inspector bem encolheu os ombros e que não me conseguia fazer nada.
                                                      Deixou-me sair para ir alinhar a direcção sem o chumbar imediatamente. Foi porreiro páh.
                                                      Lixadissimo, la fiz 50 kms até a casa de pneus que me inspira mais confiança.
                                                      A carrinha estava com os parametros correctos, e a gastar bem os pneus.
                                                      Desalinharam e corrigiram o que o inspector não queria , o qual ele me disse e era algo tipo "6 7 vertical"

                                                      Voltei a correr para ainda conseguir reinspeccionar o carro antes de fecharem, e la passou.

                                                      Confesso que nos 50 kms não senti a carrinha com um comportamento pior com este alinhamento "proximo do zero". Mas tambem nao

                                                      a senti melhor, acho que esta igual.
                                                      Segundo o rapaz dos alinhamentos, assim come é os pneus por dentro num instante, por isso têm que fechar um pouco à frente,

                                                      para contrariar o quanto as rodas tendem a abrir com a deslocação, e assim leva a gastar o pneu por igual.


                                                      Conclusão: Com esta palhaçada toda tinha a carrinha boa, tive que a ir desalinhar, e amanha de manhã tenho que a ir alinhar

                                                      novamente com o alinhamento definitivo.

                                                      no total 1 dia de trabalho perdido e uns 200kms com voltinhas à pala disto. Brincadeira, né ?

                                                      Seja como for, não vou voltar ao centro de inspecções onde tenho ido nos ultimos anos. Vou passar a ir a um que existe a

                                                      poucas centenas de metros da casa de pneus da minha confiança, pois se é para estar sujeitado a esta macacada, prefiro fazer

                                                      tudo num so sitio , em vez de andar feito parvo de um lado para o outro .

                                                      A minha carrinha a ser desalinhada


                                                      A maquina é uma John Beam Visualiner, tipo estas :





                                                      E este é o relatorio do ultimo alinhamento feito ha uns meses:

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Esse último alinhamento que colocaste no teu último post não está de todo correcto, tem ali muitos valores fora dos parâmetros.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ja foi alinhada hoje de manhã com os valores definitivos .

                                                          Ficou impecavel

                                                          Agora so espero é que daqui a uns meses os pneus não começem a aparecer comidos por dentro , como ja me aconteceu noutras vezes .

                                                          Foi este o relatorio final do alinhamento:

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Deixaram-te um valor de cáster da frente esquerda e os de convergência da frente todos fora dos parâmetros e achas que ficou impecável?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X