Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Corsa B TD ao relanti parece "manco".

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Corsa B TD ao relanti parece "manco".

    Boas. Tenho um corsa B TD de 97 com 450.000 kms. Nunca teve problemas de motor. Atrasei-lhe um pco a bomba porque andava a gastar um bocado e com mt fumo. Se calhar atrasei demais, mas andava o que precisava... No fim-de-semana fiz uma viagem de 300 kms em autoestrada, sempre prego a fundo, mas raramente acima dos 150 (máximo de 160), e aguentou-se bem. No dia seguinte, quando vou liga-lo, pega logo mas começa a "mancar"... O motor parecia estar a trabalhar so a 1 cilindro, e o carro abanava todo. Tinha pouca força, e só acelerando um pco em ponto morto é que deixava de mancar. Mas ao relanti, voltava ao mesmo. Passados uns minutos em andamento, deixou de fazer isso, e já tinha a força normal. Na viagem de volta, outros 300kms sempre a abrir, também se aguentou bem. No dia seguinte, a frio, volta ao mesmo mancar... Quando aquece, fica normal. Ao fim do dia fui ver o nível do oleo: em menos de 1000 kms bebeu prai 1/2L, se calhar um pco mais! E "só" bebia 2L aos 10.000! Desde que voltei a corrigir o nivel do oleo, não mancou mais, mas também foi há poucos dias... Vou esperar e ver.
    Queria saber se o atraso da bomba, se for demasiado, pode influenciar o consumo de óleo. Se puder, acho que já descobri o problema e já tá resolvido, porque já voltei a adiantar um pouco. Se não for disso, então se calhar o problema está mesmo no motor em si, muito desgaste, e está a beber óleo demais... 0,5L em 1000 kms não dá para aguentar... Mas também já me lembrei que pode ser a bomba do óleo que não puxe bem e não lubrifique bem, sei lá... mas a luz não acende depois de pegar. O óleo que uso é Motul 10w40. Bom demais se calhar, mas não queria meter um 15w40, e arranjo este relativamente barato.
    Ah, e quanto à temperatura, nunca aqueceu excessvamente, e há pouco menos de 1 ano fiz-lhe uma revisão ao circuito: radiador, termostato e liquido novos.
    Qualquer sugestão é bem-vinda.

    Cumprimentos

    #2
    A andar sempre prego a fundo não lhe estás a dar saúde nenhuma. Tudo bem que esses motores são resistentes mas...

    Comentário


      #3
      Não inventes com a bomba injectora, mete o débito de origem ou um pouco mais devido à elevada quilometragem do motor.

      Depois manda medir a compressão.

      Comentário


        #4
        Foi uma excepção, estava com pressa. Em regra tenho andado devagar com ele, que o gasóleo tá caro, e as SCUTS nem se fala... Mas nos ultimos 6 meses já houve alturas em que andava mais depressa, tipo uma semana sempre a 140, 150, as vezes até 160/170, e nunca bebeu óleo como desta vez. Nem "mancava". Por isso é que aconteceu alguma coisa nestes ultimos dias que o fizesse gastar assim tanto. E espero que tenha sido só o atraso da bomba, que gostava de saber se tem influencia, ou pode ter...

        Comentário


          #5
          No débito não mexi, só no avanço. Eu até metia de origem, mas não sei onde é ao certo... Meti o parafuso mais ou menos como está no corsa do meu irmão, que penso que estava de origem. Fica a fenda do parafuso da bomba mais ou menos vertical, mais virado para trás, e os parafusos do relanti mais ou menos a meio...

          Comentário


            #6
            450.000km já não tem vida para andar a fundo, é como pedir a um homem de 60 anos que está bem de saúde que vá correr uma maratona, ele corre-a, mas a que preço???

            Injectores, já verificou?

            Comentário


              #7
              Já há uns tempos estava para medir a compressão, mas é preciso um dia inteiro para isso, na Bosch, e não tenho tido possibilidade para ficar 1 dia sem carro. E também já me disseram que se pega bem em frio, e anda bem, não há necessidade de estar a gastar dinheiro nisso. Se custasse a pegar é que há era preciso ver se é da compressão. E ele a frio, pega bem.

              Comentário


                #8
                Injectores não sei, mas bicos levou novos aos 300.000kms, e na ultima manutenção viram os bicos, por causa do fumo, e disseram que estavam razoáveis... Os injectores mm, nao sei. Há tempos tb meti 1/2 litro de oleo de mota 2T num deposito, dizem qeu ajuda na lubrificação de componentes da bomba, injectores, etc... E por acaso na altura até me pareceu que fez bem, não acho que tenha relação com isto. Já la vao uns 5 ou 6 depositos pelo meio. E só meto BP.

                Comentário


                  #9
                  podem os bronzes que ligam as bielas à cambota ter ido à vida. Em quente, não ouve um ruído diferente, uma vibração esquisita, é que nestes casos o movimento da biela com o movimento da cambota fica dificultado....

                  Só uma sugestão, nem mecânico sou....

                  Comentário


                    #10
                    Viu o nivel do liquido refrigerante, está no nível, não tem vestígios de oleo, é que essas cabeças de motor têm muita tendência para empenar.

                    Comentário


                      #11
                      Em quente trabalha bem. So abana mais se estiver em ponto morto com o pedal da embraiagem em cima. Se carregar, fica suave. Isto ou é a embraiagem já nas ultimas, ou o volante do motor, mas isso é o mal menor... E provavelmente também aquecia muito se os bronzes tivessem ido à vida, devido ao aumento do atrito, mas não... Com estes ultimos dias frio, até custa é a aquecer.
                      O liquido está limpinho, nada de óleo.

                      Comentário


                        #12
                        Sendo assim...... o mais provável é o problema estar mesmo no circuito de alimentação. Já agora, o filtro de ar tem quantos km?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por jorgemvo Ver Post
                          Em quente trabalha bem. So abana mais se estiver em ponto morto com o pedal da embraiagem em cima. Se carregar, fica suave. Isto ou é a embraiagem já nas ultimas, ou o volante do motor, mas isso é o mal menor... E provavelmente também aquecia muito se os bronzes tivessem ido à vida, devido ao aumento do atrito, mas não... Com estes ultimos dias frio, até custa é a aquecer.
                          O liquido está limpinho, nada de óleo.
                          1ª Parte

                          Bom, como é Opel, é sabido que não passam dos 100K, por isso já deves ir no terceiro motor. A minha sugestão é comprares mais outro, pelos vistos o último fez-te menos que 100K, azar...

                          Quanto ao consumo de óleo, também é sabido que os Opel são carros cheios de vontades, como não lhe dás gasóleo, foi buscar óleo, arde à mesma...

                          2ª parte.

                          Em alternativa, quando foi a última vez que trocaste a embraiagem? Se embraias e deixa de abanar, provavelmente é problema da embraiagem ou peça a ela associada, por exemplo o volante motor.

                          O consumo de óleo pode ter sido um incidente isolado, verifica e comprova nos próximos tempos. Com essa quilometragem, também não espanta que consuma óleo, sobretudo quando andas com ele a 160.
                          Verifica possíveis fugas, se o problema persistir e não detectares fugas, o problema é da idade, como quem diz em linguagem auto, dos segmentos. Poderás confirmar o diagnóstico através da cor e cheiro dos gases de escape ou pela presença de depósitos de óleo nos escape e zonas adjacentes.


                          Cumps!
                          Editado pela última vez por campos1; 28 October 2011, 18:47.

                          Comentário


                            #14
                            Ve o estado das velas incandescentes o tempo frio chega e são precisas :D
                            Vai a um mecânico de confiança e pede para acertar o ponto da bomba, e ve se não esta na hora da revisão.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                              1ª Parte

                              Bom, como é Opel, é sabido que não passam dos 100K, por isso já deves ir no terceiro motor. A minha sugestão é comprares mais outro, pelos vistos o último fez-te menos que 100K, azar...

                              Quanto ao consumo de óleo, também é sabido que os Opel são carros cheios de vontades, como não lhe dás gasóleo, foi buscar óleo, arde à mesma...

                              2ª parte.

                              Em alternativa, quando foi a última vez que trocaste a embraiagem? Se embraias e deixa de abanar, provavelmente é problema da embraiagem ou peça a ela associada, por exemplo o volante motor.

                              O consumo de óleo pode ter sido um incidente isolado, verifica e comprova nos próximos tempos. Com essa quilometragem, também não espanta que consuma óleo, sobretudo quando andas com ele a 160.
                              Verifica possíveis fugas, se o problema persistir e não detectares fugas, o problema é da idade, como quem diz em linguagem auto, dos segmentos. Poderás confirmar o diagnóstico através da cor e cheiro dos gases de escape ou pela presença de depósitos de óleo nos escape e zonas adjacentes.


                              Cumps!
                              Essa parte dos Opel não fazerem mais que 100K é gozo, né? É Opel, mas é Isuzu, talvez por isso é que nunca tive problemas nem de motor, nem bomba, nem caixa... Só mesmo o turbo pra rectificar aos 400K, radiador, caixa direcção,e afins... O consumo de óleo vou estar atento até à proxima muda, que é daqui a 2.000.
                              As velas não sei o estado delas, mas esta semana já pegou a frio, e com um frio do caraças, e pegou facilmente, e passados uns 10 minutos ouço o click do relé a desligar-se, portanto essa parte está em ordem.
                              O "mancar" começo a achar que é ar a meter-se no circuito do gasoleo, de alguma forma... ou tubos rachados, qq coisa mal apertada, nao sei... tenho que ver. É quase como quando se troca o filtro de gasoleo, e não se enche antes o filtro com gasoleo, depois a pegar custa, começa a soluçar. Por causa de ar no circuito. É assim qq coisa do genero. Já vou trocar o filtro de gasoleo na proxima muda e ver se passa... O filtro do ar já vai fazer 10.000 (mudo de 10 em 10, e dou-lhe uma sacudidela aos 5.000). Obrigado pelas dicas, vou estar mais atento, e tentar nao puxar tanto por ele. Mas como ele pede... :D

                              Comentário


                                #16
                                Podem não estar as 4 velas a funcionar. O TD daqui de casa chegou a ter 3 velas queimadas e o relé fazia o seu trabalho na mesma. E também pegava e tremia mais um bocado e fazia fumo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                  Podem não estar as 4 velas a funcionar. O TD daqui de casa chegou a ter 3 velas queimadas e o relé fazia o seu trabalho na mesma. E também pegava e tremia mais um bocado e fazia fumo.
                                  Boa dica, é a proxima coisa que vou ver quando for ao electricista.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por jorgemvo Ver Post
                                    Em quente trabalha bem. So abana mais se estiver em ponto morto com o pedal da embraiagem em cima. Se carregar, fica suave. Isto ou é a embraiagem já nas ultimas, ou o volante do motor, mas isso é o mal menor... E provavelmente também aquecia muito se os bronzes tivessem ido à vida, devido ao aumento do atrito, mas não... Com estes ultimos dias frio, até custa é a aquecer.
                                    O liquido está limpinho, nada de óleo.
                                    Não fosse a tremideira que relatas e eu dizia-te que o matraquear com o pedal da embraiagem em cima era do rolamento de encosto. Mas sendo assim não faz qualquer sentido.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                      Não fosse a tremideira que relatas e eu dizia-te que o matraquear com o pedal da embraiagem em cima era do rolamento de encosto. Mas sendo assim não faz qualquer sentido.
                                      A tremideira que falo, este problema por que comecei o tópico, não tem a ver com a embraiagem, é outra coisa, talx com a ver com a bomba/sistema de alimentação do gasoleo...

                                      Mas o carro tem OUTRA tremideira, que é o que ja referi da embraiagem (pedal em cima, treme; pedal em baixo, não treme), e ainda faz outra coisa: quando vou mais depressa, acima dos 140/150, o pedal da embraiagem salta! Mas salta mesmo, começa a pinchar. tenho que lhe encostar um pouco o pé para não fazer barulho. Então quando vou mesmo com pressa, prai 170, faz mesmo barulho. Basta passar para 130/140 que deixa de fazer. Isso provavelmte é mesmo embraiagem, e se calhar é o tal rolamento que falas, mas enquanto se aguentar assim, já vai muito bem! Esta embraiagem, kit completo, tem prai 200.000 kms...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por jorgemvo Ver Post
                                        Essa parte dos Opel não fazerem mais que 100K é gozo, né?
                                        É um "mito urbano" muito divulgado por certos fóruns, inclusive neste.

                                        No oposto, tens por exemplo os BMW que nunca dão problemas e quando os dão, é peça de desgate ou defeito de uma peça...

                                        Há alguns Users que defendem a "sua" marca até ao absurdo.

                                        Cumps!

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X