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Comportamento Citroen Xsara 2.0HDI - turbo

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    Comportamento Citroen Xsara 2.0HDI - turbo

    Viva,

    Gostaria colocar aos utentes do fórum se alguém já passou por isto na sua viatura ou tem ideia do que pode ser.
    Então é o seguinte, cá em casa tem-se uma Xsara com 300 mil km em que desde á uns anos o turbo não "entra", isto é, se temos um condução a velocidades pequenas em que não entra o turbo (3000rpm), quando necessitamos dele para andarmos mais ele dá de si, e não é accionado.
    Outras vezes vamos a uma velocidade em que o turbo esta accionado de repente vai-se e só anda aquela velocidade (140kmh - 3000rpm), se descemos daquelas rotações depois só em descida conseguimos voltar a atingir velocidade e que ele entra mas logo saia.
    Já fomos as oficinas da marca gastou-se uma pipa massa, mas nada. Quando vou mecânico para mostrar problema, ele não acontece.. Falaram em perda de pressão, não faço ideia do que seja.

    Aguardo comentário, cumprimentos.

    #2
    Geometria do turbo presa talvez! A wastegate não deve estar a funcionar também...

    Seria importante, já agora, verificar se não há nenhuma fuga nas tubagens do turbo, intercooler e fugas de vácuo.

    Pode ser também o medidor de massa de ar.

    Um conselho: com 300.000km, deverias também fazer uma limpeza à válvula EGR e, se possível, à admissão que devem ter algum carvão. Consequentemente entope as passagens de ar, tendo uma performance muito pobre.

    Comentário


      #3
      Emidio,

      Sou um bocado leigo o que queres dizer com o primeiro paragrafo? O que é geometria e a wastegate?

      Outra questão que ponho, é por exemplo a embraiagem nunca foi mudada, e ultimamente tenho reparado que a 1a e 2a velocidade treme, isso pudera ser dos pratos, ou algum componente que faz parte dele?

      Comentário


        #4
        Wastegate é essencialmente, a válvula que controla os níveis de pressão no Turbo.
        Se está avariada, ou o sensor que a activa está avariado, o que pode acontecer é que o turbo não "enche" ou seja, não adquire a pressão ideal logo o carro perde pujança.
        As tubagens podem também ter fugas como dito pelo Andre.

        Acho estranho ligarem o carro à máquina de diagnóstico e não acusar nada.

        Turbos de geometria variável, são turbos que essencialmente permitem que o turbo assuma configurações a nível de geometria interna (volume por assim dizer) diferentes consoanete as velocidades/rotações. Permite que consigas ter pujança a baixas e altas rotações, reduzindo o "turbo lag".

        Em relação à embraiagem, penso que não estará relacionado com os problemas que descreves. Se a embraiagem não patina então acho que não será por ai, não sou expert, no entanto.
        Editado pela última vez por Nbz; 07 November 2011, 22:36.

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          #5
          Para testares a embraiagem: com o carro parado, puxa bem o travão de mão, carrega na embraiagem e engrena a 2ª velocidade e tenta arrancar com o carro. Vai acontecer 2 coisas; ou ao arrancar o carro vai querer ir-se a abixo, o que é bom sinal, significa que a embraiagem ainda está a agarrar bem; ou então quando tentares arrancar em 2ª, a rotação do carro começar a subir e o carro parado (claro) é sinal que a embraiagem não está em condições.

          Comentário


            #6
            Por exemplo relativamente à sujidade das tubagens e válvulas, é possível com aqueles combustíveis com mais aditivos (GForce ou Ultimatum) ou mesmo aqueles aditivos da STP ser feita, ou só mesmo desmontando as peças e limpar?

            Outra questão ainda é sobre o facto dela em curvas abrir a curva e fugir, isto poderá ser do braço ou algum componente, quais são os efeitos se isto não for reparado? Sinto também uma folga na direcção, pouca, mas será necessário tomar alguma precaução?

            Desde já agradeço pelos comentários, ajudam a ter muita mais noção sobre o problema e assim expor aos mecânicos e não ser leigo.

            Comentário


              #7
              As tubagens só limpando. Podem estar carbonizadas.
              Já verificaste os filtros óleo, ar e combustível? Basta que um filtro de ar esteja entupido ou mal colocado que o carro parece outro.

              O que queres dizer com "em curvas abrir a curva e fugir" ?

              Penso que folga na direcção não será um problema demasiadamente grave. Aliás é facilmente corrigido se não houver dano nos componentes, só tens de corrigir através dum parafuso na caixa de direcção.

              Comentário


                #8
                Os filtros são mudados a cada 10000km, nao vejo que o problema seja por ai... Mas é um ponto a ver.

                No outro dia fui calibrar rodas e eles falaram-me que algo se passava na rotulo do braço da roda dianteira da direita deve ser isso que prejudica a viragem? Os efeitos são prejudiciais?

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                  #9
                  Sim, são prejudiciais.

                  Repara, no meu antigo Fiat Stilo, tinha ambas as rótulas em mau estado. Quando o carro atingia o binário máximo, o carro virava sozinho para os lados. Parecia o chamado torque steering.

                  Suspensões, rótulos, casquilhos, braços de suspensão, ponteiras, tirantes, borrachas e borrachinhas relacionadas com a suspensão e direcção servem para manter o equilíbrio na roda e da direcção do carro.

                  É normal que tenhas algum problema relacionado com casquilhos/suspensão. E com 300.000km com certeza que necessita de uma revisão a nível de casquilhos/suspensão. Quando dizes que foge em curva, provavelmente o carro está descompensado de um dos lados, ou por todo. Normalmente é o lado direito que sofre maior desgaste destes componentes.

                  Os pneus também têm um papel importante, pois são eles que fazem o contacto com a estrada. Que marca/modelo de pneus tens?
                  ----------
                  Em relação ao estar entupido, não vale a pena comprares aqueles aditivos para o combustível, tipo limpa injectores. Com esse dinheiro põe Gforce ou Ultimate como referes e dá uma esticadela ao carro para o combustível passar com pressão nos injectores e fazer alguma limpeza. Para desentupir a sério, é mesmo melhor um mecânico decente (não daqueles que te diz que o problema é da mão e depois é do braço), que te limpe a válvula EGR.

                  Muito rapidamente, a válvula Exauhst Gas Recirculation é uma válvula que faz a reutilização dos gases que acabaram de ser queimados. Ao serem reutilizados, são menos inofensivos quando são expelidos para o ambiente. Têm também a funcionalidade de, como os gases foram queimados e estão quentes, aquecer, manter a temperatura no motor (mais propriamente da câmara de combustão) e optimizar a queima do combustível a baixa/média rotação (se bem que tenho dúvidas acerca deste último ponto, mas eu não sou especialista!).

                  Como é sabido, os gases quando são queimados são ricos em 'carvão', digamos assim, e ao serem reutilizados vão passar novamente na admissão do motor e vão sujá-la, tal como as válvulas de admissão, sensores de admissão e a própria válvula EGR. Não se suja de um dia para o outro, é com a utilização do dia-a-dia do motor. A acumulação deste carvão acontece mais rapidamente num carro com vida citadina, percursos curtos, que não dão espaço nem tempo para esticar e desentupir o motor. Carros com vida mais extra-urbana ou mais intensiva tendem a criar menos carvão.

                  As consequências do ganho de carvão são óbvias, até para um leigo, como dizes. A admissão fica suja, obstruída com carvão, a passagem do ar para o motor torna-se mais difícil e depois daqui é como um cancro: começa a apanhar os componentes em redor, como tubagens, sensores, etc. ...
                  Como tal, o ganho de carvão irá consequentemente afectar o funcionamento da própria válvula EGR, porque se tem carvão, este prende esta válvula e não funciona com eficácia.

                  Esta é a importância de limpar regularmente (60.000km em 60.000km por exemplo) a válvula EGR.


                  Originalmente Colocado por rikhardbraz Ver Post

                  Desde já agradeço pelos comentários, ajudam a ter muita mais noção sobre o problema e assim expor aos mecânicos e não ser leigo.
                  Dispõe sempre! Alguma dúvida que surja, tentaremos explicar-te da melhor maneira
                  Editado pela última vez por AndreEmidio; 08 November 2011, 20:40.

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                    #10
                    Pois, mas a carrinha tem uma vida extra-urbana, mas a verdade é que tem 300mil e não me lembro de ter sido limpo o sistema. Por exemplo aquelas oficinas tipo Norauto ou Car Bosh Service farão isso sem que o preço seja muito alto? Pois o mecânico onde vou não gosto muito, pois diz que vai fazer isto e aquilo e nada.
                    Experimentei fazer aquilo da embraiagem e a carrinha foi abaixo, a rotação desceu e foi abaixo, isto quer dizer que esta boa. Falei com um camarada e ele disse-me podia ser rolamentos, pois ela está a pegar em baixo, mas treme...
                    Os pneus usado na carrinha são Michelin (desde que se comprou-a) modelo não sei sei que é 195/55 R15. Por exemplo falaram-me em eu pedir averbamento 195/50 para diminuir consumos, será possível? É de ter em conta este conselho?

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