Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mondeo mk4 1.8 tdci 125cv - problemas diversos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mondeo mk4 1.8 tdci 125cv - problemas diversos

    Boa noite,
    peço a V/ ajuda no diagnóstico do problema do meu Mondeo. Há algum tempo que a esposa se queixava que o carro já não subia a A24 em direcção a Chaves como o fazia antes (e aquilo sobe e bem). Mas como era verão associou que se tratava do AC a sacar potência ao motor. Eu andava pouco com o carro e onde o faço, normalmente, não dá para puxar muito. Porém hoje eu fiz a A24 e a porra do carro só com muita dificuldade passava dos 140 nas subidas (coisa que antes fazia a 160 de ponteiro ou mais sem problemas). A descer lá ia, mas quando começava a subir era como se um ciclone de vento empurrasse o carro no sentido inverso. Num percurso de montanha com longas rectas, resolvi puxar. Em quarta não passava dos 100 (engasgava), em terceira chegava às 3000 rpm e engasgava, em segunda idem. A descer tudo relativamente normal (nada de engasgar e, acelerando, as rotações vão ao máximo se necessário). Nos regimes médios (entre as 2000 e perto das 3000 rpm) nada de anormal (excepto um único engasganço): o carro anda e puxa relativamente bem. Isto levou-me a pensar que o problema poderá estar caudal do combustível (antes que perguntem, uso Galp, BP, Jumbo... depende dos vales de desconto e da oportunidade) disponível ao motor. Será o filtro do gasóleo saturado? Agradeço as V/ ideias, pois não tenho boa impressão / tido sorte com a assistência da marca.
    Editado pela última vez por fernandevd; 25 June 2012, 12:45.

    #2
    Segundo referes, quando chegas às 3000rpm o carro engasga e não puxa mais. Não sei quantos quilómetros tem o carro, mas isto parece-me que um problema comum do medidor de massa de ar.

    Ou um sensor de pressão do turbo. Se não me engano há 2 e há também um sensor de pressão no colector de admissão.

    Tanto o sensor do turbo como da admissão, são semelhantes a estes:






    (troquei um igual a este no meu Stilo JTD

    Comentário


      #3
      Ora bom,

      o problema mencionado tinha a haver com os filtros completamente obstruídos. Depois de substituídos a EGR começou a bloquear e teve de ser limpa em conjunto com toda a restante tubaria. A partir daí o carro voltou a atingir velocidades normas, a desenvolver bem e o consumo a estabilizar nos 6 a 7,5L/100 (dependendo do percurso). Aproveitou-se ainda para atualizar o firmware para a versão mais atual.
      Infelizmente, continuo com um problema que não é rastreável por software, pois quer modo de andamento quer na oficina o dignóstico indica que todos os parâmetros estão nominais (o funcionamento da EGR, o corte do combustível, etc). Ora em plano ou em descidas, circulando em 5ª ou 6ª por inércia (exemplo, 150Km/H a descer sem pressão no acelerador) quando voltamos a pressionar o acelerador o motor soluça bastante por momentos como se não chegasse gasóleo ao motor. Mantendo a pressão no acelerador e, consequentemente, gastando diesel nas descidas, o carro nunca soluça. Alguém tem ideias? É que não vejo solução já que não acusa nada. Obrigado.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por fernandevd Ver Post
        Ora em plano ou em descidas, circulando em 5ª ou 6ª por inércia (exemplo, 150Km/H a descer sem pressão no acelerador) quando voltamos a pressionar o acelerador o motor soluça bastante por momentos como se não chegasse gasóleo ao motor. Mantendo a pressão no acelerador e, consequentemente, gastando diesel nas descidas, o carro nunca soluça. Alguém tem ideias? É que não vejo solução já que não acusa nada. Obrigado.
        Curiosamente isso também acontece em 2 carros a diesel onde ando esporadicamente, especialmente a frio, até já me ando a convencer que será normal !?

        Comentário


          #5
          Lá estão as revisões muito espaçadas a fazerem mossa nos motores. Qual o intervalo de revisões que o carro faz?

          Filtros completamente entupidos nunca acontece se o intervalo de revisões for de 10 ou 15 mil km...

          Quanto ao problema, eu apontaria para a geometria do turbo com carvão.

          Isso do soluçar é mais ou menos "normal" em motores com turbo de geometria variável, já não é o 1º que utilizo e tem esses sintomas. Mas a EGR limpa, tubos do vácuo sem fugas, geometria do turbo sem carvão, MAF boa, a válvula N75 boa, é muito raro isso acontecer.

          Não obstante, o problema em causa, parece mesmo ser turbo ou MAF.

          O carro vai a andar bem e deixa de puxar, ou anda sempre mal?

          Se anda bem e depois de repente fica preso, é experimentar desligar e depois de seguida ligar a ver se volta a puxar. Se isso acontecer é mesmo a geometria do turbo presa. (em princípio).

          Os motores de vez enquanto também precisam de umas assapadelas, não é andar sempre as 1500 rpm.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
            Lá estão as revisões muito espaçadas a fazerem mossa nos motores. Qual o intervalo de revisões que o carro faz?

            Filtros completamente entupidos nunca acontece se o intervalo de revisões for de 10 ou 15 mil km...

            Quanto ao problema, eu apontaria para a geometria do turbo com carvão.

            Isso do soluçar é mais ou menos "normal" em motores com turbo de geometria variável, já não é o 1º que utilizo e tem esses sintomas. Mas a EGR limpa, tubos do vácuo sem fugas, geometria do turbo sem carvão, MAF boa, a válvula N75 boa, é muito raro isso acontecer.

            Não obstante, o problema em causa, parece mesmo ser turbo ou MAF.

            O carro vai a andar bem e deixa de puxar, ou anda sempre mal?

            Se anda bem e depois de repente fica preso, é experimentar desligar e depois de seguida ligar a ver se volta a puxar. Se isso acontecer é mesmo a geometria do turbo presa. (em princípio).

            Os motores de vez enquanto também precisam de umas assapadelas, não é andar sempre as 1500 rpm.
            Obrigado pela ajuda. A manutenção desde que o comprei é feita todos os 20kKm. O óleo é sintético (5W30) e leva filtros. O carro só muito raramente circula menos do que 1 ou 2 horas consecutivas. O intervalo parece adequado (é o preconizado) e é atingido em menos de um ano.
            Porém quando o comprei, apesar de terem feito a revisão na CAM, não devem ter substituído o filtro do gasóleo. Parecia lama. Depois disso, a EGR bloqueou. Foi limpa, mas a geometria do turbo não foi revista.
            O carro anda muito bem para os 125CV e para o seu peso. Faz as subidas mais íngremes da A24 a 160Km/H. Só no plano e a descer depois de circular por inércia ou gravidade é que soluça quando volto a acelerar. Não é do regime, pois pode ir nas 2000-3000rpm que acontece na mesma. Em quarta nunca dei por nada.

            Comentário


              #7
              Boas,

              Só por curiosidade que combustível usa esse Mondeo?
              Refiro isto porque no Golf do meu pai (motor injector-bomba) ele tinha esse problema/sintoma de em plano ou a descer com o balanço quando voltava a acelerar (aquele pisar leve do acelerador só para manter a velocidade) ele começava a soluçar tipo acelera-desacelera-acelera e ficou resolvido quando ele deixou de abastecer no Jumbo e a meter Ultimate.

              Ele actualmente faz um depósito de Jumbo e outro de Ultimate alternados e por enquanto nunca mais se queixou...

              Informo que não fomos a nenhum mecânico porque não indicava nenhum erro no CB foi mesmo experiência própria.


              Cumprs

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Vipauer Ver Post
                Boas,

                Só por curiosidade que combustível usa esse Mondeo?
                Refiro isto porque no Golf do meu pai (motor injector-bomba) ele tinha esse problema/sintoma de em plano ou a descer com o balanço quando voltava a acelerar (aquele pisar leve do acelerador só para manter a velocidade) ele começava a soluçar tipo acelera-desacelera-acelera e ficou resolvido quando ele deixou de abastecer no Jumbo e a meter Ultimate.

                Ele actualmente faz um depósito de Jumbo e outro de Ultimate alternados e por enquanto nunca mais se queixou...

                Informo que não fomos a nenhum mecânico porque não indicava nenhum erro no CB foi mesmo experiência própria.


                Cumprs
                Tem andado com diesel normal da Galp e faz. Já andou com Jumbo e fazia. Vou experimentar o BP Ultimate a ver se cura.

                Comentário


                  #9
                  Boas,

                  No primeira abastecimento que fizeres com Ultimate mete só, por exemplo, €20 e gasta-o todo (é para usar todo o "normal" que ainda lá resta). No próximo já podes meter mais para ele rolar uns km com aquele combustível.

                  Depois deixa aqui o resultado...

                  Cumprimentos e boa sorte.

                  Comentário


                    #10
                    Boa tarde,

                    antes de poder dar feedback sobre o problema dos soluços em andamento, venho pedir a V/ opinião para uma situação de climatização. No regimes baixos o AC automático bi-zona funciona normalmente. Se necessário sai frio e bem. A partir dos 120Km deixa de funcionar e só sai ar forçado, tornando as viagens em autoestrada pouco confortáveis. A ventoinha do radiador funciona. Será algum problema de pressão? Com o aumento das rpms/velocidade o compressor estará a desligar por excesso de pressão? Ontem na garagem levei o carro quase às 3000rpms e continuava a produzir frio.

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X