Boa noite,
peço a V/ ajuda no diagnóstico do problema do meu Mondeo. Há algum tempo que a esposa se queixava que o carro já não subia a A24 em direcção a Chaves como o fazia antes (e aquilo sobe e bem). Mas como era verão associou que se tratava do AC a sacar potência ao motor. Eu andava pouco com o carro e onde o faço, normalmente, não dá para puxar muito. Porém hoje eu fiz a A24 e a porra do carro só com muita dificuldade passava dos 140 nas subidas (coisa que antes fazia a 160 de ponteiro ou mais sem problemas). A descer lá ia, mas quando começava a subir era como se um ciclone de vento empurrasse o carro no sentido inverso. Num percurso de montanha com longas rectas, resolvi puxar. Em quarta não passava dos 100 (engasgava), em terceira chegava às 3000 rpm e engasgava, em segunda idem. A descer tudo relativamente normal (nada de engasgar e, acelerando, as rotações vão ao máximo se necessário). Nos regimes médios (entre as 2000 e perto das 3000 rpm) nada de anormal (excepto um único engasganço): o carro anda e puxa relativamente bem. Isto levou-me a pensar que o problema poderá estar caudal do combustível (antes que perguntem, uso Galp, BP, Jumbo... depende dos vales de desconto e da oportunidade) disponível ao motor. Será o filtro do gasóleo saturado? Agradeço as V/ ideias, pois não tenho boa impressão / tido sorte com a assistência da marca.
peço a V/ ajuda no diagnóstico do problema do meu Mondeo. Há algum tempo que a esposa se queixava que o carro já não subia a A24 em direcção a Chaves como o fazia antes (e aquilo sobe e bem). Mas como era verão associou que se tratava do AC a sacar potência ao motor. Eu andava pouco com o carro e onde o faço, normalmente, não dá para puxar muito. Porém hoje eu fiz a A24 e a porra do carro só com muita dificuldade passava dos 140 nas subidas (coisa que antes fazia a 160 de ponteiro ou mais sem problemas). A descer lá ia, mas quando começava a subir era como se um ciclone de vento empurrasse o carro no sentido inverso. Num percurso de montanha com longas rectas, resolvi puxar. Em quarta não passava dos 100 (engasgava), em terceira chegava às 3000 rpm e engasgava, em segunda idem. A descer tudo relativamente normal (nada de engasgar e, acelerando, as rotações vão ao máximo se necessário). Nos regimes médios (entre as 2000 e perto das 3000 rpm) nada de anormal (excepto um único engasganço): o carro anda e puxa relativamente bem. Isto levou-me a pensar que o problema poderá estar caudal do combustível (antes que perguntem, uso Galp, BP, Jumbo... depende dos vales de desconto e da oportunidade) disponível ao motor. Será o filtro do gasóleo saturado? Agradeço as V/ ideias, pois não tenho boa impressão / tido sorte com a assistência da marca.
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