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Skoda Octavia TDI pega mal quando quente

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    Skoda Octavia TDI pega mal quando quente

    Olá a todos
    Já há algum tempo o meu Octavia TDI de 2000 anda a pegar mal a quente. Tenho
    já várias opiniões sobre a provável causa, mas gostaria de saber as vossas.

    Andei assim algum tempo porque quis esperar pela revisão, que coincidia com a altura
    da mudança do kit de distribuição. Revisão feita (óleo, filtros e kit de distribuição completo, incluindo bomba de água), os sintomas permanecem.
    Em jeito de parêntesis, deixem-me referir que o mecânico encontrou um avanço irregular de "meio dente" - palavras dele - num dos carretos da árvore de cames. O facto é que o motor ficou mais suave no funcionamento, assim como deixou de tremer nos momentos subsequentes a por-se em marcha. Porreiro.

    As teorias de causa provável são as seguintes:
    1. Bateria a ficar nas "lonas" - a bateria tem 4 anos e, sinceramente, não mandei ainda medir o "boost", de modo que pode bem ser por aqui.

    2. Motor de arranque sub-dimensionado para o TDI 1.9 110 cv - se fosse sub-dimensionado isso não se manifestaria desde sempre??

    3. As vossas, que desde já agradeço

    #2
    Bomba injectora ou algum injector nas lonas.

    Comentário


      #3
      Vê o estado da bateria, costuma ser isso.

      Mais grave poderá ser algum injector ou bomba injectora (como o Movyk referiu e bem) ou ainda o motor a dar o berro (falta de compressão) consome óleo?

      Comentário


        #4
        Mede a saúde da bateria.

        Também suspeito de problema de junta, mas é só mesmo suspeita sem caso para alarme. Vamos partir para os componentes mais simples!

        Quantos quilómetros tem o carro?

        Comentário


          #5
          Bateria quase de certeza.

          Se quiseres dispistar esta hipotese, experimenta meter o teu carro a trabalhar com cabos ligados a uma bateria boa. Vais ver que o carro vai pegar bem.

          Comentário


            #6
            Quantos Km tem?
            Quando há dificuldades em pegar em quente o problema pode ser falta de compressão.

            Em frio pega bem?

            Comentário


              #7
              Pode ser fuga de pressão na bomba Tandem ou bomba de pressão de gasóleo.
              Isto é normal nos TDI's dessa altura.

              É uma bomba repartidora de gasóleo para os injectores que perde pressão pela junta e depois custa a pegar até voltar a ganhar pressão.

              Procura na net informação sobre esta bomba que deverás encontrar muitos relatos sobre o mesmo problema.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                Vê o estado da bateria, costuma ser isso.

                Mais grave poderá ser algum injector ou bomba injectora (como o Movyk referiu e bem) ou ainda o motor a dar o berro (falta de compressão) consome óleo?
                Sim, de facto tenho de ver o estado da bateria, é o ponto de partida. Thanks!

                Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
                Mede a saúde da bateria.

                Também suspeito de problema de junta, mas é só mesmo suspeita sem caso para alarme. Vamos partir para os componentes mais simples!

                Quantos quilómetros tem o carro?
                Junta...da culassa?...Essa junta é metálica, não queima assim, e o motor nunca levou nenhum escaldão...e vai com perto de 270k.

                Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
                Bateria quase de certeza.

                Se quiseres dispistar esta hipotese, experimenta meter o teu carro a trabalhar com cabos ligados a uma bateria boa. Vais ver que o carro vai pegar bem.
                Boa idéia!!

                Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                Quantos Km tem?
                Quando há dificuldades em pegar em quente o problema pode ser falta de compressão.

                Em frio pega bem?
                Em frio é meia volta ao motor de arranque!!!

                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                Pode ser fuga de pressão na bomba Tandem ou bomba de pressão de gasóleo.
                Isto é normal nos TDI's dessa altura.

                É uma bomba repartidora de gasóleo para os injectores que perde pressão pela junta e depois custa a pegar até voltar a ganhar pressão.

                Procura na net informação sobre esta bomba que deverás encontrar muitos relatos sobre o mesmo problema.
                ...e essa bomba Tandem está visível?...se sim, a fuga na junta poderá apresentar babanço que se possa ver facilmente?...

                Obrigado a todos!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Prax Ver Post
                  ...e essa bomba Tandem está visível?...se sim, a fuga na junta poderá apresentar babanço que se possa ver facilmente?...

                  Obrigado a todos!


                  É a peça que está no quadrado vermelho

                  Comentário


                    #10
                    Uma imagem fala por mil palavras...obrigado Alpiger vou verificar.
                    P.S.: Aquele sistema CDA é que vinha mesmo a calhar

                    Comentário


                      #11
                      Qual é a letra de motor?

                      Comentário


                        #12
                        Esses motores a quente, quando se dá à chave, só injectam combustível depois das 200rpm. Basta a bateria fraquejar um pouco para acontecer isso.

                        Comentário


                          #13
                          bateria ou motor de arranque (escovas)

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                            Esses motores a quente, quando se dá à chave, só injectam combustível depois das 200rpm. Basta a bateria fraquejar um pouco para acontecer isso.
                            Ora aqui está algo que eu não sabia, obrigado!

                            De resto agradeço a todos, mais uma vez, acrescentando um dado novo. O comando de portas da chave já me falhava há algum tempo, de modo que resolvi mudar as pilhas.
                            Só isso não resolveu o problema de abrir as portas, pelo que tive de limpar os contactos internos do comando e após esta operação então sim, o sistema de abertura/fecho ficou como
                            novo.

                            Agora há uma coisa, efeito de sugestão ou não, o certo é que - parece-me - o motor ficou a pegar melhor a quente. Eu que sou leigo no assunto, penso assim: o imobilizador faz
                            a validação através do comando da chave, certo? Se o comando da chave não funcionar bem (ou for inexistente) o carro simplesmente não trabalha, certo? Faz sentido o que eu disse ou nem por isso?...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Prax Ver Post
                              Ora aqui está algo que eu não sabia, obrigado!

                              De resto agradeço a todos, mais uma vez, acrescentando um dado novo. O comando de portas da chave já me falhava há algum tempo, de modo que resolvi mudar as pilhas.
                              Só isso não resolveu o problema de abrir as portas, pelo que tive de limpar os contactos internos do comando e após esta operação então sim, o sistema de abertura/fecho ficou como
                              novo.

                              Agora há uma coisa, efeito de sugestão ou não, o certo é que - parece-me - o motor ficou a pegar melhor a quente. Eu que sou leigo no assunto, penso assim: o imobilizador faz
                              a validação através do comando da chave, certo? Se o comando da chave não funcionar bem (ou for inexistente) o carro simplesmente não trabalha, certo? Faz sentido o que eu disse ou nem por isso?...
                              Eu diria que é o tal efeito sugestão! Julgo que o teu carro não precisa de pilhas para desactivar o imobilizador...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                                bateria ou motor de arranque (escovas)
                                Obrigado pela dica, colega MonteiroRibas, esses componentes já foram despistados. Segundo o mecânico, ambos estão em bom estado e a funcionar correctamente.
                                Sugeriu-me também que o problema estará no circuito de alimentação (gasóleo), nomeadamente a bomba injectora, que terá um módulo com afinação (mecânica?).
                                Aconselhou-me uma casa especializada em bombas injectoras, até estou a tremer...

                                Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
                                Eu diria que é o tal efeito sugestão! Julgo que o teu carro não precisa de pilhas para desactivar o imobilizador...
                                Boa. Também não sabia. Obrigado

                                Comentário


                                  #17
                                  Escovas do motor de arranque quase de certeza.

                                  Para teres a certeza faz isto, se souberes ou conseguires alguém que te faça.

                                  [DIY] Melhorar o arranque a quente nos TDI

                                  Eu no meu antigo Golf fiz isto e ficou bom a pegar, mas o carro fica com menos baixa. Não gostei e meti como estava e mandei reparar o motor de arranque. Ficou 5 estrelas.
                                  Editado pela última vez por SenhorVX; 16 November 2011, 16:34.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Prax Ver Post
                                    Obrigado pela dica, colega MonteiroRibas, esses componentes já foram despistados. Segundo o mecânico, ambos estão em bom estado e a funcionar correctamente.
                                    Sugeriu-me também que o problema estará no circuito de alimentação (gasóleo), nomeadamente a bomba injectora, que terá um módulo com afinação (mecânica?).
                                    Aconselhou-me uma casa especializada em bombas injectoras, até estou a tremer...


                                    Boa. Também não sabia. Obrigado
                                    Prax,

                                    Se me permites, eu iria tentar uma segunda opinião, ou se quiseres, "um ver para crer".

                                    Tenho um carro com o motor igual ao teu e os sintomas eram exactamente os mesmos. E era a bateria...

                                    Não colocando completamente de lado a questão da bomba injectora, não me faz muito sentido que se tenha desafinado (foi o que interpretei do teu post).

                                    Chamo à atenção que mexer numa bomba injectora, para além de ser dispendioso pode ser o início de "uma carga de trabalhos". No meu carro também tive de mexer na bomba (problema com um retentor que fazia aparecer uma humidade de gasóleo) e, ao fim de n iterações, dei-me por contente quando o carro ficou mais ou menos.

                                    Abraço e boa sorte nessa resolução
                                    Editado pela última vez por Veritati; 16 November 2011, 18:03. Razão: Erro ortográfico

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
                                      Prax,

                                      Se me permites, eu iria tentar uma segunda opinião, ou se quiseres, "um ver para querer".

                                      ...
                                      querer o quê?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                        querer o quê?
                                        Excelente. Deste um contributo fantástico.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
                                          Excelente. Deste um contributo fantástico.
                                          corrigir o que está mal para ti não tem valor?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                            corrigir o que está mal para ti não tem valor?
                                            Claro que tem valor. Não acho é que forma como colocaste o teu reparo tenha sido a agradável

                                            Mas isso não interessa. O erro já está corrigido. Só falta mesmo é ajudar o Prax na resolução

                                            Comentário


                                              #23
                                              Exacto!!...E a ajuda está a ser preciosa, mais uma vez agradeço a todos, têm sido espectaculares - como sempre. Não vale a pena entrarmos em guerrinhas por causa de pormenores sem importância

                                              Depois de ter despistado os potenciais problemas na bateria e motor de arranque, há, no entanto, colegas que continuam a insistir (SenhorVX e Veritati). Isso deixa-me perplexo, confuso e preocupado (uma
                                              desgraça nunca vem só, lol ).

                                              O teste da bateria foi efectuado com um dispositivo que se liga à bateria com "crocodilos", é introduzida uma carga no circuito (resistência de baixo valor ohmico e grande dissipação) simulando o motor de
                                              arranque em funcionamento e todo o processo é monitorizado através de um medidor analógico com três zonas - verde, amarelo e vermelho. Como se chama esse dispositivo?...
                                              Depois do teste o ponteiro permaneceu na zona verde, embora perto da fronteira com o amarelo. Foi o suficiente para o mecânico declarar a boa saúde da bateria.

                                              O teste do motor de arranque foi a "olhómetro" - dei à chave, o mecânico ouviu o bicho cantar e declarou também a boa saúde do mesmo. Que dizer, o homem não anda nisto há dois dias...

                                              O certo é que ainda não fiz o teste da "chucha" com uma bateria suplementar. Porém pensei que o tal dispositivo dispensaria tal teste, se calhar não...?

                                              Quanto a mexer na programação não sou muito favorável a essa opção, pelas razões já apontadas pelo colega SenhorVX.
                                              Mexer na bomba injectora está-me a custar, não só pelos custos €, mas porque, como alguém disse, pode ser o princípio de uma fabulosa dor de cabeça...
                                              Acho que vou mesmo fazer o teste da "chucha"...está tudo em aberto.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Quanto ao motor de arranque o meu também tinha um funcionamento aparentemente normal. Mas o meu mecânico na altura era mecânico na Expocar e fez logo o diagnostico. Sempre me fez espécie, pela lógica se pegava bem a frio não podia ser do motor de arranque, mas de facto era e é um problema conhecido.

                                                Ele deu-ma uma explicação técnica qualquer mas já não me lembro, já la vão uns aninhos.

                                                Seja como for não descartes essa hipótese e vê com mais atenção (pede uma segunda opinião) antes de ires para opções mais caras. Eu testava com outra bateria, e depois pedia a segunda opinião num entendido nesses motores.

                                                p.s. Pela explicação o aparelho que referes é um multímetro.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
                                                  Claro que tem valor. Não acho é que forma como colocaste o teu reparo tenha sido a agradável

                                                  Mas isso não interessa. O erro já está corrigido. Só falta mesmo é ajudar o Prax na resolução
                                                  não ligues, não faço por mal
                                                  quando estava nas oficinas do exercito tinha um aparelho que penso que se chama voltímetro de descarga rápida que se ligava à bateria e permitia aferir o seu estado

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O meu Skoda 1.9 TDI do ano 2000, fazia precisamente o mesmo, até hoje, assunto resolvido...

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ocsav28 Ver Post
                                                      O meu Skoda 1.9 TDI do ano 2000, fazia precisamente o mesmo, até hoje, assunto resolvido...
                                                      E qual era o problema do teu?

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ocsav28 Ver Post
                                                        O meu Skoda 1.9 TDI do ano 2000, fazia precisamente o mesmo, até hoje, assunto resolvido...
                                                        Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
                                                        E qual era o problema do teu?
                                                        Sim, também estou curioso, já agora...por favor.

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                                                          #29
                                                          Então é assim, o meu Skoda pegava sempre a primeira de manha, mas bastava andar meia dúzia de quilómetros, parar e depois voltar a dar a chave para ficar apeado, esperava alguns minutos e lá pegava outra vez.
                                                          Para não falar que fiquei mesmo apeado por 2 vezes, que não pegou mesmo.

                                                          O problema do meu estava nem rélé, que segundo entendidos (Mec. VW) dá problemas nos motores de 110cv, basicamente o defeito do rélé é o facto de não passar corrente para a bomba injectora,
                                                          Fui a um electricista e de facto comprovou que na ficha que liga á bomba não havia corrente na posição 5 (esquema electrico no Auto Data).

                                                          Por sorte na oficina o carro fez o mesmo, não pegou, o electricista fez uma ligação directa dessa posição da ficha para a bateria e voalá, arranca sempre.
                                                          Com a dica que lhe dei dos mecânicos da VW chegou ao rélé em questão.

                                                          Espero ter ajudado.

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                                                            #30
                                                            Ajudaste e bem, ocsav28, muito obrigado!! Será algo a comprovar também, no meu caso.

                                                            Para já, vou usar a filosofia do "deixa andar a ver no que dá". Penso que o problema se está a agravar, incidindo, aparentemente, no motor de arranque, que apresenta um dificuldade progressiva em "virar" o motor.
                                                            Estas "semi-avarias" são difíceis de diagnosticar, pode ser que quando o carro parar mesmo já seja mais fácil. Só espero não ser fora da minha área de residência

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