Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Centralina Queimada em Mercedes 220 CDI

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Centralina Queimada em Mercedes 220 CDI

    Na oficina onde costumo ir está uma carrinha mercedes parecida com a minha, mas um bocado mais antiga, é uma 220cdi de 125cv, do ano 1998.

    Queimou a centralina, segundo a historia que ouvi , foi em andamento , começou a cheirar muito a queimado e parou ... precisamente a atravessar uma passagem de nivel !!!!

    Partilho as fotos que tirei , e gostava da vossa opinião.

    Será que a centralina queimou porque tinha que queimar, ou terá queimado por algum problema externo ?

    Poderá ter sido humidade? Estas centralinas não são estanques, pois não ? Pelo menos não vi nenhuma borracha no involucro metalico ...

    Um alternador marado poderia levar a isto ?

    Que cuidados deverão haver num caso destes, para não queimar uma outra centralina nova , caso o problema tenham sido causas externas ?

    Ja tinhas visto alguma assim ?

    E como se faz nestes casos, uma vez que já não devem dar para copiar ou retirar os dados desta centralina para a nova.
    Ou será que se dessolda a eprom e copiam.se esses dados ?

    Estou a fazer estas perguntas todas porque sou curioso e gostava de saber mais sobre o assunto

    Obrigado











    Eu tenho uma 220cdi do ano 2000 e tambem ando com problemas, reportados neste topico:

    http://forum.autohoje.com/boxes/1025...nao-pegou.html

    Onde anda a fiabilidade dos mercedes ???

    #2
    Isso foi um caso pontual. A tua quando arder também o vai ser, não te preocupes.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por RuiTurbo Ver Post
      Isso foi um caso pontual. A tua quando arder também o vai ser, não te preocupes.
      É... Os premium quando avariam são casos pontuais.... Nos generalistas são problemas crónicos....

      Comentário


        #4
        Entrou agua para dentro da caixa onde se encontra a centralina, fusível errado na protecção da centralina....

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
          É... Os premium quando avariam são casos pontuais.... Nos generalistas são problemas crónicos....
          os premium quando avariam é porque têm algum problema, tal como os generalistas. Os premium após terem o problema resolvido continuam a ser melhores do que os generalistas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por 3BG Ver Post
            os premium quando avariam é porque têm algum problema, tal como os generalistas. Os premium após terem o problema resolvido continuam a ser melhores do que os generalistas.
            está visto que não percebeste a minha ironia.....

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
              está visto que não percebeste a minha ironia.....
              Para ser sincero não, mas agora fiquei curioso.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por 3BG Ver Post
                Para ser sincero não, mas agora fiquei curioso.
                Muito simples olha o exemplo dos BMW a partir a corrente de distribuição. Eu acho que é um problema gravissimo. Mas os próprios donos de BMW desvalorizam a questão. O mesmo se passa com problemas em Audi ou Mercedes. São sempre considerados, como tu dizes, avarias, nunca um problema sistemático. Se se verificassem esses problemas, por exemplo, num Renault, o que se ouviria dizer é que era normal e caía o carmo e a trindade. Em suma, uma avaria num premium é algo pontual, a mesma avaria no generalista implica considerar que é uma porcaria de carro. Eu por exemplo tenho um clio com 270000 km que nunca me deixou a pé. Quantos premium pode dar essa segurança ao proprietário?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                  Eu por exemplo tenho um clio com 270000 km que nunca me deixou a pé. Quantos premium pode dar essa segurança ao proprietário?
                  Não percebo qual é o teu ponto de vista: estás a querer dizer que não há carros premium a fazer 270k kms sem deixar o dono apeado, ou que todos os Clios fazem 270k kms sem deixar o dono apeado?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                    Muito simples olha o exemplo dos BMW a partir a corrente de distribuição. Eu acho que é um problema gravissimo. Mas os próprios donos de BMW desvalorizam a questão. O mesmo se passa com problemas em Audi ou Mercedes. São sempre considerados, como tu dizes, avarias, nunca um problema sistemático. Se se verificassem esses problemas, por exemplo, num Renault, o que se ouviria dizer é que era normal e caía o carmo e a trindade. Em suma, uma avaria num premium é algo pontual, a mesma avaria no generalista implica considerar que é uma porcaria de carro. Eu por exemplo tenho um clio com 270000 km que nunca me deixou a pé. Quantos premium pode dar essa segurança ao proprietário?
                    Muitos, garanto-te eu. E com melhores condições para os passageiros e mais seguros em condução, mas não me vou alongar mais neste assunto, não quero gerar uma discussão.
                    Mas eu vejo a situação assim, de facto são avarias e graves, são num premium, despertam-me curiosidade e preocupação, são num generalista, nem sequer me dou ao trabalho de ver, porque não gosto de generalistas.
                    Mas que premium é melhor que generalista, é.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                      Onde anda a fiabilidade dos mercedes ???
                      Respondendo ao tópico. A fiabilidade anda no meio da tabela das marcas. Só alguém muito distraído não tem esta noção.
                      Editado pela última vez por ; 13 November 2011, 13:01.

                      Comentário


                        #12
                        É Fiat e está tudo dito!

                        Espera....


                        Ah não é!






                        Bom... trata-se de uma pequena avaria, extremamente rara num Mercedes

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por 3BG Ver Post
                          os premium quando avariam é porque têm algum problema, tal como os generalistas. Os premium após terem o problema resolvido continuam a ser melhores do que os generalistas.
                          Esta foi excelente!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                            É... Os premium quando avariam são casos pontuais.... Nos generalistas são problemas crónicos....
                            Está visto que não percebeste a minha ironia...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                              Eu por exemplo tenho um clio com 270000 km que nunca me deixou a pé. Quantos premium pode dar essa segurança ao proprietário?
                              E eu por exemplo tenho um grande amigo a quem neste momento estou a tentar a ajudar a resolver um problema que envolverá injectores (pelo menos) no seu Megane 1.9 DCI com 70.000 km, que em certas alturas vibra bem mais do que um tractor, e que se não for resolvido se arrisca a ficar com um buraco num (ou dois) pistons.
                              Sobre o Renault dizias tu que...?

                              Comentário


                                #16
                                Ao autor do tópico:

                                A electrónica tem coisas destas, mesmo em aparelhos simples como o televisor ou o telemóvel.

                                Quando ele pára de funcionar, houve um componente que falhou, e muito possivelmente terá queimado (no sentido literal do termo, nem que seja apenas no seu interior).

                                Apesar da electrónica dos carros até ser (à partida) mais preparada/protegida para resistir a humidades e enormes variações de temperatura constantes, ainda continuamos a ter cablagens e mais componentes do outro lado do cabo.

                                Se o componente do outro lado falhar "mal" (no sentido de ficar em curto-circuíto) ou se a cablagem for trilhada por algum motivo, está meio caminho andado para que mais algo queime (componentes electrónicos no carro, entenda-se).


                                Prever a falha de um componente electrónico não é muito viável, porque se na mecânica já não se vai desmontar um motor para ver se o metal está todo em condições, muito menos se vai dessoldar uma placa para andar a medir componentes se não existe nenhuma falha.

                                Essa carrinha é de 1998, e com os seus 13 anos de idade já pode ter acontecido muita coisa, ou não ter acontecido nada.

                                Comentário


                                  #17
                                  Curiosamente (ou não) quando se lê ou escreve a centralina desse modelo, ele liga a ventoinha precisamente para evitar sobre-aquecimento da dita...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                    Ao autor do tópico:

                                    A electrónica tem coisas destas, mesmo em aparelhos simples como o televisor ou o telemóvel.

                                    Quando ele pára de funcionar, houve um componente que falhou, e muito possivelmente terá queimado (no sentido literal do termo, nem que seja apenas no seu interior).

                                    Apesar da electrónica dos carros até ser (à partida) mais preparada/protegida para resistir a humidades e enormes variações de temperatura constantes, ainda continuamos a ter cablagens e mais componentes do outro lado do cabo.

                                    Se o componente do outro lado falhar "mal" (no sentido de ficar em curto-circuíto) ou se a cablagem for trilhada por algum motivo, está meio caminho andado para que mais algo queime (componentes electrónicos no carro, entenda-se).


                                    Prever a falha de um componente electrónico não é muito viável, porque se na mecânica já não se vai desmontar um motor para ver se o metal está todo em condições, muito menos se vai dessoldar uma placa para andar a medir componentes se não existe nenhuma falha.

                                    Essa carrinha é de 1998, e com os seus 13 anos de idade já pode ter acontecido muita coisa, ou não ter acontecido nada.
                                    É possível construir electrónica que não avarie, é tudo uma questão de custos. Basta ver no mundo da industria, elevadíssima tecnologia com mais de 20 anos a trabalhar 24 horas sobre 24 horas. E também é possível, à data da produção, calcular a 'aparente' durabilidade da mesma.

                                    A prova disto é que antes tínhamos televisores que duravam 20 anos, e hoje temos televisores que duram pouco mais de 2. Por exemplo, na ultima semana, apareceram cá em casa para reparar três LCD's, e curiosamente os três com 4 anos, e os três da Samsung. Não é coincidência.

                                    Mas adiante, neste caso, pode ter sido humidade, um componente que cedeu, um sobreaquecimento, pela foto nem me parece humidade, antes uma corrente muito elevada a passar por ali, que derreteu as pistas todas e os componentes por onde passou. Até pode ter havido causas externas, não sabemos. Só uma análise muito minuciosa poderia clarificar o que aconteceu.

                                    Agora, uma coisa é certa, as unidades de comando dos motores são feitas para durar, daí os elevados preços, por norma os componentes são versões com maiores amplitudes térmicas, etc. Um Corsa A 1.2 tem unidade de comando, e nunca vi nenhuma avariar, no entanto é dos anos 80. Aliás, é muito muito raro ver uma unidade de comando avariar, e quando eu digo raro, é daquelas coisas que se contam pelos dedos. As poucas que avariam, acaba por ser por soldas frias. E isso muitas vezes vem da má aplicação da mesma (caso do motor 1.7 DTI, Isuzu).

                                    Quanto à Mercedes, infelizmente não é anormal o caso de unidades de comando avariadas, principalmente no que toca à unidade de comando do ABS/TC/ESP, que implica toda uma série de problemas no veículo.

                                    São situações com gravidade e que não deviam acontecer.

                                    A unidade de comando desde até parece estar num local resguardado, vejo imensos veículos em que estas ficam montadas por trás dos guarda-lamas, ou por trás dos para-choques, e aguentam-se bem.

                                    Agora, uma coisa é certa, não é 'a electrónica tem destas coisas', é sim 'a relação entre fabrico/custos tem destas coisas', porque se fosse assim tão linear, os doentes do IPO estavam tramados, as salas de operações iam ter dias difíceis, e quem está ligado ao ventilador...

                                    Por norma é a Siemens que fabrica equipamento de medicina, e é a mesma Siemens que fabrica electrónica quase que indestrutível, e geralmente as unidades de comando dos veículos são Siemens ou Bosch (que pertencem à mesma casa-mãe), apesar da Mercedes lhes colocar o emblema deles, mas isso não invalida que a própria marca baixe o patamar de exigência possibilitando a ocorrência de casos destes, ou como aqueles que referi - as unidades de comando do ABS/TC/ESP.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                                      Não percebo qual é o teu ponto de vista: estás a querer dizer que não há carros premium a fazer 270k kms sem deixar o dono apeado, ou que todos os Clios fazem 270k kms sem deixar o dono apeado?
                                      Não disse nada disso. Disse que o meu nunca me deixou apeado. E lanço apenas uma pergunta. Que é quantos premium fazem o mesmo. Só isso. É uma questão. Não é uma afirmação.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                                        É possível construir electrónica que não avarie, é tudo uma questão de custos. Basta ver no mundo da industria, elevadíssima tecnologia com mais de 20 anos a trabalhar 24 horas sobre 24 horas. E também é possível, à data da produção, calcular a 'aparente' durabilidade da mesma.

                                        A prova disto é que antes tínhamos televisores que duravam 20 anos, e hoje temos televisores que duram pouco mais de 2. Por exemplo, na ultima semana, apareceram cá em casa para reparar três LCD's, e curiosamente os três com 4 anos, e os três da Samsung. Não é coincidência.

                                        Mas adiante, neste caso, pode ter sido humidade, um componente que cedeu, um sobreaquecimento, pela foto nem me parece humidade, antes uma corrente muito elevada a passar por ali, que derreteu as pistas todas e os componentes por onde passou. Até pode ter havido causas externas, não sabemos. Só uma análise muito minuciosa poderia clarificar o que aconteceu.

                                        Agora, uma coisa é certa, as unidades de comando dos motores são feitas para durar, daí os elevados preços, por norma os componentes são versões com maiores amplitudes térmicas, etc. Um Corsa A 1.2 tem unidade de comando, e nunca vi nenhuma avariar, no entanto é dos anos 80. Aliás, é muito muito raro ver uma unidade de comando avariar, e quando eu digo raro, é daquelas coisas que se contam pelos dedos. As poucas que avariam, acaba por ser por soldas frias. E isso muitas vezes vem da má aplicação da mesma (caso do motor 1.7 DTI, Isuzu).

                                        Quanto à Mercedes, infelizmente não é anormal o caso de unidades de comando avariadas, principalmente no que toca à unidade de comando do ABS/TC/ESP, que implica toda uma série de problemas no veículo.

                                        São situações com gravidade e que não deviam acontecer.

                                        A unidade de comando desde até parece estar num local resguardado, vejo imensos veículos em que estas ficam montadas por trás dos guarda-lamas, ou por trás dos para-choques, e aguentam-se bem.

                                        Agora, uma coisa é certa, não é 'a electrónica tem destas coisas', é sim 'a relação entre fabrico/custos tem destas coisas', porque se fosse assim tão linear, os doentes do IPO estavam tramados, as salas de operações iam ter dias difíceis, e quem está ligado ao ventilador...

                                        Por norma é a Siemens que fabrica equipamento de medicina, e é a mesma Siemens que fabrica electrónica quase que indestrutível, e geralmente as unidades de comando dos veículos são Siemens ou Bosch (que pertencem à mesma casa-mãe), apesar da Mercedes lhes colocar o emblema deles, mas isso não invalida que a própria marca baixe o patamar de exigência possibilitando a ocorrência de casos destes, ou como aqueles que referi - as unidades de comando do ABS/TC/ESP.
                                        Nem mais Mr. mas um off-topic hehe ai são as Samsung aqui são as Sony

                                        Comentário


                                          #21
                                          Aquele condensador ficou todo queimadinho. Muita sorte não ter pegado fogo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Echos Ver Post


                                            Bom... trata-se de uma pequena avaria, extremamente rara num Mercedes

                                            Sim, é uma avaria rara num Mercedes, porque o normal é o carro que arder por completo...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por RuiTurbo Ver Post
                                              Isso foi um caso pontual. A tua quando arder também o vai ser, não te preocupes.
                                              Os que ardem também são casos pontuais... É pena é que já afectaram várias unidades

                                              Comentário


                                                #24
                                                Para queimar uma centralina é muito simples: Basta fazer o tradicional encosto ou varios com cabos para outro carro com centralina ou por a trabalhar de empurrão. Ninguem sabe quantas vezes esse Mercedes o fez.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já cometi a falha GRAVE de curto-circuitar (acidentalmente) uma fila de pinos (16 pinos) de uma unidade de comando, e apesar de ter tido necessidade de a reconfigurar, ela não queimou, nem ficou nesse estado. E curiosamente, nesses 16 estavam dados como: as alimentações, sinais do acelerador, e controlo de injecção, entre outros... Tudo depende de como foi criado e pensado, e das protecções que foram pensadas.

                                                  Claro que há IMENSOS factores externos que podem provocar aquela situação - é verdade! Maaaas... dado que isto não é desconhecido no ambiente Mercedes, acho muito estranho haver tanta gente 'estúpida' a fazer aselhices ao ponto de queimar unidades de comando.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Já vi nesse estado uma centralina de um w202 C220 cdi "pós-reprogramado"...

                                                    Nesses motores não é nenhuma novidade isso acontecer (apesar de não ser habitual), basta a cablagem do motor/acessórios não estar nas melhores condições.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                                                      É possível construir electrónica que não avarie, é tudo uma questão de custos. Basta ver no mundo da industria, elevadíssima tecnologia com mais de 20 anos a trabalhar 24 horas sobre 24 horas. E também é possível, à data da produção, calcular a 'aparente' durabilidade da mesma.

                                                      A prova disto é que antes tínhamos televisores que duravam 20 anos, e hoje temos televisores que duram pouco mais de 2. Por exemplo, na ultima semana, apareceram cá em casa para reparar três LCD's, e curiosamente os três com 4 anos, e os três da Samsung. Não é coincidência.
                                                      Ir buscar LCD Samsung com 4 anos para falar em electrónica não seria a minha primeira escolha.

                                                      Ainda assim, essa "coincidência" merecia um estudo mais aprofundado, pois 3 LCD para reparar na mesma semana e na mesma casa...

                                                      Há aqui qualquer coisa que não bate certo, e podemos falar de algum pico de corrente, corrente induzida no sinal de antena (se for cabo é relativamente fácil), etc.

                                                      Do contacto diário que tenho com diversas marcas do ramo, não tenho isso como uma norma.

                                                      É certo que a electrónica pode ter diversos níveis de qualidade no seu fabrico, mas uma electrónica à prova de falhas...

                                                      As máquinas do IPO deverão utilizar componentes de primeira escolha, e certamente que todo o seu isolamento estará muito bem feito.

                                                      Mas as condições de funcionamento de uma máquina dessas está sujeita são comparáveis com as de um carro?
                                                      As oscilações de temperatura, humidade, tudo em ciclos repetidos todos os dias são as mesmas?


                                                      Voltando à electrónica de consumo e voltando uns bons anos atrás, os produtos da Sony que mais chatices deram (percentualmente) foram os topo de gama, feitos no Japão (ao contrário dos outros feitos na Europa e que suscitaram dúvidas), e isto apesar da evidente e inquestionável qualidade de construção acrescida dos equipamentos topo de gama.

                                                      A qualidade da electrónica não é aleatória, do mesmo modo que não é na mecânica.

                                                      Mas garantir que não falha...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Um mercedes a arder? Estranho. A culpa é do dono, deve ter deixado cair agua para lá ou qqr coisa do genero.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                          Não disse nada disso. Disse que o meu nunca me deixou apeado. E lanço apenas uma pergunta. Que é quantos premium fazem o mesmo. Só isso. É uma questão. Não é uma afirmação.
                                                          Se considerarmos os 190's Premiuns metem o teu Clio no bolso. Não vamos generalizar, cada caso é um caso. Os problemas nas marcas generalistas dão muito mais nas vistas porque há muito mais carros na estrada dessas marcas!

                                                          Óbvio que há uma tendência para ''desculpar'' os Premium de que as avarias são casos isolados, muito porque no acto da compra por vezes paga-se 10/15/20 mil euros a mais pelo mesmo tipo carro/segmento, o que supostamente indicia uma qualidade/fiabilidade extra.

                                                          Todos nós sabemos que todos os carros avariam, e hoje em dia a tecnologia é tanta e já entra em tantos parâmetros da condução que não nos podemos admirar que estes casos sejam cada vez mais frequentes.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por 3BG Ver Post
                                                            os premium quando avariam é porque têm algum problema, tal como os generalistas. Os premium após terem o problema resolvido continuam a ser melhores do que os generalistas.
                                                            Rui, nuff said

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X