Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aquecimento estranho Ibiza '97

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Aquecimento estranho Ibiza '97

    Ultimamente tem-me acontecido aquecer e o indicador de temperatura subir um bom bocado para além do normal (centro) e sempre que paro o carro, a ventoinha dispara, esteja frio ou calor.
    Uma vez que já foi mudado o termoestato, falaram-me numa válvula no radiador chamada termoventax (não sei se será assim).

    Alguém sabe se pode ser isto (e se é assim chamada a tal válvula?)

    Obrigado

    #2
    termoventax nunca ouvi, falas do termo-interruptor, não sei se tem outro nome.
    antes de tudo, confirma a frio se não falta líquido no radiador. se estiver correcto, aí talvez precises de trocar isso.

    Comentário


      #3
      Vê os níveis do líquido, vê se não baixaram (significa que haverá fuga, o que é perigoso).
      O radiador estará entupido? A água pode ter dificuldade em circular.
      Do termóstato da água, se dizes q foi trocado, em princípio não é.
      Poderá ser, de facto, do termóstato da ventoinha (a tal "válvula").
      Tudo isto são coisas simples. O pior que poderá acontecer é teres a bomba da água pifada.
      Outra coisa: por acaso não te anda a aparecer gotas de água no óleo ou óleo na água (parece mayonnaise...)?
      Estes últimos significam junta da cabeça do motor estragada (dispendioso) ou passagem nalguma rela (uma dor de cabeça).
      Antes de te assustares começa pelo que é simples.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
        Vê os níveis do líquido, vê se não baixaram (significa que haverá fuga, o que é perigoso).
        O radiador estará entupido? A água pode ter dificuldade em circular.
        Do termóstato da água, se dizes q foi trocado, em princípio não é.
        Poderá ser, de facto, do termóstato da ventoinha (a tal "válvula").
        Tudo isto são coisas simples. O pior que poderá acontecer é teres a bomba da água pifada.
        Outra coisa: por acaso não te anda a aparecer gotas de água no óleo ou óleo na água (parece mayonnaise...)?
        Estes últimos significam junta da cabeça do motor estragada (dispendioso) ou passagem nalguma rela (uma dor de cabeça).
        Antes de te assustares começa pelo que é simples.
        Uff.. Uma ajuda muito completa, desde já obrigado.
        Níveis 'OK'! Quanto ao radiador é novo (visto ter sido posto após uma batida) e a bomba de água também (trocada aquando a mudança da distribuição).
        Quanto a essa tal 'mayonnaise', bem, havia algo parecido por baixo da tampa onde se coloca o óleo, limpei (e mudei o óleo) e nunca mais apareceu...
        Falaram-me realmente desse 'termóstato da ventoinha', espero que não seja nenhuma das ultimas opções!

        Comentário


          #5
          Já mudei o termostato da ventoinha e, infelizmente, o ponteiro continua a passar da zona central (normal), a ventoinha dispara e passado algum tempo regressa ao normal. Não percebo o que poderá ser...

          Comentário


            #6
            Tens a certeza CERTEZA q a água circula?

            Comentário


              #7
              Bomba de agua nas couves, radiador e termostatos não indicados ao motor ou junta de cabeça...

              Comentário


                #8
                Se regressa ao normal poderá ser assim e pronto.

                O sensor da temperatura foi mudado? É de marca branca? e a válvula da ventoinha também?

                Pergunto isto pois o meu só dispara a ventoinha quando já vai quase no vermelho, porém, isso acontece aos 92ºC - nada do material que foi mudado é original e não está calibrado com o quadrante - aí a situação pode ser a mesma.

                Para veres se a água circula deixa-o aquecer e palpa os tubos inferiores e superiores do radiador.

                Se estiverem quentes (um mais do que outro) é porque a água circula (um deles deverás ter dificuldade em manter lá a mão de tão quente que está) e de caminho aperta-os a ver se tem pressão.. Se não conseguires vencer a pressão..bom, tens compressão do motor no circuito da água.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                  Se regressa ao normal poderá ser assim e pronto.

                  O sensor da temperatura foi mudado? É de marca branca? e a válvula da ventoinha também?

                  Pergunto isto pois o meu só dispara a ventoinha quando já vai quase no vermelho, porém, isso acontece aos 92ºC - nada do material que foi mudado é original e não está calibrado com o quadrante - aí a situação pode ser a mesma.

                  Para veres se a água circula deixa-o aquecer e palpa os tubos inferiores e superiores do radiador.

                  Se estiverem quentes (um mais do que outro) é porque a água circula (um deles deverás ter dificuldade em manter lá a mão de tão quente que está) e de caminho aperta-os a ver se tem pressão.. Se não conseguires vencer a pressão..bom, tens compressão do motor no circuito da água.
                  O termostato que pus foi de linha branca, mas a situação verifica-se igual quando tinha o de origem por isso penso que não será do termostato, até porque antes de disparar tão 'tarde' a ventoinha disparava normalmente com o ponteiro a meio, e nunca havia uma oscilação tão pronunciada do ponteiro (agora a ir quase ao vermelho).

                  Os tubos realmente só apalpei para ver se ganhavam pressão e não ganham (a temperatura sinceramente não me recordo, tenho de repetir).

                  Gostaria de saber onde se localiza o sensor de temperatura e, a ser mudado, mais ou menos o preço que custa.

                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                  Tens a certeza CERTEZA q a água circula?
                  Vejo claramente a água a entrar pelo tubo mais pequeno (de cima) no frasco, de outra forma não sei ver. Existe alguma forma mais eficaz de comprovar se a água realmente circula?

                  Comentário


                    #10
                    É ver se todos os tubos aquecem, salvo erro o inferior irá estar mais frio que o superior, que é o que sai do bloco. Se isso acontecer é porque ela estará a circular, agora se o está a fazer com "facilidade" serão outros 500.

                    Comentário


                      #11
                      Verifica o sensor de temperatura, nesse modelo o sensor deve ser o de 4 pernos.
                      O que poderá estar a passar é que só salta a segunda velocidade do ventilador devido ao sensor atrás mencionado, já que a 1ª velocidade entra aos 88º e a segunda aos 95º.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por mectec Ver Post
                        Verifica o sensor de temperatura, nesse modelo o sensor deve ser o de 4 pernos.
                        O que poderá estar a passar é que só salta a segunda velocidade do ventilador devido ao sensor atrás mencionado, já que a 1ª velocidade entra aos 88º e a segunda aos 95º.
                        O sensor de temperatura mencionado onde é que se situa?
                        Já troquei o termostato da ventoinha (tem 3 pernos que ligam à ficha) e o termostato que liga ao bloco (não sei o nome técnico).

                        Comentário


                          #13
                          Isso parece que é erro ao medir a temperatura. Pelo que dizes, as ventoinhas, não ligam por volta dos 90º, que é quando ligam a primeira velocidade. Acho que o sensor que faz isso, é o que está em cima no bloco. Acho que é o sensor que está dentro de uma peça plástica onde liga o tubo do radiador, e o que vem do vaso de expansão. É um sensor com 4 pinos, e é barato em qualquer loja de peças. Por acaso até tenho um desses a mais. Se não for este sensor, ou é o que está no lado direito do bloco, com apenas um fio, ou então o que está junto ao filtro de óleo, mas este ultimo não creio muito.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                            Isso parece que é erro ao medir a temperatura. Pelo que dizes, as ventoinhas, não ligam por volta dos 90º, que é quando ligam a primeira velocidade. Acho que o sensor que faz isso, é o que está em cima no bloco. Acho que é o sensor que está dentro de uma peça plástica onde liga o tubo do radiador, e o que vem do vaso de expansão. É um sensor com 4 pinos, e é barato em qualquer loja de peças. Por acaso até tenho um desses a mais. Se não for este sensor, ou é o que está no lado direito do bloco, com apenas um fio, ou então o que está junto ao filtro de óleo, mas este ultimo não creio muito.
                            Lembro-me agora de uma situação em tempos em que o ponteiro da temperatura não subia e o problema solucionou-se com a troca, penso eu, que desse sensor (tem uma espécie de anilha azul e fica no corpo do termostato).

                            Comentário


                              #15
                              Ainda não está resolvido o problema da estranha subida do ponteiro da temperatura.
                              Qualquer das formas fiz a esperiência de ligar o aquecimento da Soufagem no máximo e o ponteiro (que até aqui anda perto do vermelho) volta ao ponto normal (a meio).

                              Alguém sabe o que pode significar ou a identificação do problema?
                              Obrigado

                              Comentário


                                #16
                                Já trocaste o sensor de temperatura que está no bloco?

                                Comentário


                                  #17
                                  essa valvula que esta no radiador julgo existir para fazer disparar a ventoinha em mais que uma temperatura...algumas a oitentas...outras passam pouco dos noventas...


                                  essa parte de a temperatura baixar quando ligas a sofagem podera o sistema nao estar devidamente sangrado.


                                  cumps

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                    Já trocaste o sensor de temperatura que está no bloco?
                                    Sim. Da concorrência, porém novo e persiste...

                                    Originalmente Colocado por RicardoClemente Ver Post
                                    essa valvula que esta no radiador julgo existir para fazer disparar a ventoinha em mais que uma temperatura...algumas a oitentas...outras passam pouco dos noventas...

                                    essa parte de a temperatura baixar quando ligas a sofagem podera o sistema nao estar devidamente sangrado.
                                    Verificado! Está correctamente sangrado.

                                    Que treta não acho solução para isto...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Monta um manómetro de temperatura e verifica se acontece o mesmo do que o manómetro do quadrante regista. Isso acho que pode ser o manómetro do quadrante, ou as ligações eléctricas ate ele, que estão com problemas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RicardoClemente Ver Post
                                        essa valvula que esta no radiador julgo existir para fazer disparar a ventoinha em mais que uma temperatura...algumas a oitentas...outras passam pouco dos noventas...


                                        essa parte de a temperatura baixar quando ligas a sofagem podera o sistema nao estar devidamente sangrado.


                                        cumps
                                        Hoje pareceu-me ver varias bolhas de ar a sair misturado com a água. Agora a minha duvida é, como se sangra um circuito fechado? (não deveria ser o próprio sistema a autosangrar?)
                                        Se alguém tiver um carro igual, por favor que explique.
                                        Obrigado

                                        Comentário


                                          #21
                                          Carro a trabalhar ao ralenti com a tampa do depósito de expansão aberta.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ou se tiver uma rosca num dos tubos do radiador tirar o mesmo e fechar quando começar a sair água.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                              Carro a trabalhar ao ralenti com a tampa do depósito de expansão aberta.
                                              Bem aquilo manda umas baforadas de ar quase que explode o vaso de expansão e lá se vai saindo a água toda para fora...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por supervicius Ver Post
                                                Bem aquilo manda umas baforadas de ar quase que explode o vaso de expansão e lá se vai saindo a água toda para fora...
                                                isso soa a junta da culassa queimada

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por supervicius Ver Post
                                                  Bem aquilo manda umas baforadas de ar quase que explode o vaso de expansão e lá se vai saindo a água toda para fora...
                                                  A quente ou a frio? Faz o teste a junta da colaça.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por supervicius Ver Post
                                                    Bem aquilo manda umas baforadas de ar quase que explode o vaso de expansão e lá se vai saindo a água toda para fora...

                                                    É normal a agua começar a ferver (ja que aberto o sistema esta a pressão atmosferica), nessa altura desligas o carro esperas mais um pouco e voltas a tapar o vaso.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ainda assim não é suposto a água vir por fora, a menos que ele esteja a acelerar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                                        Ainda assim não é suposto a água vir por fora, a menos que ele esteja a acelerar.
                                                        Estás a fazer confusão. Quando ferve a água sai fora.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                                          Estás a fazer confusão. Quando ferve a água sai fora.
                                                          fui ver os posts para trás e ninguém explicou que, para sangrar, tem de ser com o líquido quando frio.
                                                          supervicius: se andaste a tentar sangrar já com o motor quente fizeste mal. se o carro a frio te mandar o líquido fora, tens quase de certeza de trocar a junta da culassa. se isso que relataste foi feito a quente, convém fazeres novamente, isto partindo do princípio que é assim que se sangra nesse carro, isso já não tenho a certeza, se indicares qual o motor talvez alguém to confirme ou talvez não
                                                          Editado pela última vez por nathaniel; 29 December 2011, 07:58.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                            fui ver os posts para trás e ninguém explicou que, para sangrar, tem de ser com o líquido quando frio.
                                                            supervicius: se andaste a tentar sangrar já com o motor quente fizeste mal. se o carro a frio te mandar o líquido fora, tens quase de certeza de trocar a junta da culassa. se isso que relataste foi feito a quente, convém fazeres novamente, isto partindo do princípio que é assim que se sangra nesse carro, isso já não tenho a certeza, se indicares qual o motor talvez alguém to confirme ou talvez não
                                                            É o motor 1.4 (acho que não chega a ter 100cv).
                                                            A frio não sai a água por fora, agora, reparei que o tubo superior não corre sempre água, quando está quente e começa a soluçar. Poderá ser o termostato pifado?
                                                            É normal também quando o carro está quente ganhar pressão no vaso de expansão? É que quando está fechado e abro a tampa, começa a sair muito ar e liquido... o.O
                                                            Editado pela última vez por supervicius; 29 December 2011, 15:43.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X