Greetings!
Resolvi fazer este post para descrever como se muda o óleo a um Fiat Panda Multijet.
É uma operação fácil mas requer algumas ferramentas fora do normal, que parece que foram escolhidas de propósito para dificultar o trabalho, às pessoas em que querem realizar esta tarefa em sua casa.
Entretanto descobri este video que mostra como se faz todo o processo de forma simples:
O que é necessário:
- Chave allen tamanho 12mm para o bojão do óleo. É uma chave grande que quase ninguém tem em casa, e não vem em conjuntos de chaves allen. Custo 2,5€ numa loja de ferragens.
- Chave de caixa tamanho 27mm, para desapertar o filtro de óleo. É mesmo muito grande. Não vem nos conjuntos que normalmente se compra. Mesmo no Aki não havia à venda. Na ebay arranja-se por 5€. Em casas de ferragens deve ser o mesmo. É preciso também um adaptador de 3/4" para 1/2" para conseguir usar esta chave de caixa num roquete reversível típico de 3/4" que é o que vem na maioria dos conjuntos. Custa 2,5€ no Aki.
- Chaves de desapertar porcas (chave de caixa) tamanho 6 (parafusos rosca da caixa do filtro de ar) e tamanho 10 (1 das porcas na protecção do filtro de óleo).
- Chave torx tamanho 8 (para dois dos parafusos da protecção do Filtro de óleo).
(Arranjem um conjunto de chave de encaixe com várias pontas para as duas ferramentas descritas acima)
- Alguns plásticos grandes para não sujar o chão. (Jornais não resulta tão bem porque ensopam. Sacos plásticos têm quase sempre 1 furo em baixo).
- Recipiente para deixar escorrer o óleo que não seja alto demais para colocar debaixo do carro. Um alguidar que aguente 3.5lt serve. Custa 1 a 2 euros...
- Luvas de latex para proteger a pele.
- Funil para entornar o óleo novo para dentro do motor.
- Macado de jeito para subir o carro. O macaco da Fiat pode não ser o suficiente.
Recomendo subirem um passeio com a roda esquerda. É suficiente para tirar o bujão. Assim não precisam do macaco.
É também mais fácil e talvez seguro.
- Roupas velhas para sujar.
- Pano velho para limpar o óleo das mãos e ferramentas quando preciso.
- Garrafão velho para deitar o óleo velho.
Procedimentos:
Andar 5 a 10 minutos com o carro para aquecer um pouco o óleo.
Recomendo subirem um passeio com a roda direita. É suficiente para tirar o bujão. Assim não precisam do macaco.
É também mais fácil e talvez seguro. Puxar o travão de mão!
O bojão no carter fica assim mais acessível.
O acesso ao bojão é feito pela frente do carro. Quando no final se colocar o bojão nem é preciso o carro estar no ar. Consegue-se aceder bem para girar o bojão com a chave allen. O Fiat Panda é um carro algo alto.Se quiserem comprem as preguiças.
Vestir as roupas velhas e colocar os plásticos no chão. Vestir as luvas.
O óleo pode vir quente.
Usar a chave allen tamanho 12mm para desapertar o bojão.
Se estiver difícil de sair usar uma chave de caixa em L, encaixada na chave allen e depois com um martelo ir dando cacetadas na chave allen, para ir desapertando o bojão. No meu carro tive de dar umas 10 cacetadas. Cacetadas com o pé não resultou...
Para desapertar quando se está deitado de costas, com os pés para a frente do carro, roda-se no sentido do relógio., empurrando a chave allen.
Dar as cacetadas se estiver díficil de rodar.
Quando começar a girar meter o alguidar debaixo do bojão e ir rodando a chave allen com a mão.
O bojão salta para o alguidar e o óleo escorre durante alguns minutos.
Apanhar depressa o bojão e limpar com o pano. O alguidar vai encher...
Se quiserem podem agora baixar o carro para escorrer mais um bocadinho. Não vi grandes saídas de óleo com isso.
Agora vamos tratar do filtro do óleo.
Abrir o capot.
Mesmo do lado direito da tampa amarela onde se colocar o óleo novo está um corpo arredondado preto (junto ao tubo grosso que vai da frente do carro ao motor), que é uma protecção metálica à caixa do filtro de óleo.
Desapertar as 3 porcas que prendem esta tampa metálica.
É necessário desapertar o tubo grosso que está a impedir um pouco o caminho.
É só pressionar por cima e por baixo do tubo, que o encaixe sai bem.
Numa das porcas usa-se uma chave de caixa tamanho 10.
Nas outras duas porcas (parafusos...) muda-se para a ponta de torx tamanho 8.
Salta então fora a protecção do filtro do óleo.
Esta deve servir para impedir que se rompa o filtro de óleo quando há um acidente.
Com a chave de caixa tamanho 27mm desapertar a cabeça do filtro do óleo. É uma peça em plástico.
Convém ter uma ferramenta destas para usar com a chave de caixa.
Trocar o miolo do filtro do óleo (em papel) por um novo.
Trocar a borracha (anel grande à volta da tampa) pela borracha nova. Podem com o dedo passar óleo pelo anel.
Dizem que ajuda na pressão que o filtro do óleo sofre, quando o motor está em funcionamento.
Quando tiram o filtro fora, cai mais óleo pelo bojão. Mas só por lá.
Apertar o filtro à mão. No final apertar um pouco com a chave de caixa. Mas só um bocadinho. Não partam o filtro!
Ele não vai a lado nenhum.
Montar a tampa de protecção e colocar o tubo grosso no sitio.
Apertar o bojão debaixo do carro. Primeiro à mão e depois no final com a chave allen.
Lembrem-se do quanto custou a sair. Não apertem demais. Duas apertadas com força à mão deve ser o suficiente.
Colocar 2,8 lt para dentro do motor do carro (tampa amarela), usando o funil. Cuidado não colocar demais! Estraga o motor!
Ver o nível na vareta do motor passados +- 2 minutos. Já me disseram que se deve colocar o carro a trabalhar durante uns segundos para encher o filtro do óleo.
Deve estar a nível. Não precisa estar mesmo em cima a saltar o máximo.
Mais de meio é suficiente. Se espetarem mais de 3lt lá para dentro fizeram *****...
Como o óleo é muito transparente e não se consegue ver bem, na parte de trás da vareta vê-se por vezes melhor.
Passados uns dias ver novamente e se quiserem, acertar para o topo, mas cuidado!
Nas oficinas têm a mania de espetar óleo a mais. o que depois pode trazer problemas de segmentos e etc, por excesso de pressão dentro do motor.
Bom negócio para eles...
Li num site Polaco, que este motor tem forma de se livrar do óleo a mais, mas não arrisquem.
Na realidade não há muito informação sobre Pandas em fórums. É carro de gaja nos países ricos do sul.
Nos sites ingleses há muita informação e polacos também (usar tradutor do google).
O filtro do ar é muito fácil de mudar.
Basta uma chave de caixa tamanho 6 e tira-se fora os 3 parafusos mesmo em cima do motor.
O filtro aparece e é só mudar.
O óleo e filtro de óleo estou a trocar em intervalos de 15.000km.
O filtro de ar deixei estar porque parecia quase novo.
A Fiat recomenda trocar o filtro de ar de 30.000 em 30.000km.
O óleo que usei foi o Shell Helix Ultra 5w40.
(Não precisa de dizer diesel na frente. Na descrição nas 'costas' fala sempre de recomendado para carros a gasolina e diesel com turbos, injectores e etc).
Custou 19,99€ no Jumbo (Novembro 2011), garrafão 4lt. E é verdadeiro 100% sintético. Não da treta como alguns da Castrol e da Dephi e espantem-se, Mobil...
Sabe-se que um óleo serve para um motor moderno a gasóleo quando diz B4 nas normas.
Se o vosso carro tiver Filtro de partículas é preciso que diga também C3 nas normas.
Este óleo que comprei até tinha a aprovação da Fiat para 30.000km
Fiat 9.55535-Z2.
No manual do meu Fiat Panda Multijet 2004 até só pede a norma abaixo
9.55535-N2.
Ambas servem para 30.000km.
Mas prefiro só fazer 15.000km para estar mais descansado.
Mas se tivesse pago o balúrdio que pedem pelo óleo Selénia WR (fabricante Petronas que é a empresa monopolista da Málasia) talvez fizesse os 30.000km.
Mas o Shell Helix Ultra em Normas até é melhor e foi super barato.
Site explicativo do que significam as normas da Fiat, em húngaro.
Usar o tradutor do google.
Az új Fiat 9.55535 motorolaj specifikációk részletei
Um bom óleo que podem usar e se encontra a 25€ muitas vezes no jumbo é o Bp Visco 7000.
Bom também para os 15.000km. Mas não tem a norma da Fiat. Se quiserem fazer os 30.000km procurem a norma da Fiat.
Para 15.000km a norma B4 é suficiente. É apenas o que vêm escrito no óleo 5w40 da Galp e que custa +60€. Muitas oficinas das marcas usam Galp.
A norma da GM para estes motores, onde eles recomendam 50.000km entre mudas de óleo, é a GM-LL-B-025.
Se virem esta norma num garrafão de óleo, ao invés da norma da Fiat, podem ficar descansados que serve bem para 30.000km.
O óleo da marca do Leclerc é muito bom em normas e tem a norma GM-LL-B-025 mas anda a subir de preço... 29€. Prefiro comprar o Visco 7000 por 25€.
Se fizerem muitas viagens Lisboa/Porto a 160km/h, o caminho todo ou se fizerem muitos percursos de 5/10 minutos, onde motor não tem tempo de aquecer, trocar de óleo mais cedo.
Já li que para estes motores multijet a Fiat entrou com o knowhow (estava falida na altura) e a Opel através da GM entrou com o 'guito'.
Estes motores (multijet 1.3) são fabricados para as duas marcas numa fábrica na Polónia.
A Suzuki usa também estes motores no Swift, mas tem uma fábrica própria na Hungria.
Eu adoro este motor e foi por isso que comprei o Panda.
Tenho feito vários depósitos, com média de computador de bordo, de 3.9lt/100km, em Lisboa e circulares à volta desta.
Uso sempre gasóleo de Hipermercado que é muito bom! Pingo doce e Intermarché são do melhor!
Parece que o truque para gastar pouco (motor a gasóleo) é não passar muitas vezes das 2500rpm. E fazer condução defensiva como se estivessem sempre a conduzir em chuva. Correr de um semáforo para o outro é ser idiota.
No meu motor foi feita uma repro (para consumos) por um individuo muito porreiro e explicativo de Alverca. O carro anda nas horas se se quiser. Dá +180km/h.
Cumprimentos e espero que tenha sido útil.
ps.Eu tive de ir vestido com roupas velhas comprar ferramentas a 1km da minha casa, porque não encontrei informação útil em lado nenhum, sobre os tamanhos exagerados de ferramentas, escolhidos para afastar o pessoal que gosta de fazer as coisas em casa.
O que por vezes parece super simples e ninguém explica em lado nenhum, fica complicado quando se está com o carro no ar e todo besuntado de óleo.
O meu carro não se queixa de avisos de revisão no computador de bordo.
Resolvi fazer este post para descrever como se muda o óleo a um Fiat Panda Multijet.
É uma operação fácil mas requer algumas ferramentas fora do normal, que parece que foram escolhidas de propósito para dificultar o trabalho, às pessoas em que querem realizar esta tarefa em sua casa.
Entretanto descobri este video que mostra como se faz todo o processo de forma simples:
O que é necessário:
- Chave allen tamanho 12mm para o bojão do óleo. É uma chave grande que quase ninguém tem em casa, e não vem em conjuntos de chaves allen. Custo 2,5€ numa loja de ferragens.
- Chave de caixa tamanho 27mm, para desapertar o filtro de óleo. É mesmo muito grande. Não vem nos conjuntos que normalmente se compra. Mesmo no Aki não havia à venda. Na ebay arranja-se por 5€. Em casas de ferragens deve ser o mesmo. É preciso também um adaptador de 3/4" para 1/2" para conseguir usar esta chave de caixa num roquete reversível típico de 3/4" que é o que vem na maioria dos conjuntos. Custa 2,5€ no Aki.
- Chaves de desapertar porcas (chave de caixa) tamanho 6 (parafusos rosca da caixa do filtro de ar) e tamanho 10 (1 das porcas na protecção do filtro de óleo).
- Chave torx tamanho 8 (para dois dos parafusos da protecção do Filtro de óleo).
(Arranjem um conjunto de chave de encaixe com várias pontas para as duas ferramentas descritas acima)
- Alguns plásticos grandes para não sujar o chão. (Jornais não resulta tão bem porque ensopam. Sacos plásticos têm quase sempre 1 furo em baixo).
- Recipiente para deixar escorrer o óleo que não seja alto demais para colocar debaixo do carro. Um alguidar que aguente 3.5lt serve. Custa 1 a 2 euros...
- Luvas de latex para proteger a pele.
- Funil para entornar o óleo novo para dentro do motor.
- Macado de jeito para subir o carro. O macaco da Fiat pode não ser o suficiente.
Recomendo subirem um passeio com a roda esquerda. É suficiente para tirar o bujão. Assim não precisam do macaco.
É também mais fácil e talvez seguro.
- Roupas velhas para sujar.
- Pano velho para limpar o óleo das mãos e ferramentas quando preciso.
- Garrafão velho para deitar o óleo velho.
Procedimentos:
Andar 5 a 10 minutos com o carro para aquecer um pouco o óleo.
Recomendo subirem um passeio com a roda direita. É suficiente para tirar o bujão. Assim não precisam do macaco.
É também mais fácil e talvez seguro. Puxar o travão de mão!
O bojão no carter fica assim mais acessível.
O acesso ao bojão é feito pela frente do carro. Quando no final se colocar o bojão nem é preciso o carro estar no ar. Consegue-se aceder bem para girar o bojão com a chave allen. O Fiat Panda é um carro algo alto.Se quiserem comprem as preguiças.
Vestir as roupas velhas e colocar os plásticos no chão. Vestir as luvas.
O óleo pode vir quente.
Usar a chave allen tamanho 12mm para desapertar o bojão.
Se estiver difícil de sair usar uma chave de caixa em L, encaixada na chave allen e depois com um martelo ir dando cacetadas na chave allen, para ir desapertando o bojão. No meu carro tive de dar umas 10 cacetadas. Cacetadas com o pé não resultou...
Para desapertar quando se está deitado de costas, com os pés para a frente do carro, roda-se no sentido do relógio., empurrando a chave allen.
Dar as cacetadas se estiver díficil de rodar.
Quando começar a girar meter o alguidar debaixo do bojão e ir rodando a chave allen com a mão.
O bojão salta para o alguidar e o óleo escorre durante alguns minutos.
Apanhar depressa o bojão e limpar com o pano. O alguidar vai encher...
Se quiserem podem agora baixar o carro para escorrer mais um bocadinho. Não vi grandes saídas de óleo com isso.
Agora vamos tratar do filtro do óleo.
Abrir o capot.
Mesmo do lado direito da tampa amarela onde se colocar o óleo novo está um corpo arredondado preto (junto ao tubo grosso que vai da frente do carro ao motor), que é uma protecção metálica à caixa do filtro de óleo.
Desapertar as 3 porcas que prendem esta tampa metálica.
É necessário desapertar o tubo grosso que está a impedir um pouco o caminho.
É só pressionar por cima e por baixo do tubo, que o encaixe sai bem.
Numa das porcas usa-se uma chave de caixa tamanho 10.
Nas outras duas porcas (parafusos...) muda-se para a ponta de torx tamanho 8.
Salta então fora a protecção do filtro do óleo.
Esta deve servir para impedir que se rompa o filtro de óleo quando há um acidente.
Com a chave de caixa tamanho 27mm desapertar a cabeça do filtro do óleo. É uma peça em plástico.
Convém ter uma ferramenta destas para usar com a chave de caixa.
Trocar o miolo do filtro do óleo (em papel) por um novo.
Trocar a borracha (anel grande à volta da tampa) pela borracha nova. Podem com o dedo passar óleo pelo anel.
Dizem que ajuda na pressão que o filtro do óleo sofre, quando o motor está em funcionamento.
Quando tiram o filtro fora, cai mais óleo pelo bojão. Mas só por lá.
Apertar o filtro à mão. No final apertar um pouco com a chave de caixa. Mas só um bocadinho. Não partam o filtro!
Ele não vai a lado nenhum.
Montar a tampa de protecção e colocar o tubo grosso no sitio.
Apertar o bojão debaixo do carro. Primeiro à mão e depois no final com a chave allen.
Lembrem-se do quanto custou a sair. Não apertem demais. Duas apertadas com força à mão deve ser o suficiente.
Colocar 2,8 lt para dentro do motor do carro (tampa amarela), usando o funil. Cuidado não colocar demais! Estraga o motor!
Ver o nível na vareta do motor passados +- 2 minutos. Já me disseram que se deve colocar o carro a trabalhar durante uns segundos para encher o filtro do óleo.
Deve estar a nível. Não precisa estar mesmo em cima a saltar o máximo.
Mais de meio é suficiente. Se espetarem mais de 3lt lá para dentro fizeram *****...
Como o óleo é muito transparente e não se consegue ver bem, na parte de trás da vareta vê-se por vezes melhor.
Passados uns dias ver novamente e se quiserem, acertar para o topo, mas cuidado!
Nas oficinas têm a mania de espetar óleo a mais. o que depois pode trazer problemas de segmentos e etc, por excesso de pressão dentro do motor.
Bom negócio para eles...
Li num site Polaco, que este motor tem forma de se livrar do óleo a mais, mas não arrisquem.
Na realidade não há muito informação sobre Pandas em fórums. É carro de gaja nos países ricos do sul.
Nos sites ingleses há muita informação e polacos também (usar tradutor do google).
O filtro do ar é muito fácil de mudar.
Basta uma chave de caixa tamanho 6 e tira-se fora os 3 parafusos mesmo em cima do motor.
O filtro aparece e é só mudar.
O óleo e filtro de óleo estou a trocar em intervalos de 15.000km.
O filtro de ar deixei estar porque parecia quase novo.
A Fiat recomenda trocar o filtro de ar de 30.000 em 30.000km.
O óleo que usei foi o Shell Helix Ultra 5w40.
(Não precisa de dizer diesel na frente. Na descrição nas 'costas' fala sempre de recomendado para carros a gasolina e diesel com turbos, injectores e etc).
Custou 19,99€ no Jumbo (Novembro 2011), garrafão 4lt. E é verdadeiro 100% sintético. Não da treta como alguns da Castrol e da Dephi e espantem-se, Mobil...
Sabe-se que um óleo serve para um motor moderno a gasóleo quando diz B4 nas normas.
Se o vosso carro tiver Filtro de partículas é preciso que diga também C3 nas normas.
Este óleo que comprei até tinha a aprovação da Fiat para 30.000km
Fiat 9.55535-Z2.
No manual do meu Fiat Panda Multijet 2004 até só pede a norma abaixo
9.55535-N2.
Ambas servem para 30.000km.
Mas prefiro só fazer 15.000km para estar mais descansado.
Mas se tivesse pago o balúrdio que pedem pelo óleo Selénia WR (fabricante Petronas que é a empresa monopolista da Málasia) talvez fizesse os 30.000km.
Mas o Shell Helix Ultra em Normas até é melhor e foi super barato.
Site explicativo do que significam as normas da Fiat, em húngaro.
Usar o tradutor do google.
Az új Fiat 9.55535 motorolaj specifikációk részletei
Um bom óleo que podem usar e se encontra a 25€ muitas vezes no jumbo é o Bp Visco 7000.
Bom também para os 15.000km. Mas não tem a norma da Fiat. Se quiserem fazer os 30.000km procurem a norma da Fiat.
Para 15.000km a norma B4 é suficiente. É apenas o que vêm escrito no óleo 5w40 da Galp e que custa +60€. Muitas oficinas das marcas usam Galp.
A norma da GM para estes motores, onde eles recomendam 50.000km entre mudas de óleo, é a GM-LL-B-025.
Se virem esta norma num garrafão de óleo, ao invés da norma da Fiat, podem ficar descansados que serve bem para 30.000km.
O óleo da marca do Leclerc é muito bom em normas e tem a norma GM-LL-B-025 mas anda a subir de preço... 29€. Prefiro comprar o Visco 7000 por 25€.
Se fizerem muitas viagens Lisboa/Porto a 160km/h, o caminho todo ou se fizerem muitos percursos de 5/10 minutos, onde motor não tem tempo de aquecer, trocar de óleo mais cedo.
Já li que para estes motores multijet a Fiat entrou com o knowhow (estava falida na altura) e a Opel através da GM entrou com o 'guito'.
Estes motores (multijet 1.3) são fabricados para as duas marcas numa fábrica na Polónia.
A Suzuki usa também estes motores no Swift, mas tem uma fábrica própria na Hungria.
Eu adoro este motor e foi por isso que comprei o Panda.
Tenho feito vários depósitos, com média de computador de bordo, de 3.9lt/100km, em Lisboa e circulares à volta desta.
Uso sempre gasóleo de Hipermercado que é muito bom! Pingo doce e Intermarché são do melhor!
Parece que o truque para gastar pouco (motor a gasóleo) é não passar muitas vezes das 2500rpm. E fazer condução defensiva como se estivessem sempre a conduzir em chuva. Correr de um semáforo para o outro é ser idiota.
No meu motor foi feita uma repro (para consumos) por um individuo muito porreiro e explicativo de Alverca. O carro anda nas horas se se quiser. Dá +180km/h.
Cumprimentos e espero que tenha sido útil.
ps.Eu tive de ir vestido com roupas velhas comprar ferramentas a 1km da minha casa, porque não encontrei informação útil em lado nenhum, sobre os tamanhos exagerados de ferramentas, escolhidos para afastar o pessoal que gosta de fazer as coisas em casa.
O que por vezes parece super simples e ninguém explica em lado nenhum, fica complicado quando se está com o carro no ar e todo besuntado de óleo.
O meu carro não se queixa de avisos de revisão no computador de bordo.
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