Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mudar oleo Panda Multijet

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mudar oleo Panda Multijet

    Greetings!

    Resolvi fazer este post para descrever como se muda o óleo a um Fiat Panda Multijet.
    É uma operação fácil mas requer algumas ferramentas fora do normal, que parece que foram escolhidas de propósito para dificultar o trabalho, às pessoas em que querem realizar esta tarefa em sua casa.

    Entretanto descobri este video que mostra como se faz todo o processo de forma simples:




    O que é necessário:

    - Chave allen tamanho 12mm para o bojão do óleo. É uma chave grande que quase ninguém tem em casa, e não vem em conjuntos de chaves allen. Custo 2,5€ numa loja de ferragens.



    - Chave de caixa tamanho 27mm, para desapertar o filtro de óleo. É mesmo muito grande. Não vem nos conjuntos que normalmente se compra. Mesmo no Aki não havia à venda. Na ebay arranja-se por 5€. Em casas de ferragens deve ser o mesmo. É preciso também um adaptador de 3/4" para 1/2" para conseguir usar esta chave de caixa num roquete reversível típico de 3/4" que é o que vem na maioria dos conjuntos. Custa 2,5€ no Aki.



    - Chaves de desapertar porcas (chave de caixa) tamanho 6 (parafusos rosca da caixa do filtro de ar) e tamanho 10 (1 das porcas na protecção do filtro de óleo).

    - Chave torx tamanho 8 (para dois dos parafusos da protecção do Filtro de óleo).



    (Arranjem um conjunto de chave de encaixe com várias pontas para as duas ferramentas descritas acima)



    - Alguns plásticos grandes para não sujar o chão. (Jornais não resulta tão bem porque ensopam. Sacos plásticos têm quase sempre 1 furo em baixo).

    - Recipiente para deixar escorrer o óleo que não seja alto demais para colocar debaixo do carro. Um alguidar que aguente 3.5lt serve. Custa 1 a 2 euros...

    - Luvas de latex para proteger a pele.

    - Funil para entornar o óleo novo para dentro do motor.

    - Macado de jeito para subir o carro. O macaco da Fiat pode não ser o suficiente.
    Recomendo subirem um passeio com a roda esquerda. É suficiente para tirar o bujão. Assim não precisam do macaco.
    É também mais fácil e talvez seguro.

    - Roupas velhas para sujar.

    - Pano velho para limpar o óleo das mãos e ferramentas quando preciso.

    - Garrafão velho para deitar o óleo velho.

    Procedimentos:

    Andar 5 a 10 minutos com o carro para aquecer um pouco o óleo.

    Recomendo subirem um passeio com a roda direita. É suficiente para tirar o bujão. Assim não precisam do macaco.
    É também mais fácil e talvez seguro. Puxar o travão de mão!
    O bojão no carter fica assim mais acessível.

    O acesso ao bojão é feito pela frente do carro. Quando no final se colocar o bojão nem é preciso o carro estar no ar. Consegue-se aceder bem para girar o bojão com a chave allen. O Fiat Panda é um carro algo alto.Se quiserem comprem as preguiças.

    Vestir as roupas velhas e colocar os plásticos no chão. Vestir as luvas.
    O óleo pode vir quente.

    Usar a chave allen tamanho 12mm para desapertar o bojão.
    Se estiver difícil de sair usar uma chave de caixa em L, encaixada na chave allen e depois com um martelo ir dando cacetadas na chave allen, para ir desapertando o bojão. No meu carro tive de dar umas 10 cacetadas. Cacetadas com o pé não resultou...



    Para desapertar quando se está deitado de costas, com os pés para a frente do carro, roda-se no sentido do relógio., empurrando a chave allen.
    Dar as cacetadas se estiver díficil de rodar.

    Quando começar a girar meter o alguidar debaixo do bojão e ir rodando a chave allen com a mão.
    O bojão salta para o alguidar e o óleo escorre durante alguns minutos.
    Apanhar depressa o bojão e limpar com o pano. O alguidar vai encher...

    Se quiserem podem agora baixar o carro para escorrer mais um bocadinho. Não vi grandes saídas de óleo com isso.

    Agora vamos tratar do filtro do óleo.

    Abrir o capot.



    Mesmo do lado direito da tampa amarela onde se colocar o óleo novo está um corpo arredondado preto (junto ao tubo grosso que vai da frente do carro ao motor), que é uma protecção metálica à caixa do filtro de óleo.

    Desapertar as 3 porcas que prendem esta tampa metálica.
    É necessário desapertar o tubo grosso que está a impedir um pouco o caminho.
    É só pressionar por cima e por baixo do tubo, que o encaixe sai bem.

    Numa das porcas usa-se uma chave de caixa tamanho 10.
    Nas outras duas porcas (parafusos...) muda-se para a ponta de torx tamanho 8.

    Salta então fora a protecção do filtro do óleo.
    Esta deve servir para impedir que se rompa o filtro de óleo quando há um acidente.
    Com a chave de caixa tamanho 27mm desapertar a cabeça do filtro do óleo. É uma peça em plástico.

    Convém ter uma ferramenta destas para usar com a chave de caixa.


    Trocar o miolo do filtro do óleo (em papel) por um novo.
    Trocar a borracha (anel grande à volta da tampa) pela borracha nova. Podem com o dedo passar óleo pelo anel.
    Dizem que ajuda na pressão que o filtro do óleo sofre, quando o motor está em funcionamento.

    Quando tiram o filtro fora, cai mais óleo pelo bojão. Mas só por lá.

    Apertar o filtro à mão. No final apertar um pouco com a chave de caixa. Mas só um bocadinho. Não partam o filtro!
    Ele não vai a lado nenhum.

    Montar a tampa de protecção e colocar o tubo grosso no sitio.

    Apertar o bojão debaixo do carro. Primeiro à mão e depois no final com a chave allen.
    Lembrem-se do quanto custou a sair. Não apertem demais. Duas apertadas com força à mão deve ser o suficiente.

    Colocar 2,8 lt para dentro do motor do carro (tampa amarela), usando o funil. Cuidado não colocar demais! Estraga o motor!
    Ver o nível na vareta do motor passados +- 2 minutos. Já me disseram que se deve colocar o carro a trabalhar durante uns segundos para encher o filtro do óleo.
    Deve estar a nível. Não precisa estar mesmo em cima a saltar o máximo.
    Mais de meio é suficiente. Se espetarem mais de 3lt lá para dentro fizeram *****...
    Como o óleo é muito transparente e não se consegue ver bem, na parte de trás da vareta vê-se por vezes melhor.

    Passados uns dias ver novamente e se quiserem, acertar para o topo, mas cuidado!
    Nas oficinas têm a mania de espetar óleo a mais. o que depois pode trazer problemas de segmentos e etc, por excesso de pressão dentro do motor.
    Bom negócio para eles...

    Li num site Polaco, que este motor tem forma de se livrar do óleo a mais, mas não arrisquem.
    Na realidade não há muito informação sobre Pandas em fórums. É carro de gaja nos países ricos do sul.
    Nos sites ingleses há muita informação e polacos também (usar tradutor do google).

    O filtro do ar é muito fácil de mudar.
    Basta uma chave de caixa tamanho 6 e tira-se fora os 3 parafusos mesmo em cima do motor.
    O filtro aparece e é só mudar.

    O óleo e filtro de óleo estou a trocar em intervalos de 15.000km.
    O filtro de ar deixei estar porque parecia quase novo.

    A Fiat recomenda trocar o filtro de ar de 30.000 em 30.000km.

    O óleo que usei foi o Shell Helix Ultra 5w40.
    (Não precisa de dizer diesel na frente. Na descrição nas 'costas' fala sempre de recomendado para carros a gasolina e diesel com turbos, injectores e etc).

    Custou 19,99€ no Jumbo (Novembro 2011), garrafão 4lt. E é verdadeiro 100% sintético. Não da treta como alguns da Castrol e da Dephi e espantem-se, Mobil...

    Sabe-se que um óleo serve para um motor moderno a gasóleo quando diz B4 nas normas.

    Se o vosso carro tiver Filtro de partículas é preciso que diga também C3 nas normas.

    Este óleo que comprei até tinha a aprovação da Fiat para 30.000km

    Fiat 9.55535-Z2.

    No manual do meu Fiat Panda Multijet 2004 até só pede a norma abaixo
    9.55535-N2.

    Ambas servem para 30.000km.

    Mas prefiro só fazer 15.000km para estar mais descansado.
    Mas se tivesse pago o balúrdio que pedem pelo óleo Selénia WR (fabricante Petronas que é a empresa monopolista da Málasia) talvez fizesse os 30.000km.

    Mas o Shell Helix Ultra em Normas até é melhor e foi super barato.

    Site explicativo do que significam as normas da Fiat, em húngaro.
    Usar o tradutor do google.
    Az új Fiat 9.55535 motorolaj specifikációk részletei

    Um bom óleo que podem usar e se encontra a 25€ muitas vezes no jumbo é o Bp Visco 7000.
    Bom também para os 15.000km. Mas não tem a norma da Fiat. Se quiserem fazer os 30.000km procurem a norma da Fiat.
    Para 15.000km a norma B4 é suficiente. É apenas o que vêm escrito no óleo 5w40 da Galp e que custa +60€. Muitas oficinas das marcas usam Galp.

    A norma da GM para estes motores, onde eles recomendam 50.000km entre mudas de óleo, é a GM-LL-B-025.
    Se virem esta norma num garrafão de óleo, ao invés da norma da Fiat, podem ficar descansados que serve bem para 30.000km.

    O óleo da marca do Leclerc é muito bom em normas e tem a norma GM-LL-B-025 mas anda a subir de preço... 29€. Prefiro comprar o Visco 7000 por 25€.

    Se fizerem muitas viagens Lisboa/Porto a 160km/h, o caminho todo ou se fizerem muitos percursos de 5/10 minutos, onde motor não tem tempo de aquecer, trocar de óleo mais cedo.

    Já li que para estes motores multijet a Fiat entrou com o knowhow (estava falida na altura) e a Opel através da GM entrou com o 'guito'.
    Estes motores (multijet 1.3) são fabricados para as duas marcas numa fábrica na Polónia.

    A Suzuki usa também estes motores no Swift, mas tem uma fábrica própria na Hungria.

    Eu adoro este motor e foi por isso que comprei o Panda.
    Tenho feito vários depósitos, com média de computador de bordo, de 3.9lt/100km, em Lisboa e circulares à volta desta.
    Uso sempre gasóleo de Hipermercado que é muito bom! Pingo doce e Intermarché são do melhor!

    Parece que o truque para gastar pouco (motor a gasóleo) é não passar muitas vezes das 2500rpm. E fazer condução defensiva como se estivessem sempre a conduzir em chuva. Correr de um semáforo para o outro é ser idiota.

    No meu motor foi feita uma repro (para consumos) por um individuo muito porreiro e explicativo de Alverca. O carro anda nas horas se se quiser. Dá +180km/h.

    Cumprimentos e espero que tenha sido útil.

    ps.Eu tive de ir vestido com roupas velhas comprar ferramentas a 1km da minha casa, porque não encontrei informação útil em lado nenhum, sobre os tamanhos exagerados de ferramentas, escolhidos para afastar o pessoal que gosta de fazer as coisas em casa.

    O que por vezes parece super simples e ninguém explica em lado nenhum, fica complicado quando se está com o carro no ar e todo besuntado de óleo.

    O meu carro não se queixa de avisos de revisão no computador de bordo.
    Editado pela última vez por pgainf; 16 April 2013, 15:07.

    #2
    ta muito bem explicado, só acho que visto isto ser praticamente um DIY, poderias ter posto fotografias de todo o processo para fikar mais completo!

    mas mesmo assim, ta muito bom!

    Comentário


      #3
      "- Tijolo baixo (melhor que seja de cimento) para subir para cima deste com a roda direita do carro.
      O macaco da Fiat não levanta muito o carro. Apenas o suficiente para mudar o pneu. "

      Comentário


        #4
        After... ... ... o troll cá do sitio...




        Oferece-me um macado de oficina!

        Editado pela última vez por pgainf; 24 November 2011, 20:27.

        Comentário


          #5
          não aconselho é as cacetadas na chave ao tirar o bujão, aconselhava antes o uso de uma alavanca

          Comentário


            #6
            Em todo o caso, um tijolo ou o macaco do carro é estar a correr o risco do carro te cair em cima! O macaco é pouco estável e o tijolo, tipicamente oco, pode colapsar. Porque não usar um par de preguiças? Não são caras, e aumenta-te a segurança.

            Comentário


              #7
              boa explicaçao, e para mudar depois no computador de bordo os quilometros para a proxima revisao? é que no teu deve dar sinal dos quilometros que faltam

              Comentário


                #8
                É preciso ser-se muito... trapalhão, para brincar com a segurança e mesmo assim insultar quem os avisa, espera que a moderação intervenha.

                Comentário


                  #9
                  Por acaso sabem a pressão que um tijolo de barro aguenta quando essa mesma pressão é feita de forma sustentada ?
                  Melhor dito: pegar num martelo e dar-lhe ele parte logo , estando apoiado num plano liso e uniforme podem por-lhe em cima de forma sustentada o peso que quiserem que ele não quebra

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ferr0 Ver Post
                    Por acaso sabem a pressão que um tijolo de barro aguenta quando essa mesma pressão é feita de forma sustentada ?
                    Melhor dito: pegar num martelo e dar-lhe ele parte logo , estando apoiado num plano liso e uniforme podem por-lhe em cima de forma sustentada o peso que quiserem que ele não quebra
                    Que bela resposta cientifica!

                    Sei que não serve de nada mas, um tijolo aguenta cerca de 500kg/dm2, mas isto varia muito, um tijolo não é fabricado de forma muito controlada.

                    Mas quem sou eu para criticar quem se mete debaixo de um carro com um tijolo a segurar...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ferr0 Ver Post
                      Por acaso sabem a pressão que um tijolo de barro aguenta quando essa mesma pressão é feita de forma sustentada ?
                      Melhor dito: pegar num martelo e dar-lhe ele parte logo , estando apoiado num plano liso e uniforme podem por-lhe em cima de forma sustentada o peso que quiserem que ele não quebra
                      Já experimentei subir o carro para cima de um tijolo (daqueles de laje de chão, que apoia entre duas vigotas) e parti todos os tijolos com que tentei.

                      E, mesmo que resulte subir, não é garantido que o tijolo não tenha de origem uma qualquer fractura que ceda a qq momento.

                      Comentário


                        #12
                        Por acaso vivem os dois em casas normais ou em bunker's ? não sei se sabem mas as casas são feitas de tijolo apoiado e sustentado e de tijoleira para meter a fazer de placa entre vigas e vigotas

                        Por mim o Offtopic acaba aqui

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ferr0 Ver Post
                          Por acaso vivem os dois em casas normais ou em bunker's ? não sei se sabem mas as casas são feitas de tijolo apoiado e sustentado e de tijoleira para meter a fazer de placa entre vigas e vigotas

                          Por mim o Offtopic acaba aqui
                          Belo, mandas uma boca sem educação, uma posta de pescada e dizes que o assunto termina aqui! Pá, por mim termina também...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Belo, mandas uma boca sem educação, uma posta de pescada e dizes que o assunto termina aqui! Pá, por mim termina também...
                            Primeiro : não mando bocas , falo com conhecimentos
                            Segundo: o "sem educação" fica para si próprio , se não a tem a culpa não é minha
                            Terceiro : " Pá" não sou da sua familia

                            Comentário


                              #15
                              Greetings!

                              Um tijolo de cimento aguenta mais que um de barro. E é mais complicado de desfazer. Achei um na rua.
                              Se conseguirem colocar a roda do carro em cima do tijolo sem este se partir podem ficar descansados.
                              Basta lembrarem-se dos muitos carros que aparecem depois da noite escura em cima de tijolos. Muitas vezes em cima de pilhas de tijolos.



                              Ontem na mudança do óleo usei dois macacos e coloquei também por debaixo do carro uma jante de ferro mais o tijolo em cima.

                              Com os meus macacos não consegui levantar muito o carro, mas não me pareceu ser muito preciso.

                              Ao escrever o texto é que me lembrei que usando o tijolo para subir a roda direita poderia ter sido um processo muito mais simples, de subir o carro.

                              Depois na correcção lembrei-me ainda que se fosse para a rua e subi-se o passeio com a roda direita seria ainda mais simples.

                              Esta ideia ganhou o meu prémio pessoal de boa ideia!

                              Colocar as preguiças com os meus macacos era muito difícil.
                              Tinha de comprar uma macaco hidráulico profissional para levantar o carro a uma altura que desse para colocar preguiças.

                              Arranjem rampas, o que quiserem. Eu só queira mostrar como mudar o óleo ao Fiat Panda Multijet.

                              Cumprimentos


                              Editado pela última vez por pgainf; 24 November 2011, 22:09.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ferr0 Ver Post
                                Por acaso vivem os dois em casas normais ou em bunker's ? não sei se sabem mas as casas são feitas de tijolo apoiado e sustentado e de tijoleira para meter a fazer de placa entre vigas e vigotas

                                Por mim o Offtopic acaba aqui
                                A tua casa é só feita de tijolo? Não tens noção do que dizes.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
                                  Greetings!



                                  Ontem na mudança do óleo usei dois macacos e coloquei também por debaixo do carro uma jante de ferro mais o tijolo em cima.

                                  Com os meus macacos não consegui levantar muito o carro, mas não me pareceu ser muito preciso.

                                  Ao escrever o texto é que me lembrei que usando o tijolo para subir a roda direita poderia ter sido um processo muito mais simples, de subir o carro.

                                  Depois na correcção lembrei-me ainda que se fosse para a rua e subi-se o passeio com a roda direita seria ainda mais simples.

                                  Esta ideia ganhou o meu prémio pessoal de boa ideia!

                                  Colocar as preguiças com os meus macacos era muito difícil.
                                  Tinha de comprar uma macaco hidráulico profissional para levantar o carro a uma altura que desse para colocar preguiças.

                                  Arranjem rampas, o que quiserem. Eu só queira mostrar como mudar o óleo ao Fiat Panda Multijet.

                                  Cumprimentos
                                  Essa da roda direita em cima do passeio sim, está muito bem esgalhada!

                                  E, sim, conseguiste mostrar muito bem como mudar o óleo ao Panda Multijet.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Repetido, apagar s.f.f.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Incrível como os tópicos descambam

                                      Bom poste pgainf apenas faltam mais fotos de todo o processo. abc

                                      Comentário


                                        #20
                                        Melhor que os tijolos normais é arranjarem um lancil, e podem cortar para fazer uma rampa, o lancil é em cimento massiço, e não parte facilmente.
                                        Se quiserem usar tijolos usem os chamados de burro que são massiços, arrangem um canto na garagem e façam umas rampas á medida assentem os tijolos deitados e com massa, ficam com umas rampas permanentes para qualquer veiculo.
                                        Agora tijolos ocos, esqueçam é um autentico perigo, se alguem quiser arriscar morrer debaixo de um veiculo, os tijolos ocos são um passo em grande para tal acontecer.
                                        Quanto ao user que teima em dizer que os tijolos ocos aguentam o veiculo... bem pode como pode não aguentar, não se pode comparar a finalidade com que foram concebidos, construção de habitações e geral, em que o peso é destribuido uniformemente, o proprio peso e o encaixe do tijolo, fazem e reforção-no permitindo aguentar mais peso que uma unidade sozinha.
                                        Agora se usarmos uma força aplicada a uma unidade sem apoios de outras, ficamos com uma estrutura fragilizada... instavel e que fácilmente pode ruir sobre algum peso extra.
                                        Um simples abanão do veiculo pode fazer o vector da força aplicada no tijolo mudar, fazendo-o quebrar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O levantar o carro do lado melhorar a acessibilidade do bojão vai fazer com que o óleo no saia completamente do carter, não?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por After Ver Post
                                            A tua casa é só feita de tijolo? Não tens noção do que dizes.
                                            Claro que não tenho noção nenhuma do que digo , como nunca na vida tive de trabalhar a abrir roços na parede para passar tubos e afins eu sei lá que resistencia aquilo tem
                                            Desculpa lá

                                            Comentário


                                              #23
                                              ja agora, vocês quando mudam o oleo costumam colocar um bocado de oleo novo antes de fechar o bujao para retirar o resto da porcaria que fica acumulada?

                                              ja agora, para se fazer isso pode se comprar aquele oleo de Jumbo (5€ - 1L) só para limpar? do tipo colocar e deixa lo escorrer bem e depois fechar o bujao e colocar o novo!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Bom Post !

                                                Faltam fotografias da sequencia. Nao sabes de nenhum video que mostre essa mudança de oleo e filtro no 1,3 Mjt, mesmo em Polaco ?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ferr0 Ver Post
                                                  Claro que não tenho noção nenhuma do que digo , como nunca na vida tive de trabalhar a abrir roços na parede para passar tubos e afins eu sei lá que resistencia aquilo tem
                                                  Desculpa lá
                                                  Sabes que os tijolos foram feitos para funcionar em conjunto com cimento e reboco? É como fazer casas só com cimento e sem ferro.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por After Ver Post
                                                    Sabes que os tijolos foram feitos para funcionar em conjunto com cimento e reboco? É como fazer casas só com cimento e sem ferro.
                                                    Sabia lá eu essas coisas, ainda bem que há pessoas como você para nos elucidarem

                                                    Muito Obrigado pela explicação e pelo tempo que tem perdido

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ferr0 Ver Post
                                                      Sabia lá eu essas coisas, ainda bem que há pessoas como você para nos elucidarem

                                                      Muito Obrigado pela explicação e pelo tempo que tem perdido
                                                      É sempre bom quando as pessoas estão dispostas a aprender, obrigado pela paciência.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Steel5L Ver Post
                                                        ja agora, vocês quando mudam o oleo costumam colocar um bocado de oleo novo antes de fechar o bujao para retirar o resto da porcaria que fica acumulada?

                                                        ja agora, para se fazer isso pode se comprar aquele oleo de Jumbo (5€ - 1L) só para limpar? do tipo colocar e deixa lo escorrer bem e depois fechar o bujao e colocar o novo!
                                                        pela tua ideia, parece-me que tens ideia de lá meter esse óleo e tirá-lo novamente sem sequer pôr o motor a trabalhar, é isso ou percebi mal?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                          pela tua ideia, parece-me que tens ideia de lá meter esse óleo e tirá-lo novamente sem sequer pôr o motor a trabalhar, é isso ou percebi mal?
                                                          é mesmo isso! tipo só colocar o oleo em cima e ele sair diretamente por baixo!

                                                          disseram me que convinha fazer isso para retirar alguma sujidade que pode ficar acumulada no fundo, do tipo pegar em 250ML e meter! mal tambem presumo que nao faça, agora nao sei se será escusado!

                                                          mas tambem como irei fazer isso com uma garrafa de 1L de oleo 5w30 da Auchan que custa cerca de 5€, o "prejuizo" nao é muito! ;)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Steel5L Ver Post
                                                            é mesmo isso! tipo só colocar o oleo em cima e ele sair diretamente por baixo!

                                                            disseram me que convinha fazer isso para retirar alguma sujidade que pode ficar acumulada no fundo, do tipo pegar em 250ML e meter! mal tambem presumo que nao faça, agora nao sei se será escusado!

                                                            mas tambem como irei fazer isso com uma garrafa de 1L de oleo 5w30 da Auchan que custa cerca de 5€, o "prejuizo" nao é muito! ;)

                                                            Existem oleos de lavagem, o melhor é fazer isso numa oficina.
                                                            Usam-se esses oleos para limpar o motor por dentro, retirar algumas lamas acumuladas nos orificios de lubrificação ao longo dos anos.
                                                            Se fizer essa revisão o oleo novo fica mais tempo claro advindo dai vantagens para uma melhor lubrificação dos componentes motores e durabilidade dos agentes lubrificantes.

                                                            PS: há quem faça em casa meter um oleo barato com um litro de gasoleo.
                                                            Tipo se o motor levar 4 litros eles metem 3 de oleo e um de gasoleo.
                                                            Metem o motor a trabalhar durante uns minutos e despejam e substituem pelo oleo da marca.
                                                            Mas este processo não recomendo porque apesar do gasoleo ser lubrificante, existem no interior do motor borrachas e vedantes que não são concebidos para serem imergidos nesse combustivel.
                                                            Se quiser limpar o motor por dentro de lamas e residuos, faça numa oficina com o oleo mesmo para isso.
                                                            Editado pela última vez por Mannipulo; 27 November 2011, 12:18.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X