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cheiro a queimado e ventoínha não dispara renault clio 1.2 1997

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    cheiro a queimado e ventoínha não dispara renault clio 1.2 1997

    Boas...

    Ontem reparei que numa viagem de cerca de 3 /4 km o meu motor começou a aquecer! Desliguei o motor para arrefecer até chegar a casa! Quando chego a casa, abro o capot, e reparo que sai de lá de dentro um cheiro a queimado!! Mais tarde verifiquei que a agua do radiador e o nivel de oleo estavam ok! Mas por vias das duvidas, tirei toda a agua do radiador e coloquei anti-congelante no circuito! Liguei o carro e deixei-o a trabalhar a fim de ver se a temperatura do motor voltava a subir. Assim aconteceu e a ventoínha não disparou, como não disparava lá tive que desligar novamente o motor e reparo que saía um ligeiro vapor ou fumo , da parte superior, mas do lado direito (de quem está a conduzir ) e novamente me cheirava a queimado!!!

    Fiquei na duvida se fosse vapor da agua que mudei do radiador, pois sempre salpicou um pouco o motor, mas no entanto achei estranho a ventoínha não disparar, mas o cheiro ligeiro a queimado, ou a borracha a queimada tenho a certeza que senti! alguem me poderá dizer o que poderá ser?? E se este cheiro a queimado poderá estar relacionado com o não funcionamento da ventoínha???

    Obrigado

    #2
    Originalmente Colocado por fixxe77 Ver Post
    Boas...

    Ontem reparei que numa viagem de cerca de 3 /4 km o meu motor começou a aquecer! Desliguei o motor para arrefecer até chegar a casa! Quando chego a casa, abro o capot, e reparo que sai de lá de dentro um cheiro a queimado!! Mais tarde verifiquei que a agua do radiador e o nivel de oleo estavam ok! Mas por vias das duvidas, tirei toda a agua do radiador e coloquei anti-congelante no circuito! Liguei o carro e deixei-o a trabalhar a fim de ver se a temperatura do motor voltava a subir. Assim aconteceu e a ventoínha não disparou, como não disparava lá tive que desligar novamente o motor e reparo que saía um ligeiro vapor ou fumo , da parte superior, mas do lado direito (de quem está a conduzir ) e novamente me cheirava a queimado!!!

    Fiquei na duvida se fosse vapor da agua que mudei do radiador, pois sempre salpicou um pouco o motor, mas no entanto achei estranho a ventoínha não disparar, mas o cheiro ligeiro a queimado, ou a borracha a queimada tenho a certeza que senti! alguem me poderá dizer o que poderá ser?? E se este cheiro a queimado poderá estar relacionado com o não funcionamento da ventoínha???

    Obrigado

    Retiraste o ar do circuito? Fizeste uma ligação directa na ventoinha para ver se funciona? Verificaste se chega corrente à ficha que liga a ventoinha? O sensor que dispara a ventoinha está ok? O termostato está a fazer o trabalho dele?

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      #3
      Verifique por favor se o termostrato está em condições.

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        #4
        Se for um motor Energy, aqui fica:





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          #5
          O motor em causa é o 1.2 chippie! Logo vou ver se é do termostato. Obrigado

          Comentário


            #6
            se é o termostato preso, o radiador fica sempre frio,

            Entretanto repara se o motor da ventoinha não está agarrado, é normal acontecer isso (já aconteceu-me) para o fazeres tenta fazer ligação directa

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              #7
              Bem o termostato estava cheio de ferrugem, assim como a bomba de agua, a ventoínha trabalhava fazendo uma ligação directa!! Pelos vistos queimei a junta do motor e já foi reparada e colocada uma nova bomba da agua!

              Agora uma pergunta, Qual a função do termostato e se é possivel o carro trabalhar sem o mesmo??
              PS: Desculpem a minha ignorância

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                #8
                Já agora quando se retira a tampa do deposito do oleo, e no verso da tampa aparece uma massa tipo maionese, quer dizer que existe agua no oleo??

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por fixxe77 Ver Post
                  Já agora quando se retira a tampa do deposito do oleo, e no verso da tampa aparece uma massa tipo maionese, quer dizer que existe agua no oleo??
                  Yep...

                  Comentário


                    #10
                    Ou seja o oleo depois da reparação também teve que ser trocado??? Apesar dessa agua ser quase nula!!!

                    Comentário

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