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Baterias - Dúvidas

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    Baterias - Dúvidas

    Alguém sabe dizer se há problema em usar uma bateria de 75 amperes num carro que tinha de origem uma de 70? ( para motor 1.6 hdi)

    Eu penso que não, mas agora fiquei a pensar na possibilidade de poder causar algum problema...

    Já agora, quando se liga a bateria ao carro qual é o primeiro polo que devo ligar?
    Editado pela última vez por ; 06 December 2011, 08:34.

    #2
    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    Alguém sabe dizer se há problema em usar uma bateria de 75 amperes num carro que tinha de origem uma de 70? ( para motor 1.6 hdi)

    Eu penso que não, mas agora fiquei a pensar na possibilidade de poder causar algum problema...

    Já agora, quando se liga a bateria ao carro qual é o primeiro polo que devo ligar?
    O primeiro polo a ligar, é o positivo.

    Não, não terás problemas em usar uma maior Amperagem Hora (Ah).

    Mas por curiosidade, qual a potência de arranque (A) dessa bateria, em comparação à outra?

    Já agora, aqui fica o que já foi referido num outro tópico sobre as siglas e seu significado e importância.

    Originalmente Colocado por nto
    Também as acho caras.

    Já agora, já alguma vez viste como está o líquido dos bornos?

    Em todo o caso e para o teu carro, os requisitos mínimos, é ter uma bateria com a capacidade de 70Ah e capacidade de arranque de 640A.

    As baterias tem duas ordens de "grandeza"/potência e que são:

    - Letra "Ah" que equivale à amperagem hora e que é indicada por dois digitos seguido das letras, exemplo: "44 Ah"

    - Letras "A" que é a capacidade de arranque e que é indicada por três dígitos seguidos das letras, exemplo "600 A"

    O problema é que muitas baterias não trazem a capacidade de arranque indicadas nas mesmas.

    Sendo que o mais importante na hora de colocar o carro a trabalhar, será a capacidade de arranque (quanto maior melhor) e não a amperagem hora.

    Sendo o teu motor o 1.9SDI, os requisitos mínimos são: 70Ah e 640A (como já tinha referido acima)

    Agora acredito é que a tua capacidade de arranque possa estar enfraquecida.

    Em todo o caso e na procura de baterias, tenta ver se as mesmas tem as duas ordens de grandeza.

    É que poderá ter uma bateria com 74AH e 600A e outra com 70AH e 680A.

    A mais adequada e que terá mais potência para colocar o carro a trabalhar, será a de 70Ah e 680A.
    in: Bateria nova par automóvel. Importante a marca ou não?


    Comentário


      #3
      Boa resposta.

      De facto sabia que era Ah mas normalmente as pessoas diz "Amperes" simplesmente.
      Desconhecia a questão da capacidade arranque ( nem verifiquei na anterior) mas suponho que seja suficiente visto que o motor tb não é um bicho assim tão grande...

      Mas agora lembrei-me que não medi os bornos antes de comprar
      Editado pela última vez por ; 06 December 2011, 08:54.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
        Boa resposta.

        De facto sabia que era Ah mas normalmente as pessoas diz "Amperes" simplesmente.
        Desconhecia a questão da capacidade arranque ( nem verifiquei na anterior) mas suponho que seja suficiente visto que o motor tb não é um bicho assim tão grande...

        Mas agora lembrei-me que não medi os antes de comprar bornos
        Como podes verificar, a questão da Capacidade de Arranque (A), acaba por ser ainda mais importante que a da Amperagem Hora (Ah).

        E que por si, acaba por ser descurada e muitas vezes, ao fim de algum tempo a bateria deixa de ter força para colocar o motor a trabalhar.

        Tudo, porque a Capacidade de Arranque era pouca e com o "enfraquecer" da bateria, já não consegue dar o "choque" para "acordar" o motor.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nto Ver Post
          Como podes verificar, a questão da Capacidade de Arranque (A), acaba por ser ainda mais importante que a da Amperagem Hora (Ah).
          .
          A original era de 70 / 630 e a que comprei é de 75 / 510 e custou-me apenas 100€.
          Agora fiquei naquela se deva ou não trocar... O Homenzinho disse-me que dava de certeza e que bastava verificar níveis de 6 em 6 meses.

          Entretanto verifiquei na net que a capacidade de arranque só é fundamental em país frios onde as temperaturas são muitas vezes negativas o que não vai acontecer com este carro seguramente...

          Não sei bem o q fazer.
          Editado pela última vez por ; 06 December 2011, 09:15.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
            A original era de 70 / 630 e a que comprei é de 75 / 510 e custou-me apenas 100€.
            Agora fiquei naquela se deva ou não trocar... O Homenzinho disse-me que dava de certeza e que bastava verificar níveis de 6 em 6 meses.

            Entretanto verifiquei na net que a capacidade de arranque só é fundamental em país frios onde as temperaturas são muitas vezes negativas o que não vai acontecer com este carro seguramente...

            Não sei bem o q fazer.
            Sendo assim, esse é um típico exemplo em que a bateria tem mais Amperagem Hora, mas em que a potência de arranque até é inferior.

            A questão de ser apenas importante em países frios, não é assim tão linear.

            É que a potência de arranque, é o valor que te interessa para colocar o motor a trabalhar.

            Com o tempo, a bateria começa a ficar mais fraca e poderá vir a ter mais dificuldade em colocar o carro a trabalhar.

            Mas como referido, convém também andar atento ao polos, para que estejam sempre cobertos.

            Já agora, qual o carro e motorização em questão?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nto Ver Post
              Sendo assim, esse é um típico exemplo em que a bateria tem mais Amperagem Hora, mas em que a potência de arranque até é inferior.

              A questão de ser apenas importante em países frios, não é assim tão linear.

              É que a potência de arranque, é o valor que te interessa para colocar o motor a trabalhar.

              Com o tempo, a bateria começa a ficar mais fraca e poderá vir a ter mais dificuldade em colocar o carro a trabalhar.

              Mas como referido, convém também andar atento ao polos, para que estejam sempre cobertos.

              Já agora, qual o carro e motorização em questão?
              É um Focus 2006 hdi 110cv.
              O problema é que o o catálogo do fabricante ( autosil) não tem baterias de 70/75 com mais de 510.
              Tendo em conta que a autosil é talvez das baterias mais vendidas em Pt, e tendo em conta que o Focus é o carro mais vulgar à face da terra, não quero acreditar que a bateria não seja adequada.

              Oq ue te parece?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                É um Focus 2006 hdi 110cv.
                O problema é que o o catálogo do fabricante ( autosil) não tem baterias de 70/75 com mais de 510.
                Tendo em conta que a autosil é talvez das baterias mais vendidas em Pt, e tendo em conta que o Focus é o carro mais vulgar à face da terra, não quero acreditar que a bateria não seja adequada.

                Oq ue te parece?
                Na minha modéstia opinião, acho que os 510 A, é um valor baixo.

                Por exemplo, a Varta para o teu carro aconselha um valor mínimo de 640A.

                Não quer isto dizer que a bateria não se aguente, pelo contrário. Agora a mesmo poderá em ao longo do tempo, te durar 3 anos, quando poderia durar 4 ou 5 anos.

                Quanto a marcas de bateria, também já referi a minha opinião nesse sentido.

                Por exemplo e no E.Leclerc e sem promoção, é possivel de encontrar uma bateria de 74Ah/680A por 70€.

                Conheço quem tenha uma há 4 anos e de momento sem razão de queixa. Na altura que aconselhei, ia comprar uma Varta ou Bosch, a custar 120€ e com menos potência de arranque. Claro que quando referi que havia estas duas ordens de grandeza, não achou lá "piada" e referiu que a bateria não se aguentaria. Certo é, que o €€€€ estavam curtos e lá aceitou comprar uma destas, o que pelos vistos, acabou por resultar... e afinal, o estar atento às duas ordens de grandeza, até tem a sua razão de ser.

                Já agora fica o que já colocado num outo tópico.



                Dá uma vista de olhos, no E.Leclerc, mas no hipermercado.

                É que deverás lá encontrar também uma marca deles que é a TECH9.

                Já agora, recebi ontem um panfleto do E.Leclerc e como podes ver na imagem a seguir, fica o preço das baterias.

                Na eventualidade de o teu também ter esta promoção, eu optaria pela bateria de 62Ah e 540A (a 49.90€).

                Mas se optares pela de 50Ah e 450A (a 45.90€), ficas servido na mesma.

                Mas por uma diferença de 4€, fica com uma bateria mais "forte".



                in: http://forum.autohoje.com/boxes/1035...9-bateria.html

                Comentário


                  #9
                  Essa bateria da leclerc deve ser pouco manhosa deve

                  Dado que não tenho paciência para me chatear mais com isso ( até pq o carro é dum familiar) vai levar com essa e pronto.
                  Tenho a Autosil com uma marca boa ( made in Portugal até...) e se durar 3 anos já não é mau de todo.

                  Obrigado pelas dicas! Da próxima vez vou tentar ser mais cuidadoso.

                  Comentário


                    #10
                    Penso que não terás problemas até aos 2/3 anos de vida da bateria, mais que isso deve ser difícil.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                      Essa bateria da leclerc deve ser pouco manhosa deve

                      Dado que não tenho paciência para me chatear mais com isso ( até pq o carro é dum familiar) vai levar com essa e pronto.
                      Tenho a Autosil com uma marca boa ( made in Portugal até...) e se durar 3 anos já não é mau de todo.

                      Obrigado pelas dicas! Da próxima vez vou tentar ser mais cuidadoso.

                      Repara, eu não coloco em causa a questão da marca.

                      Se a bateria tiver de facto os valores anunciados, não terá por que não aguentar.

                      No caso que referi acima, o carro tinha usado anteiormente uma Varta e durou 6 anos.

                      Portanto a actual, já lá está há 4 anos e custou praticamente metade.

                      Mas compreendo perfeitamente que não te estejas para chatear mais.

                      Mas já sabes, da próxima tem também em atenção a Potência de Arranque.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JorgeVieira Ver Post
                        Penso que não terás problemas até aos 2/3 anos de vida da bateria, mais que isso deve ser difícil.

                        Pois, acredito que seja mesmo por aí.

                        Por ter menos potência de arranque, começará a ressentir-se mais cedo, do que se tivesse a potência correcta.

                        Comentário


                          #13
                          Nos meus carros após a abateria de origem sempre pus baterias mais potentes e duraram todas mais que as de origem! O mais importante para a duração será a potência de arranque porque é a solicitação mais forte que a bateria sofre e isto é ainda mais importante nos diesel! A Amperagem por hora será importante em carros com muitos acessórios, o que agora são quase todos, mas não é o meus caso porque os meus têm mais de 9 anos e por isso não têm quase nenhumas "mariquices"!

                          Comentário


                            #14
                            Surgiram-me mais umas dúvidas.

                            Em todos os sites sobre o assunto se refere que a amperagem de CA só é importante em países baixas temperaturas ( de 0º para baixo) e fundamental em zonas de montanha/ gelo.

                            Não consegui encontrar nada que apontasse para que um CA baixo seja motivo para uma bateria durar menos, quanto muito pode impedir que o carro pegue em situação de baixa temperatura.

                            A minha pergunta é apenas uma: tendo em conta que o carro nunca vai estar sujeito a essa temperaturas ( é de garagem e está em Lx) por que motivo dizem que vai durar menos?

                            Eu percebo que o fabricante do carro especifique uma amperagem superior até porque não se sabe para que país/ zona o carro vai e , como é lógico deve-se garantir que o seu dimensionamento seja adequado a todo o tipo de utilização.

                            Comentário


                              #15
                              Eu não sou propriamente entendido em electricidade, mas repara no seguinte.

                              Os três principais componentes eléctricos (bateria, motor de arranque e alternador) foram concebidos para funcionarem em conjunto. Se o motor de arranque precisa de 630A (durante 1/2 segundos) para colocar o motor diesel a funcionar, e a bateria apenas lhe fornece 510A, esta está em esforço. Este desgaste extra a médio/longo prazo irá diminuir o tempo de vida útil da bateria. Isto sem contar com os arredondamentos que são frequentes hoje em dia, a bateria pode ter na prática menos umas dezenas de A.

                              Se a bateria em vez de durar 5/6 anos, durar 3/4 já sabes o porquê.

                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                              A original era de 70 / 630 e a que comprei é de 75 / 510 e custou-me apenas 100€.
                              Agora fiquei naquela se deva ou não trocar... O Homenzinho disse-me que dava de certeza e que bastava verificar níveis de 6 em 6 meses.
                              100€ por 75/510 não é bem "apenas". Ainda há uma semana comprei uma 60/480 por 59€. Numa bateria, mais importante do que a marca é comprá-la num local seguro e com os valores correctos.

                              Em relação a "verificar os niveis de 6 em 6 meses", isso não faz o mínimo sentido. Uma bateria em média deve durar meia dúzia de anos, logo se não houver problemas também não é necessário andar a verificar a voltagem.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                                100€ por 75/510 não é bem "apenas". Ainda há uma semana comprei uma 60/480 por 59€. Numa bateria, mais importante do que a marca é comprá-la num local seguro e com os valores correctos.

                                Em relação a "verificar os niveis de 6 em 6 meses", isso não faz o mínimo sentido. Uma bateria em média deve durar meia dúzia de anos, logo se não houver problemas também não é necessário andar a verificar a voltagem.

                                Tendo em conta que estava a pensar pagar uns 130€ pareceu um preço bom. Tb não ando todos os dias comprar baterias!
                                A questão dos níveis foi exactamente o que me disse o empregado da loja... Não sei que diga


                                630 não são necessários para o arranque. Tanto qt percebi, estes motores em condições normais de uso necessitam de apenas 300.
                                Mas tb não sou entendido por isso fico a aguardar mais opiniões.


                                O motor de arranque é um motor eléctrico de corrente contínua, compacto mas ao
                                mesmo tempo suficientemente potente para arrancar o motor de combustão (na ordem dos
                                4 CV - 3 KW). A elevada corrente necessária para o funcionamento do motor de arranque
                                (na ordem dos 100 - 300 A),
                                fonte: ave.dee.isep.ipp.pt/~mjf/PubDid/SistemaArranque.pdf


                                "Em função da tecnologia empregada na nova geração de motores de partida para veículos diesel, que necessitam de mais torque e potência para entrar em funcionamento, a corrente drenada pelo solenóide é da ordem de 120 a 300 âmperes
                                fonte: http://www.omecanico.com.br/modules/....php?recid=165
                                Suponho que os 100 seja para carro a gasolina...
                                Editado pela última vez por ; 06 December 2011, 15:16.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                  Surgiram-me mais umas dúvidas.

                                  Em todos os sites sobre o assunto se refere que a amperagem de CA só é importante em países baixas temperaturas ( de 0º para baixo) e fundamental em zonas de montanha/ gelo.

                                  Não consegui encontrar nada que apontasse para que um CA baixo seja motivo para uma bateria durar menos, quanto muito pode impedir que o carro pegue em situação de baixa temperatura.

                                  A minha pergunta é apenas uma: tendo em conta que o carro nunca vai estar sujeito a essa temperaturas ( é de garagem e está em Lx) por que motivo dizem que vai durar menos?

                                  Eu percebo que o fabricante do carro especifique uma amperagem superior até porque não se sabe para que país/ zona o carro vai e , como é lógico deve-se garantir que o seu dimensionamento seja adequado a todo o tipo de utilização.
                                  A bateria terá tendência a durar menos, porque irá fazer mais esforço e será exigido à mesma mais, do que uma bateria com maior capacidade de arranque.

                                  Ao longo do tempo e estando a bateria mais "cansada" a dada altura, a mesma poderá não ter potência de arranque suficiente, para colocar o motor em funcionamento.

                                  E a questão de ser somente em climas frios ou gélidos, é que esse valor de potência de arranque é calculado num valor padrão, que é o de ser a menos 4 ou 6ºC (qualquer coisa asim, já não me recordo bem o valor), tendo que apresentar aí, os valores de potência de arranque que depois são declarados.

                                  Basta por exemplo, tentares colocar um carro a diesel com bateria em baixo, a trabalhar com ajuda auxiliar e por cabos de um carro a gasolina e o mais certo é o carro nem pegar [e já vi "in loco" a situação, que no caso, era um Toledo 1.9TDI com bateria morta e com ajuda de um Clio I 1.4, não pegou a trabalhar, por muitas que fossem as tentativas e a bateria deste, só tinha 6 meses e era a indicada para o carro em questão e sua motorização). Depois e por causa das tentativas frustradas, foi colocado outro carro a diesel (Escort 1.8d, que tinha a bateria com 5 ou 6 anos) e aí, o Toledo acordou logo para a vida].

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    A bateria terá tendência a durar menos, porque irá fazer mais esforço e será exigido à mesma mais, do que uma bateria com maior capacidade de arranque.
                                    Até podes ter razão mas eu não percebo essa justificação. Se a corrente necessária ronda os 300 e a bateria dá 500 não percebo bem porq eu motivo se vai "cansar" mais do que uma de 600.

                                    E pelo que li ( na tarda muito sou especialista em baterias é pála desse tópico) o que estraga as baterias são os ciclos. Quantos mais vezes pões o carro a trabalhar mais lixas a bateria.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                      Até podes ter razão mas eu não percebo essa justificação. Se a corrente necessária ronda os 300 e a bateria dá 500 não percebo bem porq eu motivo se vai "cansar" mais do que uma de 600.

                                      E pelo que li ( na tarda muito sou especialista em baterias é pála desse tópico) o que estraga as baterias são os ciclos. Quantos mais vezes pões o carro a trabalhar mais lixas a bateria.
                                      Claro que as vezes em que motor é colocado em funcionamento, também ajuda a degradar a bateria.

                                      Claro que tendo a bateria 500, quando o carro pede 300, não será por aí.

                                      Agora pelo que encontro, esse motor no Focus, pede no mínimo uns 630/640A.

                                      Mas cada um sabe de si.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                        Agora pelo que encontro, esse motor no Focus, pede no mínimo uns 630/640A.

                                        Mas cada um sabe de si.
                                        Isso não há dúvidas que pede 630 mas como disse mais acima, esse valor é especificado com um coeficiente de ca gaço grande para cobrir todo o tipo de utilização.

                                        Mas é minha consciência que me doi
                                        Não sei se deve ir torcar a bateria ou não

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                          Isso não há dúvidas que pede 630 mas como disse mais acima, esse valor é especificado com um coeficiente de ca gaço grande para cobrir todo o tipo de utilização.

                                          Mas é minha consciência que me doi
                                          Não sei se deve ir torcar a bateria ou não

                                          A questão da troca, será sempre a mesma.

                                          Se trocares e não houver problema com a mesma, dirás ti próprio, que ainda bem que o fizeste.

                                          Se pelo contrário, a trocares e a dado momento a bateria vier a "morrer" (mesmo que seja por outras questões), só quererás bater com a cabeça e perguntar-te porque o fizeste...

                                          Portanto, resumindo e concluíndo, só tu saberás qual a opção que te sentes mais à vontade em tomar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                            fonte: ave.dee.isep.ipp.pt/~mjf/PubDid/SistemaArranque.pdf
                                            fonte: Reparo do motor de partida
                                            Suponho que os 100 seja para carro a gasolina...
                                            Isso são valores genéricos. Na prática cada motor precisa de determinada potência de arranque. Varia com a cilindrada, tipo de motor (gasolina diesel), entre outros.

                                            Exemplo para um 1.2 60cv com 3 cilindros: 60Ah 480A.

                                            Os motores diesel normalmente precisam de mais.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Seja como for, podem começar a contar o tempo a partir de agora.
                                              Já está instalada no carro
                                              Pegou logo à primeira.

                                              Se a dona não vender o carro nos próx anos, darei notícias sobre o caso.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                A bateria terá tendência a durar menos, porque irá fazer mais esforço e será exigido à mesma mais, do que uma bateria com maior capacidade de arranque.

                                                Ao longo do tempo e estando a bateria mais "cansada" a dada altura, a mesma poderá não ter potência de arranque suficiente, para colocar o motor em funcionamento.

                                                E a questão de ser somente em climas frios ou gélidos, é que esse valor de potência de arranque é calculado num valor padrão, que é o de ser a menos 4 ou 6ºC (qualquer coisa asim, já não me recordo bem o valor), tendo que apresentar aí, os valores de potência de arranque que depois são declarados.

                                                Basta por exemplo, tentares colocar um carro a diesel com bateria em baixo, a trabalhar com ajuda auxiliar e por cabos de um carro a gasolina e o mais certo é o carro nem pegar [e já vi "in loco" a situação, que no caso, era um Toledo 1.9TDI com bateria morta e com ajuda de um Clio I 1.4, não pegou a trabalhar, por muitas que fossem as tentativas e a bateria deste, só tinha 6 meses e era a indicada para o carro em questão e sua motorização). Depois e por causa das tentativas frustradas, foi colocado outro carro a diesel (Escort 1.8d, que tinha a bateria com 5 ou 6 anos) e aí, o Toledo acordou logo para a vida].
                                                Ora corrigindo o meu post, afinal o valor referido de potência de arranque, é medido a -18ºC e durante um período contínuo de 30 segundos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                  Ora corrigindo o meu post, afinal o valor referido de potência de arranque, é medido a -18ºC e durante um período contínuo de 30 segundos.
                                                  É assim na norma dos states.
                                                  na UE é a 0º

                                                  Por isso convém ver bem qual é a norma usada qd se compara.


                                                  Já domino a arte pá.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                    É assim na norma dos states.
                                                    na UE é a 0º

                                                    Por isso convém ver bem qual é a norma usada qd se compara.


                                                    Já domino a arte pá.
                                                    O que eu estive a ver, era documentação francesa e sendo essa a norma seguida.

                                                    Portanto limitei-me a transpor a indicação referida aí.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                      O que eu estive a ver, era documentação francesa e sendo essa a norma seguida.

                                                      Portanto limitei-me a transpor a indicação referida aí.
                                                      Problema nem é esse. Nos muito sites que vi, confunde-se muitas vezes os º C com os ºF. Além disso, os americanos medem outro valor para além do que é medido na EU e talvez seja essa que é feita a -18º.

                                                      Fico agradecido pela dica pois nunca me tinha debruçado sobre este assunto!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        pastis só achei foi um pouco cara a bateria, eu dei por uma de 65/ 660 60€

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Olá NTO,
                                                          Mais do mesmo, mas parece-me ter visto na bateria do minha 159 1.9jtdm (150cv) a inscriçao 60 ah e 740a (este ultimo valor não tenho bem a certeza pois na altura só achava necessário ver o valor AH e agora tenho dificuldade em ver outra vez pois a designação está escondida e tenho de desmontar a caixa que está por cima do polo positivo). Isto será possivel? Só tenho visto aqui no forum baterias com um maximo de 680a!.
                                                          Já agora qual é a tua opinião para o motor em causa? (ás vezes fico mais de uma hora a ouvir radio no carro, á espera que a miuda saia da escola)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                                                            pastis só achei foi um pouco cara a bateria, eu dei por uma de 65/ 660 60€
                                                            Não só ficou cara como o problema não era da bateria... Ficou a brincadeira em 500€ incluído a bateria que levou sem precisar.
                                                            Foi um problema de curtocircuito num conector.

                                                            Comentário

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