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    peugeot 1.5 diesel

    Boas,

    tenho um peugeot 1.5d com 208mil km de 96 á cerca de 6 anos,

    ora o carro custa a pegar em dias de muito frio, como foi o caso de hoje que nem

    pegou

    em 6 anos já mudei 3 baterias, já mudei as velas e continua na mesma

    em dias de temperatura normal pega bem

    o que pode ser????

    #2
    Há quanto tempo mudou velas e bateria?

    Comentário


      #3
      Diria mesmo as velas que não estão a aquecer....

      Comentário


        #4
        Convém verificar com um multímetro se chega energia as velas quando acende a luz de resistência.

        Comentário


          #5
          Isso não tem defeito nenhum. Esse motor é mesmo assim. Tal como o 1.8d da ford.

          Em dias frios são motores com alguma dificuldade em ligar, mesmo com bateria e velas boas.

          O meu conselho é colocares o carro o mais abrigado possível do frio, e caso isso não seja possível, então colocar alguma protecção sobre o motor para ele não arrefecer tanto com o frio.

          Depois há outras soluções como colocar um motor de arranque mais potente (ver versões compatíveis, sei que na ford é colocar o motor de arranque da versão TD que fica a ligar bem). Depois é ter uma boa bateria, sempre com o mínimo de 70Ah de arranque, já para não falar das velas e do alternador em condições.

          Mas mesmo com tudo isto em perfeitas condições, terá sempre dificuldade em ligar em dias de muito frio.

          Já vi algumas soluções em fóruns estrangeiros, em que colocam uma resistência adicional que é activada manualmente através de um botão antes de dar a chaves. Outra boa dica é a colocação de uma válvula anti retorno no gasóleo, pois às vezes não pega bem por não ter o gasóleo logo disponível.

          Contudo só me apraz dizer que não é defeito, é feitio!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
            Isso não tem defeito nenhum. Esse motor é mesmo assim. Tal como o 1.8d da ford.

            Em dias frios são motores com alguma dificuldade em ligar, mesmo com bateria e velas boas.

            O meu conselho é colocares o carro o mais abrigado possível do frio, e caso isso não seja possível, então colocar alguma protecção sobre o motor para ele não arrefecer tanto com o frio.

            Depois há outras soluções como colocar um motor de arranque mais potente (ver versões compatíveis, sei que na ford é colocar o motor de arranque da versão TD que fica a ligar bem). Depois é ter uma boa bateria, sempre com o mínimo de 70Ah de arranque, já para não falar das velas e do alternador em condições.

            Mas mesmo com tudo isto em perfeitas condições, terá sempre dificuldade em ligar em dias de muito frio.

            Já vi algumas soluções em fóruns estrangeiros, em que colocam uma resistência adicional que é activada manualmente através de um botão antes de dar a chaves. Outra boa dica é a colocação de uma válvula anti retorno no gasóleo, pois às vezes não pega bem por não ter o gasóleo logo disponível.

            Contudo só me apraz dizer que não é defeito, é feitio!
            Não será tão normal assim, tive um saxo com o mesmo motor e nunca tive dificuldades. Cá em Viseu durante o inverno faz frio e, mesmo deixando o carro cá fora, nunca tive problemas. O que disse relativamente à bateria está correcto, é conveniente ter uma bateria potente.

            Comentário


              #7
              Por acaso passa-se o mesmo com o meu motor Isuzu 1.7TDS. Depois de verificação de tudo e mais alguma coisa leva-se para o facto de as válvulas estarem desafinadas. Vai ser o próximo passo a ver se resolve o problema...

              Comentário


                #8
                com o meu saxo 1.5d com 258 000 km, ainda ontem com -1ºc e pegou á primeira com meia volta de motor de arranque

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                  Isso não tem defeito nenhum. Esse motor é mesmo assim. Tal como o 1.8d da ford.

                  Em dias frios são motores com alguma dificuldade em ligar, mesmo com bateria e velas boas.

                  O meu conselho é colocares o carro o mais abrigado possível do frio, e caso isso não seja possível, então colocar alguma protecção sobre o motor para ele não arrefecer tanto com o frio.

                  Depois há outras soluções como colocar um motor de arranque mais potente (ver versões compatíveis, sei que na ford é colocar o motor de arranque da versão TD que fica a ligar bem). Depois é ter uma boa bateria, sempre com o mínimo de 70Ah de arranque, já para não falar das velas e do alternador em condições.

                  Mas mesmo com tudo isto em perfeitas condições, terá sempre dificuldade em ligar em dias de muito frio.

                  Já vi algumas soluções em fóruns estrangeiros, em que colocam uma resistência adicional que é activada manualmente através de um botão antes de dar a chaves. Outra boa dica é a colocação de uma válvula anti retorno no gasóleo, pois às vezes não pega bem por não ter o gasóleo logo disponível.

                  Contudo só me apraz dizer que não é defeito, é feitio!
                  nem por isso, e tal como o Rafasantos diz, o dele pega bem e eu também conheço mais casos, mas como o meu é que não conheço

                  pessoalmente nenhum, apenas na net vi um caso indêntico ao meu,

                  no entanto essa da válvula anti retorno pode ser uma hipótese

                  agora dos ford conheço vários casos
                  Editado pela última vez por catlike; 27 December 2011, 21:45.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                    Há quanto tempo mudou velas e bateria?
                    a bateria tem pouco mais de 1 ano e já esta nas coves devido a este problema, as velas tem a volta de 4 anos mas quando mudei o carro ficou na mesma

                    Comentário


                      #11
                      Olha hoje com -3ºc durante a noite, de manha pegou á primeira, o motor ficou a bater um pouco durante 5 segundos, mas depois tudo normal...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                        Isso não tem defeito nenhum. Esse motor é mesmo assim. Tal como o 1.8d da ford.

                        Em dias frios são motores com alguma dificuldade em ligar, mesmo com bateria e velas boas.

                        O meu conselho é colocares o carro o mais abrigado possível do frio, e caso isso não seja possível, então colocar alguma protecção sobre o motor para ele não arrefecer tanto com o frio.

                        Depois há outras soluções como colocar um motor de arranque mais potente (ver versões compatíveis, sei que na ford é colocar o motor de arranque da versão TD que fica a ligar bem). Depois é ter uma boa bateria, sempre com o mínimo de 70Ah de arranque, já para não falar das velas e do alternador em condições.

                        Mas mesmo com tudo isto em perfeitas condições, terá sempre dificuldade em ligar em dias de muito frio.

                        Já vi algumas soluções em fóruns estrangeiros, em que colocam uma resistência adicional que é activada manualmente através de um botão antes de dar a chaves. Outra boa dica é a colocação de uma válvula anti retorno no gasóleo, pois às vezes não pega bem por não ter o gasóleo logo disponível.

                        Contudo só me apraz dizer que não é defeito, é feitio!
                        De facto écomo referes.

                        Mas a bateria não é somente a Amperagem hora, mas sim a potência de arranque, que esse é o valor relevante no momento de colocar o motor em marcha.

                        Porque há baterias que tem 70Ah e 600A de potência de arranque, como outras, que tem os mesmos 70Ah mas 680A de potência de arranque, sendo que essa potência de arranque poderá fazer a diferença.


                        Já agora:


                        Originalmente Colocado por nto Ver Post

                        As baterias tem duas ordens de "grandeza"/potência e que são:

                        - Letra "Ah" que equivale à amperagem hora e que é indicada por dois digitos seguido das letras, exemplo: "44 Ah"

                        - Letras "A" que é a capacidade de arranque e que é indicada por três dígitos seguidos das letras, exemplo "600 A"

                        O problema é que muitas baterias não trazem a capacidade de arranque indicadas nas mesmas.

                        Sendo que o mais importante na hora de colocar o carro a trabalhar, será a capacidade de arranque (quanto maior melhor) e não a amperagem hora.

                        Sendo o teu motor o 1.9SDI, os requisitos mínimos são: 70Ah e 640A (como já tinha referido acima)

                        Agora acredito é que a tua capacidade de arranque possa estar enfraquecida.

                        Em todo o caso e na procura de baterias, tenta ver se as mesmas tem as duas ordens de grandeza.

                        É que poderá ter uma bateria com 74AH e 600A e outra com 70AH e 680A.

                        A mais adequada e que terá mais potência para colocar o carro a trabalhar, será a de 70Ah e 680A.

                        in: http://forum.autohoje.com/boxes/9217...post1063831148

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          De facto écomo referes.

                          Mas a bateria não é somente a Amperagem hora, mas sim a potência de arranque, que esse é o valor relevante no momento de colocar o motor em marcha.

                          Porque há baterias que tem 70Ah e 600A de potência de arranque, como outras, que tem os mesmos 70Ah mas 680A de potência de arranque, sendo que essa potência de arranque poderá fazer a diferença.
                          Exactamente. Era mesmo isso que queria dizer, potência de arranque. Mas depois referi 70Ah por lapso e por não ser muito informado em componentes eléctricos.

                          Obrigado pela correcção!

                          Comentário


                            #14
                            esta ultima bateria que lhe meti já é de amperagem supreior ao recomendado, até ficou a pegar melhor, mas continuo a sofrer do mesmo problema.....

                            mas estou tentado a meter a valvula do retorno

                            Comentário


                              #15
                              Parece-me velas de incandescência!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                                Parece-me velas de incandescência!
                                não é

                                Comentário


                                  #17
                                  Ve se nao tens humidade junto ao corpo do filtro de gasoleo

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                                    Ve se nao tens humidade junto ao corpo do filtro de gasoleo
                                    como assim?? o filtro do gasóleo fica debaixo da filtro do e não vejo por lá nada disso...

                                    ontem meti mais uma bateria, 2 velas,e válvula de anti retorno

                                    Comentário


                                      #19
                                      Vê as velas. Basta uma não funcionar para o motor pegar muito mal ou não pegar de todo, a frio.

                                      Certifica-te que chega corrente às velas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                        Vê as velas. Basta uma não funcionar para o motor pegar muito mal ou não pegar de todo, a frio.

                                        Certifica-te que chega corrente às velas.
                                        por descargo de consciência coloquei 4 velas novas, uma bateria nova e válvula anti retorno e ficou na mesma

                                        em quente pega á primeira, a frio é para esquecer, fico a insistir até pegar...............

                                        Comentário


                                          #21
                                          Experimenta carregar um pouco no acelerador a ver se pega melhor.

                                          Comentário


                                            #22
                                            o meu saxo também pega relativamente bem à primeira, seja a frio ou a quente...

                                            tenta colocar a chave na ignição na posição 1 e esperar que a luz da resistência apague e voltas à posição 0 e logo de seguida voltas à posição 1 e esperas novamente que a luz da resistência apague... faz este procedimento umas duas ou tres vezes e só depois é que dás ao arranque... se arrancar bem, significa que as velas não estão a aquecer devidamente no tempo que deviam.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por hawkehz Ver Post
                                              Experimenta carregar um pouco no acelerador a ver se pega melhor.
                                              já fiz isso, já bombei o gasóleo com a bomba manual, é sempre a mesma história

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                                tenta colocar a chave na ignição na posição 1 e esperar que a luz da resistência apague e voltas à posição 0 e logo de seguida voltas à posição 1 e esperas novamente que a luz da resistência apague... faz este procedimento umas duas ou tres vezes e só depois é que dás ao arranque... se arrancar bem, significa que as velas não estão a aquecer devidamente no tempo que deviam.
                                                no meu chego a fazer isso vezes sem conta, ontem deixei o carro numa decida para ver se hoje pegava desta forma, e pegou de uma forma esquesita, mas depois acelerei e normalizou

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se poderes passa por uma casa especializada em carros a diesel e pedes para eles darem uma vista de olhos. :S

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Manda afinar as válvulas...no meu veículo passa-se exactamente o mesmo! Já se fez de tudo e chegou-se à conclusão que as válvulas não devem estar afinadas/atestadas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      o meu 1.5d soluça um bocado quando se carrega no acelerador... há ideias do que será? o filtro do gasoleo já foi trocado

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ricbastos Ver Post
                                                        Manda afinar as válvulas...no meu veículo passa-se exactamente o mesmo! Já se fez de tudo e chegou-se à conclusão que as válvulas não devem estar afinadas/atestadas.
                                                        já fiz uma pesquisa por vários foruns ingleses e parece ser mesmo

                                                        as válvulas, tenho de ir ver valores para isso

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                                          o meu 1.5d soluça um bocado quando se carrega no acelerador... há ideias do que será? o filtro do gasoleo já foi trocado
                                                          mandas-te mudar? ou fizeste o a mudança? , o meu não faz isso, mas gostava de mudar o filtro também....

                                                          Comentário

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