Anúncio

Collapse
No announcement yet.

8 conselhos para não ser enganado numa oficina

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    8 conselhos para não ser enganado numa oficina

    A DECO Proteste avaliou o serviço de várias oficinas de reparação automóvel, depois de ter recebido mais de 10 mil queixas entre Janeiro e Outubro. Saiba quais as principais dicas para não ser enganado.


    1. Peça um orçamento escrito, antes de avançar com a reparação. Se achar caro, é melhor pedir uma segunda opinião noutra oficina. Atenção: muitos locais cobram pelo diagnóstico.


    2. Informe-se sobre o procedimento seguido quanto a reparações e substituições não previstas no orçamento. Explique claramente que só poderão ser feitas com o seu consentimento.


    3. Quando for buscar o carro, verifique, na presença do técnico, se há algum problema visível. Em caso afirmativo, peça a sua correcção imediata, antes de pagar.


    4. Pergunte o que foi reparado e confira com a descrição da factura. Se não estiver correto ou esta for muito vaga, peça um documento mais discriminado. A factura é um elemento de prova essencial se precisar de recorrer à garantia das peças ou se detectar falhas na reparação e quiser reclamar.


    5. Quando há peças substituídas, o reparador tem de devolver as velhas ao cliente, se este as quiser. Depois de as ver, se não fizer questão de guardá-las, deixe-as na oficina, para serem reencaminhadas para um tratamento adequado.

    6. Se detectar a cobrança de peças não substituídas ou trabalhos não realizados, apresente queixa na Autoridade para a Segurança Alimentar e e Económica (ASAE).


    7. Caso o problema no carro se mantenha após a reparação, peça à oficina para resolvê-lo. Se encontrar alguma resistência ou o problema persistir, envie uma carta registada com aviso de recepção à oficina a descrever o problema e exija a correta reparação. Também pode apresentar queixa no livro de reclamações.


    8. Em caso de conflito devido à reparação ou à aplicação da garantia, pondere recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel (CASA) ou aos julgados de paz. O primeiro só pode mediar a reclamação se a empresa envolvida aceitar resolver o problema desta forma, mas nos julgados de paz já não há esta obrigatoriedade.


    8 conselhos para não ser enganado numa oficina - Dinheiro Vivo

    E também: Oficinas abusam no preço das reparações - Dinheiro Vivo

    #2
    Mais um conselho: antes de o deixarem na oficina, sobretudo de for multimarca, anotem a quilometragem.

    Se, no fim da reparação, a quilometragem for excessiva, o carro pode ter sido usado para fins pessoais e, aí, podem exigir a reposição do combustível gasto. Se não quiserem repor, livro de reclamações.

    Comentário


      #3
      Não há novidade nenhuma para os mais experientes, mas sem dúvida bastante útil para os menos experientes nestas situações.

      Comentário


        #4
        Mais um conselho, peçam sempre orçamento em varias oficinas para poderem escolher melhor e evitar pagar em excesso ou pelo que não devem.

        Infelizmente há muito gato por lebre e nos sítios mais "famosos", aonde menos se espera
        Editado pela última vez por Alpiger; 28 December 2011, 17:13.

        Comentário


          #5
          E não deixem documentos pessoais nem da viatura quando a deixam numa oficina.

          Comentário


            #6
            Há muitos anos,até um rolo de papel higiénico meio gasto me fanaram do carro numa oficina no centro de Lisboa que eu frequentava regularmente.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
              Há muitos anos,até um rolo de papel higiénico meio gasto me fanaram do carro numa oficina no centro de Lisboa que eu frequentava regularmente.
              se fosse comigo, pedia para ir à casa de banho e roubava os rolos todos

              Comentário


                #8
                Eu em relação aos objectos deixados no automovel quando vai á revisão, sou um desleixado. Desde oculos de sol a cd`s vai tudo, mas até agora nunca me tiraram nada, ou seja nem todos são ladrões, há muitas pessoas honestas nesse ramo.

                Comentário


                  #9
                  A minha já levaram um pano do pó que andava na porta. Só me apercebi quando já tinha saído, mas achei um pouco de mau tom.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                    se fosse comigo, pedia para ir à casa de banho e roubava os rolos todos
                    O problema é que nas latrinas das oficinas,não existe papel higiénico.Acho que os Maneis GT limpam as nalgas aos bocados de desperdicio que têm sempre nos bolsos do macaco.

                    Comentário


                      #11
                      Alguém me roubou um preservativo que tenho na porta do condutor.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
                        Alguém me roubou um preservativo que tenho na porta do condutor.


                        Alguém o roubou para to dar?
                        De outra forma, como está ele na tua porta?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post


                          Alguém o roubou para to dar?
                          De outra forma, como está ele na tua porta?

                          Tenho uma data deles! A porta do punto têm gaveta
                          :P

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                            O problema é que nas latrinas das oficinas,não existe papel higiénico.Acho que os Maneis GT limpam as nalgas aos bocados de desperdicio que têm sempre nos bolsos do macaco.
                            É isso e às páginas do jornal "A Bola"!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por THESEXPISTOL Ver Post
                              Não há novidade nenhuma para os mais experientes, mas sem dúvida bastante útil para os menos experientes nestas situações.
                              Correcto, destas 8 medidas não encontrei nada de novo.

                              O grande problema é que as pessoas vão à oficina da esquina ou nas traseiras do predio para sair mais barato e sem factura, depois são vigarizados, comem e calam.


                              Os Portugueses ainda não se mentalizaram que ir a um oficina licenciada para o efeito e receber factura lhes dá outros direitos/garantia.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                Correcto, destas 8 medidas não encontrei nada de novo.

                                O grande problema é que as pessoas vão à oficina da esquina ou nas traseiras do predio para sair mais barato e sem factura, depois são vigarizados, comem e calam.


                                Os Portugueses ainda não se mentalizaram que ir a um oficina licenciada para o efeito e receber factura lhes dá outros direitos/garantia.
                                Correcto.Na "Midas" por exemplo numa montagem do sistema de travagem,(discos,pastilhas) tens salvo erro uma garantia de 2 anos ou 20 mil klm,para qualquer defeito do material montado.
                                É isso que o Manel GT da esquina oferece?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                  Correcto.Na "Midas" por exemplo numa montagem do sistema de travagem,(discos,pastilhas) tens salvo erro uma garantia de 2 anos ou 20 mil klm,para qualquer defeito do material montado.
                                  É isso que o Manel GT da esquina oferece?
                                  Pelo preço que pagas, bem que podem "absorver" esse custo

                                  Se bem que a garantia é dada pelo fabricante e não pela Midas, logo não estão a dar que não seja a sua obrigação.
                                  Editado pela última vez por Alpiger; 30 December 2011, 14:46.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A Midas é uma oficina "Low Cost" onde os preços não são exorbitantes, sendo tabelados,e transparentes,e com desconto se fores sócio do ACP.
                                    Já me queixei lá de uma trepidação nos travões,montados por eles,e o problema (que não era defeito de péças,nem defeito na montagem) foi prontamente solucionado,sem mais encargos.Se tivesse sido numa oficina da marca,já não teria sido assim.Como este exemplo tenho outros,onde não se conseguindo detectar a origem das anomalias,nada me foi cobrado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O melhor conselho que posso dar a quem deixa os veiculos nas oficinas é marquem as peças á vista, criem um molde e com um spray ou mesmo um lápis metálico pintem tudo com uma marca reconhecivel apenas por vocês, tudo o que seja susceptivel de ser trocado e á vista.

                                      Quando receberem o veiculo é só verificar onde faltam e se faltam as marcas em comparação com a factura ou mesmo se houve roubo de peças em condições do vosso veiculo em troca de outras com mais uso.

                                      Aprendi este truque com o meu pai, desconfiava que nas revisões pagava os filtros mas não os substituiam, começou a marcar esse tipo de peças e descobriu que os mecanicos quando viam que os filtros ainda aparentavam uma cara de novo, não os trocavam, mas cobravam-nos.

                                      Armou lá um banzé exigiu o retorno do dinheiro cobrado indevidamente e nunca mais lá pôs os pés.
                                      Ponham-se a pau há muita oficina que tem a mania de retirar peças em bom estado de carros de clientes para as trocar por menos boas ou até mais usadas.
                                      Editado pela última vez por Mannipulo; 05 January 2012, 11:12.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Mannipulo Ver Post
                                        O melhor conselho que posso dar é marquem as peças á vista, criem um molde e com um spray ou mesmo um lápis metálico pintem tudo com uma marca reconhecivel apenas por vocês, tudo o que seja susceptivel de ser trocado e á vista.

                                        Quando receberem o veiculo é só verificar onde faltam e se faltam as marcas em comparação com a factura ou mesmo se houve roubo de peças em condições do vosso veiculo em troca de outras com mais uso.
                                        Quando chegar a este ponto tenho outra solução: mudar de oficina!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                          Quando chegar a este ponto tenho outra solução: mudar de oficina!
                                          Podes mudar mas nunca sabes o que trocam ou não.
                                          Há situações em que o cliente fica na duvida e mais tarde vem-se a descobrir que foi enganado, lê o resto do meu post anterior para entenderes como começou a marcação das peças cá em casa.
                                          Eu pessoalmente quando o meu veiculo precisa de revisão é feita comigo a ver, tambem nunca precisou de intervenções que durassem dias, mas eu quero sempre estar presente quando mexem no meu carro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                            Correcto, destas 8 medidas não encontrei nada de novo.

                                            O grande problema é que as pessoas vão à oficina da esquina ou nas traseiras do predio para sair mais barato e sem factura, depois são vigarizados, comem e calam.


                                            Os Portugueses ainda não se mentalizaram que ir a um oficina licenciada para o efeito e receber factura lhes dá outros direitos/garantia.
                                            Curioso que a minha pior experiencia é numa oficinal Oficial Opel.
                                            Posso adiantar que o motor só não partiu porque parei imediatamente.
                                            Isto poucos km's depois de ter mudado a correia de distribuição. Que na minha santa ignorancia pensei ser mais seguro faze-lo na marca.

                                            Oficinas oficiais Opel só dentro da garantia!
                                            Certamante há as honestas, mas eu não conheço nenhuma, infelizmente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                              Curioso que a minha pior experiencia é numa oficinal Oficial Opel.
                                              Posso adiantar que o motor só não partiu porque parei imediatamente.
                                              Isto poucos km's depois de ter mudado a correia de distribuição. Que na minha santa ignorancia pensei ser mais seguro faze-lo na marca.

                                              Oficinas oficiais Opel só dentro da garantia!
                                              Certamante há as honestas, mas eu não conheço nenhuma, infelizmente.


                                              Não são só os Concessionarios que passam factura, até porque os Concessionarios não precisam de ter bons profissionais, interessa é substituir o mais peças possivel, quando aparece um falha/avaria estranha, emprestam uma viatura ao cliente e vem os engenheiros da marca para resolver o problema.

                                              No entando nessa concessão Opel que te atenderam mal, decerto assumiram a responsabilidade pelo sucedido e colocaram tudo em ordem.

                                              Quando vais ao Zé da esquina, que fez o serviço muito baratinho e nem pagaste IVA, se correr mal não podes reclamar, pagas outra vez provavelmente noutro sitio e pronto.

                                              Eu prefiro o meio termo, um oficina oficial com factura, para o caso de haver posteriormente alguma coisa, mas não os concessionarios.

                                              Comentário


                                                #24
                                                A meu ver, a menos que tenhas extrema confiança no mecanico (o que não é o meu caso), não é seguro ir a oficinais não oficiais.

                                                Sobre midas, feuvert e afins... a meu ver, a qualidade dos mecanicos é duvidosa e os preços não são assim tão mais baratos.

                                                As unicas coisas que troco nesses locais, são baterias, luzes ou pneus...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Normalmente os bons Profissionais que estejam numa Oficina de marca acabam sempre por sair e montar a sua propria oficina, nem todos depois terão as melhores condições de instalações e actualização, mas pelo menos durante uns tempos estas pequenas oficinas são melhor solução que o Concessionario.
                                                  Para além disso depende do Serviço, para mudanças de oleo qualquer sitio serve, aquilo pouco tem que saber, para coisas mais complicadas uma Boschcarservice, ou um bom mecânico que dê garantia pode ser uma boa alternativa ao concessionario, agora biscate de fim de semana, ou um autointitulado mecânico que acha que tem jeito e com uma chave de fendas e alicate acha que repara um automovel na sua oficina feita na garagem, isso em viaturas modernas não dá nada a não ser problemas acrescidos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                    Não são só os Concessionarios que passam factura, até porque os Concessionarios não precisam de ter bons profissionais, interessa é substituir o mais peças possivel, quando aparece um falha/avaria estranha, emprestam uma viatura ao cliente e vem os engenheiros da marca para resolver o problema.

                                                    No entando nessa concessão Opel que te atenderam mal, decerto assumiram a responsabilidade pelo sucedido e colocaram tudo em ordem.

                                                    Quando vais ao Zé da esquina, que fez o serviço muito baratinho e nem pagaste IVA, se correr mal não podes reclamar, pagas outra vez provavelmente noutro sitio e pronto.

                                                    Eu prefiro o meio termo, um oficina oficial com factura, para o caso de haver posteriormente alguma coisa, mas não os concessionarios.
                                                    Se foi uma má experiencia, podes deduzir que não assumiram nada.
                                                    Pois o que soltou foi o carreto da bomba de oleo, que eles disseram logo que não mexeram.

                                                    So me arrependo de não ter pedido o livro de reclamações.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já agora tenho uma dúvida, ainda ontem tive no Roady, e vi lá uma tabuleta a dizer que ao abrigo da lei "qualquer coisa qua agora não me lembro" as peças substituidas não são devolvidas. Será verdade?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por cmax Ver Post
                                                        Já agora tenho uma dúvida, ainda ontem tive no Roady, e vi lá uma tabuleta a dizer que ao abrigo da lei "qualquer coisa qua agora não me lembro" as peças substituidas não são devolvidas. Será verdade?
                                                        Vinha dizer o mesmo, lembro-me de ver isso na renault uma vez perguntei pela peça substituida e o homem da oficina apontou-me para um placar e disse-me que não podia levar as peças velhas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Essa é gira, tendo em conta que para todos os efeitos as peças são tuas...!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se fores tu a pagar as peças novas e o carro for teu tens todo o direito a levar as peças. ASAE neles!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X