Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pedal travão demasiado baixo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pedal travão demasiado baixo

    Bom dia,

    O pedal de travão do meu carro tem um comportamento algo esquisito.

    O que se passa é que quando carrego no pedal, no nível que seria normal travar, trava apenas muito ligeiramente, e quando quero travar normalmente ou com mais força, tenho de calcar mais e ele trava muito em baixo, inferior ao nível do acelerador. Mas os travões reagem bem e o carro trava em segurança.

    Outra coisa esquisita é que se carregar no travão duas ou três vezes seguidas, ele ja trava bem em cima e com muita força, como deveria ser normalmente, mas na travagem seguinte volta ao normal.


    Recapitulando:

    Embora o pedal só trave em baixo, não é necessário fazer força extra nenhuma.

    A eficácia dos travões é a "normal", só que com o pedal muito em baixo.

    Dá a impressão de:
    - Carrego 1 cm, e trava, por ex, 5% da força total de travagem
    - Carrego 2 a 4 cm, mantém a travar os 5%
    - Carrego 5 cm ou mais, trava normalmente e com a força que eu quiser.


    Se der bombadas seguidas ao travão, trava normalmente e no nível do pedal que eu consideraria normal (1cm), como qualquer outro carro.


    Se travar com o carro desligado o pedal de travão fica duro como é normal devido ao servo-freio.
    Editado pela última vez por Lenine; 29 December 2011, 21:24.

    #2
    Alguma fuga em algum tubo estado da bomba e componentes de travagem vê se o nivel de oleo está no nivel recomendado, faz o teste carregando no botão.
    Tambem podem ser as pastilhas/discos com desgaste abusivo, ás vezes como não recolhem completamente o espaço é preenchido por oleo.

    Comentário


      #3
      As pastilhas estão em bom estado e os discos acho que também. Não aparentam grande desgaste nem uma coisa nem outra...

      O carro já anda assim há alguns km (tem uma utilização intensiva) e não tem agravado...

      O óleo dos travões está no nível indicado e o liquido parece estar bom.


      Que teste de carregar no botão referes?
      Editado pela última vez por Lenine; 29 December 2011, 11:24.

      Comentário


        #4
        Isso é tudo sintomas de que seja a bomba dos travões que já teve melhores dias.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nto Ver Post
          Isso é tudo sintomas de que seja a bomba dos travões que já teve melhores dias.
          E/ou o servofreio pode ter alguma fuga de vácuo.

          Já agora o liquido dos travões tem mais de dois anos? É que o sistema tiver bolhas de ar a força extra que estás a fazer é a comprimir as mesmas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nto Ver Post
            Isso é tudo sintomas de que seja a bomba dos travões que já teve melhores dias.
            Voto também na bomba de travões.

            Comentário


              #7
              Ar nas tubagens/bomba dos travões devido a uma má vedação algures no circuito.

              Comentário


                #8
                Eu também desconfio da bomba dos travões.
                não sei quanto tempo tem o liquido...

                Mas eu não referi que para travar, embora o pedal só trave em baixo, não é necessário fazer força extra nenhuma.

                O carro trava normalmente, só que com o pedal muito em baixo.

                Em relação ao que referi no primeiro post, de travar muito pouco quando carrego um cm, dá a impressão de:
                - Carrego 1 cm, e trava, por ex, 5% da força total de travagem
                - Carrego 2 a 4 cm, mantém a travar os 5%
                - Carrego 5 cm ou mais, trava normalmente e com a força que eu quiser.


                Se der bombadas seguidas ao travão, trava normalmente e no nível do pedal que eu consideraria normal (1cm), como qualquer outro carro

                Comentário


                  #9
                  e como actua em travagens prolongadas?

                  Comentário


                    #10
                    Boa noite,

                    Em travagens prolongadas mantém o travão a travar em baixo mas não mostra fadiga fora do que seria expectável.

                    Comentário


                      #11
                      Outra coisa é que com o carro desligado o pedal do travão tem aquele comportamento normal do servo-freio, ficar duro quando se carrega 2 ou 3 vezes

                      Comentário


                        #12
                        Essa situação é normal , visto com o motor parado , na ha produção de vacuo , e ao travar duas ou tres vezes esgota , embora trave fica duro porque nao tem o vacuo que faz a assistencia a travagem , a outra situação podem ser as borrachas da bomba central de travões que estão a dar passagem , e ao injetar o pedal fica mais em cima .Exprimente a fazer um teste , carrege muito lentamente no pedal de travao a ver se ele vai ate ao fundo e fica (morto) , se isso acontecer são mesmo as ditas borrachas (na sucata).

                        Comentário


                          #13
                          Estou a passar o mesmo com o Safrane e desconfio que seja uma fuga da bomba dos travões. Os 'sintomas' são exactamente os mesmos. Quando tiver tempo vou sacar tudo fora e mudar o que seja preciso.

                          Verifica se tens as jantes sujas por dentro (fuga junto aos discos/tambores), fuga por baixo do depósito do liquido ou fuga noutro lado(?).

                          PS: Isto carros com 19anos um gajo é preciso andar em cima deles

                          Comentário


                            #14
                            Mas o meu não tem tanto tempo:D Só tem 10 anos! :P

                            Aparentemente não detecto nenhuma fuga...

                            Carregando no travão lentamente ele vai realmente até muito baixo, mas não encosta ao fundo (quase).

                            Quando dou bombadas seguidas e ele fica a travar em cima, trava muito bem mesmo, sem qualquer força adicional (até apanho susto :D)


                            As borrachas dão para mudar sem mudar a bomba?
                            Editado pela última vez por Lenine; 30 December 2011, 11:52.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Lenine Ver Post
                              Mas o meu não tem tanto tempo:D Só tem 10 anos! :P

                              Aparentemente não detecto nenhuma fuga...

                              Carregando no travão lentamente ele vai realmente até muito baixo, mas não encosta ao fundo (quase).

                              Quando dou bombadas seguidas e ele fica a travar em cima, trava muito bem mesmo, sem qualquer força adicional (até apanho susto :D)


                              As borrachas dão para mudar sem mudar a bomba?
                              Só vendo se tem peças de manutenção/consumíveis e se a marca vende. Senão é tudo novo. No meu caso pelo preço (+/- 40€) tenho a peça nova e sempre fico mais descansado.

                              Comentário


                                #16
                                Fiz o teste que foi referido acima, ou seja,

                                carreguei lentamente no travão com o carro ligado


                                o pedal encostou mesmo ao fundo! Fiquei assustado!!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Aconteceu-me isso uma vez, com o um carro de tracção traseira, tinha um disco empenado, mas foi devido a uns piões e etc, penso que não seja o mesmo caso do teu.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Amigo como lhe falei em cima , pelo resultado do , e a bomba central de travoes amigo , mas nao fique muito assustado, embora tenha de reparar isso , injectando o pedal,ganha pressao e trava na mesma , mas logo que tenha oportunidade repare isso , uma bomba nova sera o melhor ,depois de tudo devidamente sangrado fica como novo , ja agora aproveite e mude o oleo de travoes , do circuito (tubos) e bombas. Abraço

                                    Comentário


                                      #19
                                      É isso mesmo que vou fazer caro amigo.

                                      Muito obrigado pela ajuda

                                      Abraço

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Lenine Ver Post
                                        Fiz o teste que foi referido acima, ou seja,

                                        carreguei lentamente no travão com o carro ligado


                                        o pedal encostou mesmo ao fundo! Fiquei assustado!!!
                                        Conforme já referido, isso demonstra que é a bomba dos travões.

                                        como também já indicado, mais vale colocares outra e fazer a devida troca de fluídos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          tou agora com o mesmissimo problema do Lenine... só que nao tinha este problema antes de mudar as pastilhas... o mecanico disse que breve tinha de mudar as pastilhas e eu pra poupar 50 aereos comprei as e meti as, tal e qual fiz a um astra que correu bem... só que nesta combo eu os calcos sao mto grossos e grandes e nao consegui enfia los sem que desapertasse o parafuso do tubo do oleo para meter aquela coisa redonda mais pra tras porque sobre pressao ela nao ia de maneira nenhuma e era preciso pra depois entrar a capota das pastilhas, aquela especie de chumaceira... e verti um bocado de oleo, tive que fazer nos dois lados...

                                          agora a minha pergunta é que o oleo perdido ja foi reposto e o carro continua a travar igual... como o lenine diz eu ate me assusto porque pra ele travar bem tenho que dar 3 bombadas, a primeira bate no fundo ou quase...
                                          pelo que dizem acima devo ter bolhas de ar dentro da tubagem do oleo... nao era possivel a bomba avariar só pq mudei as pastilhas e desapertei um bocado os parafusos... nunca pensei que entrasse oxigenio dentro...

                                          portanto, como é que eu sangro os tubos pra tirar o ar de la de dentro?
                                          assim imaginando, teria que desapertar os parafusos e ir dar umas bombadas ao pedal, manter o pedal em baixo e ir apertar os parafusos?
                                          eu acho que ja fiz algo do genero num mecanico uma vez...

                                          agradeço a ajuda... nao queria que a minha mae pegasse amanha no carro assim...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não estragaste nada no carro, apenas entrou ar para o circuito do óleo quando abriste o sangrador para sair óleo de maneira a poderes recolher o pistão.

                                            Agora vais precisar da ajuda de alguém para:
                                            1º com o carro desligado travar ( injectar ) várias vezes seguidas até o pedal do travão ficar duro e não ir ao fundo
                                            2º neste momento mantém o pé no pedal e ao mesmo tempo abres o sangrador até sair óleo em fio ( sem ar )
                                            3º durante este passo o pedal do travão não deve ir ao fundo pois indica que já não está a fazer pressão e entra ar para o circuito
                                            4º repetir o passo 1 e 2 até sair óleo em fio, mas atenção ao nível de óleo no depósito, tens que repor pois estás a tirar óleo
                                            5º repetir os passos no outro travão.

                                            Com este processo retiras o ar do circuito dos travões, atenção que como as pastilhas são novas não vais ter a sensação que tinhas ao carregar no travão, pois o material tem de acamar, ao fim de uns km está como dantes.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JorgeVieira Ver Post
                                              Não estragaste nada no carro, apenas entrou ar para o circuito do óleo quando abriste o sangrador para sair óleo de maneira a poderes recolher o pistão.

                                              Agora vais precisar da ajuda de alguém para:
                                              1º com o carro desligado travar ( injectar ) várias vezes seguidas até o pedal do travão ficar duro e não ir ao fundo
                                              2º neste momento mantém o pé no pedal e ao mesmo tempo abres o sangrador até sair óleo em fio ( sem ar )
                                              3º durante este passo o pedal do travão não deve ir ao fundo pois indica que já não está a fazer pressão e entra ar para o circuito
                                              4º repetir o passo 1 e 2 até sair óleo em fio, mas atenção ao nível de óleo no depósito, tens que repor pois estás a tirar óleo
                                              5º repetir os passos no outro travão.

                                              Com este processo retiras o ar do circuito dos travões, atenção que como as pastilhas são novas não vais ter a sensação que tinhas ao carregar no travão, pois o material tem de acamar, ao fim de uns km está como dantes.
                                              agora fiz os passos 1 e 2 e agora ficou pior... parado dando bombadas o pedal nao fica duro e em andamento acelerei e travei a fundo e o pedal bateu no fundo e ate vibrou...

                                              Mas a primeira vez que ele ficou duro eu meti la um pau no pedal contra o banco e quando abri o sangrador saiu um bocado de oleo mas parou logo e o deposito tava cheio... sera que eu tenho de abrir os dois sangradores ao mesmo tempo? é que como tirei a roda só fiz um de cada vez...
                                              ou tem mesmo de ser duas pessoas e o pau talvez nao fosse eficaz... eu dei umas bombadas quando vi que o oleo nao saia em fio para me certificar que saia oleo e saiu....
                                              o problema é só levantar o carro com o macaco manual e tirar a roda... é do caneco

                                              Comentário


                                                #24
                                                Amigo é preciso sangrar , o sistema de travagem, e depois vai ver que o pedal fica mais acima . Verifique se não ha perdas e se o oleo de travões se mantem a nivel.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  obg a todos
                                                  vou ver se o mecanico abre às 8.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por sailor Ver Post
                                                    Essa situação é normal , visto com o motor parado , na ha produção de vacuo , e ao travar duas ou tres vezes esgota , embora trave fica duro porque nao tem o vacuo que faz a assistencia a travagem , a outra situação podem ser as borrachas da bomba central de travões que estão a dar passagem , e ao injetar o pedal fica mais em cima .Exprimente a fazer um teste , carrege muito lentamente no pedal de travao a ver se ele vai ate ao fundo e fica (morto) , se isso acontecer são mesmo as ditas borrachas (na sucata).
                                                    Boas, desenterrei este tópico porque nestes dias comecei a sentir o pedal de travão algo diferente do que costumava ser, tendo a luz avisadora dos travões já acendido algumas vezes em travagens.
                                                    Os sintomas são os mesmos do autor do tópico, mas com uma diferença: se der umas bombadas no pedal de travão ele não trava mais em cima, continua a travar um pouco mais em baixo do que seria se estivesse normal. Em relação ao pisar lentamente o pedal ele de facto vai mesmo até ao fundo! Outra coisa, foram mudadas as pastilhas, poderá ser ar no circuito, ou o sintoma que descrevo só pode ser da bomba dos travões?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      pode ser algum bombito com fuga, procura por fugas de óleo junto às rodas, mas leva isso a arranjar rapidamente antes que mates alguém, se acende a luz presumo que seja por o nível de óleo ter baixado
                                                      Editado pela última vez por nathaniel; 04 April 2014, 08:03.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se a luz acendeu é porque há falta de óleo já! Ou não foi plenamente reposto aquando da intervenção, ou tens fuga importante de óleo dos travões! Cuidado!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Da única vez que isso me aconteceu, parei numa oficina mais próxima e, depois de uma cuidadosa inspeção ao sistema de travagem, foi descoberta uma fuga pequena no travão traseiro.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                            Se a luz acendeu é porque há falta de óleo já! Ou não foi plenamente reposto aquando da intervenção, ou tens fuga importante de óleo dos travões! Cuidado!
                                                            A luz acendeu seguida de avisos sonoros, em 3 travagens seguidas, depois disso nunca mais acendeu nada.
                                                            Estive a ver e não tenho fuga que seja neste momento visível. O nível do óleo está no máximo como sempre.
                                                            O pedal do travão é que está a funcionar mais em baixo do que sempre foi, e é preciso fazer mais força no pedal para ele travar.

                                                            Uma dúvida, o sensor do óleo não está no reservatório do óleo dos travões? Se sim, não estou a perceber porque acendeu a luz se o óleo está lá em boa quantidade.

                                                            Por último, não poderá ser ar nas tubagens? Ou o sintoma é mesmo da bomba dos travões?

                                                            Obrigado aos restantes pelas dicas!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X