Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Luz óleo acendeu e apagou 2 vezes Ibiza SXE 1997

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Luz óleo acendeu e apagou 2 vezes Ibiza SXE 1997

    Km/s:123000
    CC:1000cm3

    Bom dia ontem no já dito ano novo, a cidade estava engarrafada, pelo que esteve-se no anda-pára, a luz do óleo acendeu e apagou enquanto arrancava. aconteceume duas vezes, o tempo estava chuvoso e o piso de pedra muito escorregadio(rodas patinarão), nunca mais apareceu a dita luz. O óleo e filtro foram mudados à cerca de 1900km no Manel Gt. Ideias ?


    Obrigado E bom Ano.

    #2
    em primeiro lugar, tira a vareta e verifica o nível !! caso esteja no nivel, deve ser algum mau contacto.

    Comentário


      #3
      Não percebo muito disto mas tirei a vareta e limpei, voltei a colocar e retirei... está um pouco abaixo do ''meio'' da escala. Ou seja pelo que entendi paguei 20€ ao Manel Gt para mudar o óleo e este nem durou 2000 km. (Deve ter colocado mesmo pouco óleo, porque recentemente o motor foi reparado com segmentos, válvulas novas e umas outras peças) .Este carro quando ia "À Marca" o óleo durava perto de 10000 km.

      Só despesas com este carro, pelos vistos vou é planear uma mudança de carro para breve...

      Isto aconteceu com o pára anda da cidade durante a noite enquanto chovia um bocado deixando o chão de pedra calçada bastante escorregadio... creio que os pneus patinarão mas não tenho certeza. Só sei uma coisa 20€ Gastos Carro andou 1900km e pelo que pareçe está com pouco óleo.
      Editado pela última vez por HugoCabral6; 01 January 2012, 22:35.

      Comentário


        #4
        A luz deve ser um mau contacto na válvula, agravado pela trepidação.

        Eu não conheço o mecânico em causa, mas custa-me acreditar que um mecânico não ponha o nível do óleo no máximo... mas também não conheço nenhum que trabalhe bem e faça mudança de óleo e filtro por 20€, metendo material de qualidade... Correr atrás do barato por vezes sai caro... Se o arranjo do motor foi feito nas mesmas circunstâncias, i.e. meter segmentos sem polir devidamente o bloco, ou mesmo rectifica-lo se for caso disso, não me admira que esteja a consumir óleo...

        Comentário


          #5
          Exatamente... o que é barato agora vai sair caro acreditem. Nota-se que o motor está cansado, tem dias que anda bem, outros que o acelerador no fundo... nada... mesmo lento. Mais uns meses e este carro vai ser entregue a Seat para peças de chaparia, porque cada vez mais as pessoas procuram peças usadas. Obrigado A todos.

          Comentário


            #6
            Deves ter levado um oleo mineral do mais ranhoso! os sensores de pressao de oleo tambem estão calibrados para o oleo recomendado pelo fabricante

            Comentário


              #7
              Muda de oleo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por diesel29 Ver Post
                Muda de oleo.
                melhor, muda de carro.

                Comentário


                  #9
                  Forretismo dá no que dá.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                    Deves ter levado um oleo mineral do mais ranhoso! os sensores de pressao de oleo tambem estão calibrados para o oleo recomendado pelo fabricante
                    Permite-me discordar da segunda parte do teu comment, amigo, e explico porquê.

                    Como não sei se o sensor está, efectivamente, calibrado para o óleo da marca, parto do princípio que é verdade. Agora isso começar a atrofiar só porque levou óleo diferente do fabricante já começo a não acreditar muito. E porquê?

                    Porque tenho um Ibiza exactamente igual ao do Hugo (1.0 SXE, e do mesmo ano, curiosamente) e na última muda de óleo não o levei à marca nem lhe pus óleo da marca. Ao invés, coloquei-lhe Castrol GTX 15W40. Ainda hoje está a andar perfeitamente; não foi por levar óleo diferente do fabricante que o sensor atrofiou.

                    Agora a parte de poder ser um óleo mineral ranhoso, aí já concordo. Tal como disse, no meu corre sangue Castrol, que é, a meu ver, um dos melhores óleos existentes.

                    Comentário


                      #11
                      Olha posso-te dizer que no meu motor (Ford 1.8d Endura DE) o motor passou a poder levar 5w-30 a partir de 1999. E só há uma maneira de destingires visualmente para o modelo que de fabrica leva 10w-40. O sensor de pressão do óleo é diferente e pintado de verde...
                      Não quer dizer necessariamente que haja problemas com outros oleos (o meu anda com 5w40) mas eventualmente...

                      Comentário


                        #12
                        Ok, acredito que assim seja, como disse no meu post, não tinha bem a certeza disso. Aliás, por acaso até nem sei onde o meu tem o sensor de pressão do óleo...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DiSantos Ver Post
                          Permite-me discordar da segunda parte do teu comment, amigo, e explico porquê.

                          Como não sei se o sensor está, efectivamente, calibrado para o óleo da marca, parto do princípio que é verdade. Agora isso começar a atrofiar só porque levou óleo diferente do fabricante já começo a não acreditar muito. E porquê?

                          Porque tenho um Ibiza exactamente igual ao do Hugo (1.0 SXE, e do mesmo ano, curiosamente) e na última muda de óleo não o levei à marca nem lhe pus óleo da marca. Ao invés, coloquei-lhe Castrol GTX 15W40. Ainda hoje está a andar perfeitamente; não foi por levar óleo diferente do fabricante que o sensor atrofiou.

                          Agora a parte de poder ser um óleo mineral ranhoso, aí já concordo. Tal como disse, no meu corre sangue Castrol, que é, a meu ver, um dos melhores óleos existentes.
                          Pois. Como já referiram ser forreta dá no que dá, bem pelo aspecto da oficina (se é que se pode chamar aquilo de oficina, mais parece sucateiro) creio que o ''dono'' não tem meios financeiros para comprar óleo de boa qualidade, já que este foi colocado com tipo uma ''mangueira de gasolina da bomba que tinha tipo de um ajustador de quantidade" que estava conectada a um bidão daqueles grandes da Bp que provavelmente já por lá está à bastante tempo....
                          Nunca fiz muito caso daquilo porque não saia da minha algibeira. recentemente sou eu que cuido do carro e tal e por isso quero saber como é que as coisas são feitas.

                          Agora a minha duvida é, estou a pensar em por outro óleo, mudar eu mesmo. Posso adicionar outro óleo ao existente? ( Na vareta de óleo está mesmo tipo 1 centímetro da vareta apenas), ou vai ser mesmo preciso retirar o pouco que resta do outro ?.

                          E já agora quantos litros vou precisar para por isto no nível?

                          Antes de mais obrigado.
                          Editado pela última vez por HugoCabral6; 06 January 2012, 22:38.

                          Comentário


                            #14
                            Hugo, em relação ao adicionar ao existente, podes desde que seja do mesmo tipo (isto é, não podes adicionar um 10W40 quando tens 15W40, se é que me faço entender).

                            Se não souberes o tipo do óleo que lá está, muda por completo. Eu depreendo que seja um 15W40, mas para não arriscar, é melhor jogar pelo seguro. E já que estás com a mão na massa, muda também o filtro; o que lá tens pode estar sujo com o óleo ranhoso que o Manel GT lá plantou. Mais uma vez, na dúvida, muda-se; é que mudando tens sempre a certeza de estar tudo nos conformes. Já para não falar que quando se muda o óleo é imperativo mudar também o filtro. Como filtro de óleo tenho um Bosch H71, comprei no Continente (apenas para teres uma referência caso desconheças o filtro que ele tem).

                            Em relação aos litros, ele leva ou 3.1 ou 3.2, mas não tenho a certeza. Mas para teres conta certa, 3 litros leva na boa. Com 3 litros não chega ao máximo ,mas também não anda muito longe disso.

                            Outra coisa: antes de mudar, compra anilhas de medidas 14x20x1.5 (são as medidas exactas da anilha do bujão do cárter), pois, como já deves ter ouvido, deve-se mudar a anilha quando se muda o óleo; caso contrário pode haver fugas. Qualquer casa de ferragens deve vender isto; eu, por acaso, comprei as minhas na Norauto.

                            Qualquer dúvida extra, apita.

                            Abraço

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DiSantos Ver Post
                              Hugo, em relação ao adicionar ao existente, podes desde que seja do mesmo tipo (isto é, não podes adicionar um 10W40 quando tens 15W40, se é que me faço entender).

                              Se não souberes o tipo do óleo que lá está, muda por completo. Eu depreendo que seja um 15W40, mas para não arriscar, é melhor jogar pelo seguro. E já que estás com a mão na massa, muda também o filtro; o que lá tens pode estar sujo com o óleo ranhoso que o Manel GT lá plantou. Mais uma vez, na dúvida, muda-se; é que mudando tens sempre a certeza de estar tudo nos conformes. Já para não falar que quando se muda o óleo é imperativo mudar também o filtro. Como filtro de óleo tenho um Bosch H71, comprei no Continente (apenas para teres uma referência caso desconheças o filtro que ele tem).

                              Em relação aos litros, ele leva ou 3.1 ou 3.2, mas não tenho a certeza. Mas para teres conta certa, 3 litros leva na boa. Com 3 litros não chega ao máximo ,mas também não anda muito longe disso.

                              Outra coisa: antes de mudar, compra anilhas de medidas 14x20x1.5 (são as medidas exactas da anilha do bujão do cárter), pois, como já deves ter ouvido, deve-se mudar a anilha quando se muda o óleo; caso contrário pode haver fugas. Qualquer casa de ferragens deve vender isto; eu, por acaso, comprei as minhas na Norauto.

                              Qualquer dúvida extra, apita.

                              Abraço
                              Obrigado DiSantos, verifiquei o papelinho que o mecânico pôs la no carro a dizer os km da mudança do óleo, e diz BP visco pelo que como tu referiste é 15w40, amanham vou comprar e vou colocar mais, já que não sou grande sabido em mecânica, nem tenho um fosso para vazar o que lá está, e para o fim do mês vai a seat fazer um checkup, Motor anda estranho, tem dias que desenvolve e outros que parece estar ''afogado'' penso que este mais dia menos dia vai entregar a alma ao criador.
                              Editado pela última vez por HugoCabral6; 06 January 2012, 23:09.

                              Comentário


                                #16
                                Se é BP Visco e é 15W40, é o BP Visco 2000 (hás-de confirmar). Se for, já não uso; se está a dar problemas...

                                Em relação ao motor, é estranho. Pode ser uma de muitas causas, mas eu apontaria para as velas. Há quanto tempo não são mudadas?

                                Ou então pode ser carvão nos injectores; resolve-se com umas gazadas valentes.

                                Mas lá está, não tenho a certeza. Os gajos da Seat que se pronunciem; já que levam um balúrdio pelas revisões, ao menos que trabalhem como deve ser.

                                Para vazar óleo, basta teres um par de preguiças de 2000 kg a suster o carro. Ah, e um recipiente grande (tipo, um garrafão de água de 5l). É que abres o bujão e aquilo vai-se espalhar por todo o lado.

                                Abraço

                                Comentário


                                  #17
                                  Não são mudadas à cerca de 2 anos. Se fosse injectores já lhe tinha passado o mal Leva umas quantas gazadas valentes quando está molengão. Mas acho esquisito tem dias que o carro é rápido a responder ao pé, tem outros dias, o acelerador pode ir colado no fundo que... pode-se esperar que ele desenvolva. Tou a ver se meto mais óleo no carro, porque ele está mesmo nos fins, como indicado no manual encontra-se abaixo do mínimo ou seja a marca ''C''.

                                  Vou Procurar óleo 15w-40 com a especificação que diz no manual VW50101 ou API-SH para adicionar, adiando a revisão para quem percebe mesmo do assunto.
                                  Editado pela última vez por HugoCabral6; 06 January 2012, 23:38.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X