Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pedal de travão endurece após muitas horas parado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pedal de travão endurece após muitas horas parado

    Já coloquei esta questão no tópico do meu Kia Venga (http://forum.autohoje.com/diario-de-...-4-crdi-2.html) mas repito-a aqui que é a secção correcta.

    Uma coisa que ando a notar de estranho:

    Quando chego ao carro de manhã, o pedal de travão encontra-se "rijo", isto é, tem o tacto normal de quando acaba o vácuo no servo-freio.

    Já vos aconteceu?

    Julgo que não será normal, porque nunca andei noutro carro em que tal acontecesse. Talvez uma pequena fuga de vácuo muito ligeira, uma vez que em andamento esse problema é inexistente. Se o carro ficar parado pouco tempo o pedal continua com tacto macio. Ainda hoje reparei que no outro carro (Clio II) parado há mais de uma semana, ao entrar o pedal estava macio.

    #2
    Desculpa a pergunta, mas isso com o motor a trabalhar, certo?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
      Desculpa a pergunta, mas isso com o motor a trabalhar, certo?
      Não, com o motor a trabalhar o pedal tem o tacto normal, e aparentemente a travagem é normal também.
      Quando o motor está a trabalhar está permanentemente a criar vácuo na admissão.
      O que me preocupa é que, com o carro parado, julgo que esse vácuo não deveria desaparecer com o tempo: com o motor desligado seriam necessárias as 2 ou 3 "bombadas" no pedal até que este enrijecesse, não importa se carro estivesse sem trabalhar há 2 minutos ou há 2 meses.

      Comentário


        #4
        Eu não percebo muito da coisa, mas pelo que dizes, parece ser ar que está a entrar para o servo-freio. Tenho um carocha e sei como é um pedal sem servo-freio. E também ja algumas vezes pus o meu corsa a pegar de lanço, e cheguei a ficar sem travoes também, e fica duro como pedra. Se for algum furinho, será que no silêncio, tipo a meio da noite, não se ouvirá um assobio...? Como se estivesse um pneu furado?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por jorgemvo Ver Post
          Eu não percebo muito da coisa, mas pelo que dizes, parece ser ar que está a entrar para o servo-freio. Tenho um carocha e sei como é um pedal sem servo-freio. E também ja algumas vezes pus o meu corsa a pegar de lanço, e cheguei a ficar sem travoes também, e fica duro como pedra. Se for algum furinho, será que no silêncio, tipo a meio da noite, não se ouvirá um assobio...? Como se estivesse um pneu furado?
          Duvido que se consiga ouvir (até p/ mimi que tenho ouvidos de tísico!) mas o meu receio é que seja mesmo uma fuga pequenina do vácuo no servo-freio.

          Comentário


            #6
            (Bom, este tópico parece não ter suscitado muito interesse, apesar de um problema com os travões não ser uma daquelas coisas que a malta anseie por experimentar, decerto...)



            Gente, da vossa experiência, como costuma estar o pedal de travão de manhã cedo após algumas horas de paragem? Mole, duro, assim-assim...?

            Comentário


              #7
              Normal à mesma, só ficando duro se ficar a subir e a descer o pedal.

              Chego a desengatar e destravar o carro quando ainda tenho o motor desligado - pancadas de dias.

              Deves ter o servo-freio com vontade de ser trocado.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                (Bom, este tópico parece não ter suscitado muito interesse, apesar de um problema com os travões não ser uma daquelas coisas que a malta anseie por experimentar, decerto...)



                Gente, da vossa experiência, como costuma estar o pedal de travão de manhã cedo após algumas horas de paragem? Mole, duro, assim-assim...?
                Se o tópico fosse "Hoje dei 200" isto já estava cheio LOL

                É isso mesmo que disseste, estás a perder assistência na travagem, a perder vácuo por algum lado.

                Verifica o tubo que vai ao servo freio , sendo um carro recente deve ser algo mal montado/apertado e não ressequido.

                Com o motor a trabalhar, tapa-lhe a entrada de ar e pode ser que consigas ouvir o motor a puxar ar pela entrada "alternativa".

                Comentário


                  #9
                  isso tmb me acontece de manha (seat ibiza 1.9TD de 96) , chego ao carro e o pedal ta duro q nem um penedo. Ha algum problema nisso ? em conduçao claro.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por fabiomarques Ver Post
                    isso tmb me acontece de manha (seat ibiza 1.9TD de 96) , chego ao carro e o pedal ta duro q nem um penedo. Ha algum problema nisso ? em conduçao claro.
                    Em condução não há problema nenhum... desde que não falhe de vez! O problema é que isto parece indicar uma qualquer fuga no servo-freio (é isso que estou a tentar tirar a limpo).

                    Comentário


                      #11
                      no meu para isto acontecer e preciso passar mais de 24H . mas acontece. como eu nao percebo muito, se for o tal servo feio é uma coisa cara?
                      abc

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por fabiomarques Ver Post
                        no meu para isto acontecer e preciso passar mais de 24H . mas acontece. como eu nao percebo muito, se for o tal servo feio é uma coisa cara?
                        abc
                        Isso não te sei responder...

                        Comentário


                          #13
                          boas com o carro parado motor desligado, por norma a primeira que se pisa o pedal e se fica a pisar o mesmo ele ate desce um pouco mais , e ao fim de duas ou tres bombadas ele fica rijo e mesmo com pressao mesmo ca em cima depois se ficarmos a pressionar ele acaba por descer um pouco, esta situaçao é normal, com o motor a funcionar o pedal ficara mais suave.

                          isso a partida seria problema no servofreio mas sendo um carro recente e como um servofreio nao é coisa que se estrague assim sem mais nem menos, nao sei ate que ponto se esse sintoma nesse carro nao sera normal, visto que com o motor desligado a bomba de vacuo nao esta a funcionar e ainda outro pormenor, isso funciona tudo mecanicamente? é poderia isso acontecer por ter algum componente electronico e dai nao ser igual a outros carros mais antigos. a melhor maneira de ver isso seria mesmo experimentares noutro carro!

                          julgo que sera normal o pedal ficar um pouco mais rijo do que com o motor a trabalhar



                          a ajuda nao foi grande para resolver mas foi uma opiniao, cumps
                          Editado pela última vez por RicardoClemente; 12 January 2012, 00:53.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            (Bom, este tópico parece não ter suscitado muito interesse, apesar de um problema com os travões não ser uma daquelas coisas que a malta anseie por experimentar, decerto...)



                            Gente, da vossa experiência, como costuma estar o pedal de travão de manhã cedo após algumas horas de paragem? Mole, duro, assim-assim...?
                            Quando chego ao carro, o pedal está sempre normal.

                            Já pensaste em accionar a garantia?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Agent Ver Post

                              Já pensaste em accionar a garantia?
                              Sim, obviamente que sim e em princípio é o que farei. Só estava a tentar perceber ao certo se isto é um problema ou não, para poder fazer finca-pé caso me venham com a conversa do "é normal"...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RicardoClemente Ver Post
                                boas com o carro parado motor desligado, por norma a primeira que se pisa o pedal e se fica a pisar o mesmo ele ate desce um pouco mais , e ao fim de duas ou tres bombadas ele fica rijo e mesmo com pressao mesmo ca em cima depois se ficarmos a pressionar ele acaba por descer um pouco, esta situaçao é normal, com o motor a funcionar o pedal ficara mais suave.

                                isso a partida seria problema no servofreio mas sendo um carro recente e como um servofreio nao é coisa que se estrague assim sem mais nem menos, nao sei ate que ponto se esse sintoma nesse carro nao sera normal, visto que com o motor desligado a bomba de vacuo nao esta a funcionar e ainda outro pormenor, isso funciona tudo mecanicamente? é poderia isso acontecer por ter algum componente electronico e dai nao ser igual a outros carros mais antigos. a melhor maneira de ver isso seria mesmo experimentares noutro carro!

                                julgo que sera normal o pedal ficar um pouco mais rijo do que com o motor a trabalhar



                                a ajuda nao foi grande para resolver mas foi uma opiniao, cumps
                                Esse normal é relativo, ele pode descer mas muito pouco ou nada, mais que isso está a perder pressão na travagem por algum lado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Esse servo freio está a precisar da reforma, mude-o antes que piore e depois........

                                  Comentário


                                    #18
                                    Para não estar a abrir outro tópico aproveito este...

                                    Hoje fiz a experiencia de com o carro desligado dar duas ou trés bombadas no travão e o pedal fica duro, até aqui tudo bem, o problema é quando liguei o carro e com o pé a fazer pressão no travão o pedal desceu todo até tocar no fundo, isto não é normal certo? teria apenas de descer um bocado acho eu.

                                    que problema poderá ser?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tu é que tas a fazer força porque o pedal está duro e do nada afunda. Não diria que é anormal.


                                      Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

                                      Comentário


                                        #20
                                        Isso é normal. O pedal fica duro com o carro desligado após três bombadas porque esgotaste o vácuo. Ao ligar o carro voltas a ter vácuo do pedal fica com a dureza do costume.

                                        Comentário


                                          #21

                                          Válvula de retenção do servofreio.

                                          Comentário


                                            #22
                                            muito provavelmente tens uma fuga de vácuo.

                                            pode ser no servo freio como num componente qualquer.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Obrigado pelas respostas, vou então verificar o problema de possível fuga de vácuo.

                                              cumprimentos

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por darkpsycho Ver Post
                                                Para não estar a abrir outro tópico aproveito este...

                                                Hoje fiz a experiencia de com o carro desligado dar duas ou trés bombadas no travão e o pedal fica duro, até aqui tudo bem, o problema é quando liguei o carro e com o pé a fazer pressão no travão o pedal desceu todo até tocar no fundo, isto não é normal certo? teria apenas de descer um bocado acho eu.

                                                que problema poderá ser?
                                                É normal....mas se calhar todos os carros que tive até agora (novos e usados) já vinham com defeito

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  é normal o pedal descer até bater no fundo?? leram o meu post todo? pelo que li na net o normal depois de fazer o teste ligando o carro é o pedal apenas ceder um bocado e manter-se firme, o meu foi completamente ao fundo...

                                                  bem estou confuso porque esta descrição é exactamente o que se passou no meu carro:

                                                  "1. Park the car.
                                                  2. Turn off the engine.
                                                  3. Pump the brakes five to six times using no more pressure than you would usually apply when braking. This action allows more air into the brake booster and bleeds any residual vacuum.
                                                  4. Now, start the engine, and keep your foot pushing down on the pedal. Note what happens to the pedal.

                                                  With the engine running, the engine sucks the air out of the brake booster, restoring the vacuum. Ideally, the pedal should fall towards the floor with you applying light and steady pressure. If the pedal pushes back against your foot, then there is a problem. This could be a blocked vacuum hose, a leak in the vacuum hose, or a leak in the brake booster check valve."

                                                  então é normal o pedal afundar como diz o texto?
                                                  Editado pela última vez por darkpsycho; 12 December 2016, 21:43.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    não é normal mas pode acontecer se existir fuga numa das bombas de travão ou ar no sistema.

                                                    a fuga não tem de ser necessariamente para fora do circuito, muitas vezes a bomba ( pode ser a principal, a secundária ou até numa das rodas - aqui normalmente vertem e facilmente se encontram vestígios ) tem os orings envelhecidos e acontece a passagem de óleo para trás.


                                                    o texto refere a teste de servo freio e não da pressão do circuito - não deves levar á letra a explicação dele.

                                                    Originalmente Colocado por darkpsycho Ver Post
                                                    é normal o pedal descer até bater no fundo?? leram o meu post todo? pelo que li na net o normal depois de fazer o teste ligando o carro é o pedal apenas ceder um bocado e manter-se firme, o meu foi completamente ao fundo...

                                                    bem estou confuso porque esta descrição é exactamente o que se passou no meu carro:

                                                    "1. Park the car.
                                                    2. Turn off the engine.
                                                    3. Pump the brakes five to six times using no more pressure than you would usually apply when braking. This action allows more air into the brake booster and bleeds any residual vacuum.
                                                    4. Now, start the engine, and keep your foot pushing down on the pedal. Note what happens to the pedal.

                                                    With the engine running, the engine sucks the air out of the brake booster, restoring the vacuum. Ideally, the pedal should fall towards the floor with you applying light and steady pressure. If the pedal pushes back against your foot, then there is a problem. This could be a blocked vacuum hose, a leak in the vacuum hose, or a leak in the brake booster check valve."

                                                    então é normal o pedal afundar como diz o texto?
                                                    Editado pela última vez por josemanuel; 13 December 2016, 09:43.

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X