Anúncio

Collapse
No announcement yet.

GPL, em motores atmosféricos, ou turbo?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    GPL, em motores atmosféricos, ou turbo?

    Boa tarde. Ando a pesquisar a hipotese de na troca do meu pequeno diesel, optar em alternativa por um carro do segmento acima e a gasolina, para mandar instalar o sistema GPL.
    O sistema GPL será mais fiável em motores atmosféricos?, ou em motores turbo dos mais actuais (carros com cerca de 2 anos no máximo), funcionará na mesma sem problema?
    Alguém já experimentou o Fiat Bravo Bi-Fuel?,recomenda-se,ou acontece o mesmo que no Punto Evo Bi-Fuel,que é uma lesma irritante?

    #2
    é idêntico. Preocupa-te antes na escolha de um instalador competente

    Comentário


      #3
      Creio que os motores de injeção directa ainda não se dão muito bem com sistema GPL mas já li que aguns TSI já andam a GPL.

      User GPL podes elucidar por favor?

      Comentário


        #4
        para os TSI já há kits de injecção liquida que se dão lindamente. São um pouco mais caros do que os kits normais

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
          é idêntico. Preocupa-te antes na escolha de um instalador competente
          Nem mais ;)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por lmml Ver Post
            Boa tarde. Ando a pesquisar a hipotese de na troca do meu pequeno diesel, optar em alternativa por um carro do segmento acima e a gasolina, para mandar instalar o sistema GPL.
            O sistema GPL será mais fiável em motores atmosféricos?, ou em motores turbo dos mais actuais (carros com cerca de 2 anos no máximo), funcionará na mesma sem problema?
            Alguém já experimentou o Fiat Bravo Bi-Fuel?,recomenda-se,ou acontece o mesmo que no Punto Evo Bi-Fuel,que é uma lesma irritante?
            Já fiz um teste drive no Bravo II com o motor 1.4 90Cv. Fica aquém das expectativas que possas levar. De lembrar que são 90Cv num 1.4 para um peso que, julgo que sejam 1.300Kg, salvo erro. Num Punto é equilibrado.

            Ser atmosférico ou turbo não influencia a fiabilidade do sistema GPL. Um carro turbo, normalmente, tem sempre maior desgaste do que um atmosférico.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
              Já fiz um teste drive no Bravo II com o motor 1.4 90Cv. Fica aquém das expectativas que possas levar. De lembrar que são 90Cv num 1.4 para um peso que, julgo que sejam 1.300Kg, salvo erro. Num Punto é equilibrado.

              Ser atmosférico ou turbo não influencia a fiabilidade do sistema GPL. Um carro turbo, normalmente, tem sempre maior desgaste do que um atmosférico.
              Carro mais lento que aquele que tenho não estou interessado. Actualmente tenho um Fiat Punto II (ou 188), 1.3 Multijet, 70 c.v.. Para o tamanho, peso e potência, o bicho até se mexe bem, mas falta-lhe muito para ser rápido, é apenas despachado e empata pouco.

              Comentário


                #8
                Pondera os motores 1.4 TSI(há vários e os kits para estes só dão em alguns motores). Agora é procurares montadas....



                VW Scirocco.....

                Comentário


                  #9
                  Concordo que o principal é um instalador idóneo e franco. Antes de comprares o carro que queres, vai falar com vários instaladores e logo vês a conversa deles. Há uns que se espalham logo, há outros que pela convresa e pelo que vires na oficina deles, te convencerão ou não.

                  A conversa do tipo, traga que a gente depois logo vê...é reveladora de que deves procurar outro. Tal como a de "qualquer carro se transforma a GPL" também.

                  Faz perguntas mesmo que te pareçam básicas e logo vês as respostas que te convencerão.

                  Mete na cabeça é que o carro não sai afinado à primeira, portanto terás que ter paciência e o instalador não te despachar após lá ires 2 ou 3 vezes queixar-te de que "não está a 100%".

                  Mas depois de estar a 100% a tua carteira vai-te agradecer bastante.

                  Comentário


                    #10
                    guisas, penso que essa não será a melhor abordagem, porque ele pouco percebe de gpl e vai ao instalador que pode ser uma grande tanga e dailhea volta.

                    Convém ter feedback de outras instalações, vai ao forum autogas por exemplo.

                    Há muitos instaladores idóneos e francos mas que não têm capacidade para instalar e afinar um carro como deve ser.

                    Comentário


                      #11
                      O PauloMS tem um Alfa 1.4 170cv muito recente com Kit GPL, talvez ele te possa dar umas impressões acerca disso ou então dá uma olhadela no diário de bordo dele.

                      http://forum.autohoje.com/diario-de-...ir-170-cv.html

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                        guisas, penso que essa não será a melhor abordagem, porque ele pouco percebe de gpl e vai ao instalador que pode ser uma grande tanga e dailhea volta.

                        Convém ter feedback de outras instalações, vai ao forum autogas por exemplo.

                        Há muitos instaladores idóneos e francos mas que não têm capacidade para instalar e afinar um carro como deve ser.
                        Aquilo que eu indiquei foi o que fiz na altura e não me saí mal. Não tinha grandes conhecimentos do funcionamento do GPL-Auto. Mas aprendi bastante com o instalador através das conversas que fomos tendo e do que fui vendo.

                        O colega "lmml" está na Lousã, pelo que não haverá muitos instaladores ali por perto para escolher, daí a necessidade de justificar o ter de fazer mais uns km e ir fazer perguntas a outros sitios....

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                          Aquilo que eu indiquei foi o que fiz na altura e não me saí mal. Não tinha grandes conhecimentos do funcionamento do GPL-Auto. Mas aprendi bastante com o instalador através das conversas que fomos tendo e do que fui vendo.

                          O colega "lmml" está na Lousã, pelo que não haverá muitos instaladores ali por perto para escolher, daí a necessidade de justificar o ter de fazer mais uns km e ir fazer perguntas a outros sitios....
                          Meus amigos, eu não estou na Lousã,estou em LOUSA,arredores de Lisboa,a cerca de 30 kms. Por aqui há certamente instaladores de GPL,devidamente credênciados e provávelmente competentes,na instalação e afinação,suponho eu.
                          Se estivesse em Torres Novas iria onde um primo meu foi há cerca de 6 meses,que está satisfeito e recomenda o sistema e o instalador.
                          Carros que pesquisei e possivelmente serão uma boa opção,há vários, mas pelo menos que eu tenha encontrado,não há opiniões sobre o resultado da transformação.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
                            Já fiz um teste drive no Bravo II com o motor 1.4 90Cv. Fica aquém das expectativas que possas levar. De lembrar que são 90Cv num 1.4 para um peso que, julgo que sejam 1.300Kg, salvo erro. Num Punto é equilibrado.

                            Ser atmosférico ou turbo não influencia a fiabilidade do sistema GPL. Um carro turbo, normalmente, tem sempre maior desgaste do que um atmosférico.
                            Estive a ver o catalogo do Punto Evo Bi-Fuel e a diferença para os resultado do teste feito pela AutoHoje, são enormes. O carro que a AutoHoje testou,ou tinha a rodagem por fazer,ou algum problema. A Autohoje,na medição dos 0 aos 100 kms/h,deu quase 18 segundos. Segundo a Fiat,o Bi-Fuel devia demorar 13,2 segundos. Acreditando nos dados de fábrica (mesmo que haja suave optimismo),a o Bi-Fuel será praticamente igual ao meu Multijet pelo menos nas acelarações.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por lmml Ver Post
                              Estive a ver o catalogo do Punto Evo Bi-Fuel e a diferença para os resultado do teste feito pela AutoHoje, são enormes. O carro que a AutoHoje testou,ou tinha a rodagem por fazer,ou algum problema. A Autohoje,na medição dos 0 aos 100 kms/h,deu quase 18 segundos. Segundo a Fiat,o Bi-Fuel devia demorar 13,2 segundos. Acreditando nos dados de fábrica (mesmo que haja suave optimismo),a o Bi-Fuel será praticamente igual ao meu Multijet pelo menos nas acelarações.
                              Isso talvez tenha a ver com o fato de o GPL ser diferente em Portugal. O GPL auto é uma mistura de Butano com Propano, em que a percentagem de cada componente pode variar de gasolineira para gasolineira e ao longo do ano. Em Portugal o melhor GPL é supostamente o da Repsol.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                é idêntico. Preocupa-te antes na escolha de um instalador competente
                                Eu não me fiaria.

                                O GPL é um combustível mais "sensível" pelo que poderá potenciar qualquer problema existente ou que venha a existir.

                                A probabilidade de problemas num turbinado será sempre superior, o que não quer dizer que aconteça. São apenas probabilidades...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                  Isso talvez tenha a ver com o fato de o GPL ser diferente em Portugal. O GPL auto é uma mistura de Butano com Propano, em que a percentagem de cada componente pode variar de gasolineira para gasolineira e ao longo do ano. Em Portugal o melhor GPL é supostamente o da Repsol.
                                  A gasolina e diesel de marca para marca, apresentam diferenças, por isso é natural que o GPL também apresente diferenças.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por lmml Ver Post
                                    A gasolina e diesel de marca para marca, apresentam diferenças, por isso é natural que o GPL também apresente diferenças.
                                    O problema é que no gpl a diferença é bastante considerável (BP e Galp mais de 90% propano, Repsol 60/40 butano/propano)


                                    Um aparte:

                                    Existe pressão vindas de alguns fabricantes de automóveis (nomeadamente grupo VW), para retirar o propano do gpl fazendo assim com que seja um produto uniforme e que, não precise de reajustes quando se muda de país/posto e poder estender em 12% a autonomia.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Botabaixo Ver Post
                                      O problema é que no gpl a diferença é bastante considerável (BP e Galp mais de 90% propano, Repsol 60/40 butano/propano)


                                      Um aparte:

                                      Existe pressão vindas de alguns fabricantes de automóveis (nomeadamente grupo VW), para retirar o propano do gpl fazendo assim com que seja um produto uniforme e que, não precise de reajustes quando se muda de país/posto e poder estender em 12% a autonomia.
                                      Não fazia ideia que houvesse assim diferenças dessa ordem. O ideal seria haver uniformização da mistura, ou pura e simplesmente, como dizes que alguns contrutores desejam, que o gás propano fosse retirado, havendo desse modo funcionamento, rendimento melhores e consumos menores.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu noto diferença nos consumos com diferentes marcas, com o GPL da BP faz menos kms... O melhor é o da Repsol, pelo menos no meu carro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                          Eu noto diferença nos consumos com diferentes marcas, com o GPL da BP faz menos kms... O melhor é o da Repsol, pelo menos no meu carro.
                                          Já ouvi mais pessoas a dizer que a Repsol tem o melhor GPL.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por lmml Ver Post
                                            Já ouvi mais pessoas a dizer que a Repsol tem o melhor GPL.

                                            É o efeito placebo.

                                            Passo a explicar :

                                            O meu carro é um 3000 com 200 burros incluindo eu e tenho a estranha mania de todos os veroes ir a Andorra. Por 3 vezes diferentes atestei em 3 postos diferentes ( BP, Esso e Repsol ) e estranhamente, ou não, os 44 litros que consigo meter lá para dentro deram-me para pouco mais de 300Kms das 3 vezes. Faço o percurso Porto-Chaves-Benavente-Valladolid-Zaragoza-Lerida-Andorra e esses 300 kms onde acaba o GPL portugues teem sido logo apos passar pela saida para Benavente onde há um posto GPL, o que me tem obrigado a seguir até Valladolid a gasolina (cento e poucos kms).

                                            Em Valladolid volto a atestar os tais 44 litros que consigo enfiar lá dentro e ... surprise!!! chego a Zaragoza (400Kms) ainda com GPL no deposito.

                                            Conclusao 1 - O GPL em Espanha dá para mais 33% de kms!!!

                                            Conclusao 2 - O GPL em Portugal (pelo menos na zona doPorto) é todo a mesma m****, 100% Propano.

                                            Até aceito que em Lisboa a Repsol abasteça alguns postos comGPL vindo de Espanha para criar esta mistica que todos os postos Repsol em Portugal teem GPL a serio (70% Butano -30% Propano) e só pondero esta hipotese porque há um user no forum do GPL que abasteçe mais GPL por mes do que eu por ano... e ele diz que o da Repsol da zona de Lisboa dura mais...

                                            Só os meus 2 cts...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por reboot Ver Post
                                              É o efeito placebo.
                                              Em 3 vezes que abasteci na Repsol junto ao aeroporto (aproveitar taloes Lidl) e outras tantas na BP da A1 da Mealhada sempre fez menos kms, posso dizer em percurso citadino, mesmas condições, mesmo percurso e transito, o GPL da BP deu pra menos 30kms... não é do placebo é mesmo do GPL

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por reboot Ver Post
                                                Conclusao 1 - O GPL em Espanha dá para mais 33% de kms!!!

                                                Conclusao 2 - O GPL em Portugal (pelo menos na zona doPorto) é todo a mesma m****, 100% Propano.

                                                Até aceito que em Lisboa a Repsol abasteça alguns postos comGPL vindo de Espanha para criar esta mistica que todos os postos Repsol em Portugal teem GPL a serio (70% Butano -30% Propano) e só pondero esta hipotese porque há um user no forum do GPL que abasteçe mais GPL por mes do que eu por ano... e ele diz que o da Repsol da zona de Lisboa dura mais...

                                                Só os meus 2 cts...

                                                Foi há cerca de uns 4~5 anos que coloquei no fórum autogás um teste que fiz com o gpl vendido em Lisboa (BP, Repsol e Galp); na altura efectuei cerca de 10.000km com cada um (na altura o meu táxi fazia cerca de 7.000km/mês) a diferença, se não estou em erro, era de um consumo igual no BP e Galp e menos 9% na Repsol.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por reboot Ver Post
                                                  É o efeito placebo.

                                                  Passo a explicar :

                                                  O meu carro é um 3000 com 200 burros incluindo eu e tenho a estranha mania de todos os veroes ir a Andorra. Por 3 vezes diferentes atestei em 3 postos diferentes ( BP, Esso e Repsol ) e estranhamente, ou não, os 44 litros que consigo meter lá para dentro deram-me para pouco mais de 300Kms das 3 vezes. Faço o percurso Porto-Chaves-Benavente-Valladolid-Zaragoza-Lerida-Andorra e esses 300 kms onde acaba o GPL portugues teem sido logo apos passar pela saida para Benavente onde há um posto GPL, o que me tem obrigado a seguir até Valladolid a gasolina (cento e poucos kms).

                                                  Em Valladolid volto a atestar os tais 44 litros que consigo enfiar lá dentro e ... surprise!!! chego a Zaragoza (400Kms) ainda com GPL no deposito.

                                                  Conclusao 1 - O GPL em Espanha dá para mais 33% de kms!!!

                                                  Conclusao 2 - O GPL em Portugal (pelo menos na zona doPorto) é todo a mesma m****, 100% Propano.

                                                  Até aceito que em Lisboa a Repsol abasteça alguns postos comGPL vindo de Espanha para criar esta mistica que todos os postos Repsol em Portugal teem GPL a serio (70% Butano -30% Propano) e só pondero esta hipotese porque há um user no forum do GPL que abasteçe mais GPL por mes do que eu por ano... e ele diz que o da Repsol da zona de Lisboa dura mais...

                                                  Só os meus 2 cts...
                                                  Não é para admirar que o GPL em Espanha renda mais.É que lá tens que ter o pé mais leve.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                    Não é para admirar que o GPL em Espanha renda mais.É que lá tens que ter o pé mais leve.
                                                    Pois é mas eu pessoalmente nunca dei mais velocidade na minha vida do que em Espanha, muitas vezes a fazer velocidade de cruzeiro de 200 km/h para cima tipo 205 / 210 km/h. Ja fiz entre portagens Zaragoza-Lerida, mais ou menos 100kms colado a um class S que deveria ser para ai o 500 a essas velocidades constantemente...
                                                    Tambem já passei (ultrapassei) uma brigada da guarda espanhola a 160Km/h, que é mais ou menos o que eu gosto e sinto confortavel de fazer as etapas e eles nada, ainda me encontraram num posto de gasolina uns kms mais à frente e eles limitaram-se a olhar para mim e para o carro.
                                                    Se pensa que vou a pastar tá muito enganado, é dar broa mas dar mesmo, é por isso que escolho as estradas com menos movimento...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Em Espanha,ser apanhado por exemplo a 200 Km/h por patrulheiros equipados com radar nas viaturas,equivale a detenção e pena de prisão.Mas cada um é que sabe de si.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                        Eu não me fiaria.

                                                        O GPL é um combustível mais "sensível" pelo que poderá potenciar qualquer problema existente ou que venha a existir.
                                                        Isso tanto se aplica a um turbo como a um atmosférico..

                                                        A probabilidade de problemas num turbinado será sempre superior, o que não quer dizer que aconteça. São apenas probabilidades...
                                                        Afirmas isso com base em quê? quanto muito um turbo pode partir mas isso nada tem aver com o andar a gpl.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X