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Nissan Micra 1.0 não pega.

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    Nissan Micra 1.0 não pega.

    Boas, no passado domingo era par sair e qual é o meu espanto quando o meu micra não pega, ou melhor, foi as 1000rpm e depois as rotações caíram até parar. Já testei os fusíveis todos, os relés, a ignição na velas e está tudo ok e para alem disso o motor roda normalmente. A primeira vez que tirei as velas elas estão encharcadas em combustível, o que quer dizer que a bomba e os injetores estão a funcionar, certo? Com as velas todas cá fora a tocar na massa, todas elas disparam ( e estas já não são outras velas), logo em principio todo o sistema de ignição está a funcionar. Voltei a colocar as velas no sitio, tentei de novo e nada, em seguida tirei o fusível da bomba de combustível e naturalmente quanto coloco a chave na segunda posição ela não se ouve a funcionar mas quando dei o start o motor arrancou e aguentou-se a trabalhar uns segundos só com os restos de gasolina que estava no motor. Voltei a colocar o fusível da bomba de combustível e o carro volta a não dar nada ( isto aconteceu varias vezes). Alguém me consegue explicar porque é que as velas cá foras disparam e lá dentro só o fazem quando a bomba de combustível está desligada?
    A minha primeira desconfiança foi para o NATS, ou melhor para o imobilizador, mas pelo que tenho lido o imobilizador "desliga" a bomba de combustível e não interfere na ignição das velas nem com os injetores, num entanto as velas ficam encharcadas.
    O facto do carro só funcionar (por breves segundos) com a bomba desligada ainda me está a fazer mais confusão, porque se fosse o imobilizador neste caso o carro deveria ter o mesmo comportamento que tem quando a bomba está ligada.
    Já estou a desesperar, se alguém tiver alguma dica agradeço muito que a partilhem comigo.

    #2
    Não terá a ver com o famoso caso do caudalimetro?
    O carro antes falhava te e ia abaixo quando estavas ao relanti, por exemplo ao parar num semáforo?

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      #3
      Eu so fiz uma viagem de 130 km desde que tenho o carro mas ele estava a portar-se bem, e nas voltinhas aqui pela cidade pegava sempre sem falhas por isso isto foi uma coisa que aconteceu de repente. Devo admitir que o relantin estava um pouco instável, mas eu já tive outro micra destes e o problema deve-se a umas soldaduras no interior do corpo de admissão que ficam isoladas e têm que ser reaquecidas. Eu tenho um almera e ele funciona com o MAF desligado apesar de ter um trabalhar errático, por isso mesmo que o MAF do micra não esteja a 100% ele devia dar alguma coisa?! O caudalimetro a que te referes é o MAF certo?

      Obrigado.

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        #4
        Tem gasolina?

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          #5
          Estará a bomba de gasolina a puxar muito mais gasolina do que deveria?

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            #6
            Sim, tem gasolina. Ou está a chegar demasiada gasolina à camara de combustão ou então está a chegar ar a menos. Falei nisto ontem a um conhecido meu que é mecânico e ele diz que a sonda da temperatura pode estar avariada, disse-me para a desligar, por isso amanha vou ver se a encontro (deve estar perto do termostato) e vou testar essa solução.

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              #7
              Fizeste uns bons testes.

              Já tentaste ver se a gasolina chega ao motor?
              (Desliga o tubo da gasolina junto da injecção, colocas a extremidade do tubo numa garrafa, depois tenta arrancar o motor e vê se chega gasolina em quantidade suficiente.)

              Eu por mim verificava a linha de combustível e filtro só para excluir hipótese de avaria na admissão de combustível.

              Cumps!

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                #8
                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                Estará a bomba de gasolina a puxar muito mais gasolina do que deveria?
                Se chegar a mais volta para o depósito pelo retorno.

                Acho que nestes carros a injecção não há o problema do afogamento que havia nos de carburador.

                Ainda que o sensor esteja avariado, só aumenta o consumo de gasolina e faz mais fumo, mas trabalhava.

                Cumps!

                Comentário


                  #9
                  Isso ainda não testei, uma vez que assim que desligava a bomba ele funcionava brevemente e além disso as velas ficam cheias de gasolina com o fusivel da bomba no sitio, mas mesmo assim não custa tentar só para eliminar essa hipotese. Obrigado

                  Comentário


                    #10
                    Caro colega e amigo
                    Acho que deves tirar a tampa das valvulas e apalpar a corrente da distribuição ,pois deve ter (Cedido)....... tem muita folga..... e o Sensor não lê o inicio da injecçao e não pega a trabalhar .
                    É evidente que tambem pode ser o sensor que está encaixado na tampa de aluminio que pode estar avariado.
                    Seria bom procurares um mecanico da tua confiança ou levar o carro á marca .Ao tirares a tampa poe a mâo na corrente se a corrente nâo estiver tensa é sinal de que está muito larga.

                    Quando dei esta dica referia-me ao nissan K12.
                    A foto é de um nissan micra mas com motor K11 totalmente diferente do motor nissan K12
                    Editado pela última vez por veterano; 20 January 2012, 17:34. Razão: correção

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                      #11
                      Boas, já o consegui por a trabalhar. Aparentemente o problema está num tubo de vácuo ( imagem em anexo) que apresenta vestígios de gasolina, ao desconectar este tubo o carro acelerou violentamente e depois desligou-se, a seguir voltei a ligar o carro e agora está a funcionar normalmente contudo sempre que eu desconecto este tubo de vácuo encontro gasolina na extremidade do mesmo. Este tubo segue depois para a admissão.
                      Hoje quando peguei no carro fui direito ao tubo de vacuo da válvula de pressão do combustível uma vez que os sintomas apontavam para um diafragma rasgado mas não encontrei resíduos de gasolina na saída de vácuo da válvula.

                      O meu carro não é este mas o motor é igual : micra motor.jpg

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                        #12
                        Dito isto eu ainda não consegui determinar como é que o combustivel está a entrar no sistema da vacuo. Enfim vais ser mais uma tarde à caça de gambuzinos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Hugo206 Ver Post
                          Dito isto eu ainda não consegui determinar como é que o combustivel está a entrar no sistema da vacuo. Enfim vais ser mais uma tarde à caça de gambuzinos.
                          Boas

                          O tubo assinalado é da recirculção dos gases internos do motor.....

                          Comentário


                            #14
                            BOAS

                            A minha dica da possibilidade de ser a corrente distribuiçao ,referia-me ao nissan modelo k12.
                            O motor que está na foto é de um nissan k11, logo a minha dica está fora de questão.

                            Mas o tubo que tá assinalado é da recirculação dos gases internos do motor.
                            Se o motor não pega pode ser o m.c.e., distribuidor, medidor do caudal de ar,chave de ignição, valvula reguladora da PRESSÃO DA GASOLINA,os injetores podem não vedar e o motor não pega.
                            Acho que deves entregar o problema a um mecanico da tua confiança.
                            abraço
                            Editado pela última vez por veterano; 20 January 2012, 17:52.

                            Comentário


                              #15
                              Boas, obrigado Veterano. Ele agora tem estado a funcionar mas deve ser uma questão de tempo até o tubo que faz a recirculação de gases (obrigado pela correção ) ficar outra vez inundada de combustivel por isso vou seguir a tua dica e vou ter que pedir a alguém qualificado para ver aquilo, visto que também já testei a valvula de pressão e aparenta estar boa. Mais uma vez, Obrigado
                              Abraço.

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                                #16
                                Boas,
                                Também tenho um micra 1.0 K11 e um dos problemas que por vezes acontece neste modelo é os injectores ficarem a pingar,o que leva ao carro encharcar as velas e mandar gasolina para o tubo de respiro do motor.
                                Solução,ou mandas limpar e reparar os injectores (bosch service +ou- 50€) ou compras uma régua de injectores usada (100€ na sucata) ou dás 556€ por 4 injectores na nissan.

                                Comentário


                                  #17
                                  Luz injeção eletronica acesa NIssan micra 1.0 k12
                                  Erro - sensor da cambota - Tenho um problema com o meu micra (2004) 1.0 k 12. A minha estória é a seguinte:Depois de acender a luz do motor no painel de instrumentos, que indica avaria na injeção eletrónica, que por sua vez no computador, acusa erro no sensor da cambota troquei, sensor, velas, filtro ar, limpei injetores... 250€ isto numa primeira fase...numa segunda fase visto que o problema se manteve, indicaram-me um mecânico que me disse que o problema teria a ver com o...ponto do motor. Decidi passar na Nissan para confirmar o veredicto e após me dizerem que seria realmente essa a avaria (90%) o valor do arranjo andaria nos 1000€.Voltando ao mecânico que me tinham indicado, o mesmo disse-me que por 750 € resolvia o tal problema. Assim fiz...deixei lá o carro 2 semanas, Depois de ir buscar o carro andei com ele 5000 km sem problema nenhum, até acender novamente...a luz. Volto ao mecânico que fica muito admirado com tal acontecimento, diz-me que pôs as peças novas no motor, o kit completo e que não compreendia porque a mesma luz tinha voltado a acender. Apagou a mesma...ainda andei com ela apagada, umas centenas de km. até acender...novamente. A partir dai, comecei a ter dificuldade em pegar o carro com o motor a frio. É preciso carregar no acelerador para ele pegar. Como passaram á 15 dias atrás, 10000km, fui mudar o óleo ao mecânico, que continua a dizer-me que não sabe e não entende qual o motivo da avaria persistir. Quem não sabe sou...eu.)... estou arrependido de não ter feito o arranjo na nissan.
                                  Algum membro terá ideia da avaria do micra?)

                                  Um abraço...

                                  Comentário


                                    #18
                                    olá
                                    encontro-me com o mesmo problema no meu k12 1.0
                                    já acendeu a luz ha bastante tempo, ao inicio morria apos andar uns metros, depois deixou de fazer isso e começou a não pegar, só acelarando a fundo até custar cada vez mais.. erro Sensor de posição de arvore de cames, trocado em vão
                                    fui à Nissan, confirmaram que é corrente de distribuição, uma falha comum neste modelo e pediram me uns insignificantes 1800€ para trocar
                                    estou a pensar adquirir as peças e pedir que me façam o serviço, mas na verdade tenho receio de não ficar com o problema resolvido a 100%
                                    alguem mais passou por isto que possa dar o seu relato?

                                    Comentário

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