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Motor colou??

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    Motor colou??

    Um amigo meu teve um azar com o carro dele, e está com medo que tenha destruído o motor.

    Pelos vistos, há uns dias, acendeu-lhe a luz do óleo. Ele parou e viu o nível do óleo várias vezes, e estava tudo bem. Ao ligar o carro novamente, a luz já não acendia.

    No dia seguinte, de manhã ao ligar o carro, a luz acendeu novamente. Ao ver o nível do óleo, estava tudo bem, por isso ele decidiu ir para o trabalho mesmo assim .

    Desta vez, ao ligar o carro, a luz continuava acesa. Sempre acesa, e ao fim de 5 minutos e 5 quilómetros. O carro começou a engasgar e parou. Ao tentar dar novamente à chave, o motor ligou mas foi logo abaixo.

    Já no mecânico, ele deu à chave, mas não acontecia nada. Nem barulho nem nada.

    Prognósticos?

    O carro é uma Mazda 6 SW de 2004.

    #2
    Problemas com óleo não é apenas nível...
    A luz também deverá acender por falta de pressão do óleo.
    O motor aquecia / aqueceu?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
      Problemas com óleo não é apenas nível...
      A luz também deverá acender por falta de pressão do óleo.
      O motor aquecia / aqueceu?
      Pois.

      Segundo ele a temperatura nunca passou do normal durante esta situação toda.

      Como o mecânico ainda não lhe disse nada, queria ver se pode ter acontecido algo menos maus do que ter mesmo colado o motor...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
        Pois.

        Segundo ele a temperatura nunca passou do normal durante esta situação toda.

        Como o mecânico ainda não lhe disse nada, queria ver se pode ter acontecido algo menos maus do que ter mesmo colado o motor...
        Sendo de 2004, é bem possível que a centralina tenha desactivado o funcionamento
        antes de ter acontecido algo de muito mau...

        Comentário


          #5
          O facto de a temperatura não ter subido nada significa pois um circuito em boas condições, e a velocidades altas conseguiria manter a temperatura nominal...agora, sem bomba de óleo, pode muito bem ter agarrado.

          Comentário


            #6
            O mais certo é estar mesmo agarrado. Bielas, cambota... mais sei lá o quê! Resumindo uma porrada de dinheiro essa reparação!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Blackus Ver Post
              O mais certo é estar mesmo agarrado. Bielas, cambota... mais sei lá o quê! Resumindo uma porrada de dinheiro essa reparação!
              Pois, ao que parece o motor foi à vida. O meu amigo vai começar agora à procura de um motor novo.

              Por acaso sabem que motor usa o mazda 6 2.0 de 2004, e que outros carros também o usam?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                Pois, ao que parece o motor foi à vida. O meu amigo vai começar agora à procura de um motor novo.

                Por acaso sabem que motor usa o mazda 6 2.0 de 2004, e que outros carros também o usam?
                Infelizmente acho que esse bloco apenas é usado no 6 é de origem Mazda, antes da parceria Ford/PSA...
                Editado pela última vez por Martins79; 30 January 2012, 08:54.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Martins79 Ver Post
                  Infelizmente acho que esse bloco apenas é usado no 6 é de origem Mazda, antes da parceria Ford/PSA...
                  Pois. Parece-me que sim...



                  Comentário


                    #10
                    Bem, nem eu nem o meu amigo percebemos grande coisa de trocas de motor.

                    Pelo que parece há a hipótese de comprar usado ou reconstruído. Alguém que possa ajudar a esclarecer as vicissitudes de comprar só um motor?

                    Comentário


                      #11
                      para comprar só um reconstruido, porque um usado é um tiro no escuro esses motores dão o berro cedo (-200k) e deve ser dificil encontrar um com menos.

                      Comentário


                        #12
                        Motores Mazda MZR-CD são Mazda mesmo, mais nenhuma marca usa, MZ-CD são PSA (1.6).

                        O carro tem DPF?

                        Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                        para comprar só um reconstruido, porque um usado é um tiro no escuro esses motores dão o berro cedo (-200k) e deve ser dificil encontrar um com menos.
                        Depende de quem lhes faz a manutenção, se for na Mazda é o mais certo, se for um mecânico a sério e conhecedor, duram.
                        Editado pela última vez por 3pelos; 31 January 2012, 21:16.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                          Motores Mazda MZR-CD são Mazda mesmo, mais nenhuma marca usa, MZ-CD são PSA (1.6).

                          O carro tem DPF?


                          Depende de quem lhes faz a manutenção, se for na Mazda é o mais certo, se for um mecânico a sério e conhecedor, duram.
                          tens de dizer ao pessoal onde estão esses mecanicos, pois ninguem os está a encontrar pois os motores a rebentar são mais que muitos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                            tens de dizer ao pessoal onde estão esses mecanicos, pois ninguem os está a encontrar pois os motores a rebentar são mais que muitos.
                            Se o pessoal deixasse de usar os foruns apenas para muro de lamentações, se calhar encontravam umas dicas boas.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                              Motores Mazda MZR-CD são Mazda mesmo, mais nenhuma marca usa, MZ-CD são PSA (1.6).

                              O carro tem DPF?


                              Depende de quem lhes faz a manutenção, se for na Mazda é o mais certo, se for um mecânico a sério e conhecedor, duram.
                              Penso que não tem DPF, mas não tenho a certeca (o carro é de um amigo).

                              É verdade que estes motores duram pouco?

                              Comentário


                                #16
                                A luz do oleo indica diversas avarias e não só nivel de oleo. Falta de pressão (bomba de oleo com deficiencia).

                                De facto este motor é só usado na Mazda e não tem DFP.

                                Este motor é muito bom em termos de durabilidade, com o senão de as peças de origem serem bastante caras (e à poucas de concorrencia).

                                A carrinha da empresa tambem de 2004 conta com 316.000km. De peças apenas levou uma embraiagem com volante biomassa novo (2300€).

                                De resto é gasoleo e revisões normais...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                  tens de dizer ao pessoal onde estão esses mecanicos, pois ninguem os está a encontrar pois os motores a rebentar são mais que muitos.
                                  E rebentam por onde?

                                  Ou seja, qual a causa?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                    Se o pessoal deixasse de usar os foruns apenas para muro de lamentações, se calhar encontravam umas dicas boas.
                                    Principalmente se as lessem, em vez de insistir na desinformação do costume!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                      É verdade que estes motores duram pouco?
                                      Duram como os outros... sabes que uma das principais causas da grande durabilidade é o tratamento que leva desde os 0 (zero) kms...

                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                      E rebentam por onde?

                                      Ou seja, qual a causa?
                                      Uma das causas são as anilhas de injectores.

                                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                      Principalmente se as lessem, em vez de insistir na desinformação do costume!
                                      Não vale a pena, a mentalidade é: Mercedes e BMW ardeu ou tdi avariou, foi azar com o carro, Mazda avariou, ou outro japonês, a marca é m.rda.

                                      Comentário


                                        #20
                                        má lumbrificação leva á quebra dos elementos internos, como a combota, esta foi reforçada no motor de 143cv, mas foi colocado o DPF que veio ainda piorar o problema, a maioria não chega a fazer 200kkm.

                                        Mazda 6, 136 Cv - Quem já teve que substituir motor? - Clube MazdaPT
                                        Motor Gripado Mazda 5 - Clube MazdaPT

                                        Comentário


                                          #21
                                          Xi... que nojeira é essa cheia de gosma? O filtro de partículas?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                            má lumbrificação leva á quebra dos elementos internos, como a combota, esta foi reforçada no motor de 143cv, mas foi colocado o DPF que veio ainda piorar o problema, a maioria não chega a fazer 200kkm.

                                            Mazda 6, 136 Cv - Quem já teve que substituir motor? - Clube MazdaPT
                                            Motor Gripado Mazda 5 - Clube MazdaPT
                                            Motor colado e motor partido são coisas diferentes. O caso relatado pelo user é diferente. A luz do oleo acendia mas tinha óleo, logo seria problemas na bomba de óleo que origina má lubrificação do motor. Isto não é um problema Mazda, todos os carro têm bomba de óleo, logo qualquer uma pode avariar. Ter a luz do oleo acesa e continuar a andar com o carro tambem não acho muito inteligente. Agora vais-me dizer que a culpa é do motor? Há uma luz de aviso, insistes a andar com o carro, algo "berra" e a culpa é da marca, right.

                                            Quanto à foto que mostras, como referi, havendo uma correcta manutenção, as coisas duram.

                                            O problema não é do DPF, mas sim da sua gestão electrónica que não estava correcta.

                                            Comentário


                                              #23
                                              colado, gripado, partido, agarrado, escafiado,= Avariado não trabalha
                                              esta foto é o filtro da bomba de oleo de um carro que gripou porque o oleo não chegava á bomba e segundo o dono deste carro a luz nunca acendeu.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O quê, essa cruzada mazda continua? Vendi o meu de 2008 com pouco mais de 200.000 km e sem stresses de DPF, etc.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                                  colado, gripado, partido, agarrado, escafiado,= Avariado não trabalha
                                                  Exacto e as causas? São defeitos? Ou má utilização, manutenção, etc?

                                                  É fácil culpar as maquinas por isso, a realidade é que as causas nem sempre são defeitos da máquinas, muita vez do utilizador.

                                                  Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                                  esta foto é o filtro da bomba de oleo de um carro que gripou porque o oleo não chegava á bomba e segundo o dono deste carro a luz nunca acendeu.
                                                  Segundo o dono... tem que se lhe diga... mas com certeza algo de anormal notava, alguma vez reportou? Alguma vez se empenhou em descobrir a causa? Se calhar não... Ao contrário de outros proprietários pois tá claro.

                                                  Como já referi e é a realidade, se uma marca de topo avaria ou tem defeito foi azar, é japonês, não presta.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Nesse motor conheço também um caso de pistão furado como alguns retratados no fórum da Mazda...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                                      colado, gripado, partido, agarrado, escafiado,= Avariado não trabalha
                                                      esta foto é o filtro da bomba de oleo de um carro que gripou porque o oleo não chegava á bomba e segundo o dono deste carro a luz nunca acendeu.
                                                      Mas então a gosma não ficava retida no filtro do óleo porquê?!?

                                                      O filtro do óleo é mudado regularmente, não deveria deixar chegar estas gosmas à bomba de óleo!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                                        Um amigo meu teve um azar com o carro dele, e está com medo que tenha destruído o motor.

                                                        Pelos vistos, há uns dias, acendeu-lhe a luz do óleo. Ele parou e viu o nível do óleo várias vezes, e estava tudo bem. Ao ligar o carro novamente, a luz já não acendia.

                                                        No dia seguinte, de manhã ao ligar o carro, a luz acendeu novamente. Ao ver o nível do óleo, estava tudo bem, por isso ele decidiu ir para o trabalho mesmo assim .

                                                        Desta vez, ao ligar o carro, a luz continuava acesa. Sempre acesa, e ao fim de 5 minutos e 5 quilómetros. O carro começou a engasgar e parou. Ao tentar dar novamente à chave, o motor ligou mas foi logo abaixo.

                                                        Já no mecânico, ele deu à chave, mas não acontecia nada. Nem barulho nem nada.

                                                        Prognósticos?

                                                        O carro é uma Mazda 6 SW de 2004.
                                                        Not a wise decision..

                                                        Nos manuais automóveis não diz para verificar o nível do óleo se a luz acender, diz para parar o carro e contactar de imediato a oficina..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post

                                                          O filtro do óleo é mudado regularmente, não deveria deixar chegar estas gosmas à bomba de óleo!
                                                          Se calhar não era... depois a marca é que não presta...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                                            má lumbrificação leva á quebra dos elementos internos, como a combota, esta foi reforçada no motor de 143cv, mas foi colocado o DPF que veio ainda piorar o problema, a maioria não chega a fazer 200kkm.

                                                            Mazda 6, 136 Cv - Quem já teve que substituir motor? - Clube MazdaPT
                                                            Motor Gripado Mazda 5 - Clube MazdaPT
                                                            Antes de mais obrigado a todos pela vossa ajuda até agora.
                                                            Bem, essa foto, segundo o meu amigo, exemplifica exactamente o que se passou com o carro dele. Pelos vistos essa parte estava bastante entupida.

                                                            Continuo sem perceber bem se o motor colou e em que parte. O que o mecânico lhe disse foi que haviam limalhas no cárter, e que por alguma coisa lá partiu (também não sei bem que coisa será, honestamente.) Também lhe falu de um injector que não está bom (pelos vistos estava a injectar uma mistura demasiado rica(?))

                                                            O mecânico já deu ao meu amigo uma lista de peças que são necessárias para o arranjo. O que vos parece esta história toda? Isto são peças necessárias quando algo cola? Qualquer dúvida ou curiosidade digam que eu pergunto ao meu amigo:

                                                            Cambota
                                                            Jogo de bronzes “cambota biela” STD
                                                            Jogo de bronzes de apoio STD
                                                            Jogo de segmentos para 4 cilindros
                                                            Anilhas de encosto da cambota (4un)
                                                            1 injector recondicionado
                                                            Jogo de juntas completo
                                                            Bomba de óleo
                                                            Rectificar bronzes da árvore de carnes

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