Anúncio

Collapse
No announcement yet.

CDTI du puder não acelera em baixas , avaria confirmada e consertada, imagens inside.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    CDTI du puder não acelera em baixas , avaria confirmada e consertada, imagens inside.

    Pois é meus caros.

    O meu Vectra CDTI 150CV, até hoje não me tem dado problemas de monta, "apenas" umas velas de ignição perto dos 200K.

    Tem agora perto de 210K e hoje apanhei um susto.

    Ia a subir a rampa de estacionamento de um shopping em 2ª e para fazer uma curva mais apertada (e estreita), reduzo para 1ª, acelero e... o carro não tem força e quase vai abaixo, ponho o pé ao de leve na embraiagem e acelero para evitar que vá abaixo e o carro quase morre, pé no travão. Nova tentativa, agora com ponto de embraiagem, a mesma coisa, o carro não tem força.

    Por sorte não vinha ninguém atrás de mim e fui às arrecuas até ao parque de estacionamento, depois de uma aceleradela em seco e dois pontos de embraiagem com algumas ténues hesitações, lá arrancou e até agora tudo bem.

    O problema já tinha surgido mais duas ou três vezes, só que foi sempre em cidade e em estrada direita onde parei, fiz ponto de embraiagem e ele arrancou como esperado.

    O problema manifesta-se a baixas rotações, em 1ª ou 2ª velocidades e à volta das 1000rpm-1500rpm que é a rotação para trocar marcha ou arrancar. O carro não passa das 1500rpm mesmo com o acelerador calcado até ao fundo.
    Resolvi as situações pondo o carro em ponto morto, acelerando em seco e depois engrenando a velocidade.
    Tenho tido a impressão de existir uma certa hesitação na aceleração, sobretudo entre as 1000rpm e 1700rpm. O problema manifestou-se sempre com o carro relativamente frio, que me recorde, nunca hesitou a quente.

    Ora primeiro pensei na embraiagem, uma vez que o volante-motor não se encontra na sua melhor saúde, mas aí lembrei-me que se fosse a embraiagem o carro patinava, mas acelerava.

    Há a hipótese de poder haver avaria no módulo que comanda o acelerador, avaria frequente nalgumas séries de Astras e Vectras com o mesmo motor.

    Mas o meu suspeito mais forte é a MAF a entregar a alma ao criador, o que acham?

    Já verifiquei vácuos, ligações, abraçadeiras e tubos. Parece estar tudo OK.

    Tem as revisões em dia, a última feita há três meses. Já levou gasoil de todas as marcas mas ultimamente só tem bebido BP com invigorate...

    CumpS
    Editado pela última vez por campos1; 13 March 2012, 14:46.

    #2
    Se desligares a ficha da MAF e experimentares, o que acontece?

    Comentário


      #3
      Tapa-lhe os buracos da caixa do filtro de ar

      Eu experimentava desligar a bateria, pois como referes que aceleras a fundo e nem mexe, pode ser algum erro electrónico da MAF ou até mesmo do sensor da posição do acelerador.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
        Tapa-lhe os buracos da caixa do filtro de ar
        Touché!

        Já tinha desligado a ficha da MAF e outras e voltado a ligar só para confirmar que estava tudo OK.

        Não aparece erro no quadrante.

        Ou MAF a ir à vida ou o tal problema do sensor de posição do acelerador. Se tivesse tempo ainda o abria para ver o estado dele...

        Vou estar atento aos consumos, eles subiram cerca de meio litro aos 100 mas também não tenho andado propriamente na poupa.

        Posso experimentar fazer o "reset" desligando a bateria, mas não me parece mania electrónica...

        Isto porque, estive a fazer exercício de memória, e o carro revelou sempre este problema quando fiz trajectos curtos citadinos tendo parado o carro sem ele ter atingido a temperatura de funcionamento e depois de pôr o carro a trabalhar, no primeiro minuto, normalmente na 2ª ou 3ª vez que acciono o acelerador, o problema pode aparecer. Não é sempre, é intermitente mas tem vindo a acontecer com mais frequência.

        Quando arranco e começo uma viagem onde o carro aquece, o problema não aparece.


        Cumps!

        Comentário


          #5
          No meu a gasolina, apesar de muitos anos mais velho, se por ventura o desligar antes de ele aquecer por completo, ao ligar de novo vem um cheiro intenso a gasolina. Fazendo a extrapolação para o teu caso, a gasóleo portanto, pode ficar gasóleo por tratar e depois "afoga". Digo eu, isto nem a mim faz muito sentido, porque nunca ouvi falar nisso em Diesel e as vezes que ouvi de injectores a mandar gasóleo a mais deixaram marcas no caminho.

          Comentário


            #6
            Um user no Vectra c forum no UK, aparentemente com o meu problema, mas numa fase mais avançada.

            Na Opel, dizem que o carro acusa o erro de problema do sensor de acelerador e troca de mudar a peça, €600 mais M.O. e IVA...

            Eu, se tiver tempo no fim-de-semana, vou desmontar a coisa e ver se o sensor tem resíduos de óleo e como estão os contactos e soldas.
            Se vir problemas, vou-me dedicar à electrónica e soldadura...

            Em baixo, o manual para tratar do problema. Desculpem por não ter tradução.


            The symptoms on my car were judders, the car would slow down while I was trying to accelerate and a few times the engine stalled when trying to pull away from standstill.

            Error codes:
            P1125 - Throttle Actuator Feedback Signal Range/Performance
            (21) - Present
            P1125 - Throttle Actuator Malfunction
            (62) - Not present
            and more recently and the one that made me look at the PCB inside the throttle body:
            P0638 - Electronic Throttle Control Circuit open
            (04) - Not present

            Parts Req'd: throttle body gasket 90543950 £1.19 approx

            The throttle body is located on the right hand side of the engine, next to the egr valve. It's bolted on the inlet manyfold using 3 Torx TX30 bolts.

            First remove the electronic connector that's under the throttle body. I reached it from the back of the engine near the egr valve, push the clip that's holding it in place towards the front of the car until you hear a click and then the connector will come out.

            Remove the throttle body and clean the round channel on the inlet manifold in wich the egr gasses flow. It was FULL of black crap. Use a small screwdriver or something.



            Now open the electronic part of the throttle body by removing 6 metal clips using a flat screwdriver.



            In the pictures below you can see the cracked solder joint on the top pin of the electronic connector.



            A closeup:



            And after resoldering, I did all the pins while I was at it, it's easy to do:



            Now put everything back together using a new gasket.

            Comentário


              #7
              Ena, tive uma ideia que bate certo Mas porra 600+MO?

              Não há concorrência nisso? O velho cabo era melhor.. quando partia metia um atacador xD

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                Ena, tive uma ideia que bate certo Mas porra 600+MO?

                Não há concorrência nisso? O velho cabo era melhor.. quando partia metia um atacador xD
                Eu acho que à antiga era melhor em tudo, mas agora decidiram que temos de ser todos pilotos de alta competição em carros de alta tecnologia, estragaram tudo!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                  Eu acho que à antiga era melhor em tudo, mas agora decidiram que temos de ser todos pilotos de alta competição em carros de alta tecnologia, estragaram tudo!
                  Não sei.

                  Eu também sou do tempo em que tudo, ou praticamente tudo, era mecânico. Fazia eu sozinho a manutenção dos carros e os consertos das avarias.

                  A parte mais electrónica resumia-se à troca de fusíveis ou platinados que também fazia. Tinha piada mas também tinha as suas manias.

                  Agora estamos na era da electrónica e temos de nos adaptar.
                  O que fiz foi deixar certos trabalhos para oficinas especializadas, por exemplo, já não afino a mistura de combustível e como não sei fazer repros não mexo. (Embora tenha ouvido que alguns desses profissionais só fazem o download dos mapas e substituem o original, portanto nada de transcendente)

                  Troquei também os apalpa folgas por um ferro de soldar e alguns acessórios electrónicos.

                  CumpS

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                    Não sei.

                    Eu também sou do tempo em que tudo, ou praticamente tudo, era mecânico. Fazia eu sozinho a manutenção dos carros e os consertos das avarias.

                    A parte mais electrónica resumia-se à troca de fusíveis ou platinados que também fazia. Tinha piada mas também tinha as suas manias.

                    Agora estamos na era da electrónica e temos de nos adaptar.
                    O que fiz foi deixar certos trabalhos para oficinas especializadas, por exemplo, já não afino a mistura de combustível e como não sei fazer repros não mexo. (Embora tenha ouvido que alguns desses profissionais só fazem o download dos mapas e substituem o original, portanto nada de transcendente)

                    Troquei também os apalpa folgas por um ferro de soldar e alguns acessórios electrónicos.

                    CumpS
                    É por essas e por outras que tento manter ao máximo o meu velhinho Corsa 1.5 TD. Já não se fazem motores assim... Ainda no outro dia tive que mostrar na net a 2 amigos meus que aquilo não tem centralina! Não acreditavam que não tinha. E deposis achavam incrível como é que fazia a gestão da injecção do diesel, sem centralina. E eu: é fácil, a bomba está ligada à correia de distribuição, e injecta conforme o timing. Depois pode-se avançar ou atrasar, ou aumentar o debito ou diminuir, etc. Agora os motores estão todos escondidos lá bebaixo dos plásticos, e só lá mexe quem tem computadores para aquilo. Quem não tem computador, fica a olhar.

                    Comentário


                      #11
                      sem dúvida sensor acelerador e poderá ter alguma coisa também no corpo da borboleta

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ibizasport Ver Post
                        sem dúvida sensor acelerador e poderá ter alguma coisa também no corpo da borboleta
                        Os diesel também têm borboleta...?

                        Estou a perguntar mesmo porque sempre achei que não, mas não tenho a certeza...

                        Comentário


                          #13
                          tem...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ibizasport Ver Post
                            tem...
                            Já tive a pesquisar na net, tem a ver com a EGR, né? Tamos sp a aprender.

                            Comentário


                              #15
                              Já abri o meu no fim de semana e está impecável, sem oxidação ou soldas partidas.

                              Desliguei a bateria.
                              Limpei a entrada do colector de admissão que tinha algum carvão seco, já não a "pasta" que resulta da mistura dos resíduos do óleo com a fuligem.
                              Tive a atenção de retirar os restos de carvão depositados no corpo do estrangulador em especial na aérea em que a borboleta funciona.(não funciona como as borboletas dos gasosas)
                              Montei com uma nova junta.

                              Aproveitei e verifiquei mais uma vez os vácuos.

                              Notei algum óleo na tubagem da admissão até ao corpo do estrangulador. Como o respiro do motor já não deita para lá o óleo, só podem ser restos que se encontrem no intercooler e tubagem ou uma pequena fuga nos segmentos do turbo que, a menos que alguém me convença do contrário, acho normal.
                              Não noto nenhum ruído anormal no turbo e o carro puxa bem sem deitar fumo excessivo, por isso não quero pensar em avarias no turbo.

                              Já me lembrei que poderá ser uma anomalia no motor eléctrico que acciona a borboleta.

                              Dei-lhe uma "esfrega" na segunda e até agora não notei nada de anormal mas ainda é cedo para prognósticos...

                              CumpS
                              Editado pela última vez por campos1; 29 February 2012, 10:03.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por jorgemvo Ver Post
                                Já tive a pesquisar na net, tem a ver com a EGR, né? Tamos sp a aprender.
                                Não, na primeira imagem a peça que está do lado direito da admissão é a EGR e o estarngualdor ou corpo da borboleta não está presente porque foi retirado, daí poderes ver a entrada da admissão.

                                E as borboletas dos diesel não servem as mesmas funções das suas manas dos gasosas.

                                Os cdti têm uma borboleta grande que serve para "estrangular" a entrada de ar na admissão é accionada primordialmente para o arranque e desligar do motor. Se a retirares o carro vai continuar a funcionar mas por exemplo, quando o desligares, o motor vai desligar com mais brusquidão.O motor treme.

                                Curiosamente notei esse efeito logo após a primeira experiência depois da operação que lhe fiz, tenho andado atento e parece que o fenómeno não se repetiu.

                                Depois tens um conjunto de quatro borboletas mais pequenas em inglês "Swirl valves" que poderá ser traduzido como válvulas de turbulência que como o próprio nome indica, servem para restringir ou aumentar o fluxo do ar na entrada para os cilindros consoante o regime e carga do motor, fazendo com que o ar entre mais eficientemente nos cilindros.


                                CumpS
                                Editado pela última vez por campos1; 29 February 2012, 10:04.

                                Comentário


                                  #17
                                  (Más) novidades

                                  Ao final da tarde, arranquei com o carro para dar início a uma viagem de 200K.

                                  Na primeira subida que tive de vencer, vinha a 40 em 3ª, acelerei mas o carro recusava a acelerar, reduzi para segunda e o carro "pegou" perto das 2000rpm, mudanças em cima e tudo normal.

                                  Passado algum tempo o problema começou a ficar persistente, sempre que acelerava abaixo das 2000rpm em qualquer mudança o carro não andava, ainda que a calcar o acelerador. De vez em quando e após 3 ou 4 segundos com o acelerador a fundo, ele lá arrancava. Depois veio a novidade, apareceu finalmente o sinal de avaria no quadrante, (o símbolo do carro com a chave de porcas).

                                  Apareceu mas logo de seguida desapareceu,fez isso por três vezes. À terceira encostei sem desligar o carro, saí e fui ver se havia algo de anormal no motor mas aparentemente não, entrei no carro, meti a primeira e arranquei, a luz desapareceu e o carro até chegar a casa não manifestou mais problemas.

                                  Mais uma vez, estes problemas ocorreram enquanto o carro não aqueceu.

                                  O problema não se manifesta acima das 2000rpm. (uma vez mais sinónimo du puder.)


                                  Desta também fiz um teste, sempre que o carro não acelerava, embraiava sem tirar o pé do acelerador para ver o que acontecia. O carro acelerava sem problemas.
                                  Parece que não acelera apenas quando está engatado.

                                  O que poderá ser?

                                  Sensor da cambota?

                                  De qualquer modo, como desta a avaria deve estar registada, terei de passar pelos atrasados do costume. Acho que ainda sabem ler os relatórios de erros.

                                  CumpS

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se o problema só se manifesta com o motor frio, poderá ser algum tipo de leitura errada no sensor da temperatura?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                      Se o problema só se manifesta com o motor frio, poderá ser algum tipo de leitura errada no sensor da temperatura?
                                      Não me parece porque ele a "seco" acelera, tal como relatei.

                                      Estou com receio que também possa ser da geometria variável do turbo...
                                      Há algum óleo na tubagem da admissão e não vem do "respiro" do motor que tem um "by pass" feito por mim.

                                      O facto de acelerar a seco pode querer dizer que o motor tem pouca força quando solicitado para fazer mexer o carro.
                                      Do acelerador, em si, não será portanto....Pode ter algo a ver com a borboleta que está no corpo do estrangulador que também aloja o acelerador.

                                      Amanhã verei.

                                      Numa oficina BOSCH conseguem ler as avarias Opel sem problemas, certo?

                                      CumpS

                                      Comentário


                                        #20
                                        Será MAF ou algo assim, resultado da mod do filtro?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                          Será MAF ou algo assim, resultado da mod do filtro?
                                          Nop, não tem nada a ver com a mod.

                                          Maf não será pois os consumos mantêm-se e não há grandes fumos.
                                          O carro desenvolve muito bem à parte o problema relatado.

                                          Oxalá vos consiga dar novas amanhã, também estou curioso...
                                          Só espero que não seja nada muito caro.

                                          CumpS

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu no meu Astra 1.3 de 90 CV com apenas 49.000km noto isto :

                                            and a few times the engine stalled when trying to pull away from standstill.

                                            Ou seja, o carro está numa garagem durante a noite, depois de manhã e a frio e ao sair....engato a marcha-atrás e se acelerar vai-se abaixo

                                            se a saída for em linha recta não há muito problema, mas se tiver uma inclinação ligeira....pufff

                                            tenho que deixar aquecer o motor, e/ou então é acelerador a fundo, ou então sinto estes sintomas. Eu não percebo nada disto, será isto mesmo normal ?

                                            eu no meu antigo Bora 1.9 TDI de 110 CV, não acontecia isto. Mesmo a frio....engatava a marcha-atrás, acelerava e ele respondia

                                            este muitas vezes vai-se abaixo se arrancar assim a frio, é normal ?
                                            Editado pela última vez por Altar; 29 February 2012, 20:56.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                                              Ao final da tarde, arranquei com o carro para dar início a uma viagem de 200K.

                                              Na primeira subida que tive de vencer, vinha a 40 em 3ª, acelerei mas o carro recusava a acelerar, reduzi para segunda e o carro "pegou" perto das 2000rpm, mudanças em cima e tudo normal.

                                              Passado algum tempo o problema começou a ficar persistente, sempre que acelerava abaixo das 2000rpm em qualquer mudança o carro não andava, ainda que a calcar o acelerador. De vez em quando e após 3 ou 4 segundos com o acelerador a fundo, ele lá arrancava. Depois veio a novidade, apareceu finalmente o sinal de avaria no quadrante, (o símbolo do carro com a chave de porcas).

                                              Apareceu mas logo de seguida desapareceu,fez isso por três vezes. À terceira encostei sem desligar o carro, saí e fui ver se havia algo de anormal no motor mas aparentemente não, entrei no carro, meti a primeira e arranquei, a luz desapareceu e o carro até chegar a casa não manifestou mais problemas.

                                              Mais uma vez, estes problemas ocorreram enquanto o carro não aqueceu.

                                              O problema não se manifesta acima das 2000rpm. (uma vez mais sinónimo du puder.)


                                              Desta também fiz um teste, sempre que o carro não acelerava, embraiava sem tirar o pé do acelerador para ver o que acontecia. O carro acelerava sem problemas.
                                              Parece que não acelera apenas quando está engatado.

                                              O que poderá ser?

                                              Sensor da cambota?

                                              De qualquer modo, como desta a avaria deve estar registada, terei de passar pelos atrasados do costume. Acho que ainda sabem ler os relatórios de erros.

                                              CumpS

                                              Tive um problema parecido na minha astra mas era ao contrário , acima das 2200 rpms não puxava , acendeu-se a luz de avaria e o diagnóstico foi a borboleta nas lonas .

                                              Comentário


                                                #24
                                                Então hoje lá fui à BOSCH Leiria, porque a Auto-Industrial é de evitar a todo o custo.

                                                Ligaram à máquina e nada de erros registados.
                                                Como o problema era intermitente, sugeri uma volta. E logo a sair da oficina o problema revelou-se.

                                                Com o mecânico ao meu lado e o monitor de diagnóstico ligado lá demos uma voltinha de 500 metros. Bastou andar entre 1ª e 2ª e acelerar para o mecânico constatar que o carro não devolvia nenhum erro, todavia não acelerava.

                                                Depois de tentar várias leituras em vários sensores e vendo o que se passava , pudemos concluir tratar-se de uma avara mecânica, provavelmente relacionada com o famoso estrangulador e a sua borboleta.

                                                Deixo aqui o testemunho do excelente atendimento na BOSCH Leiria e do profissionalismo demonstrado. Finalmente entrei numa oficina e consegui falar com um verdadeiro mecânico que não sabe só dizer: "É normal" ou "não há erro registado, o carro está bom" ou então "tem de cá deixar o carro par vermos o que é" e depois substituem meio motor e o problema continua...
                                                Adiantou logo as causas possíveis e afirmou ser plausível o meu diagnóstico. Apontou imediatamente o estrangulador como possível responsável e sabia onde estava!

                                                Finalmente, apesar de ter cancelado a intervenção agendada, explicando os motivos, compreenderam a minha decisão e não me quiseram cobrar nada mesmo com as minhas insistências para que o fizessem, pelo menos no concernente à M.O.

                                                Tinha marcado intervenção, mas como só a peça fica em €251 mais iva, decidi tirar a tarde para meter mãos à obra.

                                                Toca de sacar o estrangulador e desta dei-lhe uma limpeza profunda com o remédio santo WD40. Limpei com cuidado as extremidades do eixo da borboleta.
                                                Mais uma vez abri o corpo do estrangulador e verifiquei os contactos eléctricos e solda e aparentemente está tudo OK.
                                                Desta, também lubrifiquei uma mola que faz tensão numa roda dentada e lubrifiquei um pouco as engrenagens com massa própria para este tipo de mecanismo.

                                                Andei com o carro e o problema parece ter desaparecido, no entanto faço figas pois não estou muito convencido que o remédio vá durar, mas vamos ver...

                                                Se o problema reaparecer, vou testar os contactos eléctricos e ver se o motor que acciona a borboleta está OK.

                                                Alguém que perceba de electricidade e electrónica auto entre Leiria e Viseu e que queira prestar ajuda, se o problema reaparecer?

                                                Falhando isso, lá terei de recorrer à loja do costume... ebay.

                                                CumpS!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  fosga-se....grandes conhecimentos de mecânica

                                                  tomara eu saber 1/5 e não gastaria tanto em oficinas

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                                                    Então hoje lá fui à BOSCH Leiria, porque a Auto-Industrial é de evitar a todo o custo.

                                                    Ligaram à máquina e nada de erros registados.
                                                    Como o problema era intermitente, sugeri uma volta. E logo a sair da oficina o problema revelou-se.

                                                    Com o mecânico ao meu lado e o monitor de diagnóstico ligado lá demos uma voltinha de 500 metros. Bastou andar entre 1ª e 2ª e acelerar para o mecânico constatar que o carro não devolvia nenhum erro, todavia não acelerava.

                                                    Depois de tentar várias leituras em vários sensores e vendo o que se passava , pudemos concluir tratar-se de uma avara mecânica, provavelmente relacionada com o famoso estrangulador e a sua borboleta.

                                                    Deixo aqui o testemunho do excelente atendimento na BOSCH Leiria e do profissionalismo demonstrado. Finalmente entrei numa oficina e consegui falar com um verdadeiro mecânico que não sabe só dizer: "É normal" ou "não há erro registado, o carro está bom" ou então "tem de cá deixar o carro par vermos o que é" e depois substituem meio motor e o problema continua...
                                                    Adiantou logo as causas possíveis e afirmou ser plausível o meu diagnóstico. Apontou imediatamente o estrangulador como possível responsável e sabia onde estava!

                                                    Finalmente, apesar de ter cancelado a intervenção agendada, explicando os motivos, compreenderam a minha decisão e não me quiseram cobrar nada mesmo com as minhas insistências para que o fizessem, pelo menos no concernente à M.O.

                                                    Tinha marcado intervenção, mas como só a peça fica em €251 mais iva, decidi tirar a tarde para meter mãos à obra.

                                                    Toca de sacar o estrangulador e desta dei-lhe uma limpeza profunda com o remédio santo WD40. Limpei com cuidado as extremidades do eixo da borboleta.
                                                    Mais uma vez abri o corpo do estrangulador e verifiquei os contactos eléctricos e solda e aparentemente está tudo OK.
                                                    Desta, também lubrifiquei uma mola que faz tensão numa roda dentada e lubrifiquei um pouco as engrenagens com massa própria para este tipo de mecanismo.

                                                    Andei com o carro e o problema parece ter desaparecido, no entanto faço figas pois não estou muito convencido que o remédio vá durar, mas vamos ver...

                                                    Se o problema reaparecer, vou testar os contactos eléctricos e ver se o motor que acciona a borboleta está OK.

                                                    Alguém que perceba de electricidade e electrónica auto entre Leiria e Viseu e que queira prestar ajuda, se o problema reaparecer?

                                                    Falhando isso, lá terei de recorrer à loja do costume... ebay.

                                                    CumpS!
                                                    Pequenos mimos que se dão para conquistar clientes. A essas eu volto.. às que pedem antes de resolver digo obrigado e saio..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                                      Eu no meu Astra 1.3 de 90 CV com apenas 49.000km noto isto :

                                                      and a few times the engine stalled when trying to pull away from standstill.

                                                      Ou seja, o carro está numa garagem durante a noite, depois de manhã e a frio e ao sair....engato a marcha-atrás e se acelerar vai-se abaixo

                                                      se a saída for em linha recta não há muito problema, mas se tiver uma inclinação ligeira....pufff

                                                      tenho que deixar aquecer o motor, e/ou então é acelerador a fundo, ou então sinto estes sintomas. Eu não percebo nada disto, será isto mesmo normal ?

                                                      eu no meu antigo Bora 1.9 TDI de 110 CV, não acontecia isto. Mesmo a frio....engatava a marcha-atrás, acelerava e ele respondia

                                                      este muitas vezes vai-se abaixo se arrancar assim a frio, é normal ?

                                                      Não, não é normal.

                                                      Pode ser um problema parecido com o meu, EGR ou um sensor de temperatura.

                                                      A primeira coisa a fazer é ver se há registos de erro no sistema, caso contrário é experimentarem na oficina quando o motor estiver frio e com monitorização ligada.

                                                      E quantos ao conhecimentos de mecânica, são básicos, vou aprendendo a cada problema.

                                                      CumpS

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                                                        E quantos ao conhecimentos de mecânica, são básicos, vou aprendendo a cada problema.
                                                        Ufa.. não estou sozinho

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O puder regressou!!!!!!!

                                                          Caríssimos.

                                                          É com enorme satisfação que comunico oficialmente que o cdti du puder regressou à tugalândia no pleno das suas capacidades.

                                                          A avaria foi resolvida por mim com algum trabalho, cerca de uma hora de tempo, uma junta e uma lata de WD40.

                                                          Hoje andei com o carro principalmente em cidade e insisti muito nas baixas com acelerações e desacelerações bruscas para solicitar o trabalho da borboleta do estrangulador.

                                                          O resultado foi zero problemas e o renascer do verdadeiro puder que andava há muito adormecido.

                                                          Desde há algum tempo que tinha a impressão de existir um certo "lag" na resposta do acelerador, tendo associado isso às características do carro, por habituação.

                                                          Agora a resposta é sempre pronta e imediata.

                                                          A borboleta já andava a dar sinal há algum tempo mas como os sinais não eram tão notórios e as viagens eram longas e sempre puxou bem, fui-me habituando ou desconfiando das minhas impressões.

                                                          Agora pude confirmar que afinal havia algo de errado com a resposta do acelerador e o carro responde rápido, como já não tinha memória.

                                                          Não consigo afirmar com certezas, qual das minhas acções corrigiu o problema; a limpeza da borboleta e do corpo; a limpeza e lubrificação do eixo da borboleta; a lubrificação da mola interna de uma engrenagem; a lubrificação das engrenagens ou elas todas.

                                                          O certo é que poupei à vontade cerca de €500, com uma hora de trabalho, uma junta e uma lata de WD40.

                                                          Outra avaria frequente neste módulo é a quebra da solda nos contactos que também pode ser resolvida de forma rápida e barata, ressoldando os contactos.
                                                          No meu caso estavam OK.

                                                          Agradeço a todos a atenção, palpites e ajuda.

                                                          Agora é só esperar que dure!

                                                          CumpS

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Isso com um DIY é que tinha sido...

                                                            Diz-me uma coisa q ainda n percebi: qual é a função dessa borboleta e como é que é accionada?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X