Pois é meus caros.
O meu Vectra CDTI 150CV, até hoje não me tem dado problemas de monta, "apenas" umas velas de ignição perto dos 200K.
Tem agora perto de 210K e hoje apanhei um susto.
Ia a subir a rampa de estacionamento de um shopping em 2ª e para fazer uma curva mais apertada (e estreita), reduzo para 1ª, acelero e... o carro não tem força e quase vai abaixo, ponho o pé ao de leve na embraiagem e acelero para evitar que vá abaixo e o carro quase morre, pé no travão. Nova tentativa, agora com ponto de embraiagem, a mesma coisa, o carro não tem força.
Por sorte não vinha ninguém atrás de mim e fui às arrecuas até ao parque de estacionamento, depois de uma aceleradela em seco e dois pontos de embraiagem com algumas ténues hesitações, lá arrancou e até agora tudo bem.
O problema já tinha surgido mais duas ou três vezes, só que foi sempre em cidade e em estrada direita onde parei, fiz ponto de embraiagem e ele arrancou como esperado.
O problema manifesta-se a baixas rotações, em 1ª ou 2ª velocidades e à volta das 1000rpm-1500rpm que é a rotação para trocar marcha ou arrancar. O carro não passa das 1500rpm mesmo com o acelerador calcado até ao fundo.
Resolvi as situações pondo o carro em ponto morto, acelerando em seco e depois engrenando a velocidade.
Tenho tido a impressão de existir uma certa hesitação na aceleração, sobretudo entre as 1000rpm e 1700rpm. O problema manifestou-se sempre com o carro relativamente frio, que me recorde, nunca hesitou a quente.
Ora primeiro pensei na embraiagem, uma vez que o volante-motor não se encontra na sua melhor saúde, mas aí lembrei-me que se fosse a embraiagem o carro patinava, mas acelerava.
Há a hipótese de poder haver avaria no módulo que comanda o acelerador, avaria frequente nalgumas séries de Astras e Vectras com o mesmo motor.
Mas o meu suspeito mais forte é a MAF a entregar a alma ao criador, o que acham?
Já verifiquei vácuos, ligações, abraçadeiras e tubos. Parece estar tudo OK.
Tem as revisões em dia, a última feita há três meses. Já levou gasoil de todas as marcas mas ultimamente só tem bebido BP com invigorate...
CumpS
O meu Vectra CDTI 150CV, até hoje não me tem dado problemas de monta, "apenas" umas velas de ignição perto dos 200K.
Tem agora perto de 210K e hoje apanhei um susto.
Ia a subir a rampa de estacionamento de um shopping em 2ª e para fazer uma curva mais apertada (e estreita), reduzo para 1ª, acelero e... o carro não tem força e quase vai abaixo, ponho o pé ao de leve na embraiagem e acelero para evitar que vá abaixo e o carro quase morre, pé no travão. Nova tentativa, agora com ponto de embraiagem, a mesma coisa, o carro não tem força.
Por sorte não vinha ninguém atrás de mim e fui às arrecuas até ao parque de estacionamento, depois de uma aceleradela em seco e dois pontos de embraiagem com algumas ténues hesitações, lá arrancou e até agora tudo bem.
O problema já tinha surgido mais duas ou três vezes, só que foi sempre em cidade e em estrada direita onde parei, fiz ponto de embraiagem e ele arrancou como esperado.
O problema manifesta-se a baixas rotações, em 1ª ou 2ª velocidades e à volta das 1000rpm-1500rpm que é a rotação para trocar marcha ou arrancar. O carro não passa das 1500rpm mesmo com o acelerador calcado até ao fundo.
Resolvi as situações pondo o carro em ponto morto, acelerando em seco e depois engrenando a velocidade.
Tenho tido a impressão de existir uma certa hesitação na aceleração, sobretudo entre as 1000rpm e 1700rpm. O problema manifestou-se sempre com o carro relativamente frio, que me recorde, nunca hesitou a quente.
Ora primeiro pensei na embraiagem, uma vez que o volante-motor não se encontra na sua melhor saúde, mas aí lembrei-me que se fosse a embraiagem o carro patinava, mas acelerava.
Há a hipótese de poder haver avaria no módulo que comanda o acelerador, avaria frequente nalgumas séries de Astras e Vectras com o mesmo motor.
Mas o meu suspeito mais forte é a MAF a entregar a alma ao criador, o que acham?
Já verifiquei vácuos, ligações, abraçadeiras e tubos. Parece estar tudo OK.
Tem as revisões em dia, a última feita há três meses. Já levou gasoil de todas as marcas mas ultimamente só tem bebido BP com invigorate...
CumpS
Comentário