Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ibiza 1.9D

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ibiza 1.9D

    Boa tarde,

    Comprei esta semana uma Ibiza 6k 1.9D e vai esta 6ª feira fazer a revisão. É um comercial de 99 e tem neste momento 175000 Km's.

    Tenho uma dúvida! Qual o óleo mais indicado para este motor?! Segundo o antigo proprietário, sempre usou um óleo 15w40 da marca LUCAS (Lucas 15W-40 Magnum High TBN CI-4 Oil : Lucas Oil).

    Será que devo continuar a usar este óleo? É bom? De quanto em quanto tempo devo fazer a revisão? O meu mecânico falou-me em alterar para um 10w40, não será mau para o motor depois desta kilometragem mudar para um óleo mais fino?

    Desde já agradeço a vossa disponibilidade,
    Cumprimentos

    #2
    Esse óleo é recomendado para esse motor. A marca é boa, conhecida, mas não sei a nível de óleos.

    Para te ajudar:

    Editado pela última vez por AndreEmidio; 21 February 2012, 14:35.

    Comentário


      #3
      O melhor seria a tua questão ser colocada no tópico a seguir, assim fica tudo junto sobre essa temática dos óleos.

      http://forum.autohoje.com/boxes/335-...oleos-179.html

      Comentário


        #4
        Antes de mais obrigado aos dois pela disponibilidade.

        Caro AndreEmidio, então pelo que vejo nesta tabela não teria nada a ganhar em mudar para o 10w40 correcto? Pode-me só esclarecer uma coisa? O que significa a designação OEM 505.00? Este óleo lucas segue esta especificação? É que não diz nada disto na embalagem.

        Caro nto, seguirei a sua sugestão.

        Obrigado

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por NunoDuarte Ver Post
          Antes de mais obrigado aos dois pela disponibilidade.

          Caro AndreEmidio, então pelo que vejo nesta tabela não teria nada a ganhar em mudar para o 10w40 correcto? Pode-me só esclarecer uma coisa? O que significa a designação OEM 505.00? Este óleo lucas segue esta especificação? É que não diz nada disto na embalagem.

          Caro nto, seguirei a sua sugestão.

          Obrigado
          OEM é designação para produtos da marca, de origem. O óleo que vendem na SEAT (grupo VW). Quer dizer Original Equipment Manufacturer. Mas qq óleo que cumpra essa norma (505.00) serve.

          Nesse motor, como é atmosférico, acho que não é contra-indicado usar óleo mineral... Se bem que um 10W40 seria mais aconselhado, até porque faz o dobro dos kms até precisar de ser mudado. Se ele não beber óleo, experimenta meter um 10W40 (semi-sintético) e depois vigiar o nível regularmente. Há quem diga que depois de se usar um oleo mineral durante muito tempo não convem voltar ao semi-sintetico porque pode limpar demasiado o motor e começar a gastar mais oleo... Eu usei no meu carro mineral durante muitos anos (não ligava nada a óleos...), quando o oleo indicado era um semi-sintético. Ao fim de +/- 200.000 kms lá voltei a usar o semi-sintético, e já fez mais 250.000 kms com esse óleo. A gastar 2L aos 10.000 kms, é certo, mas esse consumo manteve-se sempre inalterado esse tempo todo.

          Comentário


            #6
            Grato pela sua opinião caro jorgemvo!!

            Comentário


              #7
              Usa o 10W40 é o mais indicado, até porque esse motor tem tuches hidráulicas e normalmente não se dão bem com o 15W40.
              Editado pela última vez por DragonH; 22 February 2012, 23:03.

              Comentário


                #8
                Obrigado DragonH. Mas já agora não haverá problema de uma alteração "súbita" do tipo de óleo num motor que fez 175000 km com o 15w40?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por NunoDuarte Ver Post
                  Obrigado DragonH. Mas já agora não haverá problema de uma alteração "súbita" do tipo de óleo num motor que fez 175000 km com o 15w40?
                  Troca à vontade e sem receios.

                  Está atento é ao consumo e eventualmente, se vires que o carro está a gastar demasiado óleo, então volta novamente para o 15W40.

                  Comentário


                    #10
                    Obrigado nto.

                    Como a duvida persistiu até à altura da dita revisão mantive o óleo que o antigo dono usava.

                    No entanto na próxima revisão estou a pensar usar o BP Visco 3000 10W40. O que acham?

                    Obrigado pela disponibilidade.

                    Comentário


                      #11
                      Eu no meu andava a por o 5000, so por uma questao de ser melhor q o 3000, mas é basicamente um semi-sintetico na mesma... Usa o 3000, se vires q gasta mt oleo volta para o mineral. Se nao gastar nenhum, podes sempre pensar num oleo de melhor qualidade se for um carro pra papar kms.

                      Sent from my U20i using Tapatalk

                      Comentário


                        #12
                        Obrigado amigo jorgemvo.

                        Continuo a pesquisar e algumas das opiniões são de que o 15w40 é o óleo mais indicado para este motor. Inclusive encontrei uma opinião de um participante neste fórum que parece dominar o assunto, o jeff, que refere o 15w40 como o mais indicado para este motor.

                        Existem óleos 15w40 semi-sintéticos?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por NunoDuarte Ver Post
                          Obrigado amigo jorgemvo.

                          Continuo a pesquisar e algumas das opiniões são de que o 15w40 é o óleo mais indicado para este motor. Inclusive encontrei uma opinião de um participante neste fórum que parece dominar o assunto, o jeff, que refere o 15w40 como o mais indicado para este motor.

                          Existem óleos 15w40 semi-sintéticos?
                          Existir, acho que existem... Mas são muito específicos, só talvez para competição, para algum motor específico...

                          Mas regra geral, 15w40 é mineral, e há quem aconselhe esse óleo para motores atmosféricos. Tens é que mudar com mais frequencia (5 em 5 mil). Mas já viste no manual que tipo de óleo é que é aconselhado?

                          Comentário


                            #14
                            No manual aquilo é um pouco confuso, pelo menos dada a minha ignorância neste assunto. Ou seja, tem lá aquele gráfico das temperaturas mas não o consigo interpretar devidamente (é mais ou menos idêntico ao que o colega AndreEmidio postou em cima).

                            Para além do gráfico fala lá de um REPSOL SINTÉTICO, Multigrade de especificação VW 505 00.

                            Obrigado

                            Comentário


                              #15
                              No manual ate de sintetico falam. :-) mas nao te metas nisso... O meu conselho é ires para um semi-sintetico 10w40, ate pq alguem aqui falou que esse carro tem touches hidraulicas, e da-se melhor com um oleo semi-sintetico. Nao perdes nada em na proxima muda meteres um 10w40, como o que falaste, o bp 3000. Nao perdes nada. So tens é que vigiar o nivel com alguma regularidade. Mas fazes as mudas aos 10.000, sao metade das mudas... E se o carro nao beber mt oleo, tens motor ainda pa papar mts kms.

                              Comentário


                                #16
                                Obrigado jorge!!

                                Hoje liguei para a Seat e recomendaram-me usar um que cumpra as normas 505 01 ou 507 00.

                                Não será uma mudança muito brusca para este carro?

                                Abraços

                                Comentário


                                  #17
                                  505.01 acho que é sintetico, 5w40... Mas nao tenho a certeza. Se fores ver shell p exemplo, esta estampado no bidao a norma que respeita. Tal como ja te disse, sintetico para o teu carro, neste momento, é um erro.... 10w40 mal nao lhe faz. Tenta pesquisar primeiro na net que normas sao essas, de um oleo 5w ou 10w. Se for 10w compra um desses. Se for 5w nao compres, compra um 10w40 qq. Nem penses em passar de 15w40 directamente para 5w40!

                                  Sent from my U20i using Tapatalk

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pois é 5w40. Acho que é uma recomendação um pouco descabida, pelo que estou a pensar seguir a recomendação do manual: 505 00. Para tal vou arranjar o Cepsa Star Synthetic 10w40. Que também acho que dá para o meu A3 1.6 de 2000. Achas boa opção?

                                    Abraço e obrigado!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por NunoDuarte Ver Post
                                      Pois é 5w40. Acho que é uma recomendação um pouco descabida, pelo que estou a pensar seguir a recomendação do manual: 505 00. Para tal vou arranjar o Cepsa Star Synthetic 10w40. Que também acho que dá para o meu A3 1.6 de 2000. Achas boa opção?

                                      Abraço e obrigado!
                                      Em principio, os 10w40 nao teem grande variaçao entre si... Se tiver la a norma, inda melhor. Se nao tiver, fica ela por ela...
                                      Eu, por pancada minha, usava um mais carote mas mt bom, Motul, que so arranjava nas oficinas bosch. Quse 50 euros 4 litros, acho... Mas antes disso, usava o BP 5000. No geral, nao notei grande diferença... Avança pa esse a ver que tal. Mas nao te esqueças de ver com regularidade o nivel do oleo! Pelo menos de 1000 em 1000, durante as primeiras 2 mudas. Depois ja ficas com uma ideia do que consome e andas mais descansado.

                                      Sent from my U20i using Tapatalk

                                      Comentário


                                        #20
                                        Obrigado amigo. Sim também existe a hipótese do Motul 6100 synergie+. Sai é um pouco mais caro, pois estou a pensar mandar vir da texoleo e lá não têm esse óleo.

                                        Obrigado

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X