Anúncio

Collapse
No announcement yet.

206 hdi van - Setup de Som (Ajuda) - Updated

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    206 hdi van - Setup de Som (Ajuda) - Updated

    Olá tenho 1 proposta (ver página 2) de som para o 206

    Em baixo tenho o post original de Agosto mas a proposta actual esta na 2ª página


    Mensagem Original Boas,
    Comprei 1 206 hdi van
    Diario de bordo:

    http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=84048

    Tem 4 * 15 RMS. Ando com 1 sony 4 * 45 Musical (nao sei o rms) e o som é muito limitado.

    Não sei como vai ser como o blaupunkt mas presumindo que será igual gostaria de fazer um setup melhor mas 1 coisa basica mesmo.

    Gostaria de manter o auto-radio como leitor de cd.

    Gostava de saber a vossa opiniao sobre:

    1- Comprar um amp e sub
    OU

    2 - Mudar as colunas de origem (sabem dizer-me que tipo sao? Estava a pensar mudar apenas as colunas frontais) por umas de 2 vias com uma gama dinamica melhor e um bom amp.

    Estou mais inclinado para a 2 opcao. O orçamento (embora nao seja crucial) seria os 250 euros.

    O radio como e oferecido nao estou a contemplar muda-lo

    Abraços

    #2
    Tens de ver se o carro já traz local para colunas traseiras, para saberes se furas a chapeleira. As colunas da frente devem de ser de 13 cm e as de trás, caso tenha, devem ser de 10 cm.

    Comentário


      #3
      Se queres som de qualidade, opta por comprar umas boas colunas para a frente, de preferância de vias separadas, como mencionas-te. Não conheço a gama da blaupunkt, pelo que não faço ideia de como são as fontes...

      Mas podes sempre comprar um amplificador, mesmo que seja só para as colunas da frente.

      Quanto ao sub podes sempre comprar depois, mas se não fores muito exigente, umas boas colunas atrás devem ser suficientes.

      Cump.

      Comentário


        #4
        Não deve ser muito diferente deste :

        Bristol CD35

        Rádio
        FM/OM/OL
        Conceito Codem III+
        RDS-EON-PTY
        Mensagens de rádio sobre o trânsito (TA)
        30 posições de memória 30
        Resposta de frequências UKW (Hz) –3dB 35 – 16.000
        Dispositivo antiparasita AM > 30 dB

        CD
        Compatível com CD-R/RW
        Resposta de frequências (Hz) –1dB 20 Hz – 20 kHz
        CD Mix
        DMS (comando do CD changer)

        Amplificador
        Regulação de som específica das fontes
        Sound Presets
        X-Bass
        Saída de pré-amplificador de 4 canais, 2 V
        Entrada para auscultadores 1
        Potência sinusoidal (DIN 45324) a 14,4 V 4 x 15 W
        Potência máx. Potência 4 x 40 W


        PS: Não estou a pensar em alterar colunas traseiras

        Comentário


          #5
          Eu prefiro gastar mais um pouco nas fontes, e não comprar amplificador, isto porque não vejo necessidade para tal.

          É sempre muito subjectivo, mas no teu caso, como a fonte é dada, comprava umas boas colunas para a frente, caso não chegasse, amplificava-as ; )

          A medida das colunas é 13 cm? caso seja pode ser complicado teres um bass porreirito, daí ter falado nas colunas traseiras na chapeleira, ou caso pretendas ainda mais, tens a opção que falaste, o sub.

          Mas penso que deves começar pelas da frente, afinal são as que ficam mais perto dos teus ouvidos ; )


          Cump.

          Comentário


            #6
            O problema para amp e sub é o radio não ter saidas de linha (rca) o que faz com que não se aproveite o potencial da instalação. Nem com atenuadores de ruido fica grande coisa.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Nightwisher

              O problema para amp e sub é o radio não ter saidas de linha (rca) o que faz com que não se aproveite o potencial da instalação. Nem com atenuadores de ruido fica grande coisa.
              Mas os Blaupunkt que ele fala (o MP31) tem saída RCA...

              Eu tenho um Blaupunkt MP53 Daytona. Nos 3 anos que o tenho tem-se portado bem...

              O som com 2 colunas (13 cm) da Blaupunkt fica bom, o que destoa mesmo é o facto de o carro (Saxo) não ter um pouco mais de insonorização acustica. Para breve vou montar as duas nas portas de trás, também de 13 cm. Estas colunas não são caras mas estão longe de serem referenciais. Mas não me desiludem e para ouvir no carro chega bem...

              Salvo erro o 206 à frente prevê a instalação de colunas em vias separadas.

              Atrás não sei como é, mas a serem instaladas deverão ser no local de origem, no painel traseiro. Se o fizeres ficarão por debaixo da chapeleira e não poderás extrair delas todo o potencial.

              Aconselhava-te então a colocar umas ovais, que com a ajuda da caixa de carga farão um belo efeito.

              Marcas de colunas... Hertz, Infinity... Isto se quiseres gastar umas coroas... Mas barato, Sony, Blaupunkt (que até tem um kit com apmplificador e sub se não me engano), etc

              Comentário


                #8
                à frente são vias separadas 16,5cm. Atrás nos de 5 lugares são coaxiais de 13cm, nos comerciais não sei.

                Comentário


                  #9
                  Se não estou em erro, o 206 Van tem 4colunas, mas duas no tablier e duas nas portas.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por foo

                    à frente são vias separadas 16,5cm. Atrás nos de 5 lugares são coaxiais de 13cm, nos comerciais não sei.
                    Tens razão, à frente são mesmo 16,5 que um amigo meu colocou umas focal utopia dessa medida. Ficou optimo, o problema é euros...[|)]

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por foo

                      à frente são vias separadas 16,5cm. Atrás nos de 5 lugares são coaxiais de 13cm, nos comerciais não sei.
                      são 13 cm atrás, eu pus um Blaupunkt MP34 com 4 colunas Blaupunkt 45w RMS 3 vias, foram quase 180€ por tudo, manda um som bastante porreiro se souberes tirar partido do autoradio, o X-Bass é muito porreiro, se queres batida um subwoofer é melhor, se é para ouvires sons à base de médios nao precisas de subwoofer

                      Comentário


                        #12
                        superfast

                        Que tal se porta a maquina?

                        Comentário


                          #13
                          Se à frente a medida é 16,5/17 já fica melhor ; )

                          Atrás também sou da opinião que umas ovais (bem) montadas na chapeleira fica muito porreiro.

                          Marcas, tens também a jbl com uma excelente relação preço/qualidade.


                          Cump.

                          Comentário


                            #14
                            Vamos la fazer um ponto da situacao.
                            Se as colunas de origem sao 16,5 cms nao deviam ter 1 boa gama dinamica?

                            É que o sony mesmo com o DBass no nivel 2, o grave é deveras fraco. E sim o peugeot tem 2 vias tendo tweeters separados.

                            Eu queria era identificar as falhas (o som no corsa nao sendo referencial é bem melhor). A falha sera da amplificacao (Sony?) ou sera das colunas?

                            Atras para ja nao devo mexer. Tambem estou a evitar meter o subwoofer (so em ultimo caso).

                            O que fariam?

                            Comentário


                              #15
                              Acho que em termos de colunas o melhor que tens a fazer é ouvi-las, sobretudo no teu setup.
                              Por ex eu no meu carro anterior (fiesta) tinha umas focal polyglass (gama baixa da focal) 13cm e agora tenho umas diamond audio m3 16,5 cm e gostava mais do som que tinha no fiesta. E as colunas que tenho agora foram mais caras que as que tinha a frente no fiesta.
                              Claro que aqui a fonte também pode ter influencia (no fiesta tinha um clarion e agora tenho um jvc exad).
                              A nives de agudos as diamond audio são melhores (tweeters muito bom) mas em sons medios/baixos preferia o da focal.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Superfast

                                Vamos la fazer um ponto da situacao.
                                Se as colunas de origem sao 16,5 cms nao deviam ter 1 boa gama dinamica?

                                É que o sony mesmo com o DBass no nivel 2, o grave é deveras fraco. E sim o peugeot tem 2 vias tendo tweeters separados.

                                Eu queria era identificar as falhas (o som no corsa nao sendo referencial é bem melhor). A falha sera da amplificacao (Sony?) ou sera das colunas?

                                Atras para ja nao devo mexer. Tambem estou a evitar meter o subwoofer (so em ultimo caso).

                                O que fariam?
                                As colunas de origem da Peugeot são quase só papel! Tem um iman muito pequeno e um cone de cartão, não pode dar bons resultados.

                                Eu no meu caso tenho umas Kenwood de 17cm mas precisaram de umas adaptações porque apesar de em diametro não fazer grande diferença, o iman é muito grande e bate no vidro. Portanto o ideal para ai são umas colunas 16,5 com iman médio. As focal são uma maravilha, mas acho que precisam de ser amplificadas, senão nem vale a pena.

                                Comentário


                                  #17
                                  Tas-te a condidatar a basofe rookie :D

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Peugeot_sales

                                    Tas-te a condidatar a basofe rookie :D
                                    É o que dá não se poder meter de origem o hifi JBL nos carros do povo! No meu não dava pelo menos. [8]

                                    Comentário


                                      #19
                                      O problema é o mp31 ter 2*15 RMS. Os da serie mp5* (mp52...53..etc) já tem 22 watts por canal.

                                      Não sei até que ponto por uma boa coluna vai exigir do amplificador interno. É que nao é so potencia que interessa é a qualidade da corrente (intensidade e impedancia) que conta.

                                      Ou seja sera capaz o mp31 de comandar umas focal. Vou averiguar isso. E que um amp eleva para os 50 watts o que permite mto mais controlo.

                                      Eu nao quero muitoooooo grave. Eu quero 1 grave profundo e controlado e isso exige corrente e logicamente potencia

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Superfast

                                        O problema é o mp31 ter 2*15 RMS. Os da serie mp5* (mp52...53..etc) já tem 22 watts por canal.
                                        Não estarás enganado [?] Se eles mostram alegremente no painel do rádio 4 x 45 W... O rádio terá certamente 4 saídas...

                                        Por outro lado, os da série MP5* "oferecem" 26 W RMS por canal.

                                        citação:Originalmente colocada por Superfast

                                        Não sei até que ponto por uma boa coluna vai exigir do amplificador interno. É que nao é so potencia que interessa é a qualidade da corrente (intensidade e impedancia) que conta.
                                        Não exige nada que o rádio não forneça... As saídas do auto rádio ajustam-se a uma determinada impedância (normalmente entre 4 a 8 ohm).

                                        Por mais potência que uma coluna aguente, ela só debitará a que o rádio permitir.

                                        Aconselho no entanto a escolher uma coluna que suporte um pouco mais que a saída do auto rádio.


                                        citação:Originalmente colocada por Superfast

                                        Eu nao quero muitoooooo grave. Eu quero 1 grave profundo e controlado e isso exige corrente e logicamente potencia
                                        O som dos Blaupunkt é por natureza já "demasiado" grave, como os alemães gostam. Uma boa coluna, com um bom iman, garantirá graves bons.

                                        Por último, os auto-rádios dessa gama têem um pré-amplificador da treta, com apenas 3 pré equalizações para além dos tradicionais Bass e Treble. E ainda o X-Bass (não aconselho puxar por este filtro, pode causar distorção com facilidade)

                                        Os da série MP5*, para além dos acima mencionados já permitem a equalização em 5 bandas (e memorizar três equalizações), bem como aceder ao Loudness...

                                        A leitura de MP3 faz-se bem, embora eu me queixe que o meu é um pouco lento a reconhecer os discos, mas não é defeito é feitio...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Deceti estou a falar de potencia RMS nao a potencia maxima. O mp31 é 4 *15 ou seja 15 watts por canal.

                                          Os da serie 7 é que é 26 por canal. Os da serie 5 é 22.

                                          A duvida é se os 15 watts sao suficientes para um grave controlado. A coluna ate e capaz de produzir bom grave mas precisa de 1 bom amplificador. Eu no carro tb nao quero nenhum hi-fi apenas melhor do que o tenho agora.

                                          Com o sony simplesmente nao tenho graves

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                            superfast

                                            Que tal se porta a maquina?
                                            http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=84048

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Superfast



                                              Os da serie 7 é que é 26 por canal. Os da serie 5 é 22.
                                              4 x 26 W sinusoidal, diz o manual do meu MP53. ;)


                                              citação:Originalmente colocada por Superfast

                                              A duvida é se os 15 watts sao suficientes para um grave controlado. A coluna ate e capaz de produzir bom grave mas precisa de 1 bom amplificador. Eu no carro tb nao quero nenhum hi-fi apenas melhor do que o tenho agora.
                                              São... Desde que não oiças na zona onde o amplificador distorce... E ter em atenção à montagem da coluna! Má montada ou não sendo a ideal para o local que pretendes pode facilmente provocar dissabores à escuta.

                                              citação:Originalmente colocada por Superfast

                                              Com o sony simplesmente nao tenho graves
                                              Estranho... Sendo eles os bacanos que começaram com o Mega Bass e X-plod e afins...

                                              Mas isso que sentes é com as colunas actuais, certo [?]

                                              Para além disto, o rádio deverá ser de uma gama mais baixa, não [?]

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tenho um colega com um 206 dos primeiritos que saiu, e montadas umas colunas (que já foram minhas) da Kenwood, para quem conhecer, umas dualmag de 16,5 ou 17, não me recordo com precisão... Mas posso garantir-te que com o sony que teve (gama baixa) tocavam lindamente, com um kenwood que teve (gama baixa) tocavam lindamente, e com o actual panasonic (também gama baixa) continuam a tocar muito bem, sempre sem amplificação.

                                                Mas posso dizer que essas colunas custaram-me, novinhas há cerca de uns 4/5 anos +- 40 contitos...

                                                Não se pode querer muito sem puxar pelos aérios, infelizmente...

                                                Claro que com jeitinho se consegue arranjar umas colunas bem razoáveis, e sem gastar muito. Dentro destes parametros aconselho as jbl [^]

                                                De que zona és?

                                                EDIT: já vi que és da zona norte, se estivessemos mais perto emprestava-te umas jbl 16 cm que tirei do meu carro para experimentares ;)

                                                Cump.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Vou esperar por ter o blaupunkt mp31 final. Vejo logo qual o sony e meto aqui. Sei que diz 4 * 45 e tem Dbass (mesmo no nivel 2 nao se passa nada lol).

                                                  A ideia será entao mesmo trocar as colunas. Vou ver JBL entao. Ou alpine. Depois digo qq coisa

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Alpine é uma boa marca, aliás troquei as jbl por umas alpine série R, mas as gamas mais altas.

                                                    E mesmo assim são muito caras quando comparadas com outras marcas, as de gama mais baixa não compensam mesmo o investimento...

                                                    Vai a uma radio popular, worten, norauto ou outro sitio do genero, onde seja possivel ouvires as colunas a tocar nos espositores. Sempre dá para teres uma ideia ; )

                                                    Boa escolha ; )


                                                    Cump.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Uma duvida:

                                                      Se só se usar 2 canais e o radio tiver 4 é possivel fazer bridge?

                                                      Ou seja biamplificar as colunas? Em vez de 4*15 ter 2*30?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Superfast

                                                        Uma duvida:

                                                        Se só se usar 2 canais e o radio tiver 4 é possivel fazer bridge?

                                                        Ou seja biamplificar as colunas? Em vez de 4*15 ter 2*30?
                                                        alguns amps dão outros nem por isso..
                                                        no caso do radio duvido seriamente que dê pra fazer isso..:D:D

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Fui ontem a Worten (em breve vou a Norauto) e ouvi umas JBL 936GTO acho e nao achei muito melhoria e ouvi um blaupunkt mp36 (equivalente) com um cd de demo que la tinham.

                                                          Achei francamente mau. Vou nem que seja mais tarde p 1 solucao de amp e sub

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Em relação a fazr uma ponte com o rádio não sei, nunca experimentei tal coisa. O melhor é informares-te numa casa da especialidade.

                                                            Não tenho a certeza se as jbl que tenho são as 936, aliás nem me lembro da referência, apenas sei que me custaram +- 55 € há uns mesitos largos...

                                                            Mas como vez fizeste bem em ter ouvido. Não te esqueças é que as colunas que ouviste estão a trabalhar num ambiente muito aberto ; )

                                                            A malta que vive o som a sério até custuma aconselhar um material isolante para as portas, por forma a aumentar a qualidade da coluna, nomeadamente os graves.

                                                            Tens também uns sub activos que já vêem amplificados, mas sinceramente não conheço muito sobre a matéria.

                                                            Força aí na melhoria do som ; )


                                                            Cump.


                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X