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Líquido estravasou pela tampa do vaso de expansão

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    Líquido estravasou pela tampa do vaso de expansão

    Boa noite.
    Vou tentar explicar esta situação o mais simples possível:

    O meu primo tem um Corsa TD de 95. Não lhe faz grande manutenção... O que lhe aconteceu hoje, depois de uma viagem grande (300 kms) é que quando chegou a casa, o vaso de expansão estava marcado com a cor do liquido (rosa) em cima. Extravasou pela tampa (pela válvula de pressão).

    Isso nunca tinha acontecido....

    Estivemos a fazer uns testes, e acontecem estas coisas:
    - O vaso de expansão tem duas entradas do lado direito (de quem olha de frente), a do lado esquerdo e mais fina penso que é a que vem directamente do motor; a do lado esquerdo, mais grossa, só sai liquido de lá quando supostamente atinge os 90º e o termostato abre.
    - O carro chega aos 90º, e não se ve agua nenhuma a sair pelo tubo do lado direito, o mais grosso... Aquilo entretanto vai ganhando alguma pressão, com a temperatura e tal, e nada...
    - Abrimos a tampa do vaso, pra libertar alguma pressão, e o nível da agua sobe um pco (cerca de 1 cm). Fechamos, mais um pouco a trabalhar, apertamos o tubo que vai do radiador para o termostato (o mais grosso) e não está duro. Está normal, mas quente. Ponteiro nos 90, e termostato, nada... Abrimos outra vez a tampa, e o nivel sobe mais um pouco (fica 2 cm acima do que estava inicialmente).
    Entretanto desligamos o carro, que não estava a levar a lado nenhum. Passado cerca de 1/2 horas, voltamos ao carro, e ele estava a fazer um som do género de assobio... Era na tampa do vaso de expansão: o nível estava a descer (já estava no nível inicial, a meio do vaso) e o som era do vácuo que estava a criar. Até o tubo mais grosso, que vinha do radiador para o termostato estava comprimido, por causa do vácuo.

    No meio disto tudo, do tubo do lado direito nunca saiu água (só apertando o tal tubo). Chegou a passar um pouco os 90º, e nem assim.

    Na minha opinião, acho que será o termostato que ficou preso na posição de fechado... Se for só isso, ainda bem.

    Agora, ele acha é que fez a maior parte da viagem assim... Mas o motor nunca aqueceu por aí além... Diz que só em subidas é que chegava perto dos 95º, mas depois a descer voltava pouco abaixo dos 90. O carro pega bem, não tem óleo no liquido, não me parece ter liquido no óleo, acho que não danificou o motor.

    Que é que acham que poderá ser? Talvez só mesmo termostato avariado...?
    Editado pela última vez por ; 04 March 2012, 22:00.

    #2
    Eu trocava o termostato e o tampão do vaso de expansão (ao contrário do que muitos pensam, é uma peça de desgaste e muitos fabricantes mandam trocar de 4 em 4 anos).

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      #3
      What MAraki says!

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        #4
        Se fosse o termostato avariado na posição fechado o motor já tinha dado o berro há muito.

        Se bem me recordo, a tampa do vaso de expansão desse automóvel não tem termostato, pelo que não vejo porque teria essa reacção.

        Pelo sim pelo não, substituía já que é uma peça barata, no entanto, tentaria procurar se existe algum tubo obstruído.

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          #5
          Nao teria agua a mais? o meu saxo troquei a tampa e começou a deitar agua fora, mas era a agua que estava a mais!!!

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