Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Peugeot 508 - Anomalias eléctricas/electrónicas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Peugeot 508 - Anomalias eléctricas/electrónicas

    Boa noite,

    Comprei, há pouco tempo, um Peugeot 508, versão Allure (a mais equipada). O automóvel é excelente, espaçoso, potente, consumos excelentes, muito bem equipado... Enfim, um mimo!

    Porém, desde que o comprei notei desde logo aquilo que julgo serem anomalias, exclusivamente a nível elétrico/electrónico. Por exemplo, de manhã, quando ligo o carro pela primeira vez, o sistema global de GPS, rádio, sensores de estacionamento, Bluetooth e o sistema de mãos livres demoram algum tempo a ligar (normalmente não menos de 20 a 30 segundos). Como tal, tenho de esperar, literalmente, sentado, para utilizar qualquer um destes sistemas. Só cerca de 1 minuto depois todo o sistema está completamente conectado.

    Depois de várias visitas à oficina e actualizações de software feitas pela marca, fui informado que este sistema (através de um único disco rígido) congrega toda a parte eléctrica/electrónica do carro e, por tal "sobrecarga", leva o seu tempo a ligar. E pode demorar até cerca de 25 segundos!

    Fiz questão de consultar alguns amigos que têm carros de outras marcas com alguns daqueles sistemas e nenhum nota demora. Os sistemas ficam activos assim que se liga o carro, coisa que, para mim, é o que faz sentido.

    Não posso aceitar esta desculpa da marca, uma vez que, por exemplo, se tenho sistema de parqueamento e não o posso utilizar no momento em que preciso dele, para que me serve tê-lo?? Se me têm dito isto aquando da venda, talvez pensasse duas vezes...

    Quem tem este modelo (ou outros com este tipo de tecnologias) que comentários poderia fazer? É normal? Acontece-vos?
    Editado pela última vez por japazul; 05 March 2012, 22:02.

    #2
    O melhor que tens a fazer é procurares nos foruns Peugeot e do 508 se há relatos ou então perguntar se o mesmo acontece.

    O disco interno dessa versão é um HDD convencional igual a de um computador? se sim pode bem estar danificado e criar embaraço em todo o sistema.

    Tenta copiar musicas para o disco e vê se demora muito tempo.

    Comentário


      #3
      Cagi,

      Obrigado pela tua resposta. Já fiz algumas pesquisas em alguns sites (do 508 fui até a um espanhol) e os donos de carros do mesmo modelo dizem-me não notar esperas...

      Quanto ao disco, desconheço qual o seu tipo. E julgo que não dê para copiar música para o disco...

      Comentário


        #4
        Não me parece que isso possa ser normal...

        As assistÊncias e pós venda é que são "um defeito" das marcas... não desistas e exige uma correcção.

        VAria de concessão, isso não pode ser normal, se fôr... é ainda pior do que parece ser!

        Comentário


          #5
          Se a atualização de software não resolve não sei o que vai resolver. Tenta procurar pelo mesmo problema em sites estrangeiros, pode ser que te indiquem algo de novo.

          Realmente é estranho e inadmissivel para o carro do ano.

          Comentário


            #6
            Vai a outra stand/oficina ver o que te dizem.

            Depois do sistema estar operacional notas alguma lentidão?

            Comentário


              #7
              Não, depois de estar activo funciona perfeitamente. Aliás, não há nada a dizer para além daquela demora... O carro é irrepreensível!

              Comentário


                #8
                Então tens 2 escolhas, assumes essa demora e ganhas habito ou tentas resolver esse problema e corres o risco que andem a mexer em centralinas e cia e não cheguem a lado nenhum porque pode ser um cabo danificado ou a centralina que controla isso tudo estar com algum defeito.

                O melhor é ires a outros stands ver o que te dizem e tentar leva-los dentro do carro para mostrar o que se passa.

                Vê também ou pede para ver num dos carros de serviço ou expostos se o mesmo ocorre.

                Tens de ver o lado deles, para eles isso é tão incógnito como para ti porque pode ser um caso único em milhares de unidades. O que eles tentam sempre fazer é tentar que desistas...porque já sabem as dores de cabeça, os riscos e os custos associados.

                Se conseguires chegar a uma conclusão mais rápida por ti (no caso deles não darem ou fizerem a mínima ideia do que possa ser) é o melhor porque sempre os podes informar e eles irem direito ao assunto.

                Por experiência sei que problemas bicudos e raros podem ser uma dor de cabeça para o dono e para a oficina, porque eles também não sabem tudo e começam a mexer para tentar encontrar o que pode ainda ser pior pois são dias e dias com o carro lá e eles sem conseguirem dar com o problema.

                Há ai uma situação com uma Ford onde a própria marca não tinha solução porque estavam à espera que fornecedor do autoradio lançasse outro firmware para resolver a incompatibilidade entre o radio e o sistema do carro!?, o que só aconteceu muitos meses depois porque primeiro que alguém se mexa.

                No teu caso felizmente é apenas lentidão.

                Já tentaste tirar durante uma noite a ligação à bateria?
                Editado pela última vez por Cagi; 05 March 2012, 22:54.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por japazul Ver Post
                  ...

                  Porém, desde que o comprei notei desde logo aquilo que julgo serem anomalias, exclusivamente a nível elétrico/electrónico. Por exemplo, de manhã, quando ligo o carro pela primeira vez, o sistema global de GPS, rádio, sensores de estacionamento, Bluetooth e o sistema de mãos livres demoram algum tempo a ligar (normalmente não menos de 20 a 30 segundos). Como tal, tenho de esperar, literalmente, sentado, para utilizar qualquer um destes sistemas. Só cerca de 1 minuto depois todo o sistema está completamente conectado.

                  ...
                  Fiquei com uma dúvida.

                  Esta situação acontece sempre que ligas o carro? Ou só acontece, por exemplo, de manhã (após estar a noite toda imobilizado)?

                  Comentário


                    #10
                    Agent,

                    Ainda bem que perguntas porque, de facto, é uma situação que não tem um "padrão".

                    Ou seja, acontece sempre muito mais vezes de manhã, mas em muitas outras ocasiões acontece quando ligo o carro pela 2ª ou 3ª vez no dia...

                    Comentário


                      #11
                      Tenta trocar a bateria e vê se continua igual, pode ser falta de amperagem no sistema.

                      Comentário


                        #12
                        Muita electronica

                        Comentário


                          #13
                          Estes problemas são sempre muito chatos em carros com tanta electrónica. Então se for um caso raro pior ainda.

                          Muda de oficina tenta noutras.
                          Não te sei ajudar mais do que já o fizeram, desejo-te boa sorte na resolução do problema.

                          É um belo carro, bons km's.

                          Comentário


                            #14
                            Bom dia,

                            Antes de mais parabéns pelo belíssimo carro ;) que tem.

                            Eu tenho um Peugeot 508 versão carrinha com o mesmo nível de equipamento e também com esse sistema de GPS (Wip Nav Plus) e nunca tive oproblema que descreve.
                            Já tive a versão firmware 2.07 (original) e agora a 2ªversão (ultima) 2.1G5 e em nenhuma delas tive esse comportamento no rádio.

                            Pode sempre efectuar o seguinte teste, caso tenha uma Pen com musicas ligadas ao suporte usb, retira-la e verificar se o comportamento é o mesmo, poderá a origem do problema estar na sua Pen.
                            Caso contrario, acredito que seja muito complicado descobrir a origem do problema, mesmo que se encontre um padrão (de erro) no comportamento do rádio, algo do tipo.

                            Ligar o carro com e sem Pen usb ligada.
                            Ligar o carro com bluetooth ligado e desligado
                            Desligar o carro com o rádio desligado e voltar a ligar o carro e de seguida o rádio.

                            Boa sorte para a resolução do problema, mas acima de tudo bons km's.

                            Comentário


                              #15
                              Viva, no meu caso o GPS demora algum tempo a "carregar". Já tudo o resto está, e tem de estar activo. Nem faz sentido que seja de outra forma!
                              Acho estranho que isso não apareça num diagnostico.

                              Comentário


                                #16
                                Desde que passámos a andar com computadores sobre rodas e não com carros, a proverbial fraca fiabilidade da informática passou para os automóveis... trágico!

                                Comentário


                                  #17
                                  O dono de uma oficina da marca aqui na zona anda com um 508 e tem o problema de o relógio fazer reset às horas sempre q o carro se desliga por determinado tempo, e não conseguiam descobrir o porquê. Ainda q seja um transtorno muito menor, talvez indicie o q já aqui foi dito, e ele vem equipado com uma bateria fraca para todo o equipamento.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isso para mim é bateria. Japazul, se puderes, diz quantos amperes e qual é a bateria que tens.

                                    No meu Qashqai foi identico, a bateria para alem de durar 3 anos fazia com que o AC nunca fosse muito funcional, quando a mudei o AC parecia outro e o ecra do GPS ate tinha mais brilho. Tinha uma bateria de 70 amperes, da mesma potencia do meu Corsa que tem bem menos electronica.

                                    Comentário


                                      #19
                                      É o 1º 508 e portanto a acusar eventuais falhas. É normal nas 1ªs unidades.

                                      Comentário


                                        #20
                                        No meu GP a bateria de origem durou uns 3 anos! A bateria era fraca em capacidade e potencia e ainda por cima tenho a versão com hi-fi e AC automático o que ainda origina mais carga.

                                        Quando troquei de bateria até a ignição ficou mais rápida.

                                        Pelo que parece isso é um mal dos carros atuais porque têm muito consumo pelos componentes eletrónicos e as baterias são curtas. Depois ainda mantêm luzes ligadas durante a ignição o que ajuda a rebentar com a bateria.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boa noite,

                                          Desculpem a demora na minha resposta, mas não tem sido fácil vir aqui.

                                          Antes de mais, quero agradecer a vossa amabilidade nas respostas e pelas sugestões para ver se o problema se resolve.

                                          Para que os mais entendidos vejam do que falamos, alguma da minha electrónica é a seguinte (para além de tudo o resto):

                                          - computador de bordo;
                                          - GPS;
                                          - Sistema de parqueamento;
                                          - Rádio;
                                          - bluetooth;
                                          - ligação USB;
                                          - AC Automático;
                                          - Sistema de medição de lugares (não sei se se chama assim)
                                          - Ignição com sistema start/stop;
                                          - Assistente de máximos;
                                          - travão de mão eléctrico (no início também deu um problema e tiveram de substituir o botão do travão);
                                          - etc...

                                          Relativamente à questão da bateria, não faço ideia da amperagem da bateria do carro. É uma questão que quero verificar durante o fim de semana, para perceber se o foco pode estar aí. Que bateria será indicada? A marca não deveria testar por aí também? Parto do principio que tem uma bateria adequada ao carro, mas já não digo nada, até porque há quem já tenha tido esse problema.

                                          Quanto a desligar bateria durante a noite, não me atrevo a mexer porque não tenho grande jeito para mecânicas e coisas automóveis

                                          No stand também me disseram para ir fazendo testes para chegar a conclusões: desligar o carro com o rádio desligado e a marcha atrás desengatada foram duas situações que a marca entende que podem fazer atrasar o reinicio dos sistemas. Embora não ache normal ter este tipo de procedimento para que, teoricamente, os sistemas funcionem correctamente, acedi a experimentar. Pelo menos, para perceber o comportamento do carro.

                                          Outra questão que me pediram para evitar é deixar a pen USB ligada, coisa que nunca faço, pelo que daí não é de certeza.

                                          Mas não se verificam grandes alterações. Por exemplo, quando desligo o carro com o modo GPS ligado, na manhã seguinte já demora mais a ligar (até porque demora a detectar satélites, etc.). Se o desligo com o modo rádio activado, já demora menos. É conforme lhe apetece.

                                          Quanto a ir a outra oficina, julgo que não adiante, visto que a plataforma Peugeot deve ser global e como tal acessível a todos os reparadores autorizados. É chato o tipo meter lá o ID do carro e ver o cadastro...

                                          Felizmente, do concessionário onde vou tem sido impecável comigo. Vão-me buscar o carro ao emprego, levam-me um carro de cortesia e fico desenrascado até que mo devolvam de novo. Por aí, não me posso queixar.

                                          Ainda vou propor uma coisa para perceber se existem diferenças: vou pedir um carro semelhante para andar uns dias e ver o comportamento. Se for semelhante, não sei se há grande coisa a fazer. Mas, pelos vistos, há por aí quem tenha carro igual e não tem este problema. Se se confirmar diferença, aí sim, não vou parar até que me resolvam isto.

                                          Já agora, visto que tenho parte do carro financiado por uma instituição de crédito (e, como tal, com reserva de propriedade) qual pode ser o papel desta no futuro, caso não se chegue a um concenso? Quero resolver isto de uma forma amigável, até porque como disse o concessionário tem sido impecável, mas também não quero sair prejudicado e quero o carro a funcionar a 100%...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu sugeria que experimentasse outros carros iguais e com o mesmo equipamento, de modo a tentar perceber se o problema está nessa unidade em específico ou se abrange determinada produção, por exemplo.

                                            Se calhar até pode ser uma ficha mal ligada ou alguma ligação, fruto de algum funcionário meio adormentado na linha de montagem!

                                            Se tal não acontecer, eu verificava se as baterias tinham alguma diferença.

                                            São situações muito chatas e de difícil resolução, votos de boa sorte

                                            Comentário


                                              #23
                                              Olha que stands/oficinas diferentes manias diferentes e conhecimentos/experiência diferentes.

                                              A sugestão não é descabida por estas razões, nunca se sabe quando não há alguém que saiba a origem disso.

                                              O mais fácil é fazer testes com outra bateria, pede para que vejam bem se a bateria está em condições. Alguma coisa está a fazer isso, o problema é que num PC é fácil testar componentes porque é acessível, num automóvel não é bem assim e há coisas "escondidas" que são difíceis de serem descobertas.

                                              Como está tudo ligado a uma central qualquer componentes que lá esteja ligado pode originar isso basta que não esteja 100%.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                                                No meu GP a bateria de origem durou uns 3 anos! A bateria era fraca em capacidade e potencia e ainda por cima tenho a versão com hi-fi e AC automático o que ainda origina mais carga.

                                                Quando troquei de bateria até a ignição ficou mais rápida.

                                                Pelo que parece isso é um mal dos carros atuais porque têm muito consumo pelos componentes eletrónicos e as baterias são curtas. Depois ainda mantêm luzes ligadas durante a ignição o que ajuda a rebentar com a bateria.
                                                A minha bateria tambem não berrou em 2 ou 3 anos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  [QUOTE=japazul;1066483405]Ainda vou propor uma coisa para perceber se existem diferenças: vou pedir um carro semelhante para andar uns dias e ver o comportamento. Se for semelhante, não sei se há grande coisa a fazer. Mas, pelos vistos,
                                                  há por aí quem tenha carro igual e não tem este problema. Se se confirmar diferença, aí sim, não vou parar até que me resolvam isto.QUOTE]

                                                  Pode propor isso e até acho bem que o faça, será mais um motivo para reforçar que esse seu problema não é nada normal, para alem da minha carrinha conheço mais uma pessoa com 508 e tambem não acontece esse problema.

                                                  Eles que troquem a Bateria, que troquem o Rádio, mas que façam alguma coisa em concreto, aperte com eles...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    le même chose

                                                    Originalmente Colocado por japazul Ver Post
                                                    Boa noite,

                                                    Comprei, há pouco tempo, um Peugeot 508, versão Allure (a mais equipada). O automóvel é excelente, espaçoso, potente, consumos excelentes, muito bem equipado... Enfim, um mimo!

                                                    Porém, desde que o comprei notei desde logo aquilo que julgo serem anomalias, exclusivamente a nível elétrico/electrónico. Por exemplo, de manhã, quando ligo o carro pela primeira vez, o sistema global de GPS, rádio, sensores de estacionamento, Bluetooth e o sistema de mãos livres demoram algum tempo a ligar (normalmente não menos de 20 a 30 segundos). Como tal, tenho de esperar, literalmente, sentado, para utilizar qualquer um destes sistemas. Só cerca de 1 minuto depois todo o sistema está completamente conectado.

                                                    Depois de várias visitas à oficina e actualizações de software feitas pela marca, fui informado que este sistema (através de um único disco rígido) congrega toda a parte eléctrica/electrónica do carro e, por tal "sobrecarga", leva o seu tempo a ligar. E pode demorar até cerca de 25 segundos!

                                                    Fiz questão de consultar alguns amigos que têm carros de outras marcas com alguns daqueles sistemas e nenhum nota demora. Os sistemas ficam activos assim que se liga o carro, coisa que, para mim, é o que faz sentido.

                                                    Não posso aceitar esta desculpa da marca, uma vez que, por exemplo, se tenho sistema de parqueamento e não o posso utilizar no momento em que preciso dele, para que me serve tê-lo?? Se me têm dito isto aquando da venda, talvez pensasse duas vezes...

                                                    Quem tem este modelo (ou outros com este tipo de tecnologias) que comentários poderia fazer? É normal? Acontece-vos?
                                                    Pois é caro amigo, tenho um problema muito parecido com o seu, não acontece sempre, mas normalmente o problema aparece quando mais se precisa do gps ou dos sensores. Tenho um blog onde vou relatando, desde à dias a vida deste carro. Caso queira visitar: My Car Today: Os primeiros 20.000 kms - Peugeot 508 SW 1.6 e-HDI Allure CMP6
                                                    Actualmente já vou nos 43.000km. Recebi esta semana uma chamada da oficina para passar lá com o carro para fotografarem uma "certa" etiqueta com um numero de série,... para enviarem para França. Qualquer novidade ou resolução do problema passarei a comunicar... esperemos que sim.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bem vindo ao clube, Cefas64.

                                                      O meu carro é igual ao teu, apenas a motorização e caixa manual diferem. Pelo que vejo, quanto a equipamento será semelhante.

                                                      Pois hoje já voltei a falar com o concessionário que, embora já se tenha disponibilizado para facultar um carro semelhante para eu testar durante um fim de semana, continua a invocar a história de que é uma "característica do produto". O próximo passo é formalizar a reclamação à Peugeot Portugal com cópia para a financiadora.

                                                      Ainda quero ver a amperagem da bateria só para confirmar. Depois logo se vê. Certamente não vai ficar por aqui...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boas,

                                                        Lá fui então hoje, muito entusiasmado, verificar a amperagem da bateria. Assim que abri o capot e retirei as tampas de plástico que revestem a bateria, deparo-me com isto:

                                                        SAM_1613.JPG

                                                        Ora, sendo eu um nabo em questões de mecânica (sei meter gasóleo e pouco mais) nem sequer tirei mais nada. Recoloquei as tampas e fechei o capot. No entanto, tive o cuidado de verificar, no livro de instruções, questões relacionadas com a bateria e lá refere que este modelo utiliza uma bateria de chumbo de 12V. Será suficiente?

                                                        Entretanto tenho acompanhado a evolução do meu "problema" no carro e a verdade é que o sistema tem ligado muito mais rápido. Pergunta: não poderá haver relação directa deste problema com as questões climatéricas? Na cidade onde moro existem grandes amplitudes térmicas (ora temos -5º à noite, como temos 20º durante o dia). Como nestes últimos tempos tem estado temperatura primaveril e o sistema funciona melhor, lembrei-me que talvez possa ser o excesso de frio a causar atrasos no funcionamento do sistema. Faz algum sentido pensar nisto?
                                                        Editado pela última vez por japazul; 11 March 2012, 15:21.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Penso que as questões climatéricas não deveriam ter impacto, sendo dispositivos electrónicos ou funcionam ou não funcionam. Agora se as diferenças de temperatura têm algum impacto por exemplo no bom funcionamento da bateria e por consequência surge o problema que descreves já pode haver alguma relação...

                                                          Quem deveria estar debruçado sobre o problema a resolve-lo deveria ser a marca, afinal não é um carro assim tão barato e banal... as tecnologias evoluem mas muitos profissionais nem por isso...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Aquilo era a bateria?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X