Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cuidados ao trocar velas de ignição

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cuidados ao trocar velas de ignição

    Boas,

    Vou trocar as velas ao meu carro, mas ainda ando na fase de compra de material - as velas já as tenho, compradas na Ford por 17€ e picos as 4 (os cabos pediam 20€ e uns cêntimos por cada um; encontrei na Mister-auto a 38€ mais portes de 9.90 - espero que sejam de facto compatíveis!) e tenho que comprar chaves de velas, mas pelo que já vi há de vários tamanhos, salvo erro de 16 e 22, qual será a apropriada para o meu carro? Julgo que seja a mais pequena, mas na dúvida pergunto

    Relativamente à troca em si, é tal e qual como desapertar um parafuso ou há cuidados a ter? Ao apertar deve-se colocar "embebido" em óleo? Até que ponto se aperta? Primeiro a mão, pelo que já vi, e o toque final com a chave? Partir a vela na cabeça pode dar chatices..

    Obrigado e que sirva de ajuda a outros!

    #2
    O Tamanho da chave é facil, levas uma vela quando a fores comprar e ve se encaixa bem na vela. Em relação á mudança em si, só tens que ter cuidado e não forçar muito pois podes partir a vela, especialmente se elas lá foram postas por alguem com excesso de força. E depois tens que ter cuidado tambem em nao trocar as cabos, em caso de duvida, á medida que vais tirando o cabo velho metes logo o novo, tem atenção aos numeros lá inscritos no cabo

    Comentário


      #3
      Não sou propriamente encorpado, mas obrigado pelo conselho É uma ideia de facto, apesar de alguns estarem fechados em plástico (os mais baratos LOL) Há grande critério ou qualquer porcaria serve, isto é, tem que ser XPTO?

      Relativamente a esse cuidado com os cabos e a ordem deles já tinha lido também, obrigado

      Comentário


        #4
        Depende quantas velas queiras mudar. Tens varias preços desde 3 € ate 30 €, alguma coisa têm de ter de diferente

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
          Boas,

          Vou trocar as velas ao meu carro, mas ainda ando na fase de compra de material - as velas já as tenho, compradas na Ford por 17€ e picos as 4 (os cabos pediam 20€ e uns cêntimos por cada um; encontrei na Mister-auto a 38€ mais portes de 9.90 - espero que sejam de facto compatíveis!) e tenho que comprar chaves de velas, mas pelo que já vi há de vários tamanhos, salvo erro de 16 e 22, qual será a apropriada para o meu carro? Julgo que seja a mais pequena, mas na dúvida pergunto

          Relativamente à troca em si, é tal e qual como desapertar um parafuso ou há cuidados a ter? Ao apertar deve-se colocar "embebido" em óleo? Até que ponto se aperta? Primeiro a mão, pelo que já vi, e o toque final com a chave? Partir a vela na cabeça pode dar chatices..

          Obrigado e que sirva de ajuda a outros!
          O tamanho da vela deverá ser de 16mm mas posso confirmar se disseres qual é o carro/motor/ano/mês.
          Recomendações:
          - Mudar com o motor FRIO
          - Apertar primeiro à mão para meter na rosca certa
          - Apertar com chave dinanométrica e força correcta.

          Sobre os cabos, é mudar um a um para não haver troca de ordens de ignição. Quanto mais grossos forem, melhor!

          Aconselho que coloques velas recomendadas pelo fabricante. No site da NGK tem muita informação útil e vários videos de 'how to'. E comprar velas não há loja nenhuma melhor que esta: Sparkplugs UK NGK Champion Denso Sparkplug, Glowplug and Lambda Sensors
          Não encontro quando preciso, uma loja em Portugal com preços melhores que esse site. Fica a dica.
          Editado pela última vez por eblase; 10 March 2012, 22:18. Razão: Não fiz citação lol

          Comentário


            #6
            coloca massa termoressistente na rosca...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Papi Ver Post
              coloca massa termoressistente na rosca...
              É imperativo utilizar?

              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
              O tamanho da vela deverá ser de 16mm mas posso confirmar se disseres qual é o carro/motor/ano/mês.
              Recomendações:
              - Mudar com o motor FRIO
              - Apertar primeiro à mão para meter na rosca certa
              - Apertar com chave dinanométrica e força correcta.

              Sobre os cabos, é mudar um a um para não haver troca de ordens de ignição. Quanto mais grossos forem, melhor!

              Aconselho que coloques velas recomendadas pelo fabricante. No site da NGK tem muita informação útil e vários videos de 'how to'. E comprar velas não há loja nenhuma melhor que esta: Sparkplugs UK NGK Champion Denso Sparkplug, Glowplug and Lambda Sensors
              Não encontro quando preciso, uma loja em Portugal com preços melhores que esse site. Fica a dica.
              Já tive oportunidade de experimentar uma chave de 21 ou 22, não sei bem, e era larga demais, por isso deverá ser mesmo uma de 16. Não se pode utilizar a chave de velas para dar o aperto?

              Relativamente às velas comprei mesmo na Ford, mais recomendado que isto não há :P

              É um Fiesta de 93, 1300cc de 60 ex-póneis

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                É imperativo utilizar?



                Já tive oportunidade de experimentar uma chave de 21 ou 22, não sei bem, e era larga demais, por isso deverá ser mesmo uma de 16. Não se pode utilizar a chave de velas para dar o aperto?

                Relativamente às velas comprei mesmo na Ford, mais recomendado que isto não há :P

                É um Fiesta de 93, 1300cc de 60 ex-póneis
                Não é imperativo usar a tal massa, só facilita na próxima troca. Mas se apertares com a força correcta, não é preciso massa nenhuma.

                Sobre as velas, se já as tens, ainda melhor. As da NGK são estas:





                Specs:
                Thread Diameter
                14mm
                Thread Reach

                17.5mm
                Seat Type
                tapered
                Hex Size
                16mm

                Tip configuration
                projected
                Construction/note
                V-grooved centre
                Terminal Type
                Removable
                Ou seja, precisas de uma chave 16mm.

                Comentário


                  #9
                  A massa não serve para apertar ao binário certo, so serve para elas não ficarem coladas com o calor, especialmente nesses motores que tem a fama de partir as velas por isso mesmo. por 10€ arranjas maneira de ter de tirar a cabeça fora...

                  Comentário


                    #10
                    Já encomendei os cabos da mister-auto por 28€ mais portes da NGK - acho que não foi mau negócio.

                    Sabes onde posso encontrar essa dita pasta?

                    Só espero não fazer cagada na troca LOL Não me parece ter grande ciência, mas até o manual Heynes fala no binário de aperto...

                    Comentário


                      #11
                      Podes encontrar naquelas marcas que fornecem as oficinas uma é muito famosa e começa por wur e outro por ber. mas cuidado com esses blocos que até na autodata emitem um aviso referente as velas que colam...

                      Comentário


                        #12
                        Não me faças ter medo de meter as mãos na massa

                        Vou ler o manual daquilo de cima a baixo a ver se tem alguns cuidados em particular.. Sendo específico deste carro, suponho que seja mais detalhado nos problemas possíveis

                        Comentário


                          #13
                          Eu não faço ning ter medo

                          Só os cuidados necessários a fazer a coisa...

                          Olha uma img que encontrei pela net:


                          Comentário


                            #14
                            Sou capaz de deitar um pouco de óleo "normal", o mesmo que uso no motor, um pouco apenas, em redor das velas, já sem os cabos, antes de tentar tirar as ditas. Mal não deve fazer

                            Comentário


                              #15
                              Acho(se não estiver a dizer barbaridades) que no funcionamento do carro chega a ir algum óleo as velas. por isso mal não deve fazer.
                              Ontem o meu carro pregou-me uma partida(avisou-me)ia a conduzir apanho uma subida e o carro começa a ''morrer'' encosto e o carro estava a funcionar a 3 cilindros... Parecia um barco, tremia todo... Mesmo assim tenho um vizinho que percebe de mecânica e lá tirou as velas(estavam mesmo todas pretas todas sujas... ele teve limpando tudo e o carro funciona perfeitamente.O carro está a avisar que precisa de velas novas.

                              Edit: Usa um pincelo pequeno para colocar o óleo.
                              Editado pela última vez por HugoCabral6; 12 March 2012, 08:30.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                Sou capaz de deitar um pouco de óleo "normal", o mesmo que uso no motor, um pouco apenas, em redor das velas, já sem os cabos, antes de tentar tirar as ditas. Mal não deve fazer
                                Esse óleo nem te vai passar da superfície...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                                  Esse óleo nem te vai passar da superfície...
                                  O ideal para esse propósito deveria ser algo como WD-40, não?

                                  E já agora, a tal massa termoresistente para colocar na rosca pode-se encontrar numa qualquer casa de peças ou numa Norauto, certo?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Zar Ver Post
                                    O ideal para esse propósito deveria ser algo como WD-40, não?

                                    E já agora, a tal massa termoresistente para colocar na rosca pode-se encontrar numa qualquer casa de peças ou numa Norauto, certo?
                                    Sim nem mais! um óleo fino de penetração! Sinceramente não te sei dizer se aí encontras, porque cada vez que lá vou (raras) vejo coisas mais caras que nessas marcas de qualidade por isso nem vale a pena, mas é possível que exista.

                                    Atenção que a colocar a massa é só um pouco em volta da rosca

                                    Comentário


                                      #19
                                      E o WD-40 caso escorra para os cilindros não faz mal? Depois da vela sair é provável que escorra..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                        E o WD-40 caso escorra para os cilindros não faz mal? Depois da vela sair é provável que escorra..
                                        as quantidades sºão insignificantes e só ficam lá na primeira combustão

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                                          as quantidades sºão insignificantes e só ficam lá na primeira combustão
                                          Pois queima tudo :D O meu vizinho limpou as velas do meu carro com wd40 e com uma escovinha e ficaram a trabalhar melhor que antes. Estavam uma lástima. O carro só deu uma falha ao inicio mas depois do primeiro cilindro queimar a gasolina os restantes trabalharam na perfeição.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Isso de limpeza nem te compensa... por uns 10 compras velas novas...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bom, já tentei mudar os cabos e as velas..

                                              Cabos foi fácil, um a um para não trocar a ordem e tá feito. Agora as velas... Que as pariu..!

                                              A primeira saiu maravilha - um pouco de Wd-40 e tava cá fora. Fiquei maravilhado com a facilidade. Toca de montar e no final vejo aquilo que me parecem pequenas faíscas.. Mesmo em plena luz do dia. Estará mal apertada?

                                              A segunda nem ai nem ui.. Pura e simplesmente não consigo rodá-la.. E a quarta idém..!

                                              A terceira roda facilmente até meio curso da rosca, e a partir daí nada. Ainda pensei que estivesse a sair torta e voltei a apertar (igualmente sem esforço) mas chega a determinado ponto e nada..

                                              Suponho que ter só uma vela nova, por agora, mal não fará, mas só com os cabos novos (Eram de origem - 19 anos!) a aceleração está muito mais rápida (pelo menos em subida de rotação, não o tirei da garagem sequer).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Dei um ligeiro aperto à unica vela que consegui tirar e já não vejo qualquer faísca...

                                                Já andei com o carro e o comportamento está normal, ligeiramente mais despachado, mas nada de significativo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Pelos vistos não estas muito a vontade com isso! leva ao mecânico

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não estou é à vontade com a força que devo fazer Ciência tem muito pouca no fundo..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Pois foi aquilo que te mostrei! Esses blocos de ferro fundido têm tendência para agarrar bem as velas. Agora se tens o material tens de arranjar alguém de confiança porque normalmente eles não fazem isso se levares o material...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Pois, agora o meu problema vai ser esse. Vou tentar arranjar alguém que me empreste uma chave que permita fazer mais de alavanca.. Comprei uma na Feuvert, 7 euros e tal, que achei conveniente porque tem uma borracha no seu interior que estabiliza a porcelana enquanto a chave em si prende na vela, mas a força que deixa fazer é muito pouca...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                                          Pois, agora o meu problema vai ser esse. Vou tentar arranjar alguém que me empreste uma chave que permita fazer mais de alavanca.. Comprei uma na Feuvert, 7 euros e tal, que achei conveniente porque tem uma borracha no seu interior que estabiliza a porcelana enquanto a chave em si prende na vela, mas a força que deixa fazer é muito pouca...
                                                          não tens uma ponta de um tubo para fazer um acrescento?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Põe um bom bocado de WD e espera uns 2 minutos, depois desaperta até onde sai bem e vais repetindo o processo, nunca faças muita força.

                                                            Se fores de Lisboa posso emprestar te uma chave para o efeito.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X