Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mercedes 190D - como retirar ar do circuito de refrigeração

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mercedes 190D - como retirar ar do circuito de refrigeração

    Ainda não encontrei o reservatório que ando à procura. Está dificil de encontrar, entretanto já consegui vedar a fuga quase na totalidade.

    No entanto fui obrigado a trocar o líquido de refrigeração (história longa relacionada com a investigação da fuga no reservatório).

    O que se passa é que agora dá-me impressão que aquilo ficou com ar lá dentro no circuito, pois a temperatura agora ultrapassa o normal indicado que seria um pouco acima dos 80.

    No manual que tenho, fiz tudo como lá está. Mas lá não tem nenhum sitio indicado para purgar o ar quando se enche o circuito com o líquido.

    Alguém me dá uma sugestão de como consigo retirar o ar do circuito ?

    Os "mecânicos" aqui à volta ainda percebem menos que eu disto....já me queriam mudar o motor.....

    Obrigado.

    #2
    Primeiro verifica se o carro tem purgas, no radiador. Caso não tenha, esvazias o radiador, poes a chave na posição II, sofagem na velocidade minima e temperatura no máximo, enquanto vais enchendo o radiador com o anticongelante até ficar no máximo, depois ligas o motor deixas ficar ao ralenti até atingir a temperatura de funcionamento. se não ultrapassar os 90º, está ok, vais dar uma volta com o carro. Deixar arrefecer e verificar o liquido novamente, se necessário atestar até à marca MAX.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Killerone Ver Post
      Primeiro verifica se o carro tem purgas, no radiador. Caso não tenha, esvazias o radiador, poes a chave na posição II, sofagem na velocidade minima e temperatura no máximo, enquanto vais enchendo o radiador com o anticongelante até ficar no máximo, depois ligas o motor deixas ficar ao ralenti até atingir a temperatura de funcionamento. se não ultrapassar os 90º, está ok, vais dar uma volta com o carro. Deixar arrefecer e verificar o liquido novamente, se necessário atestar até à marca MAX.
      Killerone:

      Obrigado pela tua resposta. Foi exactamente o que eu fiz. O radiador não tem purga.

      Agora já fiz outra coisa, que foi com ele à temperatura normal, abri o reservatório do líquido e fui dando umas espremidelas no tubo de cima do radiador e aquilo mamou mais um bocado de líquido. Sempre com a temperatura da climatização no máximo.

      À hora de almoço estive de volta dele e está na mesma....não tenho deixado a temperatura passar do traço que está a seguir aos 80. Como são voltas curtas tenho posto em ponto morto e ponho nas 1000 RPM e ele arrefece com a ventoinha até aos 80 com toda a facilidade.

      Que raio terei eu feito mal ?

      Comentário


        #4
        A temperatura mais vulgar (e isto depende um pouco dos mercados) não é em torno de 80, mas de 90 graus.

        Comentário


          #5
          Olha uma coisa, a temperatura máxima que atinge é igual a esta foto?



          Se for é normal. Temos tido dias bastante quentes, e a ventoinha só dispara por volta dos 96 ºC.

          A única forma de evitar chegar a essa temperatura (mas não faz mal nenhum) é colocar o termostato de 80ºC da QH.

          Purgar o ar não será essencial uma vez que a tampa do vaso de expansão tem uma válvula que permite a saída de ar no caso de o sistema ficar sob pressão.

          Comentário


            #6
            Maraki:

            Eu não o deixo passar dessa temperatura que mostras na foto. Psicológicamente para mim já é exagerado, porque antes ele estava sempre naquela encostadinho aos 80.

            A ventoinha é accionada pela correia directamente da cambota, está sempre a rodar. Ou aquilo ainda tem outra velocidade ?

            O que eu faço é quando chega aos 90, ponho em ponto morto, acelero até às 1000RPM e devido ao aumento da velocidade da ventoinha e da bomba de água a temperatura baixa. Estou errado ?

            Vou experimentar a ver se ela sobe além do que mostras na foto.

            Essa válvula que falas que existe na tampa é a mola da própria tampa, certo ?

            Obrigado pelas vossas respostas.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por guisas Ver Post
              Maraki:

              Eu não o deixo passar dessa temperatura que mostras na foto. Psicológicamente para mim já é exagerado, porque antes ele estava sempre naquela encostadinho aos 80.

              A ventoinha é accionada pela correia directamente da cambota, está sempre a rodar. Ou aquilo ainda tem outra velocidade ?

              O que eu faço é quando chega aos 90, ponho em ponto morto, acelero até às 1000RPM e devido ao aumento da velocidade da ventoinha e da bomba de água a temperatura baixa. Estou errado ?

              Vou experimentar a ver se ela sobe além do que mostras na foto.

              Essa válvula que falas que existe na tampa é a mola da própria tampa, certo ?

              Obrigado pelas vossas respostas.
              Se não passar da temperatura indicada no da foto não há qualquer problema. Corresponde a 100ºC. Não convém é passar daí. E estas temperaturas só se verificarem em dias muito quentes. O normal é andar um pouco acima dos 80 ºC.

              Sim a tal válvula/mola é na própria tampa.

              A ventoinha é roda livre, só quando o motor atinge os 100ºC é que ela "atraca" embraia e roda com vontade.

              O melhor método para baixar a temperatura em situações extremas nesse carro é ligar a sofagem no quente no máximo. Vais ver logo o ponteiro da temperatura a baixar rapidamente.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                Maraki:

                Eu não o deixo passar dessa temperatura que mostras na foto. Psicológicamente para mim já é exagerado, porque antes ele estava sempre naquela encostadinho aos 80.

                A ventoinha é accionada pela correia directamente da cambota, está sempre a rodar. Ou aquilo ainda tem outra velocidade ?

                O que eu faço é quando chega aos 90, ponho em ponto morto, acelero até às 1000RPM e devido ao aumento da velocidade da ventoinha e da bomba de água a temperatura baixa. Estou errado ?

                Vou experimentar a ver se ela sobe além do que mostras na foto.

                Essa válvula que falas que existe na tampa é a mola da própria tampa, certo ?

                Obrigado pelas vossas respostas.
                Isso que fazes é errado, a velocidade da bomba de água as 1000rpm é muito inferior do que por exemplo às 2500rpm...
                A ventoinha funciona pela viscosa que é accionada pela temperatura e faz com que a ventoinha atraque e vá variando a velocidade.
                Existe o truque para situações de urgência que já foi mencionado que passa por usar a sofagem.

                Mas na minha opinião não tens ai problema nenhum, está a funcionar na temperatura normal.

                Comentário


                  #9
                  Tenho para mim que estamos sempre a aprender.

                  Por isso, agradeço bastante as vossas explicações.

                  Obrigado.

                  Ver se logo dou uma volta a ver o estado da coisa.

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X