Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aproveitar distribuição de um motor para outro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Aproveitar distribuição de um motor para outro



    Preciso de uma opinião a ver se vou ou não fazer asneira.

    Imaginem a seguinte situação.

    Têm 2 motores exactamente iguais, em que um foi mudada a distribuição à cerca de 5 mil km (sim, cinco mil quilómetros) e outro motor em melhor estado (a nível de compressão, componentes internos como válvulas, touches, pistões, bielas, etc).

    A questão é, é possível aproveitar os tensores, correias e bomba de água que foram colocados no motor em pior estado e colocar tudo no que está em melhor estado?

    Ou o material ao andar no outro (estes poucos km) acamou e ganhou folga?

    Estou tentado a fazê-lo, mas pelo trabalho que dá, quero fazer algo pela certa.

    #2
    na minha humilde opinião, não vejo nada de mal em trocar

    Comentário


      #3
      Uma correia depois de tencionada nunca dever ser reutilizada! A bomba de agua aproveitava, os tensores duvidada e a correia certamente não aproveitava!

      Comentário


        #4
        Pronto mas a correia também é barata. Agora os tensores e bomba de água ainda são mais que 200€.

        Comentário


          #5
          Sim troca a correia e verifica o estado do resto!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Papi Ver Post
            Uma correia depois de tencionada nunca dever ser reutilizada! A bomba de agua aproveitava, os tensores duvidada e a correia certamente não aproveitava!
            Word

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Papi Ver Post
              Uma correia depois de tencionada nunca dever ser reutilizada! A bomba de agua aproveitava, os tensores duvidada e a correia certamente não aproveitava!
              tencionada, não. tensionada. mas podes explicar porque dizes isso?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                tencionada, não. tensionada. mas podes explicar porque dizes isso?
                Um gajo fia-se no corrector Não sou eu que digo, mas a autodata, e deve ser porque ela ganha tensão certa quando a esticam, depois já será diferente

                Comentário


                  #9
                  isso para mim é mito, não vejo mal em reutilizar a correia desde que esteja em bom estado, convém é marcá-la para ser montada no mesmo sentido de rotação

                  Comentário


                    #10
                    Quem não se fia na autodata não se fia em nada

                    Comentário


                      #11
                      qualquer elástico depois de esticado pela 1ª vez nunca mais volta a ser o mesmo ; a bomba de água e tensores e roletes se os houver aproveitava mas a correia punha nova

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                        isso para mim é mito, não vejo mal em reutilizar a correia desde que esteja em bom estado, convém é marcá-la para ser montada no mesmo sentido de rotação
                        Exactamente. Não há problema nenhum em montá-la em outro motor, afinal, se fosse preciso tirar a distribuição fora por qualquer motivo (tirar a cabeça), metias um kit de distribuição novo?

                        Com 5000km o material tá novo, é tirar e montar

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por taberneiro Ver Post
                          se fosse preciso tirar a distribuição fora por qualquer motivo (tirar a cabeça), metias um kit de distribuição novo?
                          Sim claro! o preço de tirar a correia fora junto com a cabeça e mínimo, e como já foi dito a correia é barata...

                          Comentário


                            #14
                            Mais importante que a correia é o tensor.

                            Comentário


                              #15
                              Este fim de semana vou pôr mãos à obra. Vou fazer as coisas com calma e colocar tudo certinho.

                              O motor mais "gasto" anda a fazer um bater de válvulas e tuches, para além do barulho da cambota. Deve estar para dar o berro. Por isso vou é sacar o que foi metido e colocar no que está de boa saúde.

                              Comentário


                                #16
                                Não sei se o faria porque todo esse material principalmente a correia já esteve sobre tensão, mas como são 5000 kms...

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu investia na correia, toda a correia montada e já com alguns ciclos de aquecimento deve ser trocada.
                                  Uma correia mal tensionada dura menos quilómetros, estamos a falar de uma "peça" sujeita a grandes tensões, uma correia colocada com o motor quente não fica com a tensão correcta etc...
                                  E tu queres mudar a correia de um motor para outro só para poupar uns euros... faz isso que que eu e os meus companheiros de profissão agradecemos quando tenhamos que refazer o motor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por mectec Ver Post
                                    Eu investia na correia, toda a correia montada e já com alguns ciclos de aquecimento deve ser trocada.
                                    Uma correia mal tensionada dura menos quilómetros, estamos a falar de uma "peça" sujeita a grandes tensões, uma correia colocada com o motor quente não fica com a tensão correcta etc...
                                    E tu queres mudar a correia de um motor para outro só para poupar uns euros... faz isso que que eu e os meus companheiros de profissão agradecemos quando tenhamos que refazer o motor.
                                    Obrigado pelas dicas, quanto ao resto, não te preocupes que já dei bem de mamar aos teus colegas de profissão. Desde que comecei a fazer as coisas por mim os meus carros têm dado bem menos problemas.
                                    Poupar uns euros? São 200€ só em material, só... Que tem uns míseros km.

                                    Ou queres que vá a uma oficina dar mais 500€ para montarem aquele motor e meterem nova distribuição?

                                    Os mecânicos fazem tanta borrada que deixei de confiar neles. Prefiro ser eu a fazer as coisas com calma, seguindo todas as normas do fabricante (coisa que muitos mecânicos querem lá saber), e saber que as coisas são feitas com consciência.

                                    Se este motor está como está (válvulas, touches e afins) é devido à incompetência dos mecânicos, pois sempre negligenciaram na manutenção, mesmo sendo paga a peso de ouro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      se o material tem 5000kms acho que nao ha qualquer problema em ser aproveitado para por noutro motor e se a correia depois de esticada uma vez perdesse qualidades entao os mecanicos estavam lixados porque as vezes acontece montar tudo e depois por qualquer motivo terem de aliviar um pouco...e voltar depois a colocar na tensao indicada...ou ate mesmo terem de tirar tudo por um esquecimento qualquer....

                                      na minha opiniao nao ha problema desde que seja colocada, isso quer ja tenha sido utilizada ou nao, ser colocada no sentido correto de rotaçao, obvio.

                                      cumps

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ferr0 Ver Post
                                        qualquer elástico depois de esticado pela 1ª vez nunca mais volta a ser o mesmo ; a bomba de água e tensores e roletes se os houver aproveitava mas a correia punha nova
                                        Uma Correia não é um elastico, nem parecido, quem não sabe o que fala abstem-se de dizer asneira.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Importante e que ninguém falou. Quanto tempo tem a correia? Muito tempo o motor parado?

                                          Em caso de duvida coloca-se uma correia nova pois não é caro.

                                          Agora se tem conhecimento que a correia só tem 5000kms, que tem pouco tempo e andou a rodar, não existe problema em mudá-la para o "novo" motor e ser novamente tensionada correctamente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            uma vez mandei o mecanico tocar o vedante da cambota, estava a perder muito óleo, lá veio a conversa que tinha que ser uma correia nova e tal, eu mandei meter a mesma à minha responsabilidade, pois estive com ela nas mãos e vi o seu estado, ainda durou 20000 kms que foi quando tive o acidente comm o carro e foi para a sucata. Não posso afirmar, mas acho que ainda fazia mais uns 40000 na boa

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                              Importante e que ninguém falou. Quanto tempo tem a correia? Muito tempo o motor parado?

                                              Em caso de duvida coloca-se uma correia nova pois não é caro.

                                              Agora se tem conhecimento que a correia só tem 5000kms, que tem pouco tempo e andou a rodar, não existe problema em mudá-la para o "novo" motor e ser novamente tensionada correctamente.
                                              Exacto, respondendo aos 2 posts, uma correia não é um elástico, aquilo por dentro tem "arame" que a reforça.

                                              Tem 5 mil km e cerca de 6 meses. É muito recente. Hoje a noite já começo a desmontar tudo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                uma vez mandei o mecanico tocar o vedante da cambota, estava a perder muito óleo, lá veio a conversa que tinha que ser uma correia nova e tal, eu mandei meter a mesma à minha responsabilidade, pois estive com ela nas mãos e vi o seu estado, ainda durou 20000 kms que foi quando tive o acidente comm o carro e foi para a sucata. Não posso afirmar, mas acho que ainda fazia mais uns 40000 na boa
                                                Ele disse isso mas às tantas até te colocava a mesma e pagavas uma nova. Por estar farto desses vigaristas é que me deixei de lhes encher os bolsos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por taberneiro Ver Post
                                                  Exactamente. Não há problema nenhum em montá-la em outro motor, afinal, se fosse preciso tirar a distribuição fora por qualquer motivo (tirar a cabeça), metias um kit de distribuição novo?

                                                  Com 5000km o material tá novo, é tirar e montar
                                                  É o que se deve fazer sim.


                                                  Originalmente Colocado por RicardoClemente Ver Post
                                                  se o material tem 5000kms acho que nao ha qualquer problema em ser aproveitado para por noutro motor e se a correia depois de esticada uma vez perdesse qualidades entao os mecanicos estavam lixados porque as vezes acontece montar tudo e depois por qualquer motivo terem de aliviar um pouco...e voltar depois a colocar na tensao indicada...ou ate mesmo terem de tirar tudo por um esquecimento qualquer....

                                                  na minha opiniao nao ha problema desde que seja colocada, isso quer ja tenha sido utilizada ou nao, ser colocada no sentido correto de rotaçao, obvio.

                                                  cumps
                                                  Por isso é que depois há casos "estranhos" de correias novas que partem antes do preconizado pela marca.

                                                  As correias uma vez tensionadas não devem ser reutilizadas.
                                                  Se para se poupar 30 a 70€ por uma correia preferem arriscar-se a destruir o motor, força nisso. É bom para "dar de mamar" aos mecânicos...eles agradecem

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                                    É o que se deve fazer sim.




                                                    Por isso é que depois há casos "estranhos" de correias novas que partem antes do preconizado pela marca.

                                                    As correias uma vez tensionadas não devem ser reutilizadas.
                                                    Se para se poupar 30 a 70€ por uma correia preferem arriscar-se a destruir o motor, força nisso. É bom para "dar de mamar" aos mecânicos...eles agradecem
                                                    Mesmo que rebentasse o motor todo, pegava nele e refazia-o eu mesmo. Faço-o com gosto e para ocupar o tempo livre, aprendo, poupo dinheiro e não ando a ser enganado por pseudo mecânicos.

                                                    Quanto à correia (aliás 2 correias) já encomendei umas novas. Não é por 40€ que vou arriscar. Tensores e bomba de água devem estar como novos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      desculpa la mas essa do nao ser reutilizada nao concordo esta errado completamente errado e a correia de distribuiçao nao tem arame la dentro tem algo mais parecido com tecido.....

                                                      esses casos estranhos que partem antes do tempo pode acontecer com uma correia tensionada uma vez como com uma tensionada 10 vezes, isso acontece por defeito de fabrico, etc factores externos que nada tem a ver com o facto de a correia ter sido tensionada, desculpa mas nao concordo, se a correia tivesse 30 ou 40 mil kms em cima ai sim sou da opiniao de trocar agora no caso de 6 meses e 5000kms ( e alguem falou no tempo e bem) ...eu reutilizaria a mesma sem qualquer problema... e mais outro pormenor, se uma correia que supostamente esta feita para durar 90 mil noutros casos 120 mil kilometros e fica "danificada" por ter sido tensionada segunda vez aos 5000kms....tens ideia de quantos esticoes leva uma correia ao fim de 90 mil kilometros, nao tens mesmo............


                                                      quanto a esse exemplo do que se deve fazer, nao concordo, que tem o facto de queimar a junta da cabeça para que depois se substitua o kit de distribuiçao? ah porque foi tensionada?....é por esta ordem de ideias que depois vem para aqui gente falar e questionar se foi roubado pelo mecanico la da rua porque levou la o carro para meter pastilhas apenas e saiu de la com pastilhas, discos, tubos de travao, jogo de reparaçao da bomba etc etc... acho que ha um pouco de confusao com "o que se deve fazer" e o "realmente necessario ser feito".

                                                      enfim nao concordo julgo que esta errado, mas é apenas uma opiniao!

                                                      cumps
                                                      Editado pela última vez por RicardoClemente; 27 March 2012, 12:11.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por RicardoClemente Ver Post
                                                        desculpa la mas essa do nao ser reutilizada nao concordo esta errado completamente errado e a correia de distribuiçao nao tem arame la dentro tem algo mais parecido com tecido.....

                                                        esses casos estranhos que partem antes do tempo pode acontecer com uma correia tensionada uma vez como com uma tensionada 10 vezes, isso acontece por defeito de fabrico, etc factores externos que nada tem a ver com o facto de a correia ter sido tensionada, desculpa mas nao concordo, se a correia tivesse 30 ou 40 mil kms em cima ai sim sou da opiniao de trocar agora no caso de 6 meses e 5000kms ( e alguem falou no tempo e bem) ...eu reutilizaria a mesma sem qualquer problema... e mais outro pormenor, se uma correia que supostamente esta feita para durar 90 mil noutros casos 120 mil kilometros e fica "danificada" por ter sido tensionada segunda vez aos 5000kms....tens ideia de quantos esticoes leva uma correia ao fim de 90 mil kilometros, nao tens mesmo............


                                                        quanto a esse exemplo do que se deve fazer, nao concordo, que tem o facto de queimar a junta da cabeça para que depois se substitua o kit de distribuiçao? ah porque foi tensionada?....é por esta ordem de ideias que depois vem para aqui gente falar e questionar se foi roubado pelo mecanico la da rua porque levou la o carro para meter pastilhas apenas e saiu de la com pastilhas, discos, tubos de travao, jogo de reparaçao da bomba etc etc...

                                                        enfim nao concordo julgo que esta errado, mas é apenas uma opiniao!

                                                        cumps
                                                        A tua opinião é bem vinda.

                                                        Já viste alguma correia aberta? Tem tipo umas limalhas de arame que lhe dá sustentação por dentro, não é tecido nenhum.

                                                        Depois de desmontar até vou ver o estado dela nestes 5 mil km.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          o estado dela aposto que será quase igual a novo

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Só para introduzir aqui um pouco de discussão, à uns meses atrás um colega meu que tem um toyota corolla van 2.0d de 2000 depois de eu lhe ter perguntado se já tinha alguma vez trocado a correia ele disse que não!

                                                            Depois fomos trocá-la. Ou seja a correia, tensores e bomba de água aguentaram mais de 10 anos e 190 mil km...

                                                            Podia ter corrido muito mal, mas pronto. Depois de tirada, até nem apresentava assim tanto desgaste, levando-me a dizer que até faria mais uns valentes km.

                                                            O carro é utilizado nas mais variadas situações, viagens curtas e longas, auto estrada e cidade, velocidade moderada outras vezes a andar a fundo.

                                                            Não sei que condições de utilização ou variáveis possam estar na origem do desgaste da correia de distribuição, mas o que é certo é que uns duram mais que outros.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X