Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1.9 JTD com batida ao ralenti. Causas...?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    1.9 JTD com batida ao ralenti. Causas...?

    O Stilo 1.9 JTD cá de casa, começou com uma batida no motor. Como se fosse válvulas a bater. Mas isso só acontece ao ralenti. Sempre que aceleramos um pouco, a batida desaparece e o motor tem um barulho normal.

    Na semana anterior a isto ter acontecido, tinha-lhe trocado o óleo e coloquei o recomendado pela marca: Selenia WR Diesel 5W40. Será que o carro andou com outro óleo mais espesso e agora este óleo é demasiado "fino" e não lubrifica como deve ser?

    Alguém terá alguma ideia, ou já terá tido situação semelhante?

    #2
    Penso não ser falta de lubrificação.
    O que talvez possa ser, é o óleo demasiado fino para a "idade" do carro e se calhar não camufla os normais ruídos do desgaste.

    Comentário


      #3
      Poderá ser muita coisa, mas pela ideia que tenho da Selenia, e do que falas, o problema pode ser exatamente o óleo, ser fraco...
      Sei que a fiat recomenda essa marca, no entanto pela experiencia que tive com o 10W40 num Punto, jurei para nunca mais colocar essa marca.
      Para mim está ao nível das de supermercado.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
        Poderá ser muita coisa, mas pela ideia que tenho da Selenia, e do que falas, o problema pode ser exatamente o óleo, ser fraco...
        Sei que a fiat recomenda essa marca, no entanto pela experiencia que tive com o 10W40 num Punto, jurei para nunca mais colocar essa marca.
        Para mim está ao nível das de supermercado.

        Chamar um selénia de fraco e de oleo de nivel de supermercado.. bem
        Selénia é um dos melhores oleos que um motor pode receber.
        Obvio que o seu problema não se deve ao oleo mas a outra situação que você ou os mecanicos não conseguiram desvendar.

        Comentário


          #5
          Não é um óleo de supermercado mas também não é um dos melhores... Digamos que é um dos melhores ao nível dos semi-sintéticos

          EDIT : agora reparei que se está a falar do Selenia Diesel... não conheço, portanto. A minha resposta mantém-se para os gasolinas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Mannipulo Ver Post
            Chamar um selénia de fraco e de oleo de nivel de supermercado.. bem
            Selénia é um dos melhores oleos que um motor pode receber.
            Obvio que o seu problema não se deve ao oleo mas a outra situação que você ou os mecanicos não conseguiram desvendar.
            Podes dizer o que quiseres, se o óleo não fosse recomendado pela FIAT de certeza que niguem o defendia. Para mim o óleo é fraco.
            Eu num punto colocava sempre Castrol 10W40, uma vez deu uma pancada e de ir a traz do facto da Selenia ser recomendada pela fiat e coloquei o selenia 10W40. Até paguei mais por isso.
            A partir dai o carro começou a ouvir-se mais o bater das válvulas, andava sempre a aquecer mais do que era normal, disparando com facilidade a ventoinha.
            Quando foi para repor o nível debaixo da tampa do óleo, onde se ve um pouco o metal da cabeça, estava tudo com uma borra fininha de castanho queimado, que não tinha anteriormente, fiquei logo com a pulga atras da orelha.
            Investiguei e comecei a apanha na net pessoal a queixar-se da selenia, até falavam dele como frita motores.
            Fiz 7500Km com o óleo, tirei por receio de andar a estragar alguma coisa, no castrol fazia 10.000. Para mim selenia nunca mais.
            Editado pela última vez por DragonH; 16 April 2012, 11:51.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
              Podes dizer o que quiseres, se o óleo não fosse recomendado pela FIAT de certeza que niguem o defendia. Para mim o óleo é fraco.
              Eu num punto colocava sempre Castrol 10W40, uma vez deu uma pancada e de ir a traz do facto da Selenia ser recomendada pela fiat e coloquei o selenia 10W40. Até paguei mais por isso.
              A partir dai o carro começou a ouvir-se mais o bater das válvulas, andava sempre a aquecer mais do que era normal, disparando com facilidade a ventoinha.
              Quando foi para repor o nível debaixo da tampa do óleo, onde se ve um pouco o metal da cabeça, estava tudo com uma borra fininha de castanho queimado, que não tinha anteriormente, fiquei logo com a pulga atras da orelha.
              Investiguei e comecei a apanha na net pessoal a queixar-se da selenia, até falavam dele como frita motores.
              Fiz 7500Km com o óleo, tirei por receio de andar a estragar alguma coisa, no castrol fazia 10.000. Para mim selenia nunca mais.

              Tinhas outro problema qualquer no carro. Pode não ser um óleo de topo com base 100% sintética, mas é (ou era na altura) recomendado pelo grupo FIAT (neste caso Alfa Romeo) para os motores Twin Spark, pois era o que melhor aguentava as temperaturas que aqueles motores geravam. Muitos que se aventuraram com outros semi-sintéticos descobriram mais tarde problemas de motor, nomeadamente com o desgaste prematuro das capas de biela dos TS.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                Tinhas outro problema qualquer no carro. Pode não ser um óleo de topo com base 100% sintética, mas é (ou era na altura) recomendado pelo grupo FIAT (neste caso Alfa Romeo) para os motores Twin Spark, pois era o que melhor aguentava as temperaturas que aqueles motores geravam. Muitos que se aventuraram com outros semi-sintéticos descobriram mais tarde problemas de motor, nomeadamente com o desgaste prematuro das capas de biela dos TS.
                O problema era só mesmo o óleo (Selenia semi-sintetico 10W40). Voltei ao Castrol (semi-sintetico 10W40) e nunca mais tive problema, o carro (Fiat Punto motor Fire) voltou ao que era.
                O selenia só é recomendado pelo grupo Fiat porque pertencia ao grupo Fiat, mais ninguém recomenda esse óleo... Só defende essa marca quem anda iludido com o facto da Fiat o recomendar, mais ninguém. Digo isto porque também pensava o mesmo, até que os factos me levaram a perceber o contrario.
                Faz uma busca pela net e vais ver que o selenia é considerado o "frita motores", não foi o primeiro nem serei o ultimo a me queixar dessa marca.
                Editado pela última vez por DragonH; 16 April 2012, 15:48.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                  O problema era só mesmo o óleo (Selenia semi-sintetico 10W40). Voltei ao Castrol (semi-sintetico 10W40) e nunca mais tive problema, o carro (Fiat Punto motor Fire) voltou ao que era.
                  O selenia só é recomendado pelo grupo Fiat porque pertencia ao grupo Fiat, mais ninguém recomenda esse óleo... Só defende essa marca quem anda iludido com o facto da Fiat o recomendar, mais ninguém. Digo isto porque também pensava o mesmo, até que os factos me levaram a perceber o contrario.
                  Faz uma busca pela net e vais ver que o selenia é considerado o "frita motores", não foi o primeiro nem serei o ultimo a me queixar dessa marca.
                  Olha eu troquei um Castrol por Selenia e o motor ficou mais suave e silencioso. E o consumo diminuiu.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                    Olha eu troquei um Castrol por Selenia e o motor ficou mais suave e silencioso. E o consumo diminuiu.
                    Cada um tem as sua experiencias, positivas ou negativas. Eu falo da minha com o 10W40 das 2 marcas. Noutros carros já coloquei também Shell 10W40, Elf 10W40, Total 10W40 e sempre fiquei satisfeito.

                    O óleo é daquelas coisas que são muito difíceis de analisar por nós.
                    Ficar mais ou menos silencioso ou diminuir os consumos é uma situação sempre difícil de analisar. Eu nem me queixo muito do barulho quando coloquei o selenia, era muito relativo, queixo me era do carro andar sempre a temperaturas superiores do que era normal e disparar a ventoinha muitas vezes, além da borra castanha.

                    Não quero com isto tirar te a razão, até porque tens uma experiencia diferente da minha, com gamas do óleo diferentes.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                      Cada um tem as sua experiencias, positivas ou negativas. Eu falo da minha com o 10W40 das 2 marcas. Noutros carros já coloquei também Shell 10W40, Elf 10W40, Total 10W40 e sempre fiquei satisfeito.

                      O óleo é daquelas coisas que são muito difíceis de analisar por nós.
                      Ficar mais ou menos silencioso ou diminuir os consumos é uma situação sempre difícil de analisar. Eu nem me queixo muito do barulho quando coloquei o selenia, era muito relativo, queixo me era do carro andar sempre a temperaturas superiores do que era normal e disparar a ventoinha muitas vezes, além da borra castanha.

                      Não quero com isto tirar te a razão, até porque tens uma experiencia diferente da minha, com gamas do óleo diferentes.

                      Sem dúvida .

                      No entanto é estranho a temperatura do Punto subir assim tanto, principalmente num motor FIRE, que nem é suposto ser "esquisito" em termos de óleo. Os sintomas dão a entender um aumento do atrito entre os componentes do motor para a temperatura do óleo subir...isto ou uma deficiente refrigeração, mas se dizes que depois de trocar novamente voltou tudo ao normal... Enfim, coisas estranhas...se ele não gosta de Selenia não lho dês que só fazes bem .

                      Desses que referiste só conheço o da Elf e também fiquei satisfeito !

                      Comentário


                        #12
                        Pode muito bem ser uma bobine de ignição ou uma vela a dar o berro.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                          Poderá ser muita coisa, mas pela ideia que tenho da Selenia, e do que falas, o problema pode ser exatamente o óleo, ser fraco...
                          Sei que a fiat recomenda essa marca, no entanto pela experiencia que tive com o 10W40 num Punto, jurei para nunca mais colocar essa marca.
                          Para mim está ao nível das de supermercado.
                          Acho inacreditável o que se diz sem se saber. A marca Selenia foi fundada pelo grupo Fiat e durante décadas desenvolveu os óleos específicos para os motores que a Fiat fabricava. Actualmente, desde 2007 pertence ao grupo Petronas. Estes óleos equipam de fábrica muitas marcas. Dizer que é óleo de supermercado em tom depreciativo é desconhecer do que se fala.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                            Pode muito bem ser uma bobine de ignição ou uma vela a dar o berro.
                            O carro Braz é a gasoleo... Não se aplica.

                            Se falavas do meu caso com o punto, não era nada disso, as velas estavam boas, e uma bobine ficava a trabalhar em 2 cilindros nestes carros.
                            Era mesmo o oleo, podem não acreditar. Talvez por deixar criar mais atrito.
                            Quando falo a temperaturas superiores não digo que o carro aquecia, atenção. Andava era sempre no quadrante a 3/4mm em cima do que era habitual com o castrol, e mal parava a ventoinha em pouco tempo entrava em acção.
                            Editado pela última vez por DragonH; 16 April 2012, 17:26.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                              Acho inacreditável o que se diz sem se saber. A marca Selenia foi fundada pelo grupo Fiat e durante décadas desenvolveu os óleos específicos para os motores que a Fiat fabricava. Actualmente, desde 2007 pertence ao grupo Petronas. Estes óleos equipam de fábrica muitas marcas. Dizer que é óleo de supermercado em tom depreciativo é desconhecer do que se fala.
                              Ok, fica na tua. E vive o mito de pertencer ao grupo FIAT, e ser recomendado logo é bom...
                              Editado pela última vez por DragonH; 16 April 2012, 17:32.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                Ok, fica na tua. E vive o mito de pertencer ao grupo FIAT, e ser recomendado logo é bom...
                                Já não pertence...foi da Fiat de 1912 a 2007.

                                É uma marca de óleos com história...existe muito antes de existirem supermercados.
                                Lubricants and engine oils Selenia Italia - HISTORY

                                Um exemplo: quase todos os motores Abarth tiveram óleos específicos desenvolvidos pela Selenia.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                  Já não pertence...foi da Fiat de 1912 a 2007.

                                  É uma marca de óleos com história...existe muito antes de existirem supermercados.
                                  Lubricants and engine oils Selenia Italia - HISTORY
                                  Sei que já não pertence, pertence ao grupo Petronas agora, e até te digo mais são fabricados na Malasia, para que saibas.
                                  Compara-la com as dos supermercados foi ironia, até porque nunca experimentei óleo do supermercado...
                                  Editado pela última vez por DragonH; 16 April 2012, 17:37.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                    Sei que já não pertence, pertence ao grupo Petronas agora, e até te digo mais são fabricados na Malasia, para que saibas.
                                    Compara-la com as dos supermercados foi ironia, até porque nunca experimentei óleo do supermercado...
                                    Desnecessário. Já sabia. Tal como sei que a Petronas é a petrolífera nacional da Malásia...vê lá tu.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                      Desnecessário. Já sabia. Tal como sei que a Petronas é a petrolífera nacional da Malásia...vê lá tu.
                                      Sinceramente vou para por aqui, porque não sou pessoa de entrar em conflitos desnecessarios, como muitos desejam.
                                      Dei a minha opinião, cada um é livre de pensar o que quiser.

                                      Cumprimentos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Conflito? Onde? Tu diz-me que eu chamo já as forças da ordem!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                          Conflito? Onde? Tu diz-me que eu chamo já as forças da ordem!
                                          Sim conflitos, de eu contra e tu a favor, que não nos leva a lado nenhum.
                                          Forças da ordem...foi triste...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Uma dica: Forças da ordem é ironia. Porque não vejo conflito algum. Se não a percebeste, lamento.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                              Uma dica: Forças da ordem é ironia. Porque não vejo conflito algum. Se não a percebeste, lamento.
                                              Não tive nenhum conflito, apenas me referia ao potencial conflito que iria existir, de eu a relatar a minha experiencia, e tu a descreveres as mil e uma maravilhas da Selenia baseadas em propaganda desatualizada, como alias é a atual posição da marca selenia.

                                              Não me leves a mal, não é essa a minha intensão. Como não estamos a contribuir em nada para o tópico, mais vale ficar por aqui.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                                Tinhas outro problema qualquer no carro. Pode não ser um óleo de topo com base 100% sintética, mas é (ou era na altura) recomendado pelo grupo FIAT (neste caso Alfa Romeo) para os motores Twin Spark, pois era o que melhor aguentava as temperaturas que aqueles motores geravam. Muitos que se aventuraram com outros semi-sintéticos descobriram mais tarde problemas de motor, nomeadamente com o desgaste prematuro das capas de biela dos TS.
                                                O selénia que uso é o recomendado e é sintetico, não é semi-sintetico.
                                                5W-40
                                                O selénia era e ainda é recomendado por todo o grupo fiat, Alfa romeo, lancia, multiplas maquinas e veiculos pesados.


                                                Ao user DragonH

                                                O problema não era do oleo, pois se o selénia não aguenta segundo a tua opinião o outro tambem não aguentava.
                                                Existem equivalencias entre várias marcas de oleos.

                                                Se alguem defende o selénia é porque de facto é bom, tens um ex dos opel que usam os mesmos motores 1.3 da fiat em que o oleo dos opel é outra marca qualquer e na fiat continua o selénia como sempre.
                                                Faz uma pesquisa e vê onde existem os problemas, alguns opel até têm de reduzir o tempo entre revisões.

                                                Castrois e marcas dessas é que são marcas de supermercado, ao contrario dos selenia que se quiseres fazer uma revisão com eles fora da marca tens de os encomendar préviamente ou procurar noutros locais, muitas oficinas apenas trabalham com o selenia por encomenda.

                                                Muita gente diz mal porque sim, ou acha caro e acha que o oleo não merece, ou fez asneira e mete as culpas no oleo, por alguma razão não se devem misturar e ou andar a mudar de oleos, se a marca recomenda é porque fez testes e aquele dentro de um preço acessivel consegue assegurar a protecção daquele motor nas mais diversas situações.

                                                Ainda mais quando era um oleo desenvolvido dentro do grupo fiat por uma empresa do grupo até a alguns anos, a fiat que constroi os motores e cria o mais variado material industrial, sabe muito melhor o tipo de oleo que o motor x ou y deve usar e adapta as qualidades desse oleo aos seus motores, ao contrario dos oleos, x, y, z, que são generalistas e produzem para uma gama variada... pouco especifica serve para qualquer um.

                                                A construtora x chega ao pé de uma marca de lubrificantes qualquer e dizem olhe quero um oleo que cumpra estes requesitos, e a marca de lubrificantes entrega-lhe um produto com requisitos aproximados do que a construtora quer... nunca na vida irá afinar um produto de modo a cumprir na integra o que a construtora pede.
                                                Neste ex os selénia sempre tiveram vantagem, pouco mercado ligado a uma marca especifica, fazia com que a empresa se especializasse em lubrificantes especificos para uma ou outra marca de motores/maquinas.

                                                Sempre existiram fiats em casa sempre foi o selenia o oleo recomendado, nunca tivemos problemas, um uno 60sx foi vendido com 180.000km sem nunca ter aberto o motor.
                                                Os Alfas que possui 33/145/SV todos usaram selenia, e segundo o publico em geral deveriam ser veiculos problematicos, todos eles foram vendidos acima dos 100/140.000km.
                                                O unico problema que tive com o selenia foi no 145, a concessionária meteu um selénia de graduação diferente, e as touches passados alguns dias ficaram a bater, mas foi prontamente corrigido, meteu-se o oleo recomendado e o problema passou.
                                                Tenho algures por ai o relato do acidente, sem qualquer consequencia de maior.

                                                O fiat que possuo 1.2 8v 2003 já vai com + de 90.000 km sempre usou selenia, revisões sempre fora da marca.
                                                Editado pela última vez por Mannipulo; 17 April 2012, 10:07.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Mannipulo Ver Post
                                                  O selénia que uso é o recomendado e é sintetico, não é semi-sintetico.
                                                  5W-40
                                                  O selénia era e ainda é recomendado por todo o grupo fiat, Alfa romeo, lancia, multiplas maquinas e veiculos pesados.
                                                  Estavamos a comparar os semi-sintéticos, 10W40.
                                                  Esse 5W40 de que falas é o Selenia Racing certo ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                                    Estavamos a comparar os semi-sintéticos, 10W40.
                                                    Esse 5W40 de que falas é o Selenia Racing certo ?

                                                    Não o que uso é o K, o selenia racing é o 10w-60, podendo variar em certos mercados.

                                                    PETRONAS Lubricants International

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu também aposto mesmo que seja somente o óleo, o problema disto.

                                                      O motor sempre teve um trabalhar normal e depois de lhe ter posto o WR 5W40, passado uns dias, começou o ruído. Provavelmente, o dono anterior já usaria o 10W40 ou um semi-sintético e este é demasiado fino...

                                                      Não considero o Selenia o supra-sumo dos óleos, mas se é desenvolvido para o Grupo Fiat e todos os motores deste se dão bem, então, mal não faz...

                                                      No Alfa, com o Selenia K, ficou um trabalhar normalíssimo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Esse motor gosta de um 10w40 mudado de 10mil em 10mil Braz.

                                                        É o que faço no meu e o que vejo fazer num já com 400mil kms.

                                                        Abraço.

                                                        PS: a batida pode ser muita coisa, não forçosamente nos componentes internos do motor. Só mesmo ouvindo para ter uma noção correcta do que poderá ser.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ó Braz, o que ouves não serão as touches? Não faz mais barulho a frio?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não consigo descrever melhor o barulho. Mas ele está localizado na zona superior da cabeça, do lado esquerdo, quando estamos de frente para o motor.

                                                            Só faz ao ralenti. Sempre que se dá uma aceleração, ele desaparece e mal a rotação estabiliza no ralenti, o barulho volta.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X