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    Motor à vida???

    Boa tarde!

    Sou novato por aqui e pouco percebo de mecânica e preciso da vossa opinião.
    O meu carro é um SEAT Cordoba 1.4 de 95 e a oficina onde fui é representante da SEAT.

    Na semana passada fui à oficina trocar a panela porque estava a fazer um barulho esquisito (parecia um carro shunning). Eles colocaram uma panela de outra marca que não SEAT pois ficava muito mais barato.

    Passado uns dias, ao passar nas lombas, a panela fazia barulho. Pensei logo que a panela estava solta.
    Fui à oficina este Sábado para eles verem o que se passava. Colocaram o carro no elevador com ele ligado e começaram a ver do que era. (Depois o mecânico disse que tinha sido um apoio que se tinha soltado porque como a panela n era de marca a curvatura era diferente blablabla).
    Reparei que o carro começou a bufar(ventoinha a trabalhar) e, apesar de nao perceber nada de carros, achei estranho visto estar parado e nao estar calor.
    Entretanto eles lá conseguiram apertar o apoio e voltei ao carro. Quando entrei reparei no ponteiro água estava no topo. Chamei o mecânico e ele mandou-me desligar o carro. Ele abriu o capô e começou a desenroscar a tampa. Ora mais uma vez, até eu que não percebo nada de mecania, sempre soube que aquilo que ele estava a fazer não se deve fazer... Começou a desenroscar um pouco e aquela porcaria rebentou e era só liquido castanho e vapor a sair do deposito... (o gajo queimou o braço todo...). Entretanto ele meteu a mão nuns tubos e disse que estavam frios. Disse que já não podia andar mais com o carro ate verem se era da bomba de agua ou do termostato... Ontem telefonaram-me a dizer que iam trocar o termostato e limpar uns tubos...
    Hoje telefonaram-me a dizer que o carro foi à vida porque o carro não tinha anti-congelante.

    Ora o carro foi há menos de um mês à inspecção, troquei o óleo na mesma oficina há exactamente 1 ano antes da inspecção, troquei o kit de embraiagem em Setembro do ano passado na mesma oficina.
    Sei que o nível do anti-congelante estava bom porque o homem antes de começar a abrir a tampa verificou o nível e não disse nada.

    Acham que o gajo ao abrir a tampa fez borrada e agora quem se lixa sou eu?

    Obrigado e desculpem o testamento...

    #2
    Originalmente Colocado por vpascoal Ver Post
    Boa tarde!

    Sou novato por aqui e pouco percebo de mecânica e preciso da vossa opinião.
    O meu carro é um SEAT Cordoba 1.4 de 95 e a oficina onde fui é representante da SEAT.

    Na semana passada fui à oficina trocar a panela porque estava a fazer um barulho esquisito (parecia um carro shunning). Eles colocaram uma panela de outra marca que não SEAT pois ficava muito mais barato.

    Passado uns dias, ao passar nas lombas, a panela fazia barulho. Pensei logo que a panela estava solta.
    Fui à oficina este Sábado para eles verem o que se passava. Colocaram o carro no elevador com ele ligado e começaram a ver do que era. (Depois o mecânico disse que tinha sido um apoio que se tinha soltado porque como a panela n era de marca a curvatura era diferente blablabla).
    Reparei que o carro começou a bufar(ventoinha a trabalhar) e, apesar de nao perceber nada de carros, achei estranho visto estar parado e nao estar calor.
    Entretanto eles lá conseguiram apertar o apoio e voltei ao carro. Quando entrei reparei no ponteiro água estava no topo. Chamei o mecânico e ele mandou-me desligar o carro. Ele abriu o capô e começou a desenroscar a tampa. Ora mais uma vez, até eu que não percebo nada de mecania, sempre soube que aquilo que ele estava a fazer não se deve fazer... Começou a desenroscar um pouco e aquela porcaria rebentou e era só liquido castanho e vapor a sair do deposito... (o gajo queimou o braço todo...). Entretanto ele meteu a mão nuns tubos e disse que estavam frios. Disse que já não podia andar mais com o carro ate verem se era da bomba de agua ou do termostato... Ontem telefonaram-me a dizer que iam trocar o termostato e limpar uns tubos...
    Hoje telefonaram-me a dizer que o carro foi à vida porque o carro não tinha anti-congelante.

    Ora o carro foi há menos de um mês à inspecção, troquei o óleo na mesma oficina há exactamente 1 ano antes da inspecção, troquei o kit de embraiagem em Setembro do ano passado na mesma oficina.
    Sei que o nível do anti-congelante estava bom porque o homem antes de começar a abrir a tampa verificou o nível e não disse nada.

    Acham que o gajo ao abrir a tampa fez borrada e agora quem se lixa sou eu?

    Obrigado e desculpem o testamento...
    Abriu a tampa com o carro quente, é bom mecânico, sim senhor

    Comentário


      #3
      Apesar de ele ter aberto a tampa com o motor quente não é isso que fez com que o motor tivesse problemas. No máximo poderia ter-se queimado.

      Dizes que o líquido era castanho, agora pensa lá, que líquido de refrigeração é castanho? Nenhum. Ou seja o teu já tinha ferrugem, certamente nunca foi trocado.

      Se ganhou pressão no vaso de expansão e o motor aqueceu então das duas uma, ou o termostato colou fechado (a ventoinha não disparou?) ou a colassa deixou passar água para o óleo e o motor colou.

      Sem ver o motor não é muito fácil fazer diagnósticos. Mas diria que o mecânico não tem culpa do que aconteceu. No máximo tem culpa porque na revisão deveria ter visto o líquido e trocado.

      Comentário


        #4
        É normal que o carro aqueça quando parado. O que ajuda mais ao arrefecimento do motor é a própria deslocação do ar durante o andamento! Até aqui tudo bem.

        O pior é que o teu carro parece que tinha de facto o termóstato da água avariado, cortando a circulação da água. Como a água não circulava aqueceu demais e criou demasiada pressão (daí o "espectáculo" ao abrir o depósito).

        Quanto ao anticongelante, se falta é porque o gajo teve a esperteza de o fazer saltar fora...

        Comentário


          #5
          Muda de mecânico.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
            Apesar de ele ter aberto a tampa com o motor quente não é isso que fez com que o motor tivesse problemas. No máximo poderia ter-se queimado.

            Dizes que o líquido era castanho, agora pensa lá, que líquido de refrigeração é castanho? Nenhum. Ou seja o teu já tinha ferrugem, certamente nunca foi trocado.

            Se ganhou pressão no vaso de expansão e o motor aqueceu então das duas uma, ou o termostato colou fechado (a ventoinha não disparou?) ou a colassa deixou passar água para o óleo e o motor colou.

            Sem ver o motor não é muito fácil fazer diagnósticos. Mas diria que o mecânico não tem culpa do que aconteceu. No máximo tem culpa porque na revisão deveria ter visto o líquido e trocado.
            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            É normal que o carro aqueça quando parado. O que ajuda mais ao arrefecimento do motor é a própria deslocação do ar durante o andamento! Até aqui tudo bem.

            O pior é que o teu carro parece que tinha de facto o termóstato da água avariado, cortando a circulação da água. Como a água não circulava aqueceu demais e criou demasiada pressão (daí o "espectáculo" ao abrir o depósito).

            Quanto ao anticongelante, se falta é porque o gajo teve a esperteza de o fazer saltar fora...

            Tens a resposta nestes dois post's.

            O mais certo, terá sido de facto o termostato que avariou fechado.

            Quanto ao líquido, se é castanho algo de mal estava com o mesmo.

            Já agora, a bomba de água alguam vez foi mudada...

            Comentário


              #7
              ena pah !! como é p+ossivel que um " mecanico " abra a tampa com o carro sobre-aquecido ?? eu não sou mecanico, mas sei perfeitamente que não se pode fazer com o carro quente, frio ainda pode, mas quente é que não. o que dize maraki esta muito acertado.

              Comentário


                #8
                Bem ele não é mecânico, basicamente é o homem que me atende e que, ao que parece, tem a mania que percebe...
                Ele disse que estava a tentar abrir para ver se saía algum vapor só que a pressão deveria ser tanta que aquilo rebentou...
                Pelo que vocês dizem foi o termostato que avariou... Mas eles trocaram-no e dizem que o carro morreu... O que aconteceu ao motor?

                Comentário


                  #9
                  O motor aqueceu e colou ou empenou.

                  O mecânico não teve culpa nenhuma, quanto muito foi negligente e queimou-se. Nunca isso causava a avaria do teu carro.

                  O que eu acho menos correcto foi nunca terem alertado que o sistema de refrigeração precisava de ser revisto dado que estava cheio de ferrugem e possivelmente na altura já não funcionaria a 100%. Isso sim, foi uma falha.

                  Cumprimentos.

                  Comentário


                    #10
                    Isso de certeza que levava agua não?

                    Comentário


                      #11
                      àgua? Até podia lá ter vinho que eu nem dava conta. eheheh. Mas nunca lhe meti nada. Quem mete são sempre os mecânicos.
                      Pequeno update: O gajo da oficina disse-me que após terem limpo a ferrugem da tubagem e terem trocado o termostato o carro esteve a trabalhar.
                      Só que depois desligaram-no para colocar um pouco mais de óleo e não voltou a pegar.
                      Disseram-me que tinha de pagar para abrirem o motor para verem n sei o que... tou à espera que me digam algo.

                      Comentário


                        #12
                        Mau... Afinal trabalhou entretanto?!? Então o problema já é deles outra vez...

                        Comentário


                          #13
                          Sim, o gajo diz que trabalhou só que após desligarem nao pegou mais... Diz que têm agora de mexer no motor mas que para verem tinha de pagar a MO...
                          Tou é a ver que vou pagar alta despesa e ficar sem carro à mesma...

                          Comentário


                            #14
                            muda de manel gt

                            Comentário


                              #15
                              Provavelmente o melhor será procurar um motor usado numa sucata e não pensar mais no antigo.

                              Comentário


                                #16
                                e quanto custa um na sucata? (+-)

                                Comentário


                                  #17
                                  num centro de abate devem pedir uns 400 eur

                                  Comentário


                                    #18
                                    Primeiro muda de mecanico, depois junta dinheiro para uma junta nova e retificação da colassa.

                                    O liquido estar castanho também não é muito bom sinal desde já te digo...

                                    Boa sorte com a reparação!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por vpascoal Ver Post
                                      Boa tarde!

                                      Sou novato por aqui e pouco percebo de mecânica e preciso da vossa opinião.
                                      O meu carro é um SEAT Cordoba 1.4 de 95 e a oficina onde fui é representante da SEAT.

                                      Na semana passada fui à oficina trocar a panela porque estava a fazer um barulho esquisito (parecia um carro shunning). Eles colocaram uma panela de outra marca que não SEAT pois ficava muito mais barato.

                                      Passado uns dias, ao passar nas lombas, a panela fazia barulho. Pensei logo que a panela estava solta.
                                      Fui à oficina este Sábado para eles verem o que se passava. Colocaram o carro no elevador com ele ligado e começaram a ver do que era. (Depois o mecânico disse que tinha sido um apoio que se tinha soltado porque como a panela n era de marca a curvatura era diferente blablabla).
                                      Reparei que o carro começou a bufar(ventoinha a trabalhar) e, apesar de nao perceber nada de carros, achei estranho visto estar parado e nao estar calor.
                                      Entretanto eles lá conseguiram apertar o apoio e voltei ao carro. Quando entrei reparei no ponteiro água estava no topo. Chamei o mecânico e ele mandou-me desligar o carro. Ele abriu o capô e começou a desenroscar a tampa. Ora mais uma vez, até eu que não percebo nada de mecania, sempre soube que aquilo que ele estava a fazer não se deve fazer... Começou a desenroscar um pouco e aquela porcaria rebentou e era só liquido castanho e vapor a sair do deposito... (o gajo queimou o braço todo...). Entretanto ele meteu a mão nuns tubos e disse que estavam frios. Disse que já não podia andar mais com o carro ate verem se era da bomba de agua ou do termostato... Ontem telefonaram-me a dizer que iam trocar o termostato e limpar uns tubos...
                                      Hoje telefonaram-me a dizer que o carro foi à vida porque o carro não tinha anti-congelante.

                                      Ora o carro foi há menos de um mês à inspecção, troquei o óleo na mesma oficina há exactamente 1 ano antes da inspecção, troquei o kit de embraiagem em Setembro do ano passado na mesma oficina.
                                      Sei que o nível do anti-congelante estava bom porque o homem antes de começar a abrir a tampa verificou o nível e não disse nada.

                                      Acham que o gajo ao abrir a tampa fez borrada e agora quem se lixa sou eu?

                                      Obrigado e desculpem o testamento...

                                      Então em que ficamos ? Era o mecânico ou era o "homem que te atende" ?

                                      Comentário


                                        #20
                                        desculpem o gajo que abriu a tampa é um dos gerentes mas deve perceber alguma coisa de carros...

                                        Novo update: O gajo disse-me que quando colocou o motor a trabalhar aquilo fazia um barulho de qualquer coisa solta dentro do motor...
                                        Disse que para abrir depois tinha de mudar a distribuição, trocar a junta mais não sei o que e que no final poderia não ficar em condições.
                                        Propôs-me colocar um motor usado 300€. Já com a troca do termostato, MO e troca de motor o total fica perto de 800€.
                                        Para além deste valor ainda tenho de alterar o nr do motor no livrete. Alguém sabe quanto custa esta alteração?
                                        Editado pela última vez por vpascoal; 18 April 2012, 11:36.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Deve-te ajudar

                                          Substituição do Motor
                                          Aprovações

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por vpascoal Ver Post
                                            desculpem o gajo que abriu a tampa é um dos gerentes mas deve perceber alguma coisa de carros...

                                            Novo update: O gajo disse-me que quando colocou o motor a trabalhar aquilo fazia um barulho de qualquer coisa solta dentro do motor...
                                            Disse que para abrir depois tinha de mudar a distribuição, trocar a junta mais não sei o que e que no final poderia não ficar em condições.
                                            Propôs-me colocar um motor usado 300€. Já com a troca do termostato, MO e troca de motor o total fica perto de 800€.
                                            Para além deste valor ainda tenho de alterar o nr do motor no livrete. Alguém sabe quanto custa esta alteração?
                                            Não tens que alterar nada disso...

                                            Ainda não percebi se o carro está na marca, numa oficina de bairro ou num feiticeiro

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por vpascoal Ver Post
                                              desculpem o gajo que abriu a tampa é um dos gerentes mas deve perceber alguma coisa de carros...

                                              Novo update: O gajo disse-me que quando colocou o motor a trabalhar aquilo fazia um barulho de qualquer coisa solta dentro do motor...
                                              Disse que para abrir depois tinha de mudar a distribuição, trocar a junta mais não sei o que e que no final poderia não ficar em condições.
                                              Propôs-me colocar um motor usado 300€. Já com a troca do termostato, MO e troca de motor o total fica perto de 800€.
                                              Para além deste valor ainda tenho de alterar o nr do motor no livrete. Alguém sabe quanto custa esta alteração?
                                              Não tens de alterar nada disso.
                                              não existe nr de motor no livrete, não precisas de te preocupar com isso.

                                              Comentário


                                                #24
                                                @Ruie34 disse no primeiro post que está numa oficina representante da SEAT mas prefiro não indicar o nome (só se me obrigarem :P).

                                                @HugoCabral6 50€?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por vpascoal Ver Post
                                                  @Ruie34 disse no primeiro post que está numa oficina representante da SEAT mas prefiro não indicar o nome (só se me obrigarem :P).

                                                  @HugoCabral6 50€?
                                                  é o que diz no site do imtt mas como ja referiram no livrete não aparece nada não te preocupes, guarda a declaração de compra do motor se ouver problemas na inspecção apresentas a declaração de compra

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por HugoCabral6 Ver Post
                                                    é o que diz no site do imtt mas como ja referiram no livrete não aparece nada não te preocupes, guarda a declaração de compra do motor se ouver problemas na inspecção apresentas a declaração de compra
                                                    Na IPO não se verifica o numero de motor, precisamente por já não ser considerado um n.º de identificação do veículo

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      RIP


                                                      Vê se encontras outro em boas condições numa sucata.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por vpascoal Ver Post
                                                        Já com a troca do termostato, MO e troca de motor o total fica perto de 800€
                                                        Por acaso não está caro... Não está caro nem barato. Está um roubo!
                                                        Por menos que isso arranjo-te um motor usado de um Cordoba e ainda levas de bónus o resto do carro.
                                                        Seat Cordoba - Carros Seat Cordoba no Standvirtual

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                                                          #29
                                                          Acho que é a primeira vez que vejo uma oficina integrada na rede de uma marca a propor instalar um motor usado.
                                                          E nem estou a falar do que isso implicará em termos de garantia.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                            Por acaso não está caro... Não está caro nem barato. Está um roubo!
                                                            Por menos que isso arranjo-te um motor usado de um Cordoba e ainda levas de bónus o resto do carro.
                                                            Seat Cordoba - Carros Seat Cordoba no Standvirtual
                                                            O preço inclui a mudança do termostato, o motor, a mudança da junta e MO. Não esquecer que apesar de um carro usado igual custar menos do valor que vou dar, eu ja mudei ha menos de um ano o kit de embraiagem, a panela, travoes, agora o termostato...

                                                            Originalmente Colocado por Vans Ver Post
                                                            Acho que é a primeira vez que vejo uma oficina integrada na rede de uma marca a propor instalar um motor usado.
                                                            E nem estou a falar do que isso implicará em termos de garantia.
                                                            Garantia de que?

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