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Nissan Almera 2.2 di problemas no circuito de refrigeração.

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    Nissan Almera 2.2 di problemas no circuito de refrigeração.

    Boas,
    esta semana decidi tocar o liquido de refrigeração e meti mãos à obra, ou seja, fiz asneira.
    Desengatei o tubo do radiador em baixo até este ficar vazio e fiz o mesmo com o vaso de expansão.
    Voltei a fazer as ligações das tubagens e comecei a encher, contudo esqueci-me de tirar os 2 parafusos para purgar o sistema e fui enchendo. Depois do circuito cheio de liquido (e ar) liguei o carro com a sofagem no quente e a tampa do radiador aberta para sair o ar, atestei mais um pouco de fluido e coloquei a tampa.
    Agora já andei um bocado com o carro mas ele não voltou a puxar mais fluido do vaso de expansão mas agora não sinto temperatura no radiador, apenas no tubo de entrada. Ora isto está a preocupar-me um bocado uma vez que anteriormente o carro tinha temperatura no radiador e tubo de saída mesmo antes de o carro atingir metade da temperatura normal, agora o carro atinge a temperatura normal mas não passa refrigerante nenhum no radiador. Já me lembrei que o termostato pode ter colado mas o que me está a intrigar é o facto do carro continuar na temperatura normal mesmo estando com ele parado ou em marcha lenta. Entretanto hoje abri as duas purgas, junto à entrada de refrigerante no bloco, antes do termostato e na EGR e não encontrei sinais de ar.
    Acrescento ainda que a climatização está a funcionar bem no quente, o que me faz presumir que a bomba de agua está a fazer circular o fluido e não está a trabalhar em "seco" e a permuta está também a ser bem feita.

    Se o termostato estivesse colado o carro deveria sobreaquecer.
    Se a existisse muito ar na tubagem a bomba nem conseguia fazer circular o liquido e não tinha climatização ( ar quente ).
    A minha única explicação é o facto do ponteiro do termómetro apesar de estar a funcionar ficar preso e não passar da temperatura normal para cima dando-me a ilusão de que está tudo bem, mas isso acho que já é muita ficção.

    Resumindo, não tenho agua a passar no radiador mas o carro também não me sobreaquece, algumas sugestões?

    Obrigado

    #2
    Deixa-o arrefecer e sangra o circuito em condiçoes...
    Um bom método é, abres os puragdores e sopras no vaso de expansao ate sair o ar todo..

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      #3
      Hugo, já fiz o mesmo que tu em vários carros e nunca tive problemas.

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        #4
        Como é que sabes que não tem água no radiador?

        Sabes que o ar fresco arrefece rapidamente o radiador, é difícil averiguar assim a olho. No tubo que sai do radiador não sentes calor?

        Se o radiador estivesse entupido o sistema de refrigeração ganharia pressão, ao abrires o tampão do vaso de expansão ele iria saltar fora, até poderias ver a água a borbulhar.

        Parece-me tudo normal, e se o carro não aquece é porque está tudo bem. Estás é com receio porque mexeste naquilo e agora estás a ver um problema onde ele não existe.

        Se estás com dúvidas tira o termostato fora e anda sem ele um dia, e vê se o radiador aquece ou não.

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          #5
          Antes de mais obrigado pelas respostas. Este almera 2.2Di já é o segundo que eu tenho e sei que estes carros aquecem num instante, o radiador passado uns minutos de andar com o carro aquecia logo (já pedi para confirmar a situação com um amigo que tem o carro igual ao meu e no dele passado 3 ou 4 km o radiador começa logo a fazer a permuta) mas como dizem em cima no tubo de saida quase que não se notava a temperatura. O problema parace estar no termostato, só não percebo como é que o carro não aquece. Como eu não estou com muita vontade de tirar para já o termoestato vou fazer como já fiz no carro do meu pai, vou ligar uma mangueira no circuito principal na linha que vai para o permutador da climatização e limpo aquilo tudo, se ele continuar na mesma tenho que tirar o termoestato e fazer o teste para ver se ele está bom.
          Diga-se de passagem que eu ainda não abusei muito para ver se ele sobreaquece.
          Mais uma vez obrigado.

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