Boas,
esta semana decidi tocar o liquido de refrigeração e meti mãos à obra, ou seja, fiz asneira.
Desengatei o tubo do radiador em baixo até este ficar vazio e fiz o mesmo com o vaso de expansão.
Voltei a fazer as ligações das tubagens e comecei a encher, contudo esqueci-me de tirar os 2 parafusos para purgar o sistema e fui enchendo. Depois do circuito cheio de liquido (e ar) liguei o carro com a sofagem no quente e a tampa do radiador aberta para sair o ar, atestei mais um pouco de fluido e coloquei a tampa.
Agora já andei um bocado com o carro mas ele não voltou a puxar mais fluido do vaso de expansão mas agora não sinto temperatura no radiador, apenas no tubo de entrada. Ora isto está a preocupar-me um bocado uma vez que anteriormente o carro tinha temperatura no radiador e tubo de saída mesmo antes de o carro atingir metade da temperatura normal, agora o carro atinge a temperatura normal mas não passa refrigerante nenhum no radiador. Já me lembrei que o termostato pode ter colado mas o que me está a intrigar é o facto do carro continuar na temperatura normal mesmo estando com ele parado ou em marcha lenta. Entretanto hoje abri as duas purgas, junto à entrada de refrigerante no bloco, antes do termostato e na EGR e não encontrei sinais de ar.
Acrescento ainda que a climatização está a funcionar bem no quente, o que me faz presumir que a bomba de agua está a fazer circular o fluido e não está a trabalhar em "seco" e a permuta está também a ser bem feita.
Se o termostato estivesse colado o carro deveria sobreaquecer.
Se a existisse muito ar na tubagem a bomba nem conseguia fazer circular o liquido e não tinha climatização ( ar quente ).
A minha única explicação é o facto do ponteiro do termómetro apesar de estar a funcionar ficar preso e não passar da temperatura normal para cima dando-me a ilusão de que está tudo bem, mas isso acho que já é muita ficção.
Resumindo, não tenho agua a passar no radiador mas o carro também não me sobreaquece, algumas sugestões?
Obrigado
esta semana decidi tocar o liquido de refrigeração e meti mãos à obra, ou seja, fiz asneira.
Desengatei o tubo do radiador em baixo até este ficar vazio e fiz o mesmo com o vaso de expansão.
Voltei a fazer as ligações das tubagens e comecei a encher, contudo esqueci-me de tirar os 2 parafusos para purgar o sistema e fui enchendo. Depois do circuito cheio de liquido (e ar) liguei o carro com a sofagem no quente e a tampa do radiador aberta para sair o ar, atestei mais um pouco de fluido e coloquei a tampa.
Agora já andei um bocado com o carro mas ele não voltou a puxar mais fluido do vaso de expansão mas agora não sinto temperatura no radiador, apenas no tubo de entrada. Ora isto está a preocupar-me um bocado uma vez que anteriormente o carro tinha temperatura no radiador e tubo de saída mesmo antes de o carro atingir metade da temperatura normal, agora o carro atinge a temperatura normal mas não passa refrigerante nenhum no radiador. Já me lembrei que o termostato pode ter colado mas o que me está a intrigar é o facto do carro continuar na temperatura normal mesmo estando com ele parado ou em marcha lenta. Entretanto hoje abri as duas purgas, junto à entrada de refrigerante no bloco, antes do termostato e na EGR e não encontrei sinais de ar.
Acrescento ainda que a climatização está a funcionar bem no quente, o que me faz presumir que a bomba de agua está a fazer circular o fluido e não está a trabalhar em "seco" e a permuta está também a ser bem feita.
Se o termostato estivesse colado o carro deveria sobreaquecer.
Se a existisse muito ar na tubagem a bomba nem conseguia fazer circular o liquido e não tinha climatização ( ar quente ).
A minha única explicação é o facto do ponteiro do termómetro apesar de estar a funcionar ficar preso e não passar da temperatura normal para cima dando-me a ilusão de que está tudo bem, mas isso acho que já é muita ficção.
Resumindo, não tenho agua a passar no radiador mas o carro também não me sobreaquece, algumas sugestões?
Obrigado
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