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Citroen AX 1.1TRE não quer pegar.

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    Citroen AX 1.1TRE não quer pegar.

    Boa noite a todos. Tenho um Citroen AX, 1.1tre e ele nao quer pegar. Seja a frio ou a quente mas principalmente a frio, abro o ar, e ele a primeira pega, mas vai-se abaixo e deopois fica o motor de arranque a tentar (O barulho de quando se da a chave) e nao pega... Quando consegui polo a trabalhar, ficou a soluçar MUITO e a deitar muito fumo preto pelo cano de escape...

    O que sera? Ele anda todos os dias, mas é mesmo dificil de o por a trabalhar. Nao é da bateria, visto que o motor de arranque faz o barulho de quando se da a chave com bastante força, e quando a bateria esta fraca parece que ta morto.

    Desde ja obrigado.

    #2
    injecção ou carburador?

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      #3
      Onde fica isso e como saber se a avaria é ai?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ricardo178 Ver Post
        Boa noite a todos. Tenho um Citroen AX, 1.1tre e ele nao quer pegar. Seja a frio ou a quente mas principalmente a frio, abro o ar, e ele a primeira pega, mas vai-se abaixo e deopois fica o motor de arranque a tentar (O barulho de quando se da a chave) e nao pega... Quando consegui polo a trabalhar, ficou a soluçar MUITO e a deitar muito fumo preto pelo cano de escape...

        O que sera? Ele anda todos os dias, mas é mesmo dificil de o por a trabalhar. Nao é da bateria, visto que o motor de arranque faz o barulho de quando se da a chave com bastante força, e quando a bateria esta fraca parece que ta morto.

        Desde ja obrigado.
        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
        injecção ou carburador?
        É a carburador rapaz.não será carburador sujo?

        Comentário


          #5
          Fazes isto?

          - Carregas levemente no acelerador e esperas uns segundos enquanto pousas a mala, ajeitas o cinto e tiras o pé do acelerador.
          - Puxas o ar a meio.
          - Dás à chave.

          Se não pegar e manter, tens um problema.

          Comentário


            #6
            aconselhava-te a tirar as velas e ver como estão, tens o carro há muito tempo? e quantos kms isso tem?

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              #7
              Tem 150 mil kilometros, tenho-o a uma semana, sou o segundo dono, era de um primo meu que veio aqui para frança. O carro a viagem a andar, 1800km em 24h.

              A ideia de manter o pe no acelarador enquanto ajeito o sinto ja fiz, e o carro a primeira pega, mas so mantem com acelarador, e se o deixo ir abaixo, parece que enxerca e nao pega mais durante uns minutos.

              Comentário


                #8
                É ver o estado das velas e respectivos cabos. E, provavelmente, carburador sujo como já disseram.

                Comentário


                  #9
                  Jovem, deves ser novo e não sabes o que é ter um carro com carburador.

                  Nunca, mas nunca tentes pôr o carro a trabalhar com o ar todo fechado. É fatal! Se não pegar à primeira - é mesmo provável que não pegue nestas condições - só vais conseguir encharcar as velas e depois só tirando-as fora e limpando-as bem.

                  Dá à chave com o ar aberto, enquanto, gentilmente, pressionas o acelerador até pegar. Podes dar pequenos impulsos no pedal.

                  Depois de pegar aceleras o suficiente, com pequenos impulsos, para não ir abaixo.

                  Agora sim, podes fechar o ar, mas apenas o suficiente para ele aguentar o ralenti. Provavelmente nunca precisarás de o fechar a mais de meio.

                  Andas 500m a 1km e podes abrir o ar de novo. Já se aguenta sozinho.




                  Se nem assim resolver, pode ser preciso afinar o carburador, a mistura ou o regime mínimo. Coisas que muitos que por aqui andam nem imaginam.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post
                    Jovem, deves ser novo e não sabes o que é ter um carro com carburador.

                    Nunca, mas nunca tentes pôr o carro a trabalhar com o ar todo fechado. É fatal! Se não pegar à primeira - é mesmo provável que não pegue nestas condições - só vais conseguir encharcar as velas e depois só tirando-as fora e limpando-as bem.

                    Dá à chave com o ar aberto, enquanto, gentilmente, pressionas o acelerador até pegar. Podes dar pequenos impulsos no pedal.

                    Depois de pegar aceleras o suficiente, com pequenos impulsos, para não ir abaixo.

                    Agora sim, podes fechar o ar, mas apenas o suficiente para ele aguentar o ralenti. Provavelmente nunca precisarás de o fechar a mais de meio.

                    Andas 500m a 1km e podes abrir o ar de novo. Já se aguenta sozinho.




                    Se nem assim resolver, pode ser preciso afinar o carburador, a mistura ou o regime mínimo. Coisas que muitos que por aqui andam nem imaginam.
                    se é jovem é novo de certeza
                    quando dizes para nunca pôr o motor a trabalhar com o ar todo fechado queres dizer aberto, presumo. já tive um fiat uno que era mesmo assim, se lhe fechasse o ar, encharcava. nos ax que já conduzi, convém fechar um pouco e no caso do motor estar frio tinha de fechar mesmo todo até aquecer um bocadito, mas este motor, se tiver tudo direito aquece depressa e logo se aguenta com o ar aberto

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                      se é jovem é novo de certeza
                      quando dizes para nunca pôr o motor a trabalhar com o ar todo fechado queres dizer aberto, presumo. já tive um fiat uno que era mesmo assim, se lhe fechasse o ar, encharcava. nos ax que já conduzi, convém fechar um pouco e no caso do motor estar frio tinha de fechar mesmo todo até aquecer um bocadito, mas este motor, se tiver tudo direito aquece depressa e logo se aguenta com o ar aberto
                      Podes ser velho e jovem ao mesmo tempo! O contrário também é possível.

                      Pôr a trabalhar com o ar aberto, sim, aberto. Mal pegue o motor, fechar o ar apenas o suficiente para se aguentar. Assim que se possível, abrir o ar novamente.

                      Acho que assim está claro.

                      Comentário


                        #12
                        com ar aberto queres dizer o manípulo puxado, é isso?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                          com ar aberto queres dizer o manípulo puxado, é isso?
                          Não. Puxas o manípulo, fechas o ar, o motor sobe de regime. Empurras o manípulo, abres o ar, o motor baixo o regime.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                            com ar aberto queres dizer o manípulo puxado, é isso?
                            Sim, antes de ligar puxas e depois de ligado empurras só o suficiente para o motor se manter.

                            Ah saudades, aprendi a conduzir num 11RE

                            Comentário


                              #15
                              Puxar o manípulo é restringir o ar a passar para dentro do motor, para ter uma mistura mais rica. Usa-se a expressão "abrir o ar", mas na verdade estamos a fazer o contrário.

                              Não fiques é a carregar no pedal a toda a hora, senão encharca.

                              No meu Kadett fazia como o DonJuan1 explicou. Se estiver tudo em condições, pega de certeza.


                              Para além dos cabos das velas e das velas, deves verificar ou mandar verificar também o filtro da gasolina e do ar. Pode estar a restringir a passagem de gasolina e ar respectivamente.

                              Comentário


                                #16
                                O meu Fiat uno não pega se eu não abrir/fechar o ar, ando com ele para ai 500 m e depois desligo o ar por completo.
                                E aguenta-se logo.
                                Mas se não abrir o ar , não pega sequer

                                Comentário


                                  #17
                                  naqueles charutos antigos, onde há que puxar um manipulo, para fechar o ar , e fazer manualmente a mistura ar/combustível adequada , quando frio é mais jeito que qualquer outra coisa, tive um Citroen bx com o mesmo sistema , e aquilo era quase um ritual , para por o charuto a trabalhar, no entanto quando quente, pegava bem.
                                  eu fazia o seguinte:
                                  1- puxava o manipulo.
                                  2- 2 aceleradelas.
                                  3- esperar uns 3 seg. e dar a chave. ( isto também depende muito da temperatura exterior, porque em tempos quentes , nem sequer é preciso puxar o manipulo )
                                  4- ir fechando o manipulo gradualmente

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
                                    O meu Fiat uno não pega se eu não abrir/fechar o ar, ando com ele para ai 500 m e depois desligo o ar por completo.
                                    E aguenta-se logo.
                                    Mas se não abrir o ar , não pega sequer
                                    p.s. não é " abrir " o ar pelo movimento parece que se esta abrir, mas na realidade estas se a fechar para que a mistura seja mais rica.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                      p.s. não é " abrir " o ar pelo movimento parece que se esta abrir, mas na realidade estas se a fechar para que a mistura seja mais rica.
                                      Faço sempre confusão, obrigado pelo esclarecimento.

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