Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Barulho ao rodar volante.. (Opel Corsa C)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Barulho ao rodar volante.. (Opel Corsa C)

    Olá!
    Mais uma que me aconteceu com o meu Opel Corsa de 2004 1.2 a gasolina.. ora bem.. o carro hoje dormiu na garagem, e ao sair de casa, na rampa da garagem, ao virar ligeiramente o volante ouvi uma espécie de dois estalinhos... e depois ao virar novamente para o outro lado voltou a fazer uma espécie de estalinhos, tudo feito a velocidade muito devagar.. Achei estranho mas continuei viagem, fiz 100 kms quase todos em autoestrada e não notei nada, embora tenha conduzido com mais calma.. ao chegar ao destino, e novamente a muito baixa velocidade a estacionar, voltei tipo a ouvir um ranger ao rodar o volante.. Entretanto ficou estacionado ao sol o resto do dia, e agr ao final da tarde, voltei a pegar no carro e já não fez barulho nenhum ao rodar o volante.. A direcção pareceu normal, e está alinhada.. o que poderá ser? Tenho que passar numa oficina da Opel para ficar mais descansado.. mas esta semana não será fácil.. :S Sugestões? cuidados a ter?

    #2
    O estalos vinham do volante ou do motor?

    Comentário


      #3
      Acho que me pareciam da zona do volante... parecia-me próximo o barulho.. não mt "distante"...

      Comentário


        #4
        Faz um teste simples: põe o carro a trabalhar (mas parado) e roda um pouco o volante para cada lado e vê se faz o tal barulho, depois dá luz de máximos e vê se o barulho se repete. Se assim for, provavelmente deve ser o tensor da correia do alternador. Por curiosidade, já o trocaste? Quantos tem o carro?

        Comentário


          #5
          Pode ser o cardan da coluna da direcção, por baixo do tablier.

          Comentário


            #6
            Já vou experimentar isso... O carro tem quase 8 anos e quase 130 mil kms.. e acho que nunca foi mudado o tensor do alternador... tal como a bateria também ainda é de origem..

            Comentário


              #7
              Já experimentei.. liguei o carro com luzes e rádio desligado, e parado não me pareceu ouvir grande barulho... pelo menos nada de "estalos" depois entretanto liguei os médios, máximos, luzes de nevoeiro e rádio, e ouvi um ligeiro "chiar/borbulhar" na zona do volante/painel de instrumentos, que se manteve aproximadamente igual após desligar as luzes todas e deixar só o motor ligado, ao rodar o volante..

              Comentário


                #8
                E há algum problema em andar assim com o carro? Obrigado!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por hgn Ver Post
                  Já experimentei.. liguei o carro com luzes e rádio desligado, e parado não me pareceu ouvir grande barulho... pelo menos nada de "estalos" depois entretanto liguei os médios, máximos, luzes de nevoeiro e rádio, e ouvi um ligeiro "chiar/borbulhar" na zona do volante/painel de instrumentos, que se manteve aproximadamente igual após desligar as luzes todas e deixar só o motor ligado, ao rodar o volante..
                  Vou explicar-te, mas antes não deixo de te aconselhar a ires a um stand da Opel.
                  Então é assim: há uns meses comecei a ouvir uns estalidos tipo interferência de rádio (não sei se é assim que o descreves) sempre que estava a manobrar na garagem. E desvalorizei já que depois em andamento deixava de ouvir. Entretanto começou a aumentar. Falei com o meu mecânico que fez esse teste, dar máximos ao ralenti e ouvia-se esses mesmos estalidos. O que acontece é que a carga eléctrica aumenta sobre o tensor do alternador e se não estiver nas melhores condições, vai ouvir-se este barulho. O carro é um Astra H de 2009 1.7 cdti. Na altura tinha 168 mil Kms e o kit do alternador devia ter sido trocado aos 150 mil Kms, mas não foi (por diversos motivos que não interessam para o caso). Então mudaram o tensor, mas a correia não, já que estava boa. Até hoje, já fiz mais 10 mil Kms e nada de estalidos.
                  Também tenho um corsa C 1.2 de 2003 e a correia dos acessórios deve ser trocada cada 4 anos ou 60 mil Kms. O meu mecânico disse-me que isso era só uma referência e só se trocava quando desse sinal. Pois, durou quase 9 anos e 105 mil Kms. Se fosse na conversa da Opel já tinha trocado duas. Mas não fazia esses barulho, fazia outro. Agora o motor do teu carro é diferente deste e o motor não sei se é um upgrade ou se é mesmo outro.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por hgn Ver Post
                    E há algum problema em andar assim com o carro? Obrigado!
                    Se for isso, o problema é que se parte ficas na estrada, mas penso que não afecta o motor. Na opel, só a troca do tensor foi perto de 300 €, é dos tensores mais caros que já vi. Istono Astra H, no teu corsa C, confesso que não sei.

                    Comentário


                      #11
                      Obrigado.. o barulho só começou hoje, algo de leve, não se ouve muito, mas como tenho um ouvido algo esquistio notei que algo estava estranho.. mas esta semana tb não vou andar muito com o carro.. mas não consigo ir a uma oficina.. :S Só mesmo na próxima segunda feira.. No meu isso nunca foi mudado, as correias nem tensores..Até à proxima semana acho que não devo fazer mais que 300 kms.. pro isso espero bem que se porte bem.. caso aumente muito de barulho vou ter uqe ir não sei bem como.. mas hoje de tarde o carro nem fez o barulho que descrevi.. se não tivesse ouvido o barulho de manhã, e agora ao fazer o teste, diria que estaria perfeitamente normal.. Obrigado pela ajuda, depois digo a resolução ou se houver novidades entretanto..

                      Comentário


                        #12
                        Ok, boa sorte

                        Comentário


                          #13
                          E cá estou hoje de novo.. após levar o carro à opel, verificaram que era uma fita do airbag com o volante, ou algo assim semelhante, já não me recordo bem que estaria danificada... portanto toca a proceder à troca.. já encomendaram a peça que custa cerca de 120 euros, e com a mão de obra, deverá ficar por 150 euros.. já mais alguém teve este problema ou algo semelhante? Amanhã quando for buscar o carro dps já descrimino o que vem na factura...

                          Comentário


                            #14
                            O carro ainda não ficou pronto, a peça só chegou de tarde em vez de manhã, mas como entretanto tb tinha pedido para me fazerem a revisão ao carro, fica lá até amanhã e dps vou buscá-lo ao final do dia, já com revisão feita e com a peça trocada.. a ver vamos quanto vai ficar a brincadeira... então se tiver que levar algo novo, o que num carro com 8 anos já começa a acusar o peso da idade...

                            Comentário


                              #15
                              E de regresso já com o carro em ordem e com a revisão também feita..
                              A peça substituida localizava-se na parte logo abaixo do volante, tipo na coluna.. fazia a ligação da direcção com o airbag e outros componentes que naõ percebi muito bem, mas pronto.. o facto é que o ruído desapareceu, tal como outra coisa que o meu carro já apresentava ha uns dois anos, que era o facto de ao dar pisca para a esquerda, este não "desfazia" de forma automática.. o que nunca dei mt importância pois achei que era da manete, mas o facto é que ao trocarem esta peça voltou ao normal, já desfaz de forma automática.
                              Entretanto também mudaram os calços dos travões, estes já contavam com 80 mil kms.. As velas tb já tinham sido mudadas ah 60 mil kms, tb foram mudadas, tal cm o filtro do habitaculo e gasolina, tal como o óleo e o filtro.. por isto tudo a brincadeira ficou por 400 euros.. :S de resto disseram que o carro aparentava não precisar de mais nada nos próximos tempos..
                              Assim por alto, a peça custou 90 euros mais uns 20 de mão de obra, os calços dos travões acho que foram 80 euros mais uns 20 euros de mão de obra, e o resto foi a revisão dita normal, incluíndo uns 55 euros pelo óleo, o que não me pareceu mt caro.. Mas claro que os 400 euros custou a dar.. :S

                              Comentário


                                #16
                                Também podem ser as manetes da instrumentação adjacente ao volante a fazer barulho.


                                EDIT : vi agora que já está resolvido

                                Comentário


                                  #17
                                  Boa tarde, tenho um corsa c comercial de 2006 e ultimamente tenho reparado que ao dar uma curva mais apertada e longa para o lado direito, noto um barulho (tac-tac), parece-me vir da parte de trás do carro de alguma roda. O que poderá ser? Outra questão o meu carro ao andar no paralelo, faz muito barulho dentro (parece as grades a bater naquela divisão em madeira da mala).

                                  Alguma sugestão?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Podem ser os cabeçotes da suspensão da frente e os apoios da barra estabilizadora com folga.

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X