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Pneus de marcas diferentes nos dois eixos

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    Pneus de marcas diferentes nos dois eixos

    Para quem já usa ou souber dar resposta construtiva ,gostava de discutir as vantagens e desvantagens dessa prática,já que se pode aproveitar as diferentes caracteristicas dos diversos pneus que existem;penso que é legal?

    #2
    Legal... é. Têm de ter a mesma medida, mas podem ser marcas diferentes... por eixo.

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      #3
      De certeza, há bastantes carros com medidas diferentes em cada eixo.

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        #4
        Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
        De certeza, há bastantes carros com medidas diferentes em cada eixo.
        Estás a referir-te a casos como os SMART, não é? Mas esses estão homologados para tal.
        Se estamos a falar de viaturas ligeiras "normais", digamos, já não é o caso. Legal... é os quatro com a mesma medida... podem ser de uma marca num eixo e de outra no outro eixo.

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          #5
          Sempre a aprender.

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            #6
            Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
            De certeza, há bastantes carros com medidas diferentes em cada eixo.
            Não me estou a referir a medidas diferentes mas sim a marcas diferentes,aproveitando as caracteristicas das diversas marcas;neste momento tenho Potezas RE 50 A no eixo dianteiro e Kumhos U 31 no traseiro;a ideia era arranjar uma combinação que resultasse bem;por exemplo, pneus com boa manobrabilidade e maior durabilidade, no eixo dianteiro ,pneus com boa aderência e logo menos duráveis, no traseiro.

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              #7
              Isso já depende de várias variáveis/factores...
              Pode depender do carro (cilindrada, etc), tamanho de jante, estilo de condução, zona onde costumes circular (temperaturas altas vs baixas), e mais...
              Aquilo que tu aches ser um bom compromisso, poderá não o ser para outros. É sempre muito complicado encontrar essa resposta, vais ouvir/ler opiniões diversas e antagónicas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Myoldcar Ver Post
                Não me estou a referir a medidas diferentes mas sim a marcas diferentes,aproveitando as caracteristicas das diversas marcas;neste momento tenho Potezas RE 50 A no eixo dianteiro e Kumhos U 31 no traseiro;a ideia era arranjar uma combinação que resultasse bem;por exemplo, pneus com boa manobrabilidade e maior durabilidade, no eixo dianteiro ,pneus com boa aderência e logo menos duráveis, no traseiro.
                Isso é uma excelente ideia. O problema é só a parte estética de andar com pneus diferentes.

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                  #9
                  Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                  Isso é uma excelente ideia. O problema é só a parte estética de andar com pneus diferentes.
                  Nem me tinha lembrado disso,eu não acho os meus feios;e gosto de ver pneus limpos e bonitos;até os engraxo!?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                    Isso já depende de várias variáveis/factores...
                    Pode depender do carro (cilindrada, etc), tamanho de jante, estilo de condução, zona onde costumes circular (temperaturas altas vs baixas), e mais...
                    Aquilo que tu aches ser um bom compromisso, poderá não o ser para outros. É sempre muito complicado encontrar essa resposta, vais ouvir/ler opiniões diversas e antagónicas.
                    Claro que sim mas a ideia não é massificar um determinado par de pneus mas sim adaptá-los ao uso de cada um.Agora vamos relatar vantagens ,inconvenientes,marcas de pneus que conheçam e se adaptem bem a cada eixo;acredito que há muitos users com combinações de marcas diferentes nos 2 eixos

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                      #11
                      Originalmente Colocado por Myoldcar Ver Post
                      Não me estou a referir a medidas diferentes mas sim a marcas diferentes,aproveitando as caracteristicas das diversas marcas;neste momento tenho Potezas RE 50 A no eixo dianteiro e Kumhos U 31 no traseiro;a ideia era arranjar uma combinação que resultasse bem;por exemplo, pneus com boa manobrabilidade e maior durabilidade, no eixo dianteiro ,pneus com boa aderência e logo menos duráveis, no traseiro.
                      De origem um carro vem afinado para ter tendência a fugir de frente e não de traseira por isso o equilíbrio ideal é de ter os 4 pneus iguais.

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                        #12
                        Para o comum dos utilizadores, na estrada, o único interesse será o da durabilidade, mas também não custa "rodar" os pneus para manter a profundidade dos sulcos iguais.
                        Só vejo alguma lógica no que dizes para quem ande em situações-limite e não esteja contente com o carro. Para um track-day, por exemplo. Mas para utilizar os pneus para alterar o comportamento de um carro, acho que é preciso testar imenso e ter muitos pneus à disposição (quantidade e diversidade). E não esqueçamos que os modelos de pneu vão sendo substituídos. Portanto, talvez a cada jogo de pneus tivesses de ir à procura da combinação ideal. Por tudo o que disse, não vejo isto como uma solução prática nem barata. Talvez seja hipótese a considerar para quem tenha uma pista privada, dom de piloto, muito dinheiro para gastar e demasiado tempo livre. Há formas muito mais interessantes, rápidas, sólidas, seguras e baratas de alterar o comportamento original de um carro.

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                          #13
                          Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                          Para o comum dos utilizadores, na estrada, o único interesse será o da durabilidade, mas também não custa "rodar" os pneus para manter a profundidade dos sulcos iguais.
                          Só vejo alguma lógica no que dizes para quem ande em situações-limite e não esteja contente com o carro. Para um track-day, por exemplo. Mas para utilizar os pneus para alterar o comportamento de um carro, acho que é preciso testar imenso e ter muitos pneus à disposição (quantidade e diversidade). E não esqueçamos que os modelos de pneu vão sendo substituídos. Portanto, talvez a cada jogo de pneus tivesses de ir à procura da combinação ideal. Por tudo o que disse, não vejo isto como uma solução prática nem barata. Talvez seja hipótese a considerar para quem tenha uma pista privada, dom de piloto, muito dinheiro para gastar e demasiado tempo livre. Há formas muito mais interessantes, rápidas, sólidas, seguras e baratas de alterar o comportamento original de um carro.
                          Pois, tens razão,a minha ideia nem era modificar o comportamento do carro;esta ideia surgiu me pelo seguinte:no meu carro que comprei em 2ª mão em março deste ano e que é de Outobro de 2008 só tinha 27Kkms,mas os 2 pneus dianteiros ,Potenza re 50A,tinham as bordas todas comidas,(ou o anterior dono fazia muitas rotundas ou é feitio do pneu) logo, passei os trazeiros para a frente e comprei 2 Kumho U31 ,novos que coloquei no eixo traseiro;não me apeteceu pagar mais de €180 por cada Potenza,dos quais nem gostei muito;têm um muito bom grip mas são demasiado duros, barulhentos, e demasiado direccionais para uma condução normal nas estradas que temos:fiquei portanto com pneus diferentes;como os Potenza irão ser mudados primeiro fiquei na dúvida;comprar mais 2 Kumhos,ou tentar algo diferente, com o conselho e esperiência de alguns de vós e depois dos Kumhos traseiros acabarem(parece que não duram muito)por iguais aos que já estarão na frente.

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                            #14
                            Vi um comentario a proposito de outra situação, aqui no forum, em que referiam um caso de um acidente envolvendo uma Megane, que apesar de ter um seguro de danos proprios, o proprietario teve que pagar o conserto da viatura, uma vez que a seguradora teria recusado o pagamento, em virtude de os 2 pneus de um dos eixos serem de marca diferente dos outros 2 montados no outro eixo.

                            Houve uma altura que a Vectra B 2.0 a gasolina de 1997, que tivemos, andava com pneus dunlop num eixo e michelin ou goodyear noutro.
                            Sinceramente em condução normal não notei diferença nenhuma.

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                              #15
                              Também já andei com um carro com marcas diferentes conforme o eixo. Tinha Nokian num eixo e Yokohama noutro. A única coisa que notei foi que o carro fugia muito de traseira até passar os Nokian para a frente. Aí, passou a fugir de frente... Quando os Nokian se gastaram, comprei mais um jogo de Yokohama.

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                                #16
                                Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                Também já andei com um carro com marcas diferentes conforme o eixo. Tinha Nokian num eixo e Yokohama noutro. A única coisa que notei foi que o carro fugia muito de traseira até passar os Nokian para a frente. Aí, passou a fugir de frente... Quando os Nokian se gastaram, comprei mais um jogo de Yokohama.
                                Modelo e medidas dos Nokian?portanto o problema era dos Nokian. Que carro era?Obg.

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Myoldcar Ver Post
                                  Pois, tens razão,a minha ideia nem era modificar o comportamento do carro;esta ideia surgiu me pelo seguinte:no meu carro que comprei em 2ª mão em março deste ano e que é de Outobro de 2008 só tinha 27Kkms,mas os 2 pneus dianteiros ,Potenza re 50A,tinham as bordas todas comidas,(ou o anterior dono fazia muitas rotundas ou é feitio do pneu) logo, passei os trazeiros para a frente e comprei 2 Kumho U31 ,novos que coloquei no eixo traseiro;não me apeteceu pagar mais de €180 por cada Potenza,dos quais nem gostei muito;têm um muito bom grip mas são demasiado duros, barulhentos, e demasiado direccionais para uma condução normal nas estradas que temos:fiquei portanto com pneus diferentes;como os Potenza irão ser mudados primeiro fiquei na dúvida;comprar mais 2 Kumhos,ou tentar algo diferente, com o conselho e esperiência de alguns de vós e depois dos Kumhos traseiros acabarem(parece que não duram muito)por iguais aos que já estarão na frente.
                                  Falando por alto, há pneus com mais aderência/menos duração e outros com menos aderência/mais duração. Podes jogar com isso para atingir um determinado fim mas daí a ser a combinação ideal...
                                  Eu defendo que se use pneus iguais, com melhor qualidade possivel e uma aderência que não comprometa a segurança. Se gostas dos Kuhmo e não podes comprar melhor, compra outros iguais.

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                    Vi um comentario a proposito de outra situação, aqui no forum, em que referiam um caso de um acidente envolvendo uma Megane, que apesar de ter um seguro de danos proprios, o proprietario teve que pagar o conserto da viatura, uma vez que a seguradora teria recusado o pagamento, em virtude de os 2 pneus de um dos eixos serem de marca diferente dos outros 2 montados no outro eixo.

                                    Houve uma altura que a Vectra B 2.0 a gasolina de 1997, que tivemos, andava com pneus dunlop num eixo e michelin ou goodyear noutro.
                                    Sinceramente em condução normal não notei diferença nenhuma.
                                    Isso é estranho. Se é legal ter pneus diferentes eixo a eixo, em que é que a seguradora se baseia para recusar a cobertura? Reclamação para cima.

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Myoldcar Ver Post
                                      Modelo e medidas dos Nokian?portanto o problema era dos Nokian. Que carro era?Obg.
                                      Pelos relatos, deviam ser uns nre ou nrh, que já não se fabricam há algum tempo. A última gama é boa (h,v,z...). Não são os melhores pneus do mundo mas lembro-me de testes onde se equiparam aos Dunlop Fast Response, por exemplo, que também são bons. E os Nokian são muito bons no preço também.
                                      Já agora, termos de duração, em cerca de 20000Km, no caso que conheço, gastaram pouco mais de 1mm no eixo da frente. Portanto, a continuar assim, farão uns 90000Km no total, se estiverem sempre no eixo da frente. Apesar de ser um carro de 1t e de condução normal, não deixa de ser bom. Por cada pneu, 1€ dá para cerca de 1500Km. Se com o combustível também fosse assim...

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                        Falando por alto, há pneus com mais aderência/menos duração e outros com menos aderência/mais duração. Podes jogar com isso para atingir um determinado fim mas daí a ser a combinação ideal...
                                        Eu defendo que se use pneus iguais, com melhor qualidade possivel e uma aderência que não comprometa a segurança. Se gostas dos Kuhmo e não podes comprar melhor, compra outros iguais.
                                        Comprei os Kumho porque onde fui para saber preços (Roady) e lhes disse que não estaria interessado nos Potenza me disseram que eram jeitosos;o meu carro Mazda 6 1.8 com 120 cv não é propriamente um carro super desportivo,portanto haverá pneus que melhor se adaptem a ele que já tem uma suspenção durita e com os Potenza o torna um pouco desconfortável;segundo opiniões que li, e como não estou interessado em pneus de baixa categoria talvez uns Michelin Pylot Sport 3 casassem bem?! Quando os Potenza forem à vida colocar os Pylot Sport e qundo os Kumho acabarem po los também atrás?Ou pensam que os Kumho se comportam bem e fico por eles?Agradeço opiniões,obg.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                          Isso é estranho. Se é legal ter pneus diferentes eixo a eixo, em que é que a seguradora se baseia para recusar a cobertura? Reclamação para cima.
                                          Por acaso gostava de saber também qual a razão para tal.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Myoldcar Ver Post
                                            Modelo e medidas dos Nokian?portanto o problema era dos Nokian. Que carro era?Obg.
                                            Já não me lembro do modelo dos Nokian em questão. O carro era um Corsa B 1.2 de 1994. Mesmo depois desses, ainda cometi a infelicidade de meter Nokian noutro carro e até me benzia à chuva. Estes últimos, troquei-os pouco abaixo de meio, antes que tivesse que trocar o carro todo. Muito maus, mesmo! Já ouvi dizer que as gamas atuais da Nokian são melhores, mas eu continuo desconfiado... "gato escaldado, de água fria tem medo".

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                                              #23
                                              Já agora, é legal no eixo da frente ter dois pneus diferentes e no eixo de trás os mesmos também diferentes?

                                              Isto é:

                                              Frente - Premium Contact II (lado esq.) e Fast response (lado dir.)
                                              Trás - A mesma combinação direita/esquerda de cima

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                Já agora, é legal no eixo da frente ter dois pneus diferentes e no eixo de trás os mesmos também diferentes?

                                                Isto é:

                                                Frente - Premium Contact II (lado esq.) e Fast response (lado dir.)
                                                Trás - A mesma combinação direita/esquerda de cima
                                                Os pneus têm que ser iguais (marca, modelo e medida) por eixo e não por lado. A situação que descreves, na inspeção, daria direito a selo vermelho.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                  Os pneus têm que ser iguais (marca, modelo e medida) por eixo e não por lado. A situação que descreves, na inspeção, daria direito a selo vermelho.
                                                  ... e na estrada, numa situação perto do limite, talvez um despiste.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Myoldcar Ver Post
                                                    Comprei os Kumho porque onde fui para saber preços (Roady) e lhes disse que não estaria interessado nos Potenza me disseram que eram jeitosos;o meu carro Mazda 6 1.8 com 120 cv não é propriamente um carro super desportivo,portanto haverá pneus que melhor se adaptem a ele que já tem uma suspenção durita e com os Potenza o torna um pouco desconfortável;segundo opiniões que li, e como não estou interessado em pneus de baixa categoria talvez uns Michelin Pylot Sport 3 casassem bem?! Quando os Potenza forem à vida colocar os Pylot Sport e qundo os Kumho acabarem po los também atrás?Ou pensam que os Kumho se comportam bem e fico por eles?Agradeço opiniões,obg.
                                                    Não conheço o carro, nem os Michelin, não posso opinar. Mas passa no tópico dos pneus, sempre podes ter mais opiniões.

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