Para quem já usa ou souber dar resposta construtiva ,gostava de discutir as vantagens e desvantagens dessa prática,já que se pode aproveitar as diferentes caracteristicas dos diversos pneus que existem;penso que é legal?
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Pneus de marcas diferentes nos dois eixos
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Originalmente Colocado por Pugas Ver PostDe certeza, há bastantes carros com medidas diferentes em cada eixo.
Se estamos a falar de viaturas ligeiras "normais", digamos, já não é o caso. Legal... é os quatro com a mesma medida... podem ser de uma marca num eixo e de outra no outro eixo.
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Originalmente Colocado por Pugas Ver PostDe certeza, há bastantes carros com medidas diferentes em cada eixo.
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Isso já depende de várias variáveis/factores...
Pode depender do carro (cilindrada, etc), tamanho de jante, estilo de condução, zona onde costumes circular (temperaturas altas vs baixas), e mais...
Aquilo que tu aches ser um bom compromisso, poderá não o ser para outros. É sempre muito complicado encontrar essa resposta, vais ouvir/ler opiniões diversas e antagónicas.
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Originalmente Colocado por Myoldcar Ver PostNão me estou a referir a medidas diferentes mas sim a marcas diferentes,aproveitando as caracteristicas das diversas marcas;neste momento tenho Potezas RE 50 A no eixo dianteiro e Kumhos U 31 no traseiro;a ideia era arranjar uma combinação que resultasse bem;por exemplo, pneus com boa manobrabilidade e maior durabilidade, no eixo dianteiro ,pneus com boa aderência e logo menos duráveis, no traseiro.
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Originalmente Colocado por DarkVeill Ver PostIsso já depende de várias variáveis/factores...
Pode depender do carro (cilindrada, etc), tamanho de jante, estilo de condução, zona onde costumes circular (temperaturas altas vs baixas), e mais...
Aquilo que tu aches ser um bom compromisso, poderá não o ser para outros. É sempre muito complicado encontrar essa resposta, vais ouvir/ler opiniões diversas e antagónicas.
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Originalmente Colocado por Myoldcar Ver PostNão me estou a referir a medidas diferentes mas sim a marcas diferentes,aproveitando as caracteristicas das diversas marcas;neste momento tenho Potezas RE 50 A no eixo dianteiro e Kumhos U 31 no traseiro;a ideia era arranjar uma combinação que resultasse bem;por exemplo, pneus com boa manobrabilidade e maior durabilidade, no eixo dianteiro ,pneus com boa aderência e logo menos duráveis, no traseiro.
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Para o comum dos utilizadores, na estrada, o único interesse será o da durabilidade, mas também não custa "rodar" os pneus para manter a profundidade dos sulcos iguais.
Só vejo alguma lógica no que dizes para quem ande em situações-limite e não esteja contente com o carro. Para um track-day, por exemplo. Mas para utilizar os pneus para alterar o comportamento de um carro, acho que é preciso testar imenso e ter muitos pneus à disposição (quantidade e diversidade). E não esqueçamos que os modelos de pneu vão sendo substituídos. Portanto, talvez a cada jogo de pneus tivesses de ir à procura da combinação ideal. Por tudo o que disse, não vejo isto como uma solução prática nem barata. Talvez seja hipótese a considerar para quem tenha uma pista privada, dom de piloto, muito dinheiro para gastar e demasiado tempo livre. Há formas muito mais interessantes, rápidas, sólidas, seguras e baratas de alterar o comportamento original de um carro.
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Originalmente Colocado por Zell Ver PostPara o comum dos utilizadores, na estrada, o único interesse será o da durabilidade, mas também não custa "rodar" os pneus para manter a profundidade dos sulcos iguais.
Só vejo alguma lógica no que dizes para quem ande em situações-limite e não esteja contente com o carro. Para um track-day, por exemplo. Mas para utilizar os pneus para alterar o comportamento de um carro, acho que é preciso testar imenso e ter muitos pneus à disposição (quantidade e diversidade). E não esqueçamos que os modelos de pneu vão sendo substituídos. Portanto, talvez a cada jogo de pneus tivesses de ir à procura da combinação ideal. Por tudo o que disse, não vejo isto como uma solução prática nem barata. Talvez seja hipótese a considerar para quem tenha uma pista privada, dom de piloto, muito dinheiro para gastar e demasiado tempo livre. Há formas muito mais interessantes, rápidas, sólidas, seguras e baratas de alterar o comportamento original de um carro.
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Vi um comentario a proposito de outra situação, aqui no forum, em que referiam um caso de um acidente envolvendo uma Megane, que apesar de ter um seguro de danos proprios, o proprietario teve que pagar o conserto da viatura, uma vez que a seguradora teria recusado o pagamento, em virtude de os 2 pneus de um dos eixos serem de marca diferente dos outros 2 montados no outro eixo.
Houve uma altura que a Vectra B 2.0 a gasolina de 1997, que tivemos, andava com pneus dunlop num eixo e michelin ou goodyear noutro.
Sinceramente em condução normal não notei diferença nenhuma.
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Também já andei com um carro com marcas diferentes conforme o eixo. Tinha Nokian num eixo e Yokohama noutro. A única coisa que notei foi que o carro fugia muito de traseira até passar os Nokian para a frente. Aí, passou a fugir de frente... Quando os Nokian se gastaram, comprei mais um jogo de Yokohama.
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Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver PostTambém já andei com um carro com marcas diferentes conforme o eixo. Tinha Nokian num eixo e Yokohama noutro. A única coisa que notei foi que o carro fugia muito de traseira até passar os Nokian para a frente. Aí, passou a fugir de frente... Quando os Nokian se gastaram, comprei mais um jogo de Yokohama.
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Originalmente Colocado por Myoldcar Ver PostPois, tens razão,a minha ideia nem era modificar o comportamento do carro;esta ideia surgiu me pelo seguinte:no meu carro que comprei em 2ª mão em março deste ano e que é de Outobro de 2008 só tinha 27Kkms,mas os 2 pneus dianteiros ,Potenza re 50A,tinham as bordas todas comidas,(ou o anterior dono fazia muitas rotundas ou é feitio do pneu) logo, passei os trazeiros para a frente e comprei 2 Kumho U31 ,novos que coloquei no eixo traseiro;não me apeteceu pagar mais de €180 por cada Potenza,dos quais nem gostei muito;têm um muito bom grip mas são demasiado duros, barulhentos, e demasiado direccionais para uma condução normal nas estradas que temos:fiquei portanto com pneus diferentes;como os Potenza irão ser mudados primeiro fiquei na dúvida;comprar mais 2 Kumhos,ou tentar algo diferente, com o conselho e esperiência de alguns de vós e depois dos Kumhos traseiros acabarem(parece que não duram muito)por iguais aos que já estarão na frente.
Eu defendo que se use pneus iguais, com melhor qualidade possivel e uma aderência que não comprometa a segurança. Se gostas dos Kuhmo e não podes comprar melhor, compra outros iguais.
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Originalmente Colocado por GTTDI Ver PostVi um comentario a proposito de outra situação, aqui no forum, em que referiam um caso de um acidente envolvendo uma Megane, que apesar de ter um seguro de danos proprios, o proprietario teve que pagar o conserto da viatura, uma vez que a seguradora teria recusado o pagamento, em virtude de os 2 pneus de um dos eixos serem de marca diferente dos outros 2 montados no outro eixo.
Houve uma altura que a Vectra B 2.0 a gasolina de 1997, que tivemos, andava com pneus dunlop num eixo e michelin ou goodyear noutro.
Sinceramente em condução normal não notei diferença nenhuma.
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Originalmente Colocado por Myoldcar Ver PostModelo e medidas dos Nokian?portanto o problema era dos Nokian. Que carro era?Obg.
Já agora, termos de duração, em cerca de 20000Km, no caso que conheço, gastaram pouco mais de 1mm no eixo da frente. Portanto, a continuar assim, farão uns 90000Km no total, se estiverem sempre no eixo da frente. Apesar de ser um carro de 1t e de condução normal, não deixa de ser bom. Por cada pneu, 1€ dá para cerca de 1500Km. Se com o combustível também fosse assim...
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Originalmente Colocado por Zell Ver PostFalando por alto, há pneus com mais aderência/menos duração e outros com menos aderência/mais duração. Podes jogar com isso para atingir um determinado fim mas daí a ser a combinação ideal...
Eu defendo que se use pneus iguais, com melhor qualidade possivel e uma aderência que não comprometa a segurança. Se gostas dos Kuhmo e não podes comprar melhor, compra outros iguais.
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Originalmente Colocado por Myoldcar Ver PostModelo e medidas dos Nokian?portanto o problema era dos Nokian. Que carro era?Obg.
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Originalmente Colocado por Homer Ver PostJá agora, é legal no eixo da frente ter dois pneus diferentes e no eixo de trás os mesmos também diferentes?
Isto é:
Frente - Premium Contact II (lado esq.) e Fast response (lado dir.)
Trás - A mesma combinação direita/esquerda de cima
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Originalmente Colocado por Myoldcar Ver PostComprei os Kumho porque onde fui para saber preços (Roady) e lhes disse que não estaria interessado nos Potenza me disseram que eram jeitosos;o meu carro Mazda 6 1.8 com 120 cv não é propriamente um carro super desportivo,portanto haverá pneus que melhor se adaptem a ele que já tem uma suspenção durita e com os Potenza o torna um pouco desconfortável;segundo opiniões que li, e como não estou interessado em pneus de baixa categoria talvez uns Michelin Pylot Sport 3 casassem bem?! Quando os Potenza forem à vida colocar os Pylot Sport e qundo os Kumho acabarem po los também atrás?Ou pensam que os Kumho se comportam bem e fico por eles?Agradeço opiniões,obg.
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