Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Ajuda] Seat Ibiza 2010 - Porta traseira não tranca

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Ajuda] Seat Ibiza 2010 - Porta traseira não tranca

    Boas!

    Hoje notei um problema com o meu Seat Ibiza de 2010: Uma das portas traseiras não tranca (nem com o comando nem com a chave) e não abre por dentro.
    Ao carregar no comando para trancar noto que as outras portas fazem o ruído normal de trancar e aquela faz um ruído duplo, ou seja, tranca e destranca.
    Penso que terá ocorrido porque o meu pai abriu a porta para tirar o casaco do banco de trás no preciso momento em que eu estava a trancar o carro.
    Entretanto já andei ás voltas com o comando (trancar com a porta aberta, etc.) e com o bloqueio de segurança a ver se conseguia resolver aquilo e nada.

    Já alguém teve um problema semelhante? Fazem alguma ideia de como o resolver? Cumpz.

    #2
    O mais provável é uma má ligação na ficha.

    Tens de desmontar a forra da porta e verificar se a ficha que vem do pilar está bem ligada.

    Não conheço esse modelo, mas parece-me que seja algo do género.

    Comentário


      #3
      Deve ser isso. Eu perguntei porque como acho que aconteceu ao abrir a porta ao mesmo tempo que trancava poderia ser algum "bug" (desculpem a linguagem informática) que já fosse conhecido do pessoal que tem este modelo e tivesse uma resolução simples. Vou ver se consigo fazer isso da ficha, senão amanhã lá vou deixar um bocado do ordenado na oficina.

      Obrigado pela ajuda e se mais alguém tiver sugestões sou todo ouvidos.

      Comentário


        #4
        Talvez seja possível com máquina de diagnóstico perceber o que se passa.
        Acho que já não será o caso (o carro é recente, deve ser eléctrico), mas se o sistema for de vácuo pode ser uma fuga na tubagem.
        A ficha não se perde nada em verificar e limpar os contactos mas uma vez que tranca e destranca deve ser mais avaria de algum módulo.

        Comentário


          #5
          Já está resolvido.

          Desmontei o painel, limpei os contactos... e nada. Até que pus-me a pensar que o user Erbium (obrigado pela dica) tem razão: o sistema é eléctrico, e tal como todas as coisas electronicas só precisava de um Crtl +Alt +Del e um reset. Portanto voltei á minha teoria inicial: reproduzir o incidente que deu origem á avaria. Experimentei abrir a porta em questão precisamente no momento em que utilizo o comando para trancar o carro. Precisei de algumas tentativas porque é preciso acertar na fracção de segundo correcta (ou errada, se fizerem isto sem querer) mas por fim a porta lá fez o barulho de trancar e abrir umas quantas vezes seguidas e ficou porreira. Pensem na coisa da seguinte forma: aquilo tem duas posições: trancado e destrancado e ao contrario de um sistema mecânico que simplesmente não funciona fora dos parâmetros definidos aqui o que aconteceu foi que o módulo electrónico da tranca ao ser aberto no preciso momento em que estava a trancar passou a assumir a posição de aberto como sendo trancado, e vice-versa. portanto ao repetir o incidente que deu origem a esta troca repus o sistema na sua predefinição voltando a funcionar correctamente.

          Este truque é daqueles que dá jeito saber pois provavelmente aplica-se a todos os automóveis com tranca electrónica se cometerem o mesmo erro que eu.

          Obrigado pela ajuda e cumprimentos.

          Comentário


            #6
            O meu comecou esta semana a ter o mesmo problema. Vou experimentar! Obrigado! Faz barulho duplo mas fecha... Só que fica o led do alarme sempre ligado.

            Comentário


              #7
              Bem, aparentemente resultou... Mas com a sorte que tenho com avarias de certeza que volta LOL.

              Comentário


                #8
                O problema voltou...
                Parece que quando abro e fecho três ou quatro vezes seguidas nunca mais faz... Mas se voltar dali a 2 ou 3 horas já faz outra vez... Se abrir e fechar várias vezes deixa de fazer outra vez...
                Parece falta de lubrificação mas já meti WD40 e continua igual... Amanhã vou meter outra vez mas já me vejo na oficina outra vez... Bem se calhar espero pela revisão... mas vou ter de andar a fechar e abrir o carro várias vezes cada vez que o quero fechar

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por CanisHorribilis Ver Post
                  Boas!

                  Hoje notei um problema com o meu Seat Ibiza de 2010: Uma das portas traseiras não tranca (nem com o comando nem com a chave) e não abre por dentro.
                  Ao carregar no comando para trancar noto que as outras portas fazem o ruído normal de trancar e aquela faz um ruído duplo, ou seja, tranca e destranca.
                  Penso que terá ocorrido porque o meu pai abriu a porta para tirar o casaco do banco de trás no preciso momento em que eu estava a trancar o carro.
                  Entretanto já andei ás voltas com o comando (trancar com a porta aberta, etc.) e com o bloqueio de segurança a ver se conseguia resolver aquilo e nada.

                  Já alguém teve um problema semelhante? Fazem alguma ideia de como o resolver? Cumpz.

                  boas,

                  a porta do passageiro do meu seat ibiza não abre de maneira alguma, já tentei de tudo e não a consigo abrir, nem com o comando nem com a chave nem com força bruta, ela simplesmente não abre!

                  alguém que me possa ajudar??

                  desde já obrigado

                  desde já obrigado

                  Comentário


                    #10
                    Há que desforrar a mala e abrir à mão..

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por adbseat Ver Post
                      boas,

                      a porta do passageiro do meu seat ibiza não abre de maneira alguma, já tentei de tudo e não a consigo abrir, nem com o comando nem com a chave nem com força bruta, ela simplesmente não abre!

                      alguém que me possa ajudar??

                      desde já obrigado

                      desde já obrigado
                      Mas que grande chatice!
                      Isso foi o módulo da porta que se passou.
                      Não sei como é o sistema do Ibiza, conheço o do Golf IV que semelhante em muitos carros do grupo e até em alguns mais recentes. Nestes carros o puxador de fora está ligado ao modulo por um cabo de aço e um ajustador em plástico, por vezes aquilo pode passar alguns dentes e desafinar o módulo, se não puxar ou recuar totalmente o gatilho do módulo que está no interior através do cabo de aço o modulo não destranca e não consegues abrir a porta portanto caso seja um sistema igual tenta assim:
                      - Puxa o puxador da porta, com ele puxado para fora vê se consegues ver o cabo de aço.
                      - Se conseguires ajusta o cabo com cuidado para uma posição diferente, não deixes que o cabo se passe para dentro da porta se não fica sem ligação à porta
                      - Vai ajustando o cabo em posições diferentes e tenta abrir a porta várias vezes, sê persistente, pode do nada abrir.

                      EDIT: Quanto a desforrar a porta é a ultima solução, em alguns casos só mesmo retirando o banco e destruindo a forra pois os parafusos não ficam acessíveis com a porta fechada, não sei se no ibiza tens melhor sorte mas esta é a pior das hipóteses.
                      Editado pela última vez por FernandoAc; 20 August 2015, 22:30.

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X