Astra H - Apoio do tubo de água partiu com o calor.

A mostrar resultados 1 para 25 de 25
Like Tree1Likes
  • 1 Post By chicolaranja

Título: Astra H - Apoio do tubo de água partiu com o calor.

Piloto de Troféu Fraga's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2004

Por Defeito Astra H - Apoio do tubo de água partiu com o calor.

Ontem a minha Astra sobreaqueceu no trânsito durante a tarde.

Quando encostei vi que a temperatura da água estava nos 116ºC (nas funções especiais do CB porque não tenho um ponteiro a indicar isso..!) e tinha um apoio de um tubo partido por isso perdi a água toda por aí.

Pensava que só precisava de reparar o tubo e o respectivo apoio e ficava tudo bem.

Na oficina disseram-me que também precisava de trocar a bomba de água e orçamentaram tudo em 267€.

Fui roubado ou é um valor normal? Nunca me tinha acontecido uma destas...

Piloto Lendário Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Se seria preciso mudar a bomba de água, sinceramente não sei, mas, no minimo, ficava na dúvida como tu.

Sendo eu proprietário de uma Astra H, fiquei com uma questão às voltas na cabeça:
    Não apareceu nenhum aviso do sobreaquecimento? Nem uma luz, nem uma indicação no CB? Nada? É que, além de me fazer uma confusão enorme, não ter ponteiro da temperatura (é o 1º carro que tenho assim), não costumo andar com o menu escondido do rádio, aberto de modo a controlar a temperatura.

Data de Registo
    Feb 2004

Por Defeito

Sim, piscou uma luz vermelha dentro do conta-rotações, com o símbolo da temperatura da água.
    Foi aí que encostei, activei essa função no CB e vi que a água estava a 116ºC.

A única questão aqui é se as oficinas estão em crise e dizem isto para ganharem mais, ou se realmente a bomba de água também foi à vida...

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
    Sim, piscou uma luz vermelha dentro do conta-rotações, com o símbolo da temperatura da água.

A única questão aqui é se as oficinas estão em crise e dizem isto para ganharem mais, ou se realmente a bomba de água também foi à vida...
    Fico um pouco mais descansado. Vou ligar ao mecânico que acompanha a minha Astra e assim que tenha alguma novidade, digo-te

Data de Registo
    Feb 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Fico um pouco mais descansado. Vou ligar ao mecânico que acompanha a minha Astra e assim que tenha alguma novidade, digo-te
    Obrigado
    Entretanto fiquei há pouco a saber que a própria bomba de água é refrigerada com água, por isso se aquilo secou e a bomba fritou por uns segundos, pode mesmo ter ido à vida.
    Isto aconteceu-me no trânsito da baixa do Porto, com 30ºC em cima...

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

bomba de água refrigerada nunca ouvi falar, 267€ parece-me exageradamente caro para essa reparação. não ponho em causa se precisa ou não da bomba, apenas me parece caro

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
    bomba de água refrigerada nunca ouvi falar, 267€ parece-me exageradamente caro para essa reparação. não ponho em causa se precisa ou não da bomba, apenas me parece caro
    Infelizmente a Opel já tem habituado os seus clientes, em determinadas reparações, a preços "fora da concorrência". E depois há outras reparações dentro do normal e até mesmo em conta. Enfim......

Piloto Lendário eblase's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

Acho que só estão a propor a bomba de água por precaução. Melhor só confirmando com a peça na mão.

Precaução porque pode estar perto da mudança da mesma e como tens o circuito de refrigeração aberto, aproveita-se e muda-se.

Data de Registo
    Feb 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
    a mim também pareceu... mas o preço inclui mão de obra, tubo, apoios, bomba de água, e líquido refrigerante.

ainda não vi a factura pois só a vou buscar logo ao fim da tarde.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2010

Por Defeito

O teu Astra dispõe de check control?
    Se sim, no ecran do CB não apareceu o aviso de falta do líquido refrigerador?

Data de Registo
    Feb 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por mclt Ver Post
    O teu Astra dispõe de check control?
    Se sim, no ecran do CB não apareceu o aviso de falta do líquido refrigerador?
    Não deve ter... Só piscou a luz no conta-rotações. Tive mesmo que percorrer todas as opções "escondidas" do CB para ver o que se passava.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Parece-me que a bomba de água foi trocada desnecessáriamente.

Ao acender a luz de temperatura, se o motor foi imediamente desligado, não faz sentido danificarem-se componentes. Ainda por cima não tendo ponteiro.

Senão alguns veículos com alguma idade davam muita despesa em componentes do sistema de refrigeração.

Um carro cá em casa já acendeu a luz várias vezes (não tem ponteiro) e só se reparou o que estava a provocar a perda de água/aumento temperatura, nada mais.

Banido armandosilva's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

O que fazem quando liga essa luz ? param o carro e desligam o motor ou deixam ao ralenti para a ventoinha arrefecer o sistema?

Data de Registo
    Feb 2004

Por Defeito

Está desvendado o mistério. A bomba de água custou 108€ e 130€ foi mão de obra (uma manhã de trabalho).

Fica o alerta caso um dia pensem em deixar um carro nas oficinas Norauto.

Eu sei que não são nenhuma referência, mas era a mais perto de minha casa e não queria fazer muitos kms com a carrinha naquele estado.

Mas a mim não me apanham lá outra vez.

Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
    O que fazem quando liga essa luz ? param o carro e desligam o motor ou deixam ao ralenti para a ventoinha arrefecer o sistema?
    Parar imediatamente o motor? Se ele aqueceu ligado... deixar ligado será pior! Partindo do principio que ela acendeu por falta de água, tubo roto, bomba de água gasta(as palhetas..)..

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    Parar imediatamente o motor? Se ele aqueceu ligado... deixar ligado será pior! Partindo do principio que ela acendeu por falta de água, tubo roto, bomba de água gasta(as palhetas..)..
    Nem mais.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Está desvendado o mistério. A bomba de água custou 108€ e 130€ foi mão de obra (uma manhã de trabalho).

Fica o alerta caso um dia pensem em deixar um carro nas oficinas Norauto.

Eu sei que não são nenhuma referência, mas era a mais perto de minha casa e não queria fazer muitos kms com a carrinha naquele estado.

Mas a mim não me apanham lá outra vez.
    Bem carote essa reparação, pensava que teria sido na Opel....

Em relação à questão da troca da bomba, como te disse, ía falar com o mecânico e assim fiz. Explicação pode ser uma de duas e podes informar-te com a Norauto a até exigir a bomba "velha", para comprovares. Aqui vai:

- por norma este tipo de aquecimento, não danifica o empanque (não sei se está bem escrito, mas é aquilo que erradamente se chama de O-Ring) da bomba de água, e como não há troca prevista na manutenção, só se deve fazê-lo quando a bomba der sinais. Portanto a troca da mesma, pode ter sido devido a ter ficado danificada (pouco provável) ou por precaução, isto é, parece que às vezes o que sucede com este tipo de situação, é que se troca só o tal tubo e na semana a seguir continuamos com perda de água (pela bomba) e um gajo chateia-se ("então porque é que não trocaram logo?"). E por estas e por outras, trocam a bomba para evitar estes constrangimentos. Com a antiga na mão, um mecânico pode dizer-te se está danificada ou não.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

Acho que a oficina agiu bem pelo motivo que o Ecoflex referiu acima.

Se não tivessem mudado e esta semana ficasses parado na estrada com a mesma luz acesa, ou pior, com a junta queimada o que ias dizer?

Eles agiram numa óptica de precaução e fizeram tudo quase bem. A única coisa que poderiam ter feito melhor era terem ligado a expor a questão e se querias mudar a bomba de água por precaução ou se assumias o risco e a tua resposta depois ficava na folha de serviço, até para salvaguarda deles.

Infelizmente a precaução custa dinheiro mas foi preferível teres gasto 200€ a mais do que depois gastares umas centenas largas a arranjar uma culassa queimada, fora a chatisse de teres o carro parado mais uns dias.
    armandosilva gosta disto.

Data de Registo
    Feb 2004

Por Defeito

Pois, isso eu compreendo e só espero que não volte a dar problemas ligados ao sistema de refrigeração tão cedo.

O meu medo é que tenha queimado a junta da colassa (colaça? culassa? na internet aparece de tudo e não há consenso) e eles não tenham verificado isso.

É que pelo que estive a ver este bloco 1.4i 16V da Opel é perito em queimar. A carrinha tem 93.000km.

Quais são os sintomas de uma junta queimada?

Piloto de Testes Pauliteiro's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

A luz serve precisamente para alertar para a temperatura elevada e se tu após verificares no CB que estava de facto alta (não consigo compreender estas práticas, já a Seat faz o mesmo!) o desligaste logo, creio que não te devas preocupar em excesso.

Já lá vai o tempo em que motores como o do Clio I queimam a junta só de acender a luz

Mas os sintomas podem ser vários - fuminho branco, água a sumir, óleo leitoso.. Pode ter várias apresentações

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Pois, isso eu compreendo e só espero que não volte a dar problemas ligados ao sistema de refrigeração tão cedo.

O meu medo é que tenha queimado a junta da colassa (colaça? culassa? na internet aparece de tudo e não há consenso) e eles não tenham verificado isso.

É que pelo que estive a ver este bloco 1.4i 16V da Opel é perito em queimar. A carrinha tem 93.000km.

Quais são os sintomas de uma junta queimada?
    Além dos exemplos que já te deram, penso que os mais fáceis de controlar são: o consumo de água, e o nivel do óleo a subir (ainda que ligeiramente).

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

E o líquido de refrigeração poderá ficar com aspecto pastoso e escurecido.

Data de Registo
    Feb 2004

Por Defeito

Obrigado malta. Há maneira de ver directamente se está queimada sem ter que abrir o bloco do motor?

É que parece-me que esses sintomas são um pouco difíceis de detectar

Quando falam em água a desaparecer, referem-se ao líquido refrigerante?

Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

Obrigado malta. Há maneira de ver directamente se está queimada sem ter que abrir o bloco do motor?

É que parece-me que esses sintomas são um pouco difíceis de detectar

Quando falam em água a desaparecer, referem-se ao líquido refrigerante?
    Se não sair por outro lado, sobra a junta.

Sim, liquido de refrigeração.

Data de Registo
    Feb 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    Se não sair por outro lado, sobra a junta.

Sim, liquido de refrigeração.
    Pelo que estive a ver agora ainda está ao nível, quanto à cor ou viscosidade não consegui ver porque acabado de chegar a casa e não queria abrir a tampa com o líquido quente. O líquido só por si é cor-de-rosa o que torna complicado ver se há óleo misturado.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •