Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Astra H - Apoio do tubo de água partiu com o calor.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Astra H - Apoio do tubo de água partiu com o calor.

    Ontem a minha Astra sobreaqueceu no trânsito durante a tarde.

    Quando encostei vi que a temperatura da água estava nos 116ºC (nas funções especiais do CB porque não tenho um ponteiro a indicar isso..!) e tinha um apoio de um tubo partido por isso perdi a água toda por aí.

    Pensava que só precisava de reparar o tubo e o respectivo apoio e ficava tudo bem.

    Na oficina disseram-me que também precisava de trocar a bomba de água e orçamentaram tudo em 267€.

    Fui roubado ou é um valor normal? Nunca me tinha acontecido uma destas...

    #2
    Se seria preciso mudar a bomba de água, sinceramente não sei, mas, no minimo, ficava na dúvida como tu.

    Sendo eu proprietário de uma Astra H, fiquei com uma questão às voltas na cabeça:
    Não apareceu nenhum aviso do sobreaquecimento? Nem uma luz, nem uma indicação no CB? Nada? É que, além de me fazer uma confusão enorme, não ter ponteiro da temperatura (é o 1º carro que tenho assim), não costumo andar com o menu escondido do rádio, aberto de modo a controlar a temperatura.

    Comentário


      #3
      Sim, piscou uma luz vermelha dentro do conta-rotações, com o símbolo da temperatura da água.
      Foi aí que encostei, activei essa função no CB e vi que a água estava a 116ºC.

      A única questão aqui é se as oficinas estão em crise e dizem isto para ganharem mais, ou se realmente a bomba de água também foi à vida...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
        Sim, piscou uma luz vermelha dentro do conta-rotações, com o símbolo da temperatura da água.
        Foi aí que encostei, activei essa função no CB e vi que a água estava a 116ºC.

        A única questão aqui é se as oficinas estão em crise e dizem isto para ganharem mais, ou se realmente a bomba de água também foi à vida...
        Fico um pouco mais descansado. Vou ligar ao mecânico que acompanha a minha Astra e assim que tenha alguma novidade, digo-te

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
          Fico um pouco mais descansado. Vou ligar ao mecânico que acompanha a minha Astra e assim que tenha alguma novidade, digo-te
          Obrigado
          Entretanto fiquei há pouco a saber que a própria bomba de água é refrigerada com água, por isso se aquilo secou e a bomba fritou por uns segundos, pode mesmo ter ido à vida.
          Isto aconteceu-me no trânsito da baixa do Porto, com 30ºC em cima...

          Comentário


            #6
            bomba de água refrigerada nunca ouvi falar, 267€ parece-me exageradamente caro para essa reparação. não ponho em causa se precisa ou não da bomba, apenas me parece caro

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
              bomba de água refrigerada nunca ouvi falar, 267€ parece-me exageradamente caro para essa reparação. não ponho em causa se precisa ou não da bomba, apenas me parece caro
              Infelizmente a Opel já tem habituado os seus clientes, em determinadas reparações, a preços "fora da concorrência". E depois há outras reparações dentro do normal e até mesmo em conta. Enfim......

              Comentário


                #8
                Acho que só estão a propor a bomba de água por precaução. Melhor só confirmando com a peça na mão.

                Precaução porque pode estar perto da mudança da mesma e como tens o circuito de refrigeração aberto, aproveita-se e muda-se.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                  bomba de água refrigerada nunca ouvi falar, 267€ parece-me exageradamente caro para essa reparação. não ponho em causa se precisa ou não da bomba, apenas me parece caro
                  a mim também pareceu... mas o preço inclui mão de obra, tubo, apoios, bomba de água, e líquido refrigerante.

                  ainda não vi a factura pois só a vou buscar logo ao fim da tarde.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                    Sim, piscou uma luz vermelha dentro do conta-rotações, com o símbolo da temperatura da água.
                    Foi aí que encostei, activei essa função no CB e vi que a água estava a 116ºC.

                    A única questão aqui é se as oficinas estão em crise e dizem isto para ganharem mais, ou se realmente a bomba de água também foi à vida...
                    O teu Astra dispõe de check control?
                    Se sim, no ecran do CB não apareceu o aviso de falta do líquido refrigerador?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por mclt Ver Post
                      O teu Astra dispõe de check control?
                      Se sim, no ecran do CB não apareceu o aviso de falta do líquido refrigerador?
                      Não deve ter... Só piscou a luz no conta-rotações. Tive mesmo que percorrer todas as opções "escondidas" do CB para ver o que se passava.

                      Comentário


                        #12
                        Parece-me que a bomba de água foi trocada desnecessáriamente.

                        Ao acender a luz de temperatura, se o motor foi imediamente desligado, não faz sentido danificarem-se componentes. Ainda por cima não tendo ponteiro.

                        Senão alguns veículos com alguma idade davam muita despesa em componentes do sistema de refrigeração.

                        Um carro cá em casa já acendeu a luz várias vezes (não tem ponteiro) e só se reparou o que estava a provocar a perda de água/aumento temperatura, nada mais.

                        Comentário


                          #13
                          O que fazem quando liga essa luz ? param o carro e desligam o motor ou deixam ao ralenti para a ventoinha arrefecer o sistema?

                          Comentário


                            #14
                            Está desvendado o mistério. A bomba de água custou 108€ e 130€ foi mão de obra (uma manhã de trabalho).

                            Fica o alerta caso um dia pensem em deixar um carro nas oficinas Norauto.

                            Eu sei que não são nenhuma referência, mas era a mais perto de minha casa e não queria fazer muitos kms com a carrinha naquele estado.

                            Mas a mim não me apanham lá outra vez.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                              O que fazem quando liga essa luz ? param o carro e desligam o motor ou deixam ao ralenti para a ventoinha arrefecer o sistema?
                              Parar imediatamente o motor? Se ele aqueceu ligado... deixar ligado será pior! Partindo do principio que ela acendeu por falta de água, tubo roto, bomba de água gasta(as palhetas..)..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                Parar imediatamente o motor? Se ele aqueceu ligado... deixar ligado será pior! Partindo do principio que ela acendeu por falta de água, tubo roto, bomba de água gasta(as palhetas..)..
                                Nem mais.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                  Está desvendado o mistério. A bomba de água custou 108€ e 130€ foi mão de obra (uma manhã de trabalho).

                                  Fica o alerta caso um dia pensem em deixar um carro nas oficinas Norauto.

                                  Eu sei que não são nenhuma referência, mas era a mais perto de minha casa e não queria fazer muitos kms com a carrinha naquele estado.

                                  Mas a mim não me apanham lá outra vez.
                                  Bem carote essa reparação, pensava que teria sido na Opel....

                                  Em relação à questão da troca da bomba, como te disse, ía falar com o mecânico e assim fiz. Explicação pode ser uma de duas e podes informar-te com a Norauto a até exigir a bomba "velha", para comprovares. Aqui vai:

                                  - por norma este tipo de aquecimento, não danifica o empanque (não sei se está bem escrito, mas é aquilo que erradamente se chama de O-Ring) da bomba de água, e como não há troca prevista na manutenção, só se deve fazê-lo quando a bomba der sinais. Portanto a troca da mesma, pode ter sido devido a ter ficado danificada (pouco provável) ou por precaução, isto é, parece que às vezes o que sucede com este tipo de situação, é que se troca só o tal tubo e na semana a seguir continuamos com perda de água (pela bomba) e um gajo chateia-se ("então porque é que não trocaram logo?"). E por estas e por outras, trocam a bomba para evitar estes constrangimentos. Com a antiga na mão, um mecânico pode dizer-te se está danificada ou não.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acho que a oficina agiu bem pelo motivo que o Ecoflex referiu acima.

                                    Se não tivessem mudado e esta semana ficasses parado na estrada com a mesma luz acesa, ou pior, com a junta queimada o que ias dizer?

                                    Eles agiram numa óptica de precaução e fizeram tudo quase bem. A única coisa que poderiam ter feito melhor era terem ligado a expor a questão e se querias mudar a bomba de água por precaução ou se assumias o risco e a tua resposta depois ficava na folha de serviço, até para salvaguarda deles.

                                    Infelizmente a precaução custa dinheiro mas foi preferível teres gasto 200€ a mais do que depois gastares umas centenas largas a arranjar uma culassa queimada, fora a chatisse de teres o carro parado mais uns dias.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pois, isso eu compreendo e só espero que não volte a dar problemas ligados ao sistema de refrigeração tão cedo.

                                      O meu medo é que tenha queimado a junta da colassa (colaça? culassa? na internet aparece de tudo e não há consenso) e eles não tenham verificado isso.

                                      É que pelo que estive a ver este bloco 1.4i 16V da Opel é perito em queimar. A carrinha tem 93.000km.

                                      Quais são os sintomas de uma junta queimada?

                                      Comentário


                                        #20
                                        A luz serve precisamente para alertar para a temperatura elevada e se tu após verificares no CB que estava de facto alta (não consigo compreender estas práticas, já a Seat faz o mesmo!) o desligaste logo, creio que não te devas preocupar em excesso.

                                        Já lá vai o tempo em que motores como o do Clio I queimam a junta só de acender a luz

                                        Mas os sintomas podem ser vários - fuminho branco, água a sumir, óleo leitoso.. Pode ter várias apresentações

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                          Pois, isso eu compreendo e só espero que não volte a dar problemas ligados ao sistema de refrigeração tão cedo.

                                          O meu medo é que tenha queimado a junta da colassa (colaça? culassa? na internet aparece de tudo e não há consenso) e eles não tenham verificado isso.

                                          É que pelo que estive a ver este bloco 1.4i 16V da Opel é perito em queimar. A carrinha tem 93.000km.

                                          Quais são os sintomas de uma junta queimada?
                                          Além dos exemplos que já te deram, penso que os mais fáceis de controlar são: o consumo de água, e o nivel do óleo a subir (ainda que ligeiramente).

                                          Comentário


                                            #22
                                            E o líquido de refrigeração poderá ficar com aspecto pastoso e escurecido.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Obrigado malta. Há maneira de ver directamente se está queimada sem ter que abrir o bloco do motor?

                                              É que parece-me que esses sintomas são um pouco difíceis de detectar

                                              Quando falam em água a desaparecer, referem-se ao líquido refrigerante?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                                Obrigado malta. Há maneira de ver directamente se está queimada sem ter que abrir o bloco do motor?

                                                É que parece-me que esses sintomas são um pouco difíceis de detectar

                                                Quando falam em água a desaparecer, referem-se ao líquido refrigerante?
                                                Se não sair por outro lado, sobra a junta.

                                                Sim, liquido de refrigeração.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                  Se não sair por outro lado, sobra a junta.

                                                  Sim, liquido de refrigeração.
                                                  Pelo que estive a ver agora ainda está ao nível, quanto à cor ou viscosidade não consegui ver porque acabado de chegar a casa e não queria abrir a tampa com o líquido quente. O líquido só por si é cor-de-rosa o que torna complicado ver se há óleo misturado.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X