Boa noite a todos.
O carro do meu pai, um Kia Shuma II, 2006 tem andado já à uns valentes meses com a luz indicativa de avaria de motor acesa. Em tempos levei-o à oficina da marca, no qual me disseram que deveria ser da sonda lambda. Na altura creio que mencionaram algo como 300€ por uma nova, salvo erro pois não me recordo bem.
Entretanto na semana passada chegou-me a casa um scanner OBDII, elm327 e com este mais o torque para android apaguei a referida luz sabendo que certamente iria voltar a acender-se, uma vez que o problema não foi resolvido.
Andei a monitorizar espaçadamente os erros até que passados uns dias acusou o erro P0172 -System Too Rich (Bank 1), e 1 ou 2 dias depois, voltou a acender-se a dita luz no quadrante... liguei de novo o scanner e verifiquei novamente o código lido anteriormente.
Investiguei um pouco na internet este erro (OBD-II Trouble Code: P0172 System Too Rich (Bank 1)), e segundo entendi o normal é ser a MAF com problemas...
Aqui é que se coloca o meu impasse, qual dos dois será defeituoso esperando que não sejam ambos?
Pelo que li, muitas das vezes diagnosticam erradamente problemas provocados pela MAF como sendo relativos à sonda lambda.
O carro não tem a potência que deveria para 100cv embora desenvolva sem soluços, creio que os consumos estão um pouco altos para o normal, mas também não sou eu que anda com o carro diariamente. Não noto falhas ao relanti, se bem que depois de limpar os erros, o carro fica com um trabalhar mais silencioso e nas primeiras aceleradelas parece querer engasgar um pouco, mas muito pouco mesmo o que vai passando à medida que a centralina deve adaptar-se às novas condições - um sensor com mau funcionamento...
Alguma ajuda é bem vinda...
Cumprimentos,
Filipe.
O carro do meu pai, um Kia Shuma II, 2006 tem andado já à uns valentes meses com a luz indicativa de avaria de motor acesa. Em tempos levei-o à oficina da marca, no qual me disseram que deveria ser da sonda lambda. Na altura creio que mencionaram algo como 300€ por uma nova, salvo erro pois não me recordo bem.
Entretanto na semana passada chegou-me a casa um scanner OBDII, elm327 e com este mais o torque para android apaguei a referida luz sabendo que certamente iria voltar a acender-se, uma vez que o problema não foi resolvido.
Andei a monitorizar espaçadamente os erros até que passados uns dias acusou o erro P0172 -System Too Rich (Bank 1), e 1 ou 2 dias depois, voltou a acender-se a dita luz no quadrante... liguei de novo o scanner e verifiquei novamente o código lido anteriormente.
Investiguei um pouco na internet este erro (OBD-II Trouble Code: P0172 System Too Rich (Bank 1)), e segundo entendi o normal é ser a MAF com problemas...
Aqui é que se coloca o meu impasse, qual dos dois será defeituoso esperando que não sejam ambos?
Pelo que li, muitas das vezes diagnosticam erradamente problemas provocados pela MAF como sendo relativos à sonda lambda.
O carro não tem a potência que deveria para 100cv embora desenvolva sem soluços, creio que os consumos estão um pouco altos para o normal, mas também não sou eu que anda com o carro diariamente. Não noto falhas ao relanti, se bem que depois de limpar os erros, o carro fica com um trabalhar mais silencioso e nas primeiras aceleradelas parece querer engasgar um pouco, mas muito pouco mesmo o que vai passando à medida que a centralina deve adaptar-se às novas condições - um sensor com mau funcionamento...
Alguma ajuda é bem vinda...
Cumprimentos,
Filipe.
Comentário