Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mudança preventiva das “capas” das bielas – motores dci

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mudança preventiva das “capas” das bielas – motores dci

    Antes de mais, com este novo tópico não quero começar uma guerra ou afirmar que todos os motores dci (em especial os 1.5) vão ter problemas e que, mais cedo ou mais tarde, vão berrar…

    Este tópico é simplesmente, dentro da filosofia do fórum, tentar ajudar e não apenas ser ajudado. É por isso que partilho a experiência real do qashqai lá de casa, mas vamos a factos:

    Em finais de 2007 foi comprado um kai-kai 1.5 dci que veio substituir um clio também com o dci, mas de apenas 65 cv…

    Durante estes anos o kai-kai tem-se portado bem e nunca deu a menor chatice mecânica, mas com os relatos e conhecimento de vários casos de problemas com as “capas” ou bronzes das bielas decidiu-se que valia a pena fazer uma manutenção preventiva e tratar de as mudar.

    Falei com um conhecido meu que é mecânico na marca que me informou haver vários casos desse problema e com quilometragens muito díspares: 80.000, 150.000, 230.000 sendo que não é possível identificar com rigor a causa: má lubrificação por causa da bomba ou nível de óleo baixo, aperto insuficiente, fadiga do material, condução abusiva… são apenas alguns exemplos de uma possível explicação, mas há muitos casos conhecidos e não existe uma explicação absoluta.

    Aproveitou-se a mudança de óleo para fazer o serviço (lembro que é necessário tirar o cárter) e também a valvulina acabou por ser trocada (cerca de 3 litros).
    Como já fez o serviço várias vezes disse também que não seria necessário trocar os parafusos das bielas e que só levaria junta nova se danificasse a que lá estava. Informou-me também que, em princípio, não seria necessário retificar nada o que se confirmou.

    Não estive por lá a maior parte do tempo (é um serviço demorado) até porque também foi feita a normal revisão e mudado o kit de distribuição, incluindo a bomba de água…

    O preço das novas capas de biela (num total de 8) ultrapassou ligeiramente os 100€ e são diferentes das que vinham de origem (não tenho fotos comparativas). Segundo ele são substancialmente melhores, mas não me soube informar a partir de que data os carros novos começaram a vir com estas novas capas.

    As capas superiores estavam, como podem ver, já com um desgaste significativo sendo o maior na terceira biela, se a memória não me falha (ver foto com detalhe). Não era possível dizer mais quanto tempo iriam aguentar, mas na opinião dele, foi uma boa altura para trocar…

    Parece não há verdadeiramente sintomas de quando vai acontecer, mas segundo o mecânico, quem tiver ouvido “tísico” pode por vezes ouvir um ligeiro tric-tric-tric do motor ao ralenti ou com bocadinho de aceleração a frio. Acontece que eu nunca ouvi isso, mas a minha patroa (que conduz o carro 99% do tempo) já me tinha falado disso duas ou três embora eu nunca tenha valorizado.

    Vou ficar por aqui que o tópico já vai longo. Não quero com isto alarmar ninguém. Nós optámos por trocar por acreditarmos que agora podemos andar mais descansados com o carro e como está a chegar aos 100.000 e revisões fora da marca há algum tempo… de nada serviria ir bater à porta da Nissan em caso de avaria! Ou seja, mais vale prevenir que remediar, mais ainda quando o custo final nem sequer é muito elevado, por exemplo se comparado com o do N47…
    Termino com duas fotos. Vejam em especial a segunda.

    Espero que seja útil para alguém. Afinal de contas deve ser dos motores (senão mesmo o motor) mais comercializado no nosso país.



    #2
    Primeiro que tudo agradeço-te a colocação deste post, uma vez que indirectamente sou afectado com este assunto. A minha namorada tem um Clio III DCI 105 (140k km) e o meu irmão um Storia 65cv (160k km), ambos de 03/2007 e o ultimo com histórico de manutenções na Renault.

    Acho que é importante perceber desde quando foram implementadas as novas capas de biela, se elas realmente resolvem o problema e se existe algum delay desde o momento em que a Renault aplica as alterações e quando é que elas se reflectem nas linhas de produção das duas marcas.

    No caso do Storia, no talão da ultima revisão (altura da compra), vem mencionado que levou um óleo 5w40 na marca, o que é um bom presságio.

    No caso do III, comprado na Renault e sempre assistido nesta até ao fim da garantia e posteriormente na casa de um mecânico da marca, descobri que andava a levar 10w40 (Elf Competition ST), na revisão dos 100k km voltou a levar 5w40.
    Editado pela última vez por Ruie34; 21 August 2012, 11:00.

    Comentário


      #3
      Eu sempre pensei que isto afectava só os primeiros 1.5dci (80 e 100cv) Há quem aconselha como "medida preventiva" nestes motores, trocar as capas aos 120.000km. Alguém noutro forum escreveu que isto é mesmo uma "recomendação" da marca...
      Na ultima revisão do Megane aos 83.500km disseram que na próxima muda de óleo (desde que seja com mais de 10.000km de diferença) será retirada uma amostra para analise. Pois parece que um dos factores deste problema das capas nos motores de 80 e 100cv é o óleo e o intervalo entre mudanças...

      Editado: o óleo recomendado e utilizado pela marca é Elf SXR 5w40, intervalo de 30.000km ou 2 anos como o CB está programado mas aconselham sempre mudar um bocadinho antes, preferencialmente aos 15.000km e tentar não passar dos 20.000km...
      Editado pela última vez por felcer; 21 August 2012, 12:04.

      Comentário


        #4
        eu tneho um clio dci de 2003 com motor de 80cv. Assistido sempre na Renault, já vai com 290000km. Mudanças de óleo aos 30000. Óleo competition 10x40. Nunca me falaram na história das capas das bielas.

        Comentário


          #5
          Poderias colocar fotos do interior das capas?

          Bom tópico!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
            Poderias colocar fotos do interior das capas?

            Bom tópico!
            Obrigado.

            Aqui vai. Peço desculpa pela qualidade perfetível...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
              Obrigado.

              Aqui vai. Peço desculpa pela qualidade perfetível...
              bastante perfetível, não consegues focar melhor?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                Obrigado.

                Aqui vai. Peço desculpa pela qualidade perfetível...
                Já aprendi uma palavra nova hoje

                Para não fugir ao tópico, acham que o meu Twingo II ph II, dCi 85 novo (2 meses) irá sofrer disso? Ou há alguma certeza que os motores novos já trazem capas melhores?

                Comentário


                  #9
                  Quero desde já agradecer ao Petrus pelo seu relato e parabenizá-lo pela medida preventiva.

                  E também acho um excelente tópico, exactamente porque este motor deve ser o mais comercializado neste segmento de mercado.

                  Comentário


                    #10
                    Primeiro, bom trabalho em mostrares fotos..

                    Agora a parte onde trabalha a cambota está lisa.. (a ver pela excelente qualidade do fotografo )

                    Comentário


                      #11
                      Só para dizer que... não há mais fotos para ninguém!

                      A patroa tratou de deitar para o lixo a caixa onde estavam as capas velhas! Eu não a posso censurar porque fui eu quem dei a sugestão!!!

                      Efetivamente o interior das capas estava liso e com tonalidade que se aproxima da (má) foto.

                      Aproveito para partilhar um artigo interessante sobre os desgaste das capas de bielas:
                      Bronzes de Motor - Diagnstico de avarias

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                        eu tneho um clio dci de 2003 com motor de 80cv. Assistido sempre na Renault, já vai com 290000km. Mudanças de óleo aos 30000. Óleo competition 10x40. Nunca me falaram na história das capas das bielas.
                        Há vários relatos do referido problema no forum "Megane", pelo que sei as "Scénc" também sofrem... Será que é pelo peso do conjunto que o motor puxa?... Pois avarias destas em Clio´s ainda não encontrei relatos na net. será que não são tão frequentes?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por felcer Ver Post
                          Há vários relatos do referido problema no forum "Megane", pelo que sei as "Scénc" também sofrem... Será que é pelo peso do conjunto que o motor puxa?... Pois avarias destas em Clio´s ainda não encontrei relatos na net. será que não são tão frequentes?
                          Já tinha pensado nessa possibilidade, mas depois fiquei na dúvida!

                          "Puxar" o lastro de um Clio é mais fácil que numa megane, num qashqai ou num laguna!

                          A minha dúvida foi porque estive há pouco tempo num mecanico (ex-renault e agora por conta própria) que tinha um motor a ser reparado exatamente por causa das capas... o carro estava ao lado e... era um Clio. Não sei exatamente quantos km's tinha, mas o mecanico falou algo à volta dos 200.000...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                            Já tinha pensado nessa possibilidade, mas depois fiquei na dúvida!

                            "Puxar" o lastro de um Clio é mais fácil que numa megane, num qashqai ou num laguna!

                            A minha dúvida foi porque estive há pouco tempo num mecanico (ex-renault e agora por conta própria) que tinha um motor a ser reparado exatamente por causa das capas... o carro estava ao lado e... era um Clio. Não sei exatamente quantos km's tinha, mas o mecanico falou algo à volta dos 200.000...
                            Pode ser isso, mas também pode ser a potência.

                            Comentário


                              #15
                              Petrus, sabes se o problema das capas afecta os Meganes de 80 cv?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JoaoPedroF Ver Post
                                Petrus, sabes se o problema das capas afecta os Meganes de 80 cv?
                                Não há uma resposta absoluta! Ou seja, não posso dizer sim, nem não!

                                Há vários casos conhecidos em diferentes níveis de potência (incluindo 80 cv), do mesmo modo que em vários modelos. De qualquer modo, a maioria dos carros com esse motor nunca teve qualquer problema com as ditas nem virá a ter, até porque a net "amplia" as coisas boas e, sobretudo, as más.

                                Em conclusão, é a típica situação de trade-off: tens que ser tu a decidir! Armas ou manteiga, como diria um prof. meu há muitos anos atrás!

                                Comentário


                                  #17
                                  Uma pergunta: esses 100€ de que falas foi apenas o custo das capas, certo? A mão de obra ficou por fora (com a benesse de que a zona já estaria a ser intervencionada de qq forma). Correcto?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                    Uma pergunta: esses 100€ de que falas foi apenas o custo das capas, certo? A mão de obra ficou por fora (com a benesse de que a zona já estaria a ser intervencionada de qq forma). Correcto?
                                    Correto. As capas custaram 105€ depois há que somar a mão de obra o óleo que deve ser novo e, eventualmente, uma nova junta. Há ainda mecanicos que recomendam que os parafusos que fixam as capas também deve ser trocados...

                                    Quanto ao preço da mão de obra não posso adiantar valores pois foi no "bolo" e a preço de amigo, mas presumo que haja muitos mecanicos habilitados a fazer o serviço bem feito e talvez alguns até consigam encontrar as capas mais baratas...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                      Não há uma resposta absoluta! Ou seja, não posso dizer sim, nem não!

                                      Há vários casos conhecidos em diferentes níveis de potência (incluindo 80 cv), do mesmo modo que em vários modelos. De qualquer modo, a maioria dos carros com esse motor nunca teve qualquer problema com as ditas nem virá a ter, até porque a net "amplia" as coisas boas e, sobretudo, as más.

                                      Em conclusão, é a típica situação de trade-off: tens que ser tu a decidir! Armas ou manteiga, como diria um prof. meu há muitos anos atrás!
                                      O que queria saber é se sabias de algum caso no motor de 80 cavalos. Está respondido
                                      Obrigado.

                                      Quanto aos sintomas, não percebi muito a parte do tric tric tric (), mas tenho notado que o meu carro anda a gastar mais óleo. Não sei se está relacionado ou não, mas vou mesmo tratar de mudar as capas.
                                      Editado pela última vez por JoaoPedroF; 05 September 2012, 16:17.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Para quem viu a revista cá do forum desta semana, na parte dos problemas em motores do kai-kai (dci) há uma menção a vários casos de capas de bielas que deram problemas...

                                        Vale o que vale, mas não deixa de ser mais um alerta.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Este problema afecta Todos os 1.5 dci? De 65 a 105 cvs?

                                          Comentário


                                            #22
                                            já ouvi falar diversas vezes desse problema nos 1.5dci, no entanto também tenho conhecimento de um 1.9dci que aconteceu o mesmo (andava a 10W40 com prazos generosos também), ganhou tal folga que um dos pistons começou a bater na cabeça inclusive.

                                            Pelos vistos o problema é mesmo do óleo e intervalo entre mudanças, o motor 1.5dci deve a meu ver fazer revisões de 10 mil em 10 mil Km com 10w40, podendo também levar 5W40 de 15 mil em 15 mil Km no maximo.

                                            No entanto o que ai não falta é pessoal com óleo 10W40 a fazer entre 20milk e 30 mil Km, um absurdo. Situação inclusive normal nas concessões da marca.

                                            O que me parece é que a Renault quando desenvolveu este motor não o preparou para intervalos Longlife de óleo, como aconteceu com a concorrência (principalmente alemã), como é logico tentou correr atras do prejuízo provavelmente obrigada a faze-lo pelo incompetentes do departamentos de marketing...
                                            Editado pela última vez por DragonH; 05 October 2012, 13:48.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Isso de LongLife é o pior que se pode fazer a um motor, carro meu sempre mudou oleo no máximo de 15 em 15 mil, por mais que a marca possa dizer que é aos 40 ou aos 50, e sempre tive um bom feedback, ou seja problemas 0 ;)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não tem nada a ver com a quilometragem de muda de óleo, conheço 3 1.5dci (2 méganes e 1 clio) que tem levado 10w40 de 10 000 em 10 000 quilómetros e que tem tido problemas com as capas de bielas.
                                                Editado pela última vez por After; 05 October 2012, 19:04. Razão: nada e não "anda"

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mas quais são os sintomas? Ouve-se alguma coisa?
                                                  Ok faz o tik tik tik, mas isso com o motor a trabalhar, ainda por cima a diesel, não deve ser fácil de se ouvir, ou é?
                                                  Editado pela última vez por ; 05 October 2012, 19:29.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                                    Mas quais são os sintomas? Ouve-se alguma coisa?
                                                    Ok faz o tik tik tik, mas isso com o motor a trabalhar, ainda por cima a diesel, não deve ser fácil de se ouvir, ou é?
                                                    Um bater (tak-tak) tipo injector gripado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                                      Um bater (tak-tak) tipo injector gripado.
                                                      Mas aí já era ...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        qual é o custo do arranjo caso dê problemas?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                                          qual é o custo do arranjo caso dê problemas?
                                                          Bom, caso dê problemas regra geral já vais tarde (corrijam-se se estiver errado) pois aí já o motor agarrou. Motor novo ou reconstruído costumam ser a solução.´
                                                          Para a troca preventiva das capas da bielas, que inclui uma muda de óleo, já vi valores de 220€ até aos 500€, numa concessão oficial.

                                                          Abraço,
                                                          McDriver

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por McDriver Ver Post
                                                            Bom, caso dê problemas regra geral já vais tarde (corrijam-se se estiver errado) pois aí já o motor agarrou. Motor novo ou reconstruído costumam ser a solução.´
                                                            Para a troca preventiva das capas da bielas, que inclui uma muda de óleo, já vi valores de 220€ até aos 500€, numa concessão oficial.

                                                            Abraço,
                                                            McDriver
                                                            Motor reconstruído na marca - ~4000€
                                                            Motor reconstruído 'de concorrência' - ~1500€

                                                            Os 2 têm 1 ano de garantia.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X