Antes de mais, com este novo tópico não quero começar uma guerra ou afirmar que todos os motores dci (em especial os 1.5) vão ter problemas e que, mais cedo ou mais tarde, vão berrar…
Este tópico é simplesmente, dentro da filosofia do fórum, tentar ajudar e não apenas ser ajudado. É por isso que partilho a experiência real do qashqai lá de casa, mas vamos a factos:
Em finais de 2007 foi comprado um kai-kai 1.5 dci que veio substituir um clio também com o dci, mas de apenas 65 cv…
Durante estes anos o kai-kai tem-se portado bem e nunca deu a menor chatice mecânica, mas com os relatos e conhecimento de vários casos de problemas com as “capas” ou bronzes das bielas decidiu-se que valia a pena fazer uma manutenção preventiva e tratar de as mudar.
Falei com um conhecido meu que é mecânico na marca que me informou haver vários casos desse problema e com quilometragens muito díspares: 80.000, 150.000, 230.000 sendo que não é possível identificar com rigor a causa: má lubrificação por causa da bomba ou nível de óleo baixo, aperto insuficiente, fadiga do material, condução abusiva… são apenas alguns exemplos de uma possível explicação, mas há muitos casos conhecidos e não existe uma explicação absoluta.
Aproveitou-se a mudança de óleo para fazer o serviço (lembro que é necessário tirar o cárter) e também a valvulina acabou por ser trocada (cerca de 3 litros).
Como já fez o serviço várias vezes disse também que não seria necessário trocar os parafusos das bielas e que só levaria junta nova se danificasse a que lá estava. Informou-me também que, em princípio, não seria necessário retificar nada o que se confirmou.
Não estive por lá a maior parte do tempo (é um serviço demorado) até porque também foi feita a normal revisão e mudado o kit de distribuição, incluindo a bomba de água…
O preço das novas capas de biela (num total de 8) ultrapassou ligeiramente os 100€ e são diferentes das que vinham de origem (não tenho fotos comparativas). Segundo ele são substancialmente melhores, mas não me soube informar a partir de que data os carros novos começaram a vir com estas novas capas.
As capas superiores estavam, como podem ver, já com um desgaste significativo sendo o maior na terceira biela, se a memória não me falha (ver foto com detalhe). Não era possível dizer mais quanto tempo iriam aguentar, mas na opinião dele, foi uma boa altura para trocar…
Parece não há verdadeiramente sintomas de quando vai acontecer, mas segundo o mecânico, quem tiver ouvido “tísico” pode por vezes ouvir um ligeiro tric-tric-tric do motor ao ralenti ou com bocadinho de aceleração a frio. Acontece que eu nunca ouvi isso, mas a minha patroa (que conduz o carro 99% do tempo) já me tinha falado disso duas ou três embora eu nunca tenha valorizado.
Vou ficar por aqui que o tópico já vai longo. Não quero com isto alarmar ninguém. Nós optámos por trocar por acreditarmos que agora podemos andar mais descansados com o carro e como está a chegar aos 100.000 e revisões fora da marca há algum tempo… de nada serviria ir bater à porta da Nissan em caso de avaria! Ou seja, mais vale prevenir que remediar, mais ainda quando o custo final nem sequer é muito elevado, por exemplo se comparado com o do N47…
Termino com duas fotos. Vejam em especial a segunda.
Espero que seja útil para alguém. Afinal de contas deve ser dos motores (senão mesmo o motor) mais comercializado no nosso país.
Este tópico é simplesmente, dentro da filosofia do fórum, tentar ajudar e não apenas ser ajudado. É por isso que partilho a experiência real do qashqai lá de casa, mas vamos a factos:
Em finais de 2007 foi comprado um kai-kai 1.5 dci que veio substituir um clio também com o dci, mas de apenas 65 cv…
Durante estes anos o kai-kai tem-se portado bem e nunca deu a menor chatice mecânica, mas com os relatos e conhecimento de vários casos de problemas com as “capas” ou bronzes das bielas decidiu-se que valia a pena fazer uma manutenção preventiva e tratar de as mudar.
Falei com um conhecido meu que é mecânico na marca que me informou haver vários casos desse problema e com quilometragens muito díspares: 80.000, 150.000, 230.000 sendo que não é possível identificar com rigor a causa: má lubrificação por causa da bomba ou nível de óleo baixo, aperto insuficiente, fadiga do material, condução abusiva… são apenas alguns exemplos de uma possível explicação, mas há muitos casos conhecidos e não existe uma explicação absoluta.
Aproveitou-se a mudança de óleo para fazer o serviço (lembro que é necessário tirar o cárter) e também a valvulina acabou por ser trocada (cerca de 3 litros).
Como já fez o serviço várias vezes disse também que não seria necessário trocar os parafusos das bielas e que só levaria junta nova se danificasse a que lá estava. Informou-me também que, em princípio, não seria necessário retificar nada o que se confirmou.
Não estive por lá a maior parte do tempo (é um serviço demorado) até porque também foi feita a normal revisão e mudado o kit de distribuição, incluindo a bomba de água…
O preço das novas capas de biela (num total de 8) ultrapassou ligeiramente os 100€ e são diferentes das que vinham de origem (não tenho fotos comparativas). Segundo ele são substancialmente melhores, mas não me soube informar a partir de que data os carros novos começaram a vir com estas novas capas.
As capas superiores estavam, como podem ver, já com um desgaste significativo sendo o maior na terceira biela, se a memória não me falha (ver foto com detalhe). Não era possível dizer mais quanto tempo iriam aguentar, mas na opinião dele, foi uma boa altura para trocar…
Parece não há verdadeiramente sintomas de quando vai acontecer, mas segundo o mecânico, quem tiver ouvido “tísico” pode por vezes ouvir um ligeiro tric-tric-tric do motor ao ralenti ou com bocadinho de aceleração a frio. Acontece que eu nunca ouvi isso, mas a minha patroa (que conduz o carro 99% do tempo) já me tinha falado disso duas ou três embora eu nunca tenha valorizado.
Vou ficar por aqui que o tópico já vai longo. Não quero com isto alarmar ninguém. Nós optámos por trocar por acreditarmos que agora podemos andar mais descansados com o carro e como está a chegar aos 100.000 e revisões fora da marca há algum tempo… de nada serviria ir bater à porta da Nissan em caso de avaria! Ou seja, mais vale prevenir que remediar, mais ainda quando o custo final nem sequer é muito elevado, por exemplo se comparado com o do N47…
Termino com duas fotos. Vejam em especial a segunda.
Espero que seja útil para alguém. Afinal de contas deve ser dos motores (senão mesmo o motor) mais comercializado no nosso país.
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