Mudança preventiva das “capas” das bielas – motores dci - Página 28

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Título: Mudança preventiva das “capas” das bielas – motores dci

  1. #811
    Piloto de Fórmula 1 Ruie34's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    É para mostrar que o motor de 105cvs saiu no Megane III. Calma...
    Ah bom!!

    Era só mesmo a questão de ter de as trocar junto com a distribuição


  2. #812
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    0.75? Bolas..

  3. #813
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    Citação Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
    Ah bom!!

    Era só mesmo a questão de ter de as trocar junto com a distribuição

    Citação Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
    0.75? Bolas..
    Acho que foi isso. Já deitei as caixas fora. Ou a cambota velha é que já passava dos 0.75.....

  4. #814
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    Caro eblase,

    Apelando aos seus conhecimentos e experiência sobre esta matéria do problema dos bronzes dos motores dCi, consegue responder-me (resposta fechada, tipo sim ou não), se está correta a afirmação que faço abaixo:

    Se o problema dos bronzes existir num qualquer motor dCi (ou de outro qualquer fabricante) o barulho causado por esse problema será sempre uma constante no ruído de funcionamento do motor e nunca poderá ser um ruído intermitente (audível subitamente ao ralenti, que dura 3 segundos (em fade out), desaparece completamente para depois regressar outra vez 30 segundos mais tarde).

    Desde já, o meu obrigado pela disponibilidade e paciência!

  5. #815
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    Citação Originalmente Colocado por zarkov Ver Post
    Caro eblase,

    Apelando aos seus conhecimentos e experiência sobre esta matéria do problema dos bronzes dos motores dCi, consegue responder-me (resposta fechada, tipo sim ou não), se está correta a afirmação que faço abaixo:

    Se o problema dos bronzes existir num qualquer motor dCi (ou de outro qualquer fabricante) o barulho causado por esse problema será sempre uma constante no ruído de funcionamento do motor e nunca poderá ser um ruído intermitente (audível subitamente ao ralenti, que dura 3 segundos (em fade out), desaparece completamente para depois regressar outra vez 30 segundos mais tarde).

    Desde já, o meu obrigado pela disponibilidade e paciência!
    Dependendo do estado das capas, será constante e com a rotação do motor.


  6. #816
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    Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    Dependendo do estado das capas, será constante e com a rotação do motor.
    Muito obrigado! Portanto, quanto mais rotação tiver o motor mais audível se tornará o barulho! Pelo menos assim fico descansado, porque aquilo que eu ouvi, não foi constante, portanto talvez seja um injector a começar a entregar a alma ao criador...o que também não é nada de bom...mas sempre é BEM MELHOR do que o malfadado problema dos bronzes!

    Mas não vou ficar descansado por isso...os bronzes serão substituídos, até para assim eu perceber em que estado estão...

    Penso fazê-lo por volta dos 120.000 Km, acho um número razoável!

  7. #817
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    Abro um tópico para os motores 1.9TDI? Neste caso um motor VW BLS de 105cvs.

    191000kms

  8. #818
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    Deve estar bonito essa cambota, os outros 3 pares nem parece estarem muito mal.

    Tambem já ouvi falar que por não terem o "entallhe" para prenderem acabam por rodar, já alguma vez encontras-te alguma com marcas do lado externo/fora ?

  9. #819
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    Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post


    Material que levou:
    - segmentos novos - Goetze
    - camisas alisadas - Veicomer
    - pistões limpos por fricção
    - 4 bielas novas - Valik
    - cambota usada(+0.75) certificada pela Veicomer
    - kit de embraiagem LUK
    - conjunto juntas completo + parafusos - Glaser
    - bomba de óleo nova - Topran
    - Óleo Total Quartz 9000 5W40 + filtro óleo WIX WL7254
    - 4 velas incandescencia NGK
    - 5L anticongelante Motul amarelo 50%
    - depósito de compensação - MC
    - 4 injectores de óleo - Renault

    Acho que não estou a esquecer de nada...
    O que faz essa eletro válvula onde foste com a mão?
    Encontrei essa válvula caída em cima da caixa de velocidades. Sera dai que de vez em quando vem o erro ''verificar sistema injeção''?

  10. #820
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    Citação Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
    O que faz essa eletro válvula onde foste com a mão?
    Encontrei essa válvula caída em cima da caixa de velocidades. Sera dai que de vez em quando vem o erro ''verificar sistema injeção''?

    Esse erro normalmente é resultado de mau contacto/cablagem do sensor de detonação ou fichas dos injectores..

  11. #821
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    OK. E eu na esperança que fosse a válvula com os tubos dobrados.

  12. #822
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    Boas...Comprei em final de 2013 uma Grand Scenic II de 2006 com 143000km. Depois de saber deste problema das "capas" das Bielas, claro que não descansei enquanto não as troquei, foi no inicio de 2014 com 146000km que aproveitei junto com a muda de óleo 5W40 SRX elf para as trocar. Pela aparência das mesmas e segundo a opinião do mecânico foi na altura certa, porque as cap do 4º piston já tinham o bronze todo "picado" e com falta e material. Neste momento a carrinha tm 240000km e sempre levou este óleo nas trocas de 20000km. A minha duvida é se tenho que as trocar novamente, pois aguém me disse que entretanto a Renault para colmatar este erro de engenharia, colocou no mercado umas "capas" com material base mais resistente para resolver o assunto. Pessoalmente acho preferivel gastar 200€ e troca-las do que ficar empanado e ter que trocar de motor por 3 ou 4000€....alguém sabe alguma coisa deste assunto...Obrigado e Parabéns pelo Fórum.

  13. #823
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    Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post


    Material que levou:
    - segmentos novos - Goetze
    - camisas alisadas - Veicomer
    - pistões limpos por fricção
    - 4 bielas novas - Valik
    - cambota usada(+0.75) certificada pela Veicomer
    - kit de embraiagem LUK
    - conjunto juntas completo + parafusos - Glaser
    - bomba de óleo nova - Topran
    - Óleo Total Quartz 9000 5W40 + filtro óleo WIX WL7254
    - 4 velas incandescencia NGK
    - 5L anticongelante Motul amarelo 50%
    - depósito de compensação - MC
    - 4 injectores de óleo - Renault

    Acho que não estou a esquecer de nada...
    O carro vale esse investimento todo?

    Em relação ao 1.5 dci 105 no Megane 3, o primeiro que conduzi (final de 2008) era um coupe de 105cv.

  14. #824
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    Tenho o manual de manutenção da Haynes para o clio 2 fase 2 e já tinham em consideração do desgaste das capas, a sua troca e mediante o desgaste, qual a causa.

  15. #825
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    Citação Originalmente Colocado por jmtcarvalho Ver Post
    Boas...Comprei em final de 2013 uma Grand Scenic II de 2006 com 143000km. Depois de saber deste problema das "capas" das Bielas, claro que não descansei enquanto não as troquei, foi no inicio de 2014 com 146000km que aproveitei junto com a muda de óleo 5W40 SRX elf para as trocar. Pela aparência das mesmas e segundo a opinião do mecânico foi na altura certa, porque as cap do 4º piston já tinham o bronze todo "picado" e com falta e material. Neste momento a carrinha tm 240000km e sempre levou este óleo nas trocas de 20000km. A minha duvida é se tenho que as trocar novamente, pois aguém me disse que entretanto a Renault para colmatar este erro de engenharia, colocou no mercado umas "capas" com material base mais resistente para resolver o assunto. Pessoalmente acho preferivel gastar 200€ e troca-las do que ficar empanado e ter que trocar de motor por 3 ou 4000€....alguém sabe alguma coisa deste assunto...Obrigado e Parabéns pelo Fórum.
    À partida não, mas devias ter feito o trabalho de casa. Ou seja, quando as mandaste trocar, devias ter comparado as novas e as velhas...

    No meu caso (fui quem criou o tópico) via-se nitidamente que as novas eram diferentes das antigas pelo que nunca mais me preocupei com isso, mas vendi a carrinha com cerca de 200.000 km...

  16. #826
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    Boas

    Maltinha digam-me por favor uma megane de 2010 ainda tem o problema das bielas, motor de 110cv.

    agradeço desde já com votos de um bom fim de semana

  17. #827
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    Boas a todos.

    Permitam-me desenterrar o tópico para fazer uma questão na tentativa de tentar ajudar um amigo meu com um Clio 1.5 DCI.

    O carro dele teve o problema das bielas e o mecânico aconselha não só a trocar as capas como também a cambota.

    Para um leigo na mecânica, será mesmo necessário?

    Trocando capas e cambota o motor fica como novo ou poderá existir outros problemas associados, nomeadamente, bielas, pistons ou até o próprio bloco?

    Resumindo, é reparação que valha a pena pagar sensivelmente 1000€ por ela, ou a probabilidade do motor nunca mais ficar direito é elevada e mais vale comprar um novo?

    Obrigado a todos pela ajuda.

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  18. #828
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    Citação Originalmente Colocado por zedmamed Ver Post
    Boas a todos.

    Permitam-me desenterrar o tópico para fazer uma questão na tentativa de tentar ajudar um amigo meu com um Clio 1.5 DCI.

    O carro dele teve o problema das bielas e o mecânico aconselha não só a trocar as capas como também a cambota.

    Para um leigo na mecânica, será mesmo necessário?

    Trocando capas e cambota o motor fica como novo ou poderá existir outros problemas associados, nomeadamente, bielas, pistons ou até o próprio bloco?

    Resumindo, é reparação que valha a pena pagar sensivelmente 1000€ por ela, ou a probabilidade do motor nunca mais ficar direito é elevada e mais vale comprar um novo?

    Obrigado a todos pela ajuda.

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    Pelo que sei depende da reparação a fazer e de onde é feita a reparação.
    Geralmente se for necessário rectificar a cambota poderá valer a pena meter um motor recondicionado.

    É uma questão de comparar orçamentos.

  19. #829
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    desculpem a pergunta, mas qual é o sintoma no carro (motor), para a troca das capas das bielas?
    Última edição por NightWalker : 02-09-19 às 05:40:56

  20. #830
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    Citação Originalmente Colocado por LuckyPixie Ver Post
    Pelo que sei depende da reparação a fazer e de onde é feita a reparação.
    Geralmente se for necessário rectificar a cambota poderá valer a pena meter um motor recondicionado.

    É uma questão de comparar orçamentos.
    Porquê?

  21. #831
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    Citação Originalmente Colocado por NightWalker Ver Post
    desculpem a pergunta, mas qual é o sintoma no carro (motor), para a troca das capas das vielas?
    Bater do motor que acompanha as rotações. Tenho vídeos disso.

  22. #832
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    Citação Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
    Porquê?
    Facilmente encontras um motor desses por 700-800eur e com um ano de garantia.
    Rara é a oficina que rectifica um motor desses e dá garantia...

  23. #833
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    Citação Originalmente Colocado por LuckyPixie Ver Post
    Facilmente encontras um motor desses por 700-800eur e com um ano de garantia.
    Rara é a oficina que rectifica um motor desses e dá garantia...
    São formas de pensar. Essas garantias são uma tanga. São sempre um tiro no escuro.
    Conheço quem fez isso que disseste. Ano e meio depois o motor deu outra vez raia. Mas desta vez arranjou o que tinha comprado com a garantia.
    Mais valia ter arranjado o inicial, assim gastou dinheiro 2x. Enquanto for possível é arranjar sempre o que se tem. Cambota danificada pode ser reparada.

  24. #834
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    Obrigado a todos pela ajuda.

    Avançou-se com a reparação. O mecânico disse que ficaria como novo substituindo capas e cambota. Vamos ver...

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  25. #835
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    Citação Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
    São formas de pensar. Essas garantias são uma tanga. São sempre um tiro no escuro.
    Conheço quem fez isso que disseste. Ano e meio depois o motor deu outra vez raia. Mas desta vez arranjou o que tinha comprado com a garantia.
    Mais valia ter arranjado o inicial, assim gastou dinheiro 2x. Enquanto for possível é arranjar sempre o que se tem. Cambota danificada pode ser reparada.
    Vai da sorte de cada um. Não conheço ninguém que tenha tido problemas com a garantia de um reconstruído.

  26. #836
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    Bom dia!

    Em que motor corrigiram este problema?
    Tenho um clio DCI de 2008, com quase 200 000km, devo me preocupar?
    Faço as mudas a cada 15k km, e uso elf 5w30.
    O meu irmao teve um clio de 2003, de 80cv reprogramado, xom turbo alterado, sempre a fundo, e fez mais de 400k km, e vendeu o, sem dar problemas.

  27. #837
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    Citação Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
    Bom dia!

    Em que motor corrigiram este problema?
    Tenho um clio DCI de 2008, com quase 200 000km, devo me preocupar?
    Faço as mudas a cada 15k km, e uso elf 5w30.
    O meu irmao teve um clio de 2003, de 80cv reprogramado, xom turbo alterado, sempre a fundo, e fez mais de 400k km, e vendeu o, sem dar problemas.
    Cá em casa,ha uma megane dci de 2008,que já vai no 2 motor,cortesia do antigo dono não ter mudado as capas,assim que veio cá para casa efetuamos a troca das mesmas neste 2 motor preventivamente...Agora casos que se passaram em dcis em que conheço os donos e assisti ás trocas, uma kangoo dci de 2009,quando foram trocadas já estavam nos limite,o meu ex dci 65,foram trocadas,estavam novas,um igual de um familiar meu,sensivelmente com a mesma quilometragem foram trocadas na mesma altura já estavam no limite,já vi uma megane 3 dci 110 também as capas deram de si,modelo esse que quase toda a gente fala que o problema foi corrigido!...Por isso acho que é um bocado aleatório,a meu ver o custo que essa intervenção requer,compensa e bem face aos custos de ter que colocar outro motor,ou reparar o mesmo!

  28. #838
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    E preços dessa Reparação? Que cuidados devo ter ao pedir para trocar? Há marca ou algum fabrixante recomendado, de capas de biela?

  29. #839
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    Citação Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
    E preços dessa Reparação? Que cuidados devo ter ao pedir para trocar? Há marca ou algum fabrixante recomendado, de capas de biela?
    Apenas posso falar no meu caso,provavelmente haverá quem leve mais,e quem leve menos,isso vai ser sempre relativo,a mim ficou-me 150 euros material e mão de obra...O material levei eu,capas de biela,parafusos,junta do carter,oleo e filtro, "este valor que disse é sem contabilizar óleo e filtro",pois aproveitei que estava na altura de mudar o óleo para fazer essa intervenção,pessoalmente no que toca a capas de biela tenho preferência por glyco! Quanto a valores,tenho um colega de trabalho que pagou dentro destes valores também mas foi o mecanico dele que mandou vir as peças.

  30. #840
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    Mudei as do meu Megane 3 1.5 dCi 105cv de 04/2019 aos 160 mil kms. As antigas estavam boas, mas fiquei mais descansado.

    Como fiz a revisão em conjunto, não tenho noção exata do preço só da mudança das capas, mas estas foram compradas por mim (Glyco) e custaram cerca de 25€, pelo que os 150€ referidos pelo Renato Santos parece-me um valor correto. Isto num mecânico independente, é claro.

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