Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vibração é normal no funcionamento da FAP?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vibração é normal no funcionamento da FAP?

    Boas, tenho um Corsa D 1.7cdti de 125cv e quando estou parado com o carro a trabalhar e com a FAP em funcionamento sinto uma vibração no carro, isto é normal?
    Obrigado a todas as ajudas que aparecerem...

    #2
    A minha Astra 1.7 CDTI (de 110cv) não vibra ao ralenti quando o FAP está a regenerar, mas sim liga as ventoinhas e aumenta um pouco as rpms e o consumo sobe para valores de 2.5-3 L/H.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
      A minha Astra 1.7 CDTI (de 110cv) não vibra ao ralenti quando o FAP está a regenerar, mas sim liga as ventoinhas e aumenta um pouco as rpms e o consumo sobe para valores de 2.5-3 L/H.
      Hum, o consumo do meu também vai para os 2.5~3L mas sinto um pequeno abanar, se for em andamento não sinto nada! Eu tenho poucos klm com este carro (40K), será que devo preocupar-me com isto?
      Outra questão que gostava de fazer era se faz mal desligar o carro quando a FAP esta a trabalhar?

      Obrigado pela ajuda!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Dykz Ver Post
        Hum, o consumo do meu também vai para os 2.5~3L mas sinto um pequeno abanar, se for em andamento não sinto nada! Eu tenho poucos klm com este carro (40K), será que devo preocupar-me com isto?
        Outra questão que gostava de fazer era se faz mal desligar o carro quando a FAP esta a trabalhar?

        Obrigado pela ajuda!
        Como te disse nunca senti vibração e pelo diário de Bordo da 1.7 CDTI (devias participar lá) nunca ouvi relatos desse tipo, pelo que o único conselho que te posso dar é passares na Opel e relatares o sucedido.

        E nunca deves desligar o carro quando o FAP está a regenerar. Se for em andamento, não deves deixar cair as rpms abaixo dos 2000, porque torna a regeneração mais eficiente (o raciocinio é o mesmo, basta te aperceberes que o consumo está muito aumentado para o "normal"). Se for ao ralenti (seria melhor dar uma volta, mas....) acelera para cima das 2000 rpms e aguarda uns minutos até que acabe o ciclo. Depois deixa ao ralenti normal mais 1 minuto para normalizar tudo e só depois deves desligar.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
          Como te disse nunca senti vibração e pelo diário de Bordo da 1.7 CDTI (devias participar lá) nunca ouvi relatos desse tipo, pelo que o único conselho que te posso dar é passares na Opel e relatares o sucedido.

          E nunca deves desligar o carro quando o FAP está a regenerar. Se for em andamento, não deves deixar cair as rpms abaixo dos 2000, porque torna a regeneração mais eficiente (o raciocinio é o mesmo, basta te aperceberes que o consumo está muito aumentado para o "normal"). Se for ao ralenti (seria melhor dar uma volta, mas....) acelera para cima das 2000 rpms e aguarda uns minutos até que acabe o ciclo. Depois deixa ao ralenti normal mais 1 minuto para normalizar tudo e só depois deves desligar.
          Obrigado pela ajuda,
          Passei hoje na Opel e disseram-me que era normal o carro vibrar durante o funcionamento da FAP e também disseram que não devo desligar o carro quando ela esta a trabalhar e não devia estar parado em ponto morto!
          Ridículo é que se saio cedo de casa para tentar arranjar estacionamento para o trabalho, se chego la não vou dar mais umas voltas até aquilo passar! :S

          Comentário


            #6
            No 1.6 TDI é normal o vibrar bastante mais aquando da regeneração do FAP.
            E por norma, a regeneração, é feita de 300 em 300km.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Nyxxx Ver Post
              No 1.6 TDI é normal o vibrar bastante mais aquando da regeneração do FAP.
              E por norma, a regeneração, é feita de 300 em 300km.
              Eu diria que em média será mais ou menos o que os Astras com o 1.7 fazem, mas já fiz tiradas com cerca de 600 Kms sem regenerar, mas a velocidade de cruzeiro foi de 140/150 o que promove menos "entupimento" do FAP, tornando a sua saturação mais tardia. Lá está a regra de ouro: querem é estrada para cima.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Dykz Ver Post
                Obrigado pela ajuda,
                Passei hoje na Opel e disseram-me que era normal o carro vibrar durante o funcionamento da FAP e também disseram que não devo desligar o carro quando ela esta a trabalhar e não devia estar parado em ponto morto!
                Ridículo é que se saio cedo de casa para tentar arranjar estacionamento para o trabalho, se chego la não vou dar mais umas voltas até aquilo passar! :S
                É chato quando isso acontece, e eu, por norma, acelero ao ralenti, mas sei que não é o ideal. Enfim, estas cenas dos FAPs ainda devem mudar durante os próximos anos (espero eu) de modo a facilitar a vida dos proprietários.

                Isso do vibrar ser normal é que é estranho, como te disse, nunca ouvi relatos desses nos 1.7 isuzu.

                Comentário


                  #9
                  Um pequeno vibrar, pode ser entendido como as rotações mais "nervosas" e isso sim é um sintoma de regeneração!

                  Se é chato? É sim senhor, mas é um mal necessário...

                  Mesmo assim, deveriam ver a regeneração de um 1.3 Mjet num Fiat 500 que até se assustavam

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                    Um pequeno vibrar, pode ser entendido como as rotações mais "nervosas" e isso sim é um sintoma de regeneração!

                    Se é chato? É sim senhor, mas é um mal necessário...

                    Mesmo assim, deveriam ver a regeneração de um 1.3 Mjet num Fiat 500 que até se assustavam
                    O chato era para o chegar a algum lado e estamos para desligar o carro e depois ou vamos passear o cão ou aceleramos, tudo isto em prol da saude do FAP e do motor. Lá está, é como dizes, um mal necessário.

                    Na Astra, dentro do carro em andamento não se nota nada, nem sequer no comportamento do motor. Parado, como estão as ventoinhas ligadas, ouve-se esse barulho, se se estiver com o vidro aberto, porque se não for esse o caso, o ciclo do FAP passa-me ao lado (o aumento das rpms é muito ligeiro)

                    Comentário


                      #11
                      No meu astra h 125cv tb nao sinto vibração nenhuma.

                      Mas como o corsa deve ser menos isolado, é capaz de ser normal.

                      Vai ao diario de bordo de um corsa d perguntar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                        Um pequeno vibrar, pode ser entendido como as rotações mais "nervosas" e isso sim é um sintoma de regeneração!

                        Se é chato? É sim senhor, mas é um mal necessário...

                        Mesmo assim, deveriam ver a regeneração de um 1.3 Mjet num Fiat 500 que até se assustavam
                        No meu durante a viagem não percebo quando a FAP entra em funcionamento a não ser que olhe para o consumo instantâneo, aumenta um bocado excepto nas descidas que fica no 0, agora quando paro o carro percebo logo quando a FAP esta ou não a trabalhar pois sinto as RPM's do motor diferentes, faz um pouco de mais ruído e sinto um abanar do motor (se preferirem vibração) mais acentuado, basicamente é isto!

                        Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                        No meu astra h 125cv tb nao sinto vibração nenhuma.

                        Mas como o corsa deve ser menos isolado, é capaz de ser normal.

                        Vai ao diario de bordo de um corsa d perguntar.
                        Vou tentar procurar o tópico a ver, estranho foi na Opel terem dito que era normal!
                        O chato disto é que se vou para um lugar, chego e a FAP ta a trabalhar não posso desligar logo o carro para me ir embora, deviam arranjar maneira de poder desligar e quando voltasse a andar continuava, assim é chato demais!
                        Editado pela última vez por Dykz; 30 August 2012, 17:17.

                        Comentário


                          #13
                          A vibração é causada pelo aumento do gasóleo no ciclo do motor.
                          O carro envia gasóleo a mais para chegar "por queimar" até ao FAP e aí arder e incinerar as partículas.
                          Como o motor nessa altura passa a trabalhar num ciclo estranho (a mistura ar/gasóleo é diferente do normal) produzem-se vibrações.
                          E notar-se-ão mais/menos consoante o tipo de motor.

                          Quanto a desligar o carro quando o FAP está a limpar.... eu no 1.6TDI já desliguei muitas vezes assim...
                          Depois, no dia a seguir (ou noutro dia), ao ligar o carro passado uns minutos começa de novo.
                          Nunca me deu problemas e já fiz isso dezenas de vezes...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por simao28 Ver Post
                            A vibração é causada pelo aumento do gasóleo no ciclo do motor.
                            O carro envia gasóleo a mais para chegar "por queimar" até ao FAP e aí arder e incinerar as partículas.
                            Como o motor nessa altura passa a trabalhar num ciclo estranho (a mistura ar/gasóleo é diferente do normal) produzem-se vibrações.
                            E notar-se-ão mais/menos consoante o tipo de motor.

                            Quanto a desligar o carro quando o FAP está a limpar.... eu no 1.6TDI já desliguei muitas vezes assim...
                            Depois, no dia a seguir (ou noutro dia), ao ligar o carro passado uns minutos começa de novo.
                            Nunca me deu problemas e já fiz isso dezenas de vezes...
                            O meu se desligo quando volto a ligar ele não retoma do processo da FAP mas pareceu-me que esta não demora depois tanto tempo para voltar!

                            Comentário


                              #15
                              Não sei. Em 62.000kms nunca dei pela regeneração da FAP.

                              E eu até tenho por hábito verificar o consumo instantâneo antes de desligar o carro. Tá sempre nos 0,3l/h.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                Não sei. Em 62.000kms nunca dei pela regeneração da FAP.

                                E eu até tenho por hábito verificar o consumo instantâneo antes de desligar o carro. Tá sempre nos 0,3l/h.
                                Então é que provavelmente esse carro não tem FAP ou ela não esta a funcionar porque algo que sei que acontece com todos, é que o consumo sobe! ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Dykz Ver Post
                                  Então é que provavelmente esse carro não tem FAP ou ela não esta a funcionar porque algo que sei que acontece com todos, é que o consumo sobe! ;)
                                  Claro que tem FAP, e claro que está a funcionar.

                                  O carro tem 62.000kms, mas só daqui a um mês é que faz 2 anos. É de Set/2010. Simplesmente ando o suficiente para que as regenerações aconteçam como é suposto, ou seja, sem dar por elas.

                                  Isso das regenerações interrompidas acontece porque os carros não fazem os quilómetros que deveriam.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                    Claro que tem FAP, e claro que está a funcionar.

                                    O carro tem 62.000kms, mas só daqui a um mês é que faz 2 anos. É de Set/2010. Simplesmente ando o suficiente para que as regenerações aconteçam como é suposto, ou seja, sem dar por elas.

                                    Isso das regenerações interrompidas acontece porque os carros não fazem os quilómetros que deveriam.
                                    Qual é o carro\motor?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Dykz Ver Post
                                      Qual é o carro\motor?
                                      Ford Focus 1.6 tdci, 109cv.

                                      FAP (DPF para os Ford's) sem manutenção.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                        Ford Focus 1.6 tdci, 109cv.

                                        FAP (DPF para os Ford's) sem manutenção.
                                        Se é o mesmo motor do 207 (HDI) acredito, sei quem tem um e disse-me o mesmo, não sente vibração por causa da FAP mas os consumos sobem!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Dykz Ver Post
                                          Se é o mesmo motor do 207 (HDI) acredito, sei quem tem um e disse-me o mesmo, não sente vibração por causa da FAP mas os consumos sobem!
                                          Sim, o motor é praticamente o mesmo que o 1.6 Hdi. Não sei se o sistema do filtro de partículas é igual, mas é possível.

                                          No entanto é como refiro, não é suposto sentir nada, pois a regeneração da FAP, que faz parte do funcionamento normal da mesma, é suposto acontecer apenas pela temperatura que o filtro atinge nas viagens. Ou seja, não é suposto acontecer quando se pára o carro nem com injecção de gasóleo para o mesmo, daí que eu digo que comigo nunca aconteceu, pois faço um número de quilómetros considerável.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Nos HDI/TDCI não é o mesmo sistema dos VAG e outros...
                                            Isso leva um líquido num depósito que depois é misturado no gasóleo. A limpeza do filtro dá-se a menor temperatura. Daí o não tremer nem se dar conta da limpeza.
                                            Só que esse líquido também custa o peso em ouro LOL
                                            E tem que ser enchido a cada 60.000/80.000 km ou algo do género.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por simao28 Ver Post
                                              Nos HDI/TDCI não é o mesmo sistema dos VAG e outros...
                                              Isso leva um líquido num depósito que depois é misturado no gasóleo. A limpeza do filtro dá-se a menor temperatura. Daí o não tremer nem se dar conta da limpeza.
                                              Só que esse líquido também custa o peso em ouro LOL
                                              E tem que ser enchido a cada 60.000/80.000 km ou algo do género.
                                              Bem me parecia que era algo assim!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por simao28 Ver Post
                                                Nos HDI/TDCI não é o mesmo sistema dos VAG e outros...
                                                Isso leva um líquido num depósito que depois é misturado no gasóleo. A limpeza do filtro dá-se a menor temperatura. Daí o não tremer nem se dar conta da limpeza.
                                                Só que esse líquido também custa o peso em ouro LOL
                                                E tem que ser enchido a cada 60.000/80.000 km ou algo do género.
                                                Isso de misturar com gasóleo pode acontecer, pois quando o FAP não atinge as temperaturas ideais, o sistema de gestão utiliza esses truques de injectar gasóleo para ajudar a combustão.

                                                Em relação ao outro líquido a que te referes, depende do tipo de FAP de que estamos a falar. No caso dos Ford, os "com manutenção" têm esse sistema com esse determinado líquido. Os "sem manutenção" já não.

                                                Por exemplo, no caso do meu carro em concreto, fiz a revisão dos 60.000 há coisa de um mês. Caso o meu carro possuísse o FAP (ou DPF) com manutenção eu teria de efectuar essa mudança do líquido, e sim é relativamente caro. Como não é o caso, não tive de substituir líquido nenhum...nem vou ter no futuro. LOL

                                                O tipo de filtro a que te referes possuí este sistema:









                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Vocês já se adiantaram e esclareceram-se uns aos outros. Mas é isso mesmo, os sistemas são diferentes uns dos outros e como tal cada qual terá as suas experiências.

                                                  Em relação às regenerações abortadas, sei que no caso da Opel tem um efeito negativo, tanto no próprio FAP que é interrompido e terá que novamente entrar em funcionamento, como no motor, porque o gasóleo que não é queimado escorre para o cárter e mistura-se com óleo, e óleo e gasóleo não têm a mesma eficácia lubrificante, que apenas óleo, com a agravante de alterar as propriedades deste último.

                                                  Como disse, nos outros não sei, mas na Opel devemos estar atentos de modo a preservarmos o motor e o FAP, e este também não tem manutenção.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                    Vocês já se adiantaram e esclareceram-se uns aos outros. Mas é isso mesmo, os sistemas são diferentes uns dos outros e como tal cada qual terá as suas experiências.

                                                    Em relação às regenerações abortadas, sei que no caso da Opel tem um efeito negativo, tanto no próprio FAP que é interrompido e terá que novamente entrar em funcionamento, como no motor, porque o gasóleo que não é queimado escorre para o cárter e mistura-se com óleo, e óleo e gasóleo não têm a mesma eficácia lubrificante, que apenas óleo, com a agravante de alterar as propriedades deste último.

                                                    Como disse, nos outros não sei, mas na Opel devemos estar atentos de modo a preservarmos o motor e o FAP, e este também não tem manutenção.
                                                    E se no fim de uma viagem tiver com o carro parado com a FAP a funcionar, faz mal eu esperar até terminar para poder desligar o carro?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Dykz Ver Post
                                                      E se no fim de uma viagem tiver com o carro parado com a FAP a funcionar, faz mal eu esperar até terminar para poder desligar o carro?
                                                      A FAP está sempre a funcionar. A situação critica é quando a mesma está a ser regenerada, ou seja, quando está a queimar todas as partículas que foi acumulando.

                                                      O Ecoflex já explicou +/- o que acontece quando a regeneração é interrompida por consequência de o motor ter sido desligado. Como o gasóleo não é queimado, este escorre para o cartér, misturando-se com o óleo. Isto gera problemas porque contamina o óleo do motor, e obriga a antecipar a mudança do mesmo (juntamente com erros no DB), que por si, também é bastante caro.

                                                      Eu julgo que o motor por si só a trabalhar não é suficiente para que a FAP termine a regeneração, pois não consegue atingir as temperaturas necessárias para que tal aconteça. Mesmo estando o motor ligado com o carro parado, a regeneração do FAP é apenas suspensa, e isso acontece quando deixas de notar o consumo elevado.

                                                      Sei de alguns users que para solucionar esse problema (pois fazem por norma poucos quilómetros), utilizam uma técnica chamada "passear o cão", em que dão uma volta maior durante o fim de semana, garantido assim que a FAP é regenerada de forma natural.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                                        A FAP está sempre a funcionar. A situação critica é quando a mesma está a ser regenerada, ou seja, quando está a queimar todas as partículas que foi acumulando.

                                                        O Ecoflex já explicou +/- o que acontece quando a regeneração é interrompida por consequência de o motor ter sido desligado. Como o gasóleo não é queimado, este escorre para o cartér, misturando-se com o óleo. Isto gera problemas porque contamina o óleo do motor, e obriga a antecipar a mudança do mesmo (juntamente com erros no DB), que por si, também é bastante caro.

                                                        Eu julgo que o motor por si só a trabalhar não é suficiente para que a FAP termine a regeneração, pois não consegue atingir as temperaturas necessárias para que tal aconteça. Mesmo estando o motor ligado com o carro parado, a regeneração do FAP é apenas suspensa, e isso acontece quando deixas de notar o consumo elevado.

                                                        Sei de alguns users que para solucionar esse problema (pois fazem por norma poucos quilómetros), utilizam uma técnica chamada "passear o cão", em que dão uma volta maior durante o fim de semana, garantido assim que a FAP é regenerada de forma natural.
                                                        Tá bem explicado, ou se passea o cão nessa altura da regeneração ou se eleva as rpms, mas de preferência a 1ª. Ás vezes, o próprio FAP aborta (como já se disse) ao ralenti, e nessas circunstâncias o ciclo fica a meio, o que proporcionará novo ciclo em menor tempo/kms que o normal. Sempre é menos prejudicial que desligar o carro no meio do ciclo. Outra situação é deixares o motor ao ralenti mais um 1 minuto, após o terminar do ciclo do FAP, caso estejas parado, como é óbvio.

                                                        O passear o cão ao fim-de-semana é mais importante para quem, durante a semana, só faz percursos curtos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          Tá bem explicado, ou se passea o cão nessa altura da regeneração ou se eleva as rpms, mas de preferência a 1ª. Ás vezes, o próprio FAP aborta (como já se disse) ao ralenti, e nessas circunstâncias o ciclo fica a meio, o que proporcionará novo ciclo em menor tempo/kms que o normal. Sempre é menos prejudicial que desligar o carro no meio do ciclo. Outra situação é deixares o motor ao ralenti mais um 1 minuto, após o terminar do ciclo do FAP, caso estejas parado, como é óbvio.

                                                          O passear o cão ao fim-de-semana é mais importante para quem, durante a semana, só faz percursos curtos.
                                                          Já desliguei o carro 2 vezes quando estava a regenerar por ter que ir para o trabalho para não me atrasar, devo agora mudar o óleo antes do tempo?
                                                          Outras vezes esperei um pouco e depois ela terminou a regeneração e desliguei!

                                                          Neste carro já meteram agua e não foi pouca em 3 aspectos, filtro do gasóleo (ou óleo, já não me lembro) num lugar horrível de tirar, não tem um sensor de temperatura no interior para ver a quantas anda o motor e agora esta treta da FAP!

                                                          Eu faço cerca de 60km todos os dias, metade deles de manha e metade à tarde e são raras as vezes que termino o percurso e a FAP está a regenerar mas quando está é sempre chato pois normalmente não posso esperar que ela termine!
                                                          Passear o carro está fora de questão senão o que ganho é para o carro!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O FAP é transversal a todos os carros a gasóleo.

                                                            Estranho... Na minha opinião, esses 60 Kms todos os dias deveriam ser suficientes para que não tivesses problemas com isso.

                                                            Sobre a mudança do óleo, sendo o teu carro um Opel, julgo que o DB avisa sobre a mesma, mas posso estar enganado.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X