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Sonda Lambda nas couves... (Opel Astra H Caravan)

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    Sonda Lambda nas couves... (Opel Astra H Caravan)

    Hoje acendeu-me a luz do motor, fui logo a uma oficina para fazerem o diagnóstico e pimba, 5 erros na sonda lambda.

    Em princípio é das gasolinas Jumbos e Prios e afins (que nem uso muito, para aí 1/3 da gasolina que uso é low-cost).

    Mais alguém já sofreu do mesmo?

    É uma 1.4i 16v de 90cv, tem 96.000km

    #2
    O que é que o uso de combustivel low cost tem a ver com a avaria da sonda lambda ?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
      O que é que o uso de combustivel low cost tem a ver com a avaria da sonda lambda ?
      Também eu dizia isso, mas familiares e até os próprios mecânicos culparam logo os combustíveis lowcost.

      Alguma coisa há de estar relacionada, mas eu não percebo nada disto. Aconselharam-me a por 20 litros de GeForce 98 quando saísse da oficina.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
        Também eu dizia isso, mas familiares e até os próprios mecânicos culparam logo os combustíveis lowcost.

        Alguma coisa há de estar relacionada, mas eu não percebo nada disto. Aconselharam-me a por 20 litros de GeForce 98 quando saísse da oficina.
        Então se eles dizem é porque é verdade...

        Porque é que há-de estar relacionado?

        Comentário


          #5
          Tretas.
          Mudei no punto porque faço poucos km. Viagens muito curtas. Às vezes 2 Km.

          Comentário


            #6
            Sei é que esta peça é cara! Na Opel não me fica por menos de 200€... Vou ver se arranjo no eBay, porque a montagem parece que é uma coisa simples.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por orion Ver Post
              Tretas.
              Mudei no punto porque faço poucos km. Viagens muito curtas. Às vezes 2 Km.
              Orion e ela com viagens quentes avaria mais ?

              Comentário


                #8
                Só mitos aqui.

                Sondas desde 50€ aqui Spark Plugs NGK ou DENSO

                Ainda não avariei uma sonda por usar low-cost... mas também bebem mais gpl que sc95..

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  Só mitos aqui.

                  Sondas desde 50€ aqui Spark Plugs NGK ou DENSO

                  Ainda não avariei uma sonda por usar low-cost... mas também bebem mais gpl que sc95..
                  Isto são boas noticias! E a qualidade é a mesma das sondas compradas na marca? (com um bocado de sorte até são as mesmas)

                  Comentário


                    #10
                    Eu não sou expert em mecânica mas do que leio as ditas universais não são iguais ás que estão de origem nos carros.
                    Mais, o meu agora anda com grandes consumos sem andar a puxar por ele e nem sequer posso calcar o pedal a fundo que baralha-se todo. Estanca mesmo o desenvolver do carro! Só desenvolve se andar com o pedal até um certo ponto. Carro na Renault ligado á máquina e foi visto que o calculador de injeção não recebe a informação da sonda como deve ser. É como se estive travada entre certos valores e não na faixa toda!
                    No meu carro acho que está uma sonda normal e pela informação que vi pela net o meu leva uma sonda planar.
                    São totalmente diferentes. Mesmo que uma e outra tenham os mesmos fios uma sonda planar aquece em 10 segundos enquanto uma normal aquece em 50 segundos para aí, isto tendo em conta que as duas tenham aquecimento próprio e não sejam de um fio apenas, que são aquecidas pelos gases de escape.
                    Começo a meter na cabeça que há coisas que só o especifico para o carro e nada mais!
                    Já agora notas algum comportamento estranho no carro? Cheira a gasolina ou assim? Gasta mais?
                    As melhoras para o carro.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                      Isto são boas noticias! E a qualidade é a mesma das sondas compradas na marca? (com um bocado de sorte até são as mesmas)
                      Supostamente as que precisas são estas:
                      2 results for your search - Spark Plugs


                      Originalmente Colocado por nribeiro Ver Post
                      Eu não sou expert em mecânica mas do que leio as ditas universais não são iguais ás que estão de origem nos carros.
                      Mais, o meu agora anda com grandes consumos sem andar a puxar por ele e nem sequer posso calcar o pedal a fundo que baralha-se todo. Estanca mesmo o desenvolver do carro! Só desenvolve se andar com o pedal até um certo ponto. Carro na Renault ligado á máquina e foi visto que o calculador de injeção não recebe a informação da sonda como deve ser. É como se estive travada entre certos valores e não na faixa toda!
                      No meu carro acho que está uma sonda normal e pela informação que vi pela net o meu leva uma sonda planar.
                      São totalmente diferentes. Mesmo que uma e outra tenham os mesmos fios uma sonda planar aquece em 10 segundos enquanto uma normal aquece em 50 segundos para aí, isto tendo em conta que as duas tenham aquecimento próprio e não sejam de um fio apenas, que são aquecidas pelos gases de escape.
                      Começo a meter na cabeça que há coisas que só o especifico para o carro e nada mais!
                      Já agora notas algum comportamento estranho no carro? Cheira a gasolina ou assim? Gasta mais?
                      As melhoras para o carro.
                      Sim há vários tipos de sonda. Agora quem faz as sondas? Renault? A do meu ex-Safrane dizia NGK e tinha o logotipo Renault...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nribeiro Ver Post
                        Eu não sou expert em mecânica mas do que leio as ditas universais não são iguais ás que estão de origem nos carros.
                        Mais, o meu agora anda com grandes consumos sem andar a puxar por ele e nem sequer posso calcar o pedal a fundo que baralha-se todo. Estanca mesmo o desenvolver do carro! Só desenvolve se andar com o pedal até um certo ponto. Carro na Renault ligado á máquina e foi visto que o calculador de injeção não recebe a informação da sonda como deve ser. É como se estive travada entre certos valores e não na faixa toda!
                        No meu carro acho que está uma sonda normal e pela informação que vi pela net o meu leva uma sonda planar.
                        São totalmente diferentes. Mesmo que uma e outra tenham os mesmos fios uma sonda planar aquece em 10 segundos enquanto uma normal aquece em 50 segundos para aí, isto tendo em conta que as duas tenham aquecimento próprio e não sejam de um fio apenas, que são aquecidas pelos gases de escape.
                        Começo a meter na cabeça que há coisas que só o especifico para o carro e nada mais!
                        Já agora notas algum comportamento estranho no carro? Cheira a gasolina ou assim? Gasta mais?
                        As melhoras para o carro.
                        Para já não... Mas vou andar atento. São esses os sintomas de uma sonda avariada?

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                          #13
                          Consumo alto e um deles... Mas nem sempre e. O melhor e ser testado na marca e com a maquina propria para o carro. Depois existem carros com duas sondas. Ai, podera o catalizador ja estar na sucata e entre a primeira sonda e a segunda os gases ja nao estarem como esta no mapa da centralina e acusar no painel. Isto da injecao e bom e mau... Funcionando tudo perfeito e uma alegria mas se alguma coisa falha... E podera mesmo ser outro sensor ou outra coisa que baralha a sonda e acusa no painel.

                          Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

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                            #14
                            Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                            Hoje acendeu-me a luz do motor, fui logo a uma oficina para fazerem o diagnóstico e pimba, 5 erros na sonda lambda.

                            Em princípio é das gasolinas Jumbos e Prios e afins (que nem uso muito, para aí 1/3 da gasolina que uso é low-cost).

                            Mais alguém já sofreu do mesmo?

                            É uma 1.4i 16v de 90cv, tem 96.000km
                            Compra uma sonda da Bosch ou da NGK. Esquece o resto.
                            Quanto á causa da avaria ser das gasolinas low-cost...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                              Compra uma sonda da Bosch ou da NGK. Esquece o resto.
                              Quanto á causa da avaria ser das gasolinas low-cost...
                              Se fosse só uma pessoa a dizer isto, eu também não acreditava... Mas quando são várias, com mecânicos incluídos...

                              Em que fundamentas a tua convicção?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                Se fosse só uma pessoa a dizer isto, eu também não acreditava... Mas quando são várias, com mecânicos incluídos...

                                Em que fundamentas a tua convicção?
                                Experiência

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                  Experiência
                                  Então o que te diz a experiência sobre a avaria da minha sonda lambda?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                    Então o que te diz a experiência sobre a avaria da minha sonda lambda?
                                    A duração media das sondas é de aprox. 100 mil kms.
                                    Podem ficar danificadas prematuramente devido a:

                                    - Uso de anticongelantes com silicone
                                    - Consumo excessivo de óleo pelo motor
                                    - Combustão deficiente
                                    - Passagem de combustível não queimado para o escape


                                    A grande diferença entre as varias marcas de sondas é a qualidade dos componentes usados

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                      A duração media das sondas é de aprox. 100 mil kms.
                                      Podem ficar danificadas prematuramente devido a:

                                      - Uso de anticongelantes com silicone
                                      - Consumo excessivo de óleo pelo motor
                                      - Combustão deficiente
                                      - Passagem de combustível não queimado para o escape


                                      A grande diferença entre as varias marcas de sondas é a qualidade dos componentes usados
                                      A minha carrinha tem 96.000km... De facto coincide com o prazo de vida!

                                      A combustão deficiente não poderá estar interligado com as gasolinas low-cost?

                                      O consumo de óleo não deve ser, nunca tive que meter/mudar óleo fora das revisões normais. As outras 2 condições não sei dizer...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                        A minha carrinha tem 96.000km... De facto coincide com o prazo de vida!

                                        A combustão deficiente não poderá estar interligado com as gasolinas low-cost?

                                        O consumo de óleo não deve ser, nunca tive que meter/mudar óleo fora das revisões normais. As outras 2 condições não sei dizer...
                                        A combustão deficiente pode ser, por exemplo, das velas ou os cabos não estarem em condições, ou da MAF dar má informação á centralina, fazendo com que a mistura não seja a correcta.
                                        Existem muitas coisas que podem originar uma combustão deficiente

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                                          #21
                                          eblase, tu compraste as ditas universais de 50 euros?
                                          Eu sei que a Renault nao fabrica sondas lambda... No meu caso os consumos dispararam um bocado e os sintomas sao: se for com o acelerador num certo ponto o carro desenvolve se afundar faz poço desenvolvendo muito lentamente. Tanto em baixas como em altas... Antes em plano em 5 calcava e ele ia num apice dos 120 aos 180/190 e agora nada. E o cheiro a gota!!! O carro foi para a Renault, ficou ligado a maquina e o que foi obvio na Clip foi a sonda nao dar valores para a ECU. Agora e esperar pois nao tinham a sonda.

                                          Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nribeiro Ver Post
                                            eblase, tu compraste as ditas universais de 50 euros?
                                            Eu sei que a Renault nao fabrica sondas lambda... No meu caso os consumos dispararam um bocado e os sintomas sao: se for com o acelerador num certo ponto o carro desenvolve se afundar faz poço desenvolvendo muito lentamente. Tanto em baixas como em altas... Antes em plano em 5 calcava e ele ia num apice dos 120 aos 180/190 e agora nada. E o cheiro a gota!!! O carro foi para a Renault, ficou ligado a maquina e o que foi obvio na Clip foi a sonda nao dar valores para a ECU. Agora e esperar pois nao tinham a sonda.

                                            Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2
                                            Também já comecei a notar esses "poços" quando mantenho uma aceleração constante... Está de facto na altura de assumir que tenho isto mesmo avariado.

                                            Ando a ver preços na net...!

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                                              #23
                                              Tem calma e não comeces a trocar peças á toa. É o conselho que te dou por experiência própria. Decerto o eblase lembra-se e há mais um user aqui que sabe a história do meu antigo carro, um Clio 1.2 de 1996. O carro desligava-se ás vezes quando ia para parar... Eu gastei dinheiro em sensores e nunca ficou resolvido. Ora, de momento só vou ou ao meu mecânico ou á Autocambota e ponto!
                                              Vai á marca porque eles melhor que ninguém conhecem os carros e têm equipamento para ver o que se passa.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nribeiro Ver Post
                                                Tem calma e não comeces a trocar peças á toa. É o conselho que te dou por experiência própria. Decerto o eblase lembra-se e há mais um user aqui que sabe a história do meu antigo carro, um Clio 1.2 de 1996. O carro desligava-se ás vezes quando ia para parar... Eu gastei dinheiro em sensores e nunca ficou resolvido. Ora, de momento só vou ou ao meu mecânico ou á Autocambota e ponto!
                                                Vai á marca porque eles melhor que ninguém conhecem os carros e têm equipamento para ver o que se passa.
                                                Mas eu já sei que o problema é mesmo a sonda lambda... Já me fizeram o diagnóstico com a carrinha ligada à máquina. Na altura não tinham era sondas lambdas, e avisaram-me que ficava por volta dos 250€.

                                                Ora sendo uma coisa relativamente fácil de montar, na internet andam entre os 60 e os 100 euros...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nribeiro Ver Post
                                                  eblase, tu compraste as ditas universais de 50 euros?
                                                  Eu sei que a Renault nao fabrica sondas lambda... No meu caso os consumos dispararam um bocado e os sintomas sao: se for com o acelerador num certo ponto o carro desenvolve se afundar faz poço desenvolvendo muito lentamente. Tanto em baixas como em altas... Antes em plano em 5 calcava e ele ia num apice dos 120 aos 180/190 e agora nada. E o cheiro a gota!!! O carro foi para a Renault, ficou ligado a maquina e o que foi obvio na Clip foi a sonda nao dar valores para a ECU. Agora e esperar pois nao tinham a sonda.

                                                  Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2
                                                  Comprei a que correspondia ao meu Safrane. Cheiro a gota só a frio. Agora com a Primera ainda tem lá as de origem e tudo tranquilo

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                                                    #26
                                                    Fraga, tal como te disse na PM pode nao ser a sonda lambda.
                                                    Abracos

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                                                      #27
                                                      Amigos a sonda LAMBDA analisa os gases de escape, e envia essa análise à centralina, portanto a gasolina que o motor queima, claro que tem influencia, o barato sai caro amigos , atenção que eu não tenho cota nem num lado nem noutro, apenas fala a minha experirencia e conhecimento, eu nem gazóleo nem gasolina , mas cada um sabe de si.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por sailor Ver Post
                                                        Amigos a sonda LAMBDA analisa os gases de escape, e envia essa análise à centralina, portanto a gasolina que o motor queima, claro que tem influencia, o barato sai caro amigos , atenção que eu não tenho cota nem num lado nem noutro, apenas fala a minha experirencia e conhecimento, eu nem gazóleo nem gasolina , mas cada um sabe de si.
                                                        Alpiger, é a tua vez...

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                                                          #29
                                                          Amigos deixem-me só dar uma deixa, e com isto não estou a influenciar ninguem , não é essa a minha intenção, eu vejo pessoas com grandes máquinas nas bombas de combustivel de marca branca branca, por ex. aqui nas bombas do Jumbo junto a minha casa,gasolina e diesel, é só fazer contas, basta um problema num injetor ou numa bomba, e os centimos que ganhou nunca mais na vida os recupera.

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                                                            #30
                                                            Atenção pessoal, nunca metam gasolina nos postos que tem promoções ou descontos para não avariarem a sonda lambda

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