Aviso à navegação: o meu Xsara Picasso 1.6 Hdi 110cv de 2005 e com 90.000Kms tinha todos os sintomas de anomalia (sujidade acumulada) na válvula EGR: funcionamento irregular com pouca carga de acelerador, hesitação ao acelerar, isto acompanhado do avisador de “Defeito Motor” no painel de instrumentos.
Preço de uma válvula EGR: 427€ na Citroen, 308€ numa loja de peças; 186€ na Amazon; 125€ no eBay. Que belas diferenças!
Uma visita ao meu mecânico de confiança revelou a verdade. Ligou-se o diagnóstico eletrónico e a centralina tinha de fato 4 erros da EGR registados, um deles de tensão do sinal, que fez levantar a suspeita. Desmontou as peças necessárias para se chegar à EGR (está na parte de trás do motor: tubos de admissão de ar, sensor de massa de ar, filtro de ar), desligou a ficha, verificou que estava suja, limpou com um spray para essa finalidade, voltou a montar tudo e voilá! O problema desapareceu: o avisador desligou, o motor já não soluça(os falsos dados estavam a enganar a centralina) , tudo está bem.
Espero que se mantenha assim!
Agora imaginem o que teria acontecido se eu tivesse levado carro a uma oficina da marca (Citroen ou qualquer outra, a filosofia é a mesma), era logo EGR nova mais mão de obra e mais qualquer outra coisa que eles inventassem. Poupei centenas de euros!
Preço de uma válvula EGR: 427€ na Citroen, 308€ numa loja de peças; 186€ na Amazon; 125€ no eBay. Que belas diferenças!
Uma visita ao meu mecânico de confiança revelou a verdade. Ligou-se o diagnóstico eletrónico e a centralina tinha de fato 4 erros da EGR registados, um deles de tensão do sinal, que fez levantar a suspeita. Desmontou as peças necessárias para se chegar à EGR (está na parte de trás do motor: tubos de admissão de ar, sensor de massa de ar, filtro de ar), desligou a ficha, verificou que estava suja, limpou com um spray para essa finalidade, voltou a montar tudo e voilá! O problema desapareceu: o avisador desligou, o motor já não soluça(os falsos dados estavam a enganar a centralina) , tudo está bem.
Espero que se mantenha assim!
Agora imaginem o que teria acontecido se eu tivesse levado carro a uma oficina da marca (Citroen ou qualquer outra, a filosofia é a mesma), era logo EGR nova mais mão de obra e mais qualquer outra coisa que eles inventassem. Poupei centenas de euros!
Comentário