Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor 1.6 Hdi: problema (virtual) com válvula EGR

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motor 1.6 Hdi: problema (virtual) com válvula EGR

    Aviso à navegação: o meu Xsara Picasso 1.6 Hdi 110cv de 2005 e com 90.000Kms tinha todos os sintomas de anomalia (sujidade acumulada) na válvula EGR: funcionamento irregular com pouca carga de acelerador, hesitação ao acelerar, isto acompanhado do avisador de “Defeito Motor” no painel de instrumentos.

    Preço de uma válvula EGR: 427€ na Citroen, 308€ numa loja de peças; 186€ na Amazon; 125€ no eBay. Que belas diferenças!

    Uma visita ao meu mecânico de confiança revelou a verdade. Ligou-se o diagnóstico eletrónico e a centralina tinha de fato 4 erros da EGR registados, um deles de tensão do sinal, que fez levantar a suspeita. Desmontou as peças necessárias para se chegar à EGR (está na parte de trás do motor: tubos de admissão de ar, sensor de massa de ar, filtro de ar), desligou a ficha, verificou que estava suja, limpou com um spray para essa finalidade, voltou a montar tudo e voilá! O problema desapareceu: o avisador desligou, o motor já não soluça(os falsos dados estavam a enganar a centralina) , tudo está bem.

    Espero que se mantenha assim!

    Agora imaginem o que teria acontecido se eu tivesse levado carro a uma oficina da marca (Citroen ou qualquer outra, a filosofia é a mesma), era logo EGR nova mais mão de obra e mais qualquer outra coisa que eles inventassem. Poupei centenas de euros!

    #2
    Olha que na Citroen detetavam-te na mesma esse problema.
    Cobravam era mais dinheiro.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Sushi Ver Post
      Aviso à navegação: o meu Xsara Picasso 1.6 Hdi 110cv de 2005 e com 90.000Kms tinha todos os sintomas de anomalia (sujidade acumulada) na válvula EGR: funcionamento irregular com pouca carga de acelerador, hesitação ao acelerar, isto acompanhado do avisador de “Defeito Motor” no painel de instrumentos.

      Preço de uma válvula EGR: 427€ na Citroen, 308€ numa loja de peças; 186€ na Amazon; 125€ no eBay. Que belas diferenças!

      Uma visita ao meu mecânico de confiança revelou a verdade. Ligou-se o diagnóstico eletrónico e a centralina tinha de fato 4 erros da EGR registados, um deles de tensão do sinal, que fez levantar a suspeita. Desmontou as peças necessárias para se chegar à EGR (está na parte de trás do motor: tubos de admissão de ar, sensor de massa de ar, filtro de ar), desligou a ficha, verificou que estava suja, limpou com um spray para essa finalidade, voltou a montar tudo e voilá! O problema desapareceu: o avisador desligou, o motor já não soluça(os falsos dados estavam a enganar a centralina) , tudo está bem.

      Espero que se mantenha assim!

      Agora imaginem o que teria acontecido se eu tivesse levado carro a uma oficina da marca (Citroen ou qualquer outra, a filosofia é a mesma), era logo EGR nova mais mão de obra e mais qualquer outra coisa que eles inventassem. Poupei centenas de euros!
      Já se passou algo parecido cmg na minha anterior Megane, fui à renault minuto, ligaram o pc, apagaram o erro, segundo o rapaz, pelo pc abriu e fechou a válvula 4 vezes, não encravou e n deu erro nenhum, e lá arranquei eu as 23 para Paredes de Coura, pagando 5 euros ao rapaz que ele dizia que n era nada, mas a ajuda que me deu, pensei que ao menos uns finos merecia... Ainda fiz mais uns km com o carro até o estampar e nunca mais deu problemas... Hoje já foi reparado, vendido e continua a andar, sendo que é assistido na casa de um amigo meu, que me diz que o EGR não se queixou mais até hoje...

      EDIT: Não referi os sintomas. Tudo normal, paro o carro na área de serviço de Pombal, quando volto a ligar aparece o erro. Fui a Coimbra dar a volta, volto para Leiria (estava a caminho de Predes de Coura) para ir a Renault minuto, pois já eram umas 9 da noite, e Coimbra já não tinha Renault minuto. A viagem foi sempre a fundo e o carro a responder normalmente, tudo normal. Depois é o resto que esta em cima...
      Não senti soluções, perda de potência nem nada. Deve ter sido ou algo momentâneo, ou um amok que lhe deu...
      Editado pela última vez por Cyfer; 10 September 2012, 13:05.

      Comentário


        #4
        Já me aconteceu, mas não tive essa sorte. Passo a explicar:

        -Toyota Corolla 1.4 D4D, cerca de 205.000 km na altura.
        -Sintomas: motor não desenvolvia, abafava mesmo, não passava das 2000 rpm.
        -Ao ralenti dei-lhe valentes gazadas que expeliram fuligem e fumo negro com fartura.
        -Ficou aparentemente bom mas marquei diagnóstico na Toyota.
        -Ligaram à máquina e acusou EGR com defeito.
        -Desmontaram EGR e limparam, voltaram a montar.
        -Ficou pior, parecia um camião velho, tal a quantidade de fumo negro que expelia.
        -Ah...afinal está mesmo avariada e tal...
        -EGR nova, passa para cá 300 euros.

        Fiquei com a carteira mais leve e com a sensação que contribui para equilibrar as finanças da oficina nesse mês.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver Post
          Já me aconteceu, mas não tive essa sorte. Passo a explicar:

          -Toyota Corolla 1.4 D4D, cerca de 205.000 km na altura.
          -Sintomas: motor não desenvolvia, abafava mesmo, não passava das 2000 rpm.
          -Ao ralenti dei-lhe valentes gazadas que expeliram fuligem e fumo negro com fartura.
          -Ficou aparentemente bom mas marquei diagnóstico na Toyota.
          -Ligaram à máquina e acusou EGR com defeito.
          -Desmontaram EGR e limparam, voltaram a montar.
          -Ficou pior, parecia um camião velho, tal a quantidade de fumo negro que expelia.
          -Ah...afinal está mesmo avariada e tal...
          -EGR nova, passa para cá 300 euros.

          Fiquei com a carteira mais leve e com a sensação que contribui para equilibrar as finanças da oficina nesse mês.


          Ou seja, primeiro tentaram limpar (o que, traduzido, significa escolher o caminho tecnicamente mais chato mas mais barato para o cliente).
          Como a solução mais em conta não funcionou, tiveram mesmo que trocar.

          Em que é que a oficina falhou, que eu não percebi?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            Ou seja, primeiro tentaram limpar (o que, traduzido, significa escolher o caminho tecnicamente mais chato mas mais barato para o cliente).
            Como a solução mais em conta não funcionou, tiveram mesmo que trocar.

            Em que é que a oficina falhou, que eu não percebi?
            Fiquei com a sensação que ou por inaptidão ou por intenção, o processo de suposta "limpeza" da EGR deu cabo dela, ou do que restava dela.

            Esqueci-me de referir que entre o eu ter acelerado ao ralenti e ter expelido muita porcaria, e ter levado o carro à oficina, decorreram 5 dias em que o carro circulou diariamente 100kms e sempre sem problemas.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver Post
              Já me aconteceu, mas não tive essa sorte. Passo a explicar:

              -Toyota Corolla 1.4 D4D, cerca de 205.000 km na altura.
              -Sintomas: motor não desenvolvia, abafava mesmo, não passava das 2000 rpm.
              -Ao ralenti dei-lhe valentes gazadas que expeliram fuligem e fumo negro com fartura.
              -Ficou aparentemente bom mas marquei diagnóstico na Toyota.
              -Ligaram à máquina e acusou EGR com defeito.
              -Desmontaram EGR e limparam, voltaram a montar.
              -Ficou pior, parecia um camião velho, tal a quantidade de fumo negro que expelia.
              -Ah...afinal está mesmo avariada e tal...
              -EGR nova, passa para cá 300 euros.

              Fiquei com a carteira mais leve e com a sensação que contribui para equilibrar as finanças da oficina nesse mês.
              Repro?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver Post
                Já me aconteceu, mas não tive essa sorte. Passo a explicar:

                -Toyota Corolla 1.4 D4D, cerca de 205.000 km na altura.
                -Sintomas: motor não desenvolvia, abafava mesmo, não passava das 2000 rpm.
                -Ao ralenti dei-lhe valentes gazadas que expeliram fuligem e fumo negro com fartura.
                -Ficou aparentemente bom mas marquei diagnóstico na Toyota.
                -Ligaram à máquina e acusou EGR com defeito.
                -Desmontaram EGR e limparam, voltaram a montar.
                -Ficou pior, parecia um camião velho, tal a quantidade de fumo negro que expelia.
                -Ah...afinal está mesmo avariada e tal...
                -EGR nova, passa para cá 300 euros.

                Fiquei com a carteira mais leve e com a sensação que contribui para equilibrar as finanças da oficina nesse mês.
                O meu Corolla (2.0 D-4D) teve os mesmos sintomas e fiz uma limpeza á EGR na Toyota e ficou impecável

                Eu aconselho a quem faz mais cidade, para cada 50-60 mil quilómetros faça uma limpeza antes que fique muito má
                Mas com 200 mil quilómetros é "normal" que uma EGR muito suja avarie... É a vida...
                Editado pela última vez por REDLINER; 12 September 2012, 10:07.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Sushi Ver Post

                  Agora imaginem o que teria acontecido se eu tivesse levado carro a uma oficina da marca (Citroen ou qualquer outra, a filosofia é a mesma), era logo EGR nova mais mão de obra e mais qualquer outra coisa que eles inventassem. Poupei centenas de euros!
                  Ir á marca é que é bom

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                    O meu Corolla (2.0 D-4D) teve os meos sintomas e fiz uma limpeza á EGR na Toyota e ficou impecável

                    Eu aconselho a quem faz mais cidade, para cada 50-60 mil quilometros faça uma limpeza antes que fique muito má
                    Mas com 200 mil quilometros é "normal" que uma EGR muito suja avarie... É a vida...
                    Pois. O Corolla quando andava nas minhas mãos andava bem desentupido... Mas desde JAN2011 quando comprámos o C4, a minha mulher passou a andar com o Toyota, e, apesar de fazer 100km/dia, é sempre a baixa rotação em estrada nacional (a minha mulher conseguiu por este carro a gastar 3,9 l/100). Agora, a minha questão prende-se com o facto de a EGR nos Toyotas serem peças de funcionamento eléctrico, ao contrário de outras marcas que são de funcionamento mecânico, por isso ou estão ON ou OFF, e não ON, OFF, mais ou menos ON, quase OFF, etc.

                    Mas pronto, tb foi a única despesa que tive com ele fora revisões em 210.000 km

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
                      Repro?
                      LOL A chamada repro MADE IN ARTESANAL LOCOMOTIVA STYLE JAPANEEEESE DEFECT

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X