Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Renault 1.9D - circuito de refrigeração

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Renault 1.9D - circuito de refrigeração

    Boas

    Adquiri à pouco um R19 1.9D. O motor parece bastante saudavel, pega sempre à primeira, nada de fumos nem consumos de oleo nem água.

    O problema que reside e que estou a tentar ainda descobrir é que o carro aquece, passo a explicar:

    No dia da compra, mesmo em estrada, bastava levar o pé no acelerador, a temperatura subia e tinha que desacelerar, se não iria chegar ao máximo, assim que tirava o pé do acelerador, a temperatura começava a baixar para a temperatura normal de funcionamento.

    Fiz uma limpeza ao circuito de refrigeração que apresentava bastante ferrugem e o tubo do retorno para o vaso de expansão quase obstruido.

    Limpo isto, melhorou bastante, já não sobe tão rapidamente mas se acelerar um pouco, nem precisa de muita rotação, começa a subir novamente.

    Então limpei o radiador várias vezes, sempre a sair ferrugem, a agua já corre mais livremente pelo radiador, o circuito é feito por completo, está tudo desentupido e troquei todos os tubos por novos.

    Novamente melhorias, já consigo andar em cidade à vontade, mesmo um pouco acima da temperatura normal de funcionamento, mas basta apanhar uma subida que começa a aquecer, mais lentamente, mas aquece, assim que tiro pé do acelerador começa a temperatura a baixar, mais rapidamente que o que baixava antes.

    Troquei também o termostato e foi tudo sangrado como deve ser, mesmo assim, além de estar muito melhor, o problema presiste.

    Como o circuito está livre, embora ainda esteja desconfiado que o radiador além da agua passar ainda tenha algum entupimento falei com varios mecanicos e deram-me a possibilidade de a bomba de agua não estar a fazer a pressão devida no circuito e provocar o aquecimento.

    Poderá ser da bomba de água? O tubo do retorno para o vaso de expansão corre agua ao relanti, embora pouca, mas quando acelero disseram-me que ele devia deitar um "jacto" e não o faz deita mais agua, mas sem pressão.

    Além disso, com o reservatório aberto não borbulha, mesmo acelerando, não arrufa a agua para fora nem ha oleo na agua nem agua no oleo nem nada de fumos brancos, portanto tiro daí a hipotese da junta da cabeça.

    Desculpem o testamento.

    Opiniões?

    #2
    Quando me aconteceu isso no meu uno era a junta que estava a passar compressão para o circuito de refrigeração

    Comentário


      #3
      Radiador entupido ou sistema mal sangrado.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por R4E Ver Post

        Além disso, com o reservatório aberto não borbulha, mesmo acelerando, não arrufa a agua para fora nem ha oleo na agua nem agua no oleo nem nada de fumos brancos, portanto tiro daí a hipotese da junta da cabeça.

        Desculpem o testamento.

        Opiniões?
        Tive esse motor montado num clio e fazia exactamente isso que referes - com o reservatório aberto e a acelerar jorrava a água toda fora, pelo que a ideia da bomba de água (e após veres tudo o resto) me faz sentido.

        Comentário


          #5
          se andava com essa ferrugem toda, imagina como deve estar a bomba de água
          parece que é a única coisa que ainda falta veres

          Comentário


            #6
            Se já viste tudo só resta a bomba de água.

            Já experimentaste andar sem termostato a ver o que acontece?

            Comentário


              #7
              Sem termoestato aquece na mesma, embora quando arrefeça em vez de ficar na temperatura normal arrefece todo.Vou experimentar hoje a trocar a bomba de água.Cumps e obrigado

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Radiador entupido ou sistema mal sangrado.
                - Bomba de água em fim de vida

                Comentário


                  #9
                  Boas. Já está sem termostato e com bomba de água nova e continua na mesma.

                  Resta-me trocar o radiador que parece-me estar menos quente na parte da frente do que na parte de traz, do lado da ventoinha.

                  Comentário


                    #10
                    Precisas de comprar um liquido para limpar o circuito... eu fui hoje comprar um para o meu

                    Comentário


                      #11
                      Estás a montar um carro novo.

                      Pá mete-lhe um radiador da sucata e experimenta.

                      Comentário


                        #12
                        Liquido de limpeza de radiador já experimentei.

                        Radiador da sucata não ponho, gastar dinheiro por gastar, meto novo, é o que vou fazer. Se não resultar só me resta a junta da cabeça.

                        Montar um carro novo? acredita que falta muita coisa até montar um carro novo ;)

                        Cumps

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por R4E Ver Post
                          Liquido de limpeza de radiador já experimentei.

                          Radiador da sucata não ponho, gastar dinheiro por gastar, meto novo, é o que vou fazer. Se não resultar só me resta a junta da cabeça.

                          Montar um carro novo? acredita que falta muita coisa até montar um carro novo ;)

                          Cumps

                          Para o Energy 1.4 são 40€.

                          Comentário


                            #14
                            Pois, para o 1.9D estão-me a pedir *a volta dos 97€ já com IVA... mas vai ter que ser.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por R4E Ver Post
                              Pois, para o 1.9D estão-me a pedir *a volta dos 97€ já com IVA... mas vai ter que ser.
                              Tás a ser "gamado". No Mister-Auto custa cerca de 60€

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por R4E Ver Post
                                Pois, para o 1.9D estão-me a pedir *a volta dos 97€ já com IVA... mas vai ter que ser.
                                Experimenta contactar a J.Deus Radiadores que fica em Samora Correia, mas acho que têm loja em Lisboa.

                                J.Deus Thermal Systems

                                Já verificaste se o circuito tem alguma pressão depois de quente, em todos os tubos por igual? Se houver grandes diferenças, pode haver aí um entupimento, ou a bomba de água a falhar...
                                Editado pela última vez por Braz; 19 September 2012, 19:07.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não será o sensor de temperatura que está marado?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boas.

                                    Sensores de temperatura, valvulas de disparo já foi tudo trocado, bomba de água incluida.

                                    A unica coisa que falta mudar é o radiador ou a junta da cabeça.

                                    Vou tentar encontrar um radiador novo mais barato e vou dando novidades.

                                    Cumps

                                    Comentário


                                      #19
                                      pode ser a cabeça rachada

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                        pode ser a cabeça rachada
                                        Continuo a apostar em radiador entupido. Se andou lama invés de liquido apropriado, o mais certo é aquilo estar tudo sujo.

                                        EDIT: Verificaste se tem pressão no sistema?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boas.

                                          Tem a pressão normal, não jorra agua fora nem nada, apenas a subir aquece um pouco...

                                          Cumps

                                          Comentário


                                            #22
                                            A ventoinha liga?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                              A ventoinha liga?
                                              Só liga quando atinge certa temperatura. Isso não explica o porquê de a temperatura sempre que se puxa por ele(subidas, etc..). Um radiador entupido responde a :
                                              - falta de retorno de água
                                              - subida de temperatura
                                              - pressão no sistema

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                Só liga quando atinge certa temperatura. Isso não explica o porquê de a temperatura sempre que se puxa por ele(subidas, etc..). Um radiador entupido responde a :
                                                - falta de retorno de água
                                                - subida de temperatura
                                                - pressão no sistema
                                                Claro que explica. Se quando chega a essa determinada temperatura, a ventoinha não ligar, o motor continua a aquecer. Nem sequer estou à espera que o R4D diga que não liga, porque é demasiado óbvio. Estou apenas a excluir essa hipótese, visto que ainda não vi nada sobre se ligava ou não.

                                                Um radiador muito sujo também explicaria o aquecimento.
                                                Era importante saber o estado do líquido de refrigeração e do óleo.

                                                Estes motores têm apenas 1 sensor de temperatura? Não me recordo sinceramente. Se for mais que um, um deles pode estar marado.

                                                Por ser um carro comprado recentemente, não descartava avarias mais dispendiosas...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Boas.

                                                  É obvio que a ventoinha liga, estando o carro a aquecer ao relanti, o problema é que ele aquece em andamento, mesmo em AE e aí mesmo que a ventoinha ligue não irá fazer grande coisa, pois já está a 'levar' com o vento de frente.

                                                  Não é preciso apertar muito para aquecer a subir, basta carregar um pouco mais no pedal para não perder velocidade. Desde a troca da bomba de água melhorou, mas mesmo assim ainda anda um pouco acima da temperatura normal (acima de um 1/4 no ponteiro) sendo que a subir, começa a passar a barreira da temperatura de disparar a ventoinha e é aí que paro para não deixar aquecer mais.

                                                  Btw, vou trocar o radiador pois é a unica coisa que me resta antes da junta da cabeça, que espero que não esteja queimada, até porque não há sintomas disso.

                                                  Cumps

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Quanto ao oleo tem 2 mil km, foi mudado recentemente, também não era razão penso eu, para tal aquecimento.

                                                    Liquido de refrigeração para já não tem, tem água porque tenho andado a tirar ferrugem do circuito, só o vou colocar quando comprar o radiador novo.

                                                    Cumprimentos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      esses motores , ou qualquer um dos actuais , não pode andar só com água , apodrecem por dentro com uma facilidade enorme , devias meter só liquido mesmo para mandar fora

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Pois eu sei... Mas na proxima segunda feira já vou buscar o radiador e tenho ali um vaso de expansão e tampa novos também para colocar, espero que depois de tudo montado e bem sangrado resolva... Já esgotei as hipoteses...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Espero sinceramente que os canais onde circula a água dentro do motor não estejam entupidos de ferrugem também...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                            Espero sinceramente que os canais onde circula a água dentro do motor não estejam entupidos de ferrugem também...
                                                            Normalmente são maiores do que os do radiador né...



                                                            vs

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X